segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

NTIC - Metodologia de Pesquisa Dirigida - WEBQUEST

"A politecnia, lembrou Frigotto, não se destina à formação de mão de obra, pois não é profissionalizante. “A politecnia fornece as bases da ciência para o sujeito produzir a vida de forma não alienada, ela não é um monstro, é prática. 'Essa travessia que vocês estão fazendo é íngreme, mas só se faz atravessando, por isso faço um pedido a vocês. Tenham paciência para discutir; não partam do zero. Negociem, debatam, é assim que esse novo currículo para o ensino médio vai se concretizar'."
Fonte: Educação RS

A Webquest é uma ferramenta tecnológica que entendemos ser bastante prática para o trabalho com o Ensino Médio Politécnico como também para todos os demais níveis e modalidades de ensino.
Assim, disponibilizamos abaixo links de alguns criadores de webquest. Locais que hospedam as webquest e nos oferecem modelos diversos.
Faça já sua inscrição e comece a produzir suas próprias webquest.
Bom trabalho a todos e a todas!

NTIC - REFORÇO DIGITAL - Sugestões

Abaixo disponibilizamos sites de algumas ferramentas online que podem ajudar nos estudos.

NTIC - Proposta de REFORÇO DIGITAL

Colegas, pesquisando pela net descobrimos uma proposta de Reforço Escolar muito interessante. Trata-se da proposta de Reforço Digital, no Portal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e no site Educopédia.




O link para o site do Portal Multi Rio (Reforço Digital) acessa direto. O site apresenta reforço digital de conteúdos referentes às disciplinas de Português e Matemática para os nove anos do Ensino Fundamental.


O link da Educopédia acessa o site e, para chegar às atividades de reforço, devemos ler a introdução, fechá-la e acessar as atividades como visitante. O site apresenta atividades para os nove anos do Ensino Fundamental em todos os componentes curriculares.
Clique nos desenhos acima e acesse os sites e as atividades de reforço propostas.
Acesse o site  Casa Escola e conheça o seu "Programa de Reforço Escolar".
Não perca esta oportunidade de conhecer o material.
Comece agora mesmo!
   

Caderno Virtual - PONTOS DE VISTA

No subtítulo - Parada Obrigatória, do curso de Elaboração de Projetos com o uso dasTecnologias, foi disponibilizado um link com o título - Fontes confiáveis na Internet, onde apresenta um Caderno Virtual - Pontos de Vista, da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o futuro.

Clique no link abaixo e confira, muito interessante.

Bom trabalho e boa leitura a todos e a todas!

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Charge para Reflexão

NTEs

NTEs7O Que é NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional?
NTEs são ambientes computacionais com equipe interdisciplinar de Professores Multiplicadores e técnicos qualificados, para dar formação contínua aos professores e assessorar escolas da rede pública (Estado e Município), no uso pedagógico bem como na área técnica (hardware e software).

Público-alvo do NTE

Professores, equipe diretiva, funcionários e comunidade escolar de todas as Escolas da Rede Estadual que possuem Laboratório de Informática.

Principais funções do NTE

  • sensibilizar e motivar as escolas para a incorporação da tecnologia de informação e comunicação no seu Projeto Político Pedagógico;
  • estruturar um sistema de formação continuada de professores no uso das novas tecnologias da informação, visando o máximo de qualidade e eficiência;
  • desenvolver modelos de capacitação que privilegiem a aprendizagem cooperativa e autônoma, possibilitando aos professores de diferentes regiões geográficas do estado e do país a oportunidades de intercomunicação e interação com especialistas, o que deverá gerar uma nova cultura de educação a distância;
  • preparar professores para saberem usar as novas tecnologias da informação e comunicação de forma autônoma e independente, possibilitando a incorporação das novas tecnologias à experiência profissional de cada um, visando a transformação de sua prática pedagógica;
  • acompanhar avaliar in loco o processo instaurado nas escola
NTEs do RS

NTEs de SC

sábado, 9 de fevereiro de 2013

NTIC - Mapas Conceituais - CMAP Tools


"Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno."
Fonte: Penta2 UFRGS - Mapas Conceituais

Abaixo disponibilizamos alguns links com importantes informações sobre o software CMapTools e sobre Mapas Conceituais.
  

    sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

    Sensacional

    Um dia o filho pergunta ao pai:
    Pai, vens correr comigo a maratona? 
    O pai responde que sim, e ambos correm a primeira maratona juntos.
    Um outro dia, volta a perguntar ao pai se quer voltar a correr a maratona com ele, ao que o pai responde novamente que sim.
    Correm novamente os dois.
    Certo dia, o filho pergunta novamente ao pai:
    Pai, queres correr comigo o Ironman? (O Ironman é o mais difícil ... exige nadar 4 km, andar de bicicleta 180 km e correr 42 km ).
    E o pai diz que sim.
    Isto é tudo muito simples... até que se vejam estas imagens ... fantástico!

    quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

    Google Art Project

    O Google Art Project é uma iniciativa para fornecer milhares de imagens em alta qualidade eem alta resolução de museus em todo o mundo em um lugar, fazendo a história da arte, significado e beleza disponível em formas nunca antes possíveis.
    Você fala a linguagem da arte?


    Acesse o site Google Art Project e faça uma visita aos museus e obras de arte do mundo inteiro sem sair de casa. O site apresenta 184 Coleções, obtas de 7740 artistas e 36.780 obras de arte para serem visualisadas.

