quinta-feira, 21 de março de 2013

Xadrez na Escola

Jogo de xadrez como instrumento de ensino
Projetos Pedagógicos

Um dos jogos mais antigos e populares do mundo, o xadrez pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos. A partir dele, é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.
O projeto Xadrez na Escola é responsável por estimular a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe, além de proporcionar prazer em seu estudo e prática, socializando um esporte que, até bem pouco tempo, era exclusividade de alguns grupos. Assim, o projeto é mais uma iniciativa que visa a incentivar alunos e professores a participarem das inovações necessárias para a qualificação da educação em nosso país.

Objetivos
• Desenvolver cálculos matemáticos através dos movimentos das peças no tabuleiro;
• Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão;
• Além do aprendizado do esporte, criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
• Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;
• Identificar as peças e seus movimentos, valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas;
• Utilizar-se das respectivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula;
• Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças.


Resultados atingidos
Após a realização do projeto, adolescentes e jovens iniciaram sua participação em torneios de xadrez em âmbito municipal e estadual, destacando-se, e inclusive recebendo premiações pelo mérito de colocação nos campeonatos.
Na escola foi possível perceber que houve melhora no desempenho dos alunos, bem como uma maior integração entre eles. Também foi possível identificar que a experiência do diálogo entre as disciplinas de Educação Física, Matemática e Física contribui para o aumento da responsabilidade e do interesse dos alunos pelas aulas, assim como sua atuação como cidadãos, para além do espaço escolar.
O projeto, iniciado em 2006, até hoje continua sendo realizado na escola, e o interesse e número de participantes é cada ano maior.
Luís Fernando Feijó das Neves
Professor na Escola Estadual de Ensino Médio Alberto Wienke, Canguçu, RS.
albertowienke@yahoo.com.br
Projeto Pedagógico publicado na edição nº 394, jornal Mundo Jovem, março de 2009, página 21.

Acontecendo na prática
· O projeto é desenvolvido durante todo o ano, em atividades distribuídas pelos trimestres, sempre com carga horária de cinco horas semanais:
1º trimestre: Na etapa inicial, o aluno tomará conhecimento da importância do xadrez para o crescimento individual como pessoa e cidadão e prática do esporte.
2º trimestre: Na etapa intermediária, conhecerá as regras que regem o jogo, bem como as principais aberturas e defesas utilizadas pelos desportistas.
3º e 4º trimestres: Na etapa final, aprenderá as técnicas de meio jogo e finais, estratégias e atividades individuais e em grupo, participando de partidas com colegas e torneios individuais e em equipe.