quinta-feira, 27 de março de 2014

Caderno de Campo

Fonte: midiadrops
O caderno de campo solicitado aos(às) estudantes, em função do seminário integrado é uma importante ferramenta na construção de projetos de pesquisa.
Abaixo coloco algumas finalidades e objetivos do caderno.

O caderno de campo é um instrumento indispensável para o êxito e credibilidade de uma pesquisa científica. No caderno de campo, deve conter o registro detalhado das informações, observações, bem como as reflexões que surgem durante toda a pesquisa.
Ele contém a evolução da pesquisa e permite fazer uma avaliação do volume de atividades que foram desenvolvidas. É importante que o registro destas atividades seja organizado para que todos os componentes do grupo e também o professor possam entender o seu conteúdo.
É a forma de registro diário de tudo que diz respeito ao assunto pesquisado: datas, dados de bibliografias consultadas, endereços, transcrições sintéticas de livros, revistas, visitas, conversas mantidas com pesquisadores, pareceres do orientador, etc.
Muitos alunos reclamam que do trabalho de pesquisa, mas muitas destas dificuldades são superadas com a organização das ideias. A organização das ideias não é uma habilidade inata, ela precisa ser adquirida através da prática. Um bom exercício para organizar as ideias é registrá-las claramente.
Cada vez que o grupo se reunir ou quando um componente do grupo estudar algum assunto relacionado ao Trabalho Trimestral, ou ainda, quando parte do grupo desenvolver uma atividade relacionada à pesquisa, o fato deve ser registrado no Caderno de Campo, com a devida identificação das pessoas que participaram da atividade.
Fontes:  UFRGS   e   Mostratec