Planejando Atividades com internet
“Não priorize seu planejamento, ao contrário ... planeje suas prioridades.” Covey
1
Vamos lá ... aos objetivos
- Quais os objetivos da aula, unidade, etapa ou projeto?
- Como e quanto o uso da internet ajudará o aluno a aprender?
- Como a tecnologia escolhida auxiliará os alunos a alcançarem os objetivos?
2
Preciso checar recursos e equipamentos
- De que recursos a escola dispõe?
- Sei usar estes recursos?
- Há algum assistente para me auxiliar?
- Há professores na escola que já usam efetivamente essa tecnologia com os alunos?
- Eles poderiam me ajudar?
- O que meus alunos já aprenderam com as aulas no laboratório com outros professores?
3
Vou começar com o que já sei
- Planejar atividades que exijam habilidades que os alunos já possuam. Depois, tento a aquisição de novas habilidades.
- Começar com o que é familiar para mim?
- Usar os recursos para alcançar meus objetivos educacionais.
- Escolher a metodologia mais adequada para cada conteúdo específico.
Preciso criar rotinas
Antes de fazer meu planejamento preciso chegar:
- Que normas regem o uso dos computadores na escola?
- Como e com quem a sala de informática é reservada?
- Há computadores/tablets/equipamentos para todos?
- Quem passa para o aluno essas regras, o agendamento, a proposta?
- Quais são os procedimentos necessários ao final de um período de uso da sala e no início de outro?
5
Preciso também de respostas para ...
- Quanto tempo vai durar a tarefa?
- Quantas vezes a sala será usada (aulas, dias)?
- Quantos alunos vão usar o mesmo computador/tablet?
- É necessário todos os alunos do grupo usarem computador, ou um dos dois alunos usam a máquina enquanto outros fazem outra tarefa?
- Se não houver máquinas para todos, que tarefas os demais poderiam fazer?
- Os alunos vão precisar planejar o tempo antes de iniciar a atividade?
- Uma aula será suficiente ou será preciso completar a tarefa em outro período?
- Que outros materiais os alunos deverão levar à sala de informática? CD, pendrive, caderno, caneta etc?
6
Lembrar sempre que ...
... planejar e organizar as atividades requer investir tempo em uma preparação. Só assim, terei tempo, durante a aula, para circular entre os alunos, agindo como um facilitador, respondendo às perguntas individuais ou do grupo.
... a meta é incorporar o uso de novas tecnologias à aula tão rápido quanto possível. Então, cou começar com atividades curtas e simples. O ideal é desenhar atividades que possam ser desenvolvidas entre 10 e 20 minutos. Não posso me esquecer também de que as atividades na sala de informática são uma etapa de um trabalho maior, de um projeto. Elas não se encerram em si mesmas.
Aqui no blog ainda apresentamos uma postagem da revista Nova Escola - Planejamento é fundamental e indispensável.
Confira!