Fonte: grupoa |
Excertos do Capítulo 1 - De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos de Juana Maria Sancho.
DESCOBRINDO A FERRAMENTA QUE MUDARIA O MUNDO
- "... minha posição ante a formação dos professores do ensino médio e meu interesse na inovação educativa e na melhora do ensino ... me pediram que aprofundasse meu conhecimento sobre o uso do computador, ... E o fiz ... não apenas do ponto de vista prático da utilização de aplicações informáticas, mas também da perspectiva teórica, crítica, filosófica e social do que representa para a sociedade a incorporação de uma nova ferramenta."
- "Interessava-me descobrir como estes aparelhos podiam realmente contribuir para o encontro de soluções para os problemas da educação. Comecei a poerceber que a própria versatilidade deste novo objeto o tornava adaptável a qualquer perspectiva de ensino e aprendizagem; ... o avanço tecnológico ... não significava de imediato - como foi demonstrando-se - o avanço e a melhoria da educação."
- "... descobri que a introdução de uma tecnologia tão suave como o computador e, mais tarde, internet em uma estrutura tão dura como a escola (Sancho, 1996a) permitia refletir a partir de enfoques pouco explorados sobre uma forma de fazer a educação que, por tradição e costume, foi aceita naturalmente como a única possível."
- e por fim comenta que "...a dificuldade - quase impossibilidade - de tornar as TIC meios de ensino que melhorem os processos e resultados da aprendizagem se os professores, diretores, assessores pedagógicos, especialistas em educação e pessoal da administração não revisarem sua forma de entender como se ensina e como aprendem as crianças e jovens de hoje em dia; as concepções sobre currículo; o papel da avaliação; os espaços educativos e a gestão escolar."