sábado, 27 de abril de 2013

Projeto de Pesquisa


DEFINIÇÃO
Um projeto de pesquisa é um documento que apresenta uma proposta da pesquisa a ser realizada. Visa responder a algumas questões que serão norteadoras para a investigação, tais como: qual o assunto central da pesquisa? Por que essa pesquisa é importante? Que material será lido? Quanto tempo levará? Haverá algum custo financeiro? Quais os métodos para coleta e análise dos dados? Outras questões poderão ser pensadas, conforme o objetivo da pesquisa que se pretende realizar.
DICA
A pesquisa engloba três fases: planejamento, execução e divulgação dos resultados. A elaboração do projeto é a primeira fase, isto é, o planejamento.
O projeto tem duas funções. Uma delas é ser um documento para avaliação institucional – seja feita por um professor orientador, comitês ou colegiados acadêmicos, ou por órgãos de fomento à pesquisa. Outra função é servir de apoio ao pesquisador durante a fase da execução. O projeto poderá ser ajustado sempre que necessário, de acordo com a operacionalização da pesquisa.
ESTRUTURA
A estrutura de um projeto de pesquisa é constituída de elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais, cada qual com seus subelementos, como mostra o quadro que segue.
DICA
Não há rigidez na ordem de apresentação dos elementos da parte textual, pois isso depende da área da pesquisa, bem como do estilo redacional do pesquisador. Também, a escolha de quais elementos devem compor o texto do projeto vai resultar dos objetivos da pesquisa, de acordo com as exigências da área de estudo e dos propósitos do pesquisador.
QUADRO 3 – ELEMENTOS DOS PROJETOS DE PESQUISA
Externos
Capa (opcional)
Pré-textuais
Folha de rosto
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional)
Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)
Sumário
Textuais
Tema
Problema
Hipótese(s)
Objetivo(s)
Justificativa(s)
Referencial teórico
Metodologia
Recursos
Cronograma
Pós-textuais
Referências
Glossário (opcional)
Apêndice(s) (opcional)
Anexo(s) (opcional)
Índice (opcional)