Ensino Médio Politécnico
Seminário Integrado
Aula do dia – 28/Fevereiro
Turma 103 – Sala 208 e Turma 104 - Sala 206
Inicialmente damos as boas-vindas a todos e todas, fizemos as apresentações iniciais, realizamos a chamada e uma listagem das escolas de origem dos(as) educandos(as).
Após, fizemos um levantamento sobre o conhecimento prévio que o grupo tinha a respeito do Ensino Médio Politécnico e do Seminário Integrado.
A partir das colocações dos(as) educandos(as) problematizamos algumas questões e discutimos a importância do trabalho no seminário integrado. Uma proposta de trabalho onde a lógica, de certa forma, se inverte - são os(as) educandos(as) quem propõe os temas para pesquisa e, as diferentes áreas do conhecimento e componentes curriculares, a partir de seu conhecimento específico, dão o suporte necessário para o aprofundamento da pesquisa proposta pelos(as) educados(as).
A discussão prosseguiu com esclarecimentos sobre:
Links sugeridos para consulta:
A discussão prosseguiu com esclarecimentos sobre:
- a carga horária do Seminário Integrado;
- a proposta da realização de seis períodos diários (evitando o retorno);
- a proposta de trabalho interdisciplinar - todas as áreas e disciplinas dando suporte ao trabalho de pesquisa;
- ao protagonismo dos(as) educandos(as);
- Ciência x Opinião - diferença entre elas;
- assuntos diversos.
Links sugeridos para consulta:
- O Ensino Politécnico no Ensino Médio: algumas contribuições
- Politecnia no Ensino Médio
- Politecnia no Ensino Médio (blog)
"Na Proposta Pedagógica se destaca a pesquisa científica como forma de sistematizar, socializar e problematizar os conteúdos, articulando as áreas do conhecimento e dando um significado social ao conhecimento, incentivando o protagonismo dos estudantes. A perspectiva é de contribuir na formação de um sujeito que capta os significados do contexto social, internaliza e reconstrói com base em sua vivência e na mediação de outros (MALDANER, 2000)."