sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Hipertexto

O portal do professor, no endereço – Portal do Professor – Busca Geral – Hipertexto,
Fonte: Blog Ester e a Tecnoeducação
apresenta 78 links com sugestões de aula, conteúdos multimídia e material de estudo sobre o tema hipertexto. A leitura é muito interessante!

Outros sites com links sobre hipertexto:
A leitura e estudo dos textos e dicas é muito válida no sentido de qualificarmos nosso trabalho docente.
Boa leitura e estudo a todos e a todas!

Hipertexto


Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo do texto principal, ícones gráficos ou imagens e tem a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. 

Fonte: Mapa conceitual de hipertexto
Fonte: Blog Monstrolio

Hipertexto

Fonte: tumblr
Hiperlink
Uma hiperligação, ou simplesmente uma ligação  (também conhecida em português pelos correspondentes termos ingleses, hiperlink e link), é uma referência num documento  em hipertexto  a outras partes deste documento ou a outro documento. A hiperligação pode ser combinada com uma rede de dados e um protocolo de acesso adequado e assim ser usada para ter acesso direto ao recurso referenciado. Este pode então ser gravado, visualizado ou mostrado como parte do documento que faz a referência.
Fonte: Blog Hipermídia

Hipermídia
De acordo com Vicente Gosciola, hipermídia é “o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja sequência constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário”.Ainda este autor afirma que a hipermídia é o meio e a linguagem das “novas mídias”, às quais pertencem a internet, os jogos de computador, o cinema interativo, o vídeo interativo, a TV interativa, as instalações informatizadas interativas e os sistemas de comunicação funcionais, entre outros e suas respectivas interfaces.


Fonte: Blog Hipermídia
Hipertexto
É um texto não linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limite. Em hipertexto os comentários dos leitores podem se incorporar ao texto original, como links, de modo que, em última instância, é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade. Nosso uso de enciclopédias em formato hipertexto é um bom exemplo inicial do que é essa modalidade de texto.
Fonte: Blog Tecnologia e educação