No Castelinho, este ano, trabalharei com cinco turmas de Seminário Integrado - turmas 103, 104, 304, 305 e 306.
O Seminário Integrado vem com a ideia e com a proposta da inclusão, no dia a dia da escola, da iniciação científica.
"... a iniciação científica é uma oportunidade para o aluno obter muito mais que prêmios e reconhecimento (esses são apenas meios de incentivo): é a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades que lhe propiciarão mais espaço na sociedade." (Fábio Ribeiro Mendes, INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA JOVENS PESQUISADORES, p. 13)
"... sabe-se que o objetivo da iniciação científica é produzir e promover o conhecimento e as habilidades necessárias para divulgá-lo. O aluno que irá participar de um evento de iniciação científica deve estar certo de que há muito mais a ganhar do que a satisfação em atender às expectativas de pais e professores; o mérito do seu trabalho é um meio para garantir seu espaço na sociedade atual r também lhe dar o devido retorno. Não seria exagero dizer que é dever do aluno, ma qualidade de cidadão, aprovetar essa oportunidade de aprendizado (hoje, tão especial) como uma maneira de fazer do mundo em que vive o espaço para que o conhecimento - sua produção, divulgação e utilização - seja a ferramenta efetiva na evolução da sociedade." (páginas 14 e 15)
Bom trabalho a todas e todos nós!
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
Castelinho - Abertura do Ano Letivo (2)
Dando continuidade à formação inicial do início do ano letivo no Castelinho, participei, com o coletivo de colegas de palestra com os autores Fábio Ribeiro Mendes e Rafael Faermann Korman sobre "A iniciação científica na escola".
O Fábio é autor dos livros: Iniciação Científica para jovens pesquisadores, Meu filho não quer estudar, A formação de hábito de estudo, Vestibular e ENEM 100% e A nova sala de aula. Já o Rafael é autor do livro Projetos para escolas na prática.
O trabalho com os dois autores foi muito interessante e proveitoso. Basicamente eles apresentaram o conteúdo do livro "Iniciação científica para jovens pesquisadores".
Muitos questionamentos foram feitos pelos professores presentes a partir da experiência com a proposta do Ensino Médio Politécnico e do Seminário Integrado.
A discussão e as trocas foram muito proveitosas e enriquecedoras.
Com certeza o trabalho auxiliará em muito nosso trabalho frente às turmas do Ensino Médio no Seminário Integrado.
Assinar:
Postagens (Atom)