terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dicas para uma boa apresentação de slides

A revista Nova Escola, em sua edição online de 19 de outubro último, faz uma publicação em "Tecnologia na Educação" - As melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula, onde apresenta dicas para a realização de uma boa apresentação de trabalhos, muito comuns no cotidiano da escola.
As dicas são interessantes e, abaixo, transcrevo o texto, extraído do link -  Dicas para uma boa apresentação de slides.

Oi, gente. Sou Vilmar Oliveira, editor de arte dos sites de Nova Escola e Gestão Escolar. A turma do blog me convidou para falar um pouco sobre o visual de boas apresentações de PowerPoint. E lá vou eu!Escolhi uma delas, que você confere no fim deste post. Selecionei essa apresentação porque acho que ela traz – de maneira bem humorada – algumas dicas importantes:
1. A simplicidade é fundamental. A apresentação em questão pode até parecer simples demais, mas não é. Ela funciona bem como ponto de apoio do que é essencial, o que o apresentador tem a dizer.
2. Use fundos com moderação. Temos aqui na editora um grande chefe que sempre nos diz: “ainda não inventaram nada mais eficiente do que letra preta em fundo branco”. Ele está certo!
3. Slides devem ser sintéticos. Lâminas com muito texto fazem a audiência se perder. As boas apresentações destacam apenas os pontos principais. O restante é complementado pela fala do apresentador.
4. O que nos leva ao ponto seguinte: não escreva na apresentação tudo o que você precisa ler…
5. Atenção ao tamanho da letra. Letras muito pequenas simplesmente não podem ser vistas!
6. Cuidado com o tipo de letra. Elas têm personalidade. Prefira letras mais neutras. Você tem certeza de que quer usar a Comic Sans? Se a intenção for passar sobriedade, é melhor não…
7. Cores e imagens: use apenas o essencial. Evite o chamado “page decoration” – quando se usam recursos gráficos apenas para “deixar a página mais bonita”. Quase sempre, o que se consegue é poluir a apresentação…
8. O mesmo vale para uso de ícones: eles devem ter um propósito comunicativo,ajudando você a enfatizar seu ponto (e não apenas serem “bonitinhos”).
9. Dê preferência ao uso de uma imagem por slide. Isso ajuda a dar relevância ao que você quer mostrar.
10. Lembre-se que uma boa apresentação não deve ter erros de ortografia. Vale, e muito, passar para alguém que possa revisá-la previamente.
Aqui você encontra algumas dicas para deixar suas apresentações mais claras e objetivas, e também um site para compartilhá-las na internet: o SlideShare
A apresentacão abaixo é apenas uma de muitas publicadas nesse site. Lá, existem milhares de apresentações sobre os mais variados assuntos, que podem servir como referência (do que fazer e do que evitar) na hora de você criar as suas.
Também é bom lembrar que o PowerPoint não é o único programa indicado para criar apresentações. Qualquer programa que imprima em formato PDF pode ser utilizado para fazer um bom trabalho.
Para finalizar, me diga: essas dicas foram úteis para você? Que tal compartilhar outras no campo de comentários? Conto com sua colaboração!
Confira o exemplo abaixo e boas apresentações!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Faltosos no Enem 2013

Prejuízo estimado do Enem 2013 com candidatos faltosos é de R$103 milhões 

Mais de 2 milhões de estudantes não compareceram aos locais de prova

da redação | 28/10/2013 13h13
A edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou um número recorde de candidatos ausentes. Foram mais de 2 milhões ou 29% dos 7,1 milhões de inscritos, segundo dados preliminares divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Com base no custo aproximado por inscrito, o prejuízo com operações logísticas e de impressão de provas pode ter chegado à casa dos R$103 milhões de reais.
Com relação à prova de 2012, a taxa de abstenção cresceu, quando 1,6 milhão de inscritos (27,9%) faltaram. No entanto, o índice deste ano ainda é menor do que o registrado em 2009, ano de vazamento da prova, em que 37,7% dos estudantes não compareceram ao Enem.
Mesmo com a quantidade recorde de ausentes, o Enem o número de presentes representou um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Em 2011, a média de faltas foi de 26,4% e, em 2010, de 28%. O MEC chegou a anunciar que criaria medidas para inibir faltosos, mas recuou. Em vestibulares tradicionais, a abstenção fica em torno de 10%.
Gabaritos e resultado final

Os gabaritos oficiais serão divulgados até a próxima quarta-feira (30), no site do Inep. As correções comentadas do primeiro e do segundo dia podem ser conferidas no site do GUIA.
Segundo o MEC, o resultado final será divulgado na primeira semana de janeiro. O ministro ainda lembrou que, assim como no ano passado, os candidatos terão acesso ao espelho da correção para fins pedagógicos.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Professor - 7 passos para ser conectado



O site Educação Digital postou uma matéria com o título - "7 passos para ser conectado".

Nele o site, considerando a situação de desânimo e os equipamentos que chegaram às escolas, afirma que a tecnologia chegou para todos e apresenta, na sua visão, os 7 primeiros passos para introdução das tecnologias, no sentido de auxiliar e ajudar os professores.
·  Prepare-se,
·  Planeje,
·  Organize o tempo,
·  Tenha um plano B,
·  Mantenha o foco no conteúdo,
·  Traga os alunos "Mais conectados" para o seu time, e
·  Avalie
Ao final da postagem o site apresenta dois links que julga interessantes.
Curta a matéria!



7 passos para ser conectado!
Vou passar para vocês 7 passos para começar a usar tecnologias em sala de aula com sucesso.
Ok. Sei que existem várias situações que podem lhe levar ao desânimo, mas para alguns casos, esses pequenos passos podem ajudar e muito!
Bem… os equipamentos chegam nas escolas (quando chegam) e em algumas ótimas situações o professor de informática rege a orquestra, ficando a margem os outros professores por não serem específicos em tecnologia.
Quero declarar que atualmente essas ferramentas não são apenas para o específico em tecnologias, a era do conhecimento chegou para todos!
Pensando nisso, resolvi ajudar os professores nessa tarefa com os primeiros 7 passos:

1 .  PREPARE-SE:
       Nessa fase toda informação que você conseguir será bem vinda, converse com quem já fez uso de tecnologias,   procure      saber quais foram os resultados, os acertos e erros.
Se possível faça algum curso,  não precisa ser específico para educação, pode ser só da ferramenta e você faz o link com seu planejamento.
Se já domina o computador um pouco, explore mais o software do seu conhecimento para ganhar mais segurança.

2.  PLANEJE
Pense no conteúdo que quer trabalhar e quais objetivos quer atingir.
Onde a tecnologia pode te ajudar?
1.    Jogos online, existem muitos jogos interessantes no site www.escolagames.com.br, vale a pena conferir.
2.    Sites de pesquisa
3.    Elaboração de textos
4.    Criação de vídeos
5.    Seminários com uso de slides
6.    etc, etc,etc…
Observe também quais são os equipamentos que estão disponíveis na escola.

3. ORGANIZE O TEMPO
O planejamento do tempo é tão importante quanto o planejamento pedagógico, visto que os dois se convergem, ok?
Tenha uma organização que lhe permita identificar quantas aulas serão necessárias para realizar a atividade com tecnologias.
DICA: se for trabalhar com sites, dê os links para os alunos, evitando distrações e escapadas!
Deixe alguns modelos prontos se necessário, arquivos na máquina que os alunos forem usar. PLANEJE ANTES!!!!

4. Tenha um PLANO B
Trabalhar com tecnologia muitas vezes é uma emoção!!! A máquina quebra, o arquivo não abre, a luz acaba, etc….

5. MANTENHA O FOCO NO CONTEÚDO
Lembre-se que a tecnologia nos propõe ferramentas!!!
Quem irá orquestra-las será você.
Em muitas situações você encontrará alunos que dominam as ferramentas mais do que você, mas ele não domina a turma!!! Você é o MENTOR, o EDUCADOR e MEDIADOR.
6. TRAGA OS ALUNOS mais “conectados” PARA O SEU TIME.
Eles têm muito para colaborar, sentem-se importantes, sabem que podem lhe ajudar e isso estabelece um excelente e harmonioso vínculo para essas aulas.

7. AVALIE
Nessa avaliação leve em conta a motivação sua e dos alunos, check os prazos e se necessário repense uma esticadinha para a próxima ou talvez se surpreenda com os resultados.
Veja se a tecnologia escolhida realmente colaborou com o aprendizado dos alunos e seu também.
E não esqueça!!! Nunca sai perfeito, mas…FEITO.
Atualmente a capacitação do professor está também relacionada aos usos das tecnologias, pois, hoje aparece como ferramentas tão importantes como lápis e papel, não é mesmo?




Clique aqui e faça seu comentário!