sábado, 10 de maio de 2014

3º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio

Na 4ª feira, dia 07 de maio, realizamos o terceiro encontro com os(as) educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro Santo Antônio, de Lajeado/RS para o trabalho de fortalecimento do Ensino Médio, proposto pelo Pacto Nacional.
O encontro foi presencial e teve a duração de 2h, das 17h30min às 19h30min.
Iniciamos as discussôes apresentando o quadro de encontros de formações por área de conhecimento propostos pela 3ª CRE:
  • 27/mai - 3ª Feira - Ciências Humanas e suas tecnologias
  • 13/jun - 6ª Feira - Ciências da Natureza e suas tecnologias
  • 16/jun - 2ª Feira - Matemática e suas tecnologias
  • 26/jun - 5ª Feira - Linguagens, códigos e suas tecnologias
Todos os encontros serão realizados em Estrela no Estrela Palace Hotel, das 8h às 17h30min, totalizando oito horas de formação. Os(as) colegas ficaram de conversar com as direções de outras escolas e viabilizar a participação.
Encerramos nossa agenda de encontros com a definição das datas e cargas horárias necessárias para completar as 50h de formação presenciais do pacto.
Iniciando as discussões referentes ao Caderno Pedagógico 2 - "O Jovem como sujeito do Ensino Médio", assistimos ao vídeo com a música "Não é Sério", do Charlie Brawn Jr. e realizamos um debate sobre o jovem que temos na escola hoje. Solicitamos que o grupo se subdividisse para que pudessem discutir mais e, através de um desenho em papel pardo, expressasem o pensamento, a visão que tem do "jovem hoje". Quando iríamos apresentar os trabalhos e socializar o debate com o grande grupo acabou a luz e tivemos de interromper a reunião. Ao final combinamos a realização de atividade similar com as turmas do Ensino Médio da Escola.