    Boa viagem a todos e a todas!

    sábado, 2 de fevereiro de 2013

    Revista PÁTIO

    A Revista PÁTIO: ensino médio, profissional e tecnológico" aborda em cada edição um assunto específico da educação.

    A última edição da revista, Ano IV Dezembro 2012/Fevereiro 2013, Número 15, apresenta na capa o tema: "O jovem e a leitura", onde, na reportagem com o título "LER e ESCREVER em todas as áreas curriculares", a autora Alfredina Nery destaca que - "Na escola, ler e escrever, falar e ouvir não são atividades exclusivas da disciplina de língua portuguesa, já que todo professor é um mediador de linguagem." e no Quadro 1 da reportagem apresenta a articulação entre esferas discursivas, gêneros textuais e áreas curriculares.

    A leitura é interessante !

    Revista EDUCAÇÃO

    Revista Educação é uma publicação mensal da Editora Segmento destinada a mantenedores, educadores e interessados em educação.


    A revista apresenta textos e atividades para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão, Carreira, Formação Docente, Políticas Públicas e Educação no Mundo.

    Na edição 182 da revista há uma entrevista com o especialista Cipriano Luckesi com o título - A Medica CERTA, onde ele, entre outras coisas, "defende que escolas mantém práticas do século 16 e faz e faz um apelo: avaliar um aluno não deve ser um ato discriminatório, mas uma estratégia a favor da aprendizagem."

    Aproveitem a dica, vale a pena!

    quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

    Pedagogia - Michel Foucault

    Foucault não acreditava que a dominação
    fosse originária de uma fonte única
    O site Educar para crescer, publicou matéria feita com o  filósofo francês Michel Foucault onde ele dia que "viu na educação moderna atitudes de vigilância e adestramento do corpo e da mente.
    A matéria é de 01/julho/2011 feita por Márcio Ferrari.

    "Para Foucault, a escola é uma das "instituições de seqüestro", como o hospital, o quartel e a prisão. "São aquelas instituições que retiram compulsoriamente os indivíduos do espaço familiar ou social mais amplo e os internam, durante um período longo, para moldar suas condutas, disciplinar seus comportamentos, formatar aquilo que pensam etc.", diz Alfredo Veiga-Neto."

    Leitura interessante.
    Clique aqui e acesse o site com a reportagem.

    Para que serve um Blog

    Blog é uma abreviação de web log - "diário na Web". É um espaço interativo com registros frequentes de informações. No início, as pessoas usavam os blogs como diários pessoais. Hoje, algumas pessoas além de utilizá-los para organizar as idéias, controlam discussões importantes com milhares de outros internautas ao redor do mundo. Jornalistas usam blogs para divulgar as últimas notícias ou revelar suas idéias particulares. Professores e alunos constroem seus portfolios utilizando os blogs. Profissionais liberais apresentam seus trabalhos. Poetas e escritores rascunham seus escritos. Portanto, atualmente, eles são usados para qualquer tipo de conteúdo, sendo utilizados para diversos fins.
    O seu blog pode ter a forma que você quiser. Há milhões de blogs, de todos os tamanhos e formatos. Não há regras.
    Blogando você se conecta com o mundo, recebe visitas que podem fazer comentários sobre o que você postou, acrescentar um link ou lhe enviar emails. Você pode ou não dar continuidade ao diálogo pela internet e saber mais sobre quem que lê ou comenta no seu blog. 

    Um blog pode ser utilizado, entre outras funcionalidades, como:
    • espaço de acesso/disponibilização de informações;
    • ferramenta para organização de comuniddades e grupos de vários setores;
    • portfólio digital;
    • espaço de intercâmbio e colaboração;
    • espaço de debate;
    • espaço de integração.

    quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

    Bloguinho - Jogos Educativos

    Da mesma forma como criamos uma página no bloguinho disponibilizando uma série de endereços de sites com jogos interessantes, temos também outra página com "Animações e Jogos Diversos" onde as atividades são separadas por componente curricular ou por data específica.
    Na página Anos iniciais atividades (sugestões) do Bloguinho as atividades são separadas por: Alfabetização, Ciências, Concentração e Lógica, Educação para o Trânsito, Folclore, Geografia, Halloween, Libras, Matemática, Natal, Páscoa, Português, São João, Semana Farroupilha e Sítio do Picapau Amarelo.
    Acesse. aproveitem as dicas, sugiram e critiquem.
    Abraços a todos e a todas! 
     

    terça-feira, 8 de janeiro de 2013

    Bloguinho - Jogos Educativos

    O Bloguinho é um blog criado em 16 de abril de 2008, para as séries iniciais do Castelinho, hoje anos iniciais, com a finalidade de seu um espaço diferente de construção, trocas, com muitos jogos e atividades educativas.

    A colega Vilma, no ano passado disponibilizou uma série de endereços com jogos interessantes. Abaixoreproduzo a página do bloguinho com estes endereços.



    Vamos treinar a escrita??
     

    quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

    Armazenamento de dados na Nuvem

    Existem hoje inúmeros serviços de nuvem ou serviço de armazenamento online de dados de todos os tipos.
    O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
    Abaixo disponibilizamos alguns sites onde o usuário deve se cadastrar gratuitamente e