segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ensino Médio Politécnico

Fonte: Ensino Médio Politécnico
Em tempos de questionamentos, certezas e dúvidas sobre o Seminário Integrado e sobre a implantação do Ensino Médio Politécnico nas escolas gaúchas, gostaria de ajudar na discussão reproduzindo um texto das educadoras Rosane Michelli de Castro e  Silvia Regina Barboza Garrossino, no trabalho de reflexão que fazem sobre "O ensino médio no Brasil", trabalho com o título "O Ensino Médio no Brasil: Trajetória e perspectivas de  uma organização politécnica entre educação e trabalho".

RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar uma breve análise e interpretação da trajetória do ensino médio no Brasil, de onde emerge a ideia da relação entre educação
e trabalho, entre teoria e prática, e sua organização nos moldes do ensino politécnico, este último que havia orientado a proposta preliminar para o ensino médio apresentada por Dermeval Saviani, em 1988. Nesse sentido, foram abordadas questões sobre educação e trabalho. Finalmente, foram feitas breves considerações sobre o tema no contexto educacional “para além do capital”.

Clique aqui e leia todo o artigo publicado pelas professoras.

Rosane Michelli de CASTRO - Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Didática, Campus de Marília. Marília, São Paulo, Brasil - e-mail rosanemichelli@marilia.unesp.br.
Silvia Regina Barboza GARROSSINO - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília. Marília, São Paulo, Brasil.