segunda-feira, 17 de junho de 2013

Justificativa de um projeto de pesquisa - Turmas 107, 109 e 203

Abaixo apresentamos algumas considerações e reflexões que podem ajudar na construção de "justificativas" para nossos projetos de pesquisa no Seminário Integrado.


"A justificativa deve enfocar os seguintes passos como afirmam Gil (2002), Marconi (2000) e Soares (2003):
  • Relevância atual do estudo;
  • Quais os motivos pessoais ou acadêmicos que influenciaram na escolha deste tema;
  • Contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer;
  • A justificativa difere da pesquisa bibliográfica, por não possuir citações dos autores que embasam a pesquisa. Ademais Marconi (2000) também comenta que a justificativa não se pretende explicar o referencial teórico utilizado, mas apenas ressaltar a importância da pesquisa."



Projetos - Justificativa from IMPHIC

Apresentamos alguns links com explicações detalhadas e modelos de justuificativas:

E por fim, um modelo de justificativa, não como uma receita a ser seguida, mas para ilustrar melhor este importante elemento de um projeto de pesquisa.

"TEMA: Legislação sobre salvaguardas.
Fonte: Especialistas em juventude

DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Análise da aplicabilidade de salvaguardas transitórias para produtos têxteis no âmbito do MERCOSUL.

OBJETIVO GERAL:
Demonstrar que a aplicação de salvaguardas transitórias para produtos têxteis é incompatível com as normas do MERCOSUL.

JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista a recente crise envolvendo o Brasil e a Argentina, motivada justamente pela aplicação de salvaguardas por parte da Argentina contra o Brasil, o tema se insere no contexto político e econômico da atualidade.
A legislação sobre salvaguardas é bastante recente nos países do MERCOSUL e , por esse motivo, pouco ou quase nada foi escrito a respeito. Além disso, acrescente-se que sobre salvaguardas para produtos têxteis a escassez de bibliografia é ainda maior.
O tema proposto se enquadra no contexto da pesquisa desenvolvida pelo autor durante o período em que foi bolsista de iniciação cientifica, quando estudou os mecanismos de defesa comercial.
O trabalho proposto, alcançando qualidade e profundidade necessárias, poderá contribuir para a definição de políticas públicas quanto ao tema, que se tornará relevante nos anos próximos. Tal certeza se baseia na utilização crescente se salvaguardas no âmbito do MERCOSUL e pela necessidade do estudo quanto à compatibilidade entre estas normas e a legislação regional (ALADI) e multilateral ( OMC).
O tema proposto será objeto de análise e críticas no futuro próximo, no âmbito do MERCOSUL. Com efeito, o processo de consolidação normativa do MERCOSUL exige novo marco teórico; o trabalho proposto poderá desenvolver contribuição efetiva para este debate.

BARRAL, Welber Oliveira. Metodologia da pesquisa jurídica. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2003."