quarta-feira, 28 de agosto de 2013

TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO (4)

Fonte: grupoa
Do livro "TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO", da editora Artmed, de Juana María Sancho, Fernando Hernández e colaboradores, de 2006.
Excertos do Capítulo 1 - De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos de Juana Maria Sancho.

AS TIC E A EDUCAÇÃO
  • "O computador, assim como o cinema, a televisão e os videogames, atrai de forma especial a atenção dos mais jovens que desenvolvem uma grande habilidade para captar suas mensagens."
  • "... a história recente da educação está cheia de promessas rompidas; de expectativas não-cumpridas, geradas ante cada nova onde de produção tecnológica..."
  • "A principal dificuldade para transformar os contextos de ensino com a incorporação de tecnologias diversificadas de informação e comunicação parece se encontrar no fato de que a tipologia de ensino dominante na escola é a centrada no professor."
  • "... em diversos países coexistem programas de uso das TIC com o desenvolvimento de uma política educativa baseada em uma concepção de níveis de êxito que pouco tem a ver com criatividade, expressão do próprio conhecimento e autonomia intelectual."
  • "... no momento em que, em diferentes setores da sociedade são valorizadas a criatividade, na escola se fomenta a homogeneidade."
Boa reflexão a todos e a todas!