2. A escolha do tema
c) o problema do tema amplo
"...se um tema for muito amplo não se sabe por onde começar." (p.32)
d) A necessidade do foco
"... sem um enfoque específico a pesquisa não se realiza, pois não há ponto se saída e nem de chegada, não há como formular hipóteses e pensar na metodologia a ser utilizada." (p.33)
Quando o tema é muito genérico, muito amplo ( O derretimento das calotas polares) "... a conclusão deste trabalho será muito provavelmente idêntica à introdução..."
Quadro2. PASSOS PARA A DEFINIÇÃO DO FOCO DE PESQUISA
"A conclusão dessa importantíssima seção é que o tema escolhido deve ser o mais preciso possível." (p. 34 e 35)
A) Delimitar por
Localização Espacial |
Ao invés da localização geográfica genérica, escolhe-se uma área específica, como a Baia da Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, para ilustrar que tipo de consequências o aumento do nível do mar afeta a vida de uma população. Melhor ainda será escolher apenas uma parte desta localidade, pois sob uma zona específica se poderá ganhar ainda mais profundidade. |
B) Delimitar por
Localização Temporal |
Definir que o trabalho versa sobre os próximos 50, 100 ou 200 anos permitirá trabalhar com uma estimativa fixa sobre o aumento no nível do mar, abrindo caminho para a análise da região escolhida. Deixar o limite temporal indefinido, em um trabalho sobre derretimento de porções de gelo, impede qualquer análise.
|
C) Definir a
fonte principal de dados
|
Diferentes centros de pesquisa podem ter estimativas diferentes sobre o que ocorre com as calotas polares. Até que seja definido qual será a fonte principal, o trabalho se resumirá à discussão ou à comparação das diferenças entre centros de pesquisa. A definição do estudo que servirá de base para o trabalho permitirá o avanço da pesquisa.
|
D) Definir a
perspectiva da análise
|
O impacto do derretimento será considerado em relação à economia da região, à perda de espaços públicos, à nova configuração dos biomas ou à possível migração dos habitantes atuais? Serão consideradas as causas e as consequências? Como lidar com este fenômeno? Se não for definida a perspectiva, será abordado um pouco de tudo e não será possível definir um objetivo para análise. É importante notar que definir uma dessas perspectivas torna possível aprofundar a análise, fazer projeções e tirar conclusões relevantes, além de abrir espaço para mencionar os demais pontos, que poderão ficar amarrados ao foco principal , ao invés de ficarem "soltos". Nesse caso, a perspectiva econômica pode analisar as consequências do derretimento das calotas polares poderia ser um enfoque interessante para o tratamento do tema.
|
"Seguindo estas orientações, o tema geral "o derretimento das geleiras'' pode ser tratado em uma pesquisa sobre "O impacto do derretimento das geleiras até 2010 sobre a vida econômica da região da praia de Copacabana a partir dos dados do INPE." Este tema poderá geral hipóteses precisas, permitirá refletir sobre a metodologia para testá-las, conferirá um norte para a redação do texto. A consequência natural, então, será a produção de uma pesquisa com uma conclusão justificada, adequada e inteligível."
"A elaboração de um trabalho científico visa à transformação de uma massa de opiniões e experiências de conhecimento legítimo, sólido e justificado. Quanto mais preciso for o tema, mais sólida e profunda tende a ser essa justificação""A conclusão dessa importantíssima seção é que o tema escolhido deve ser o mais preciso possível." (p. 34 e 35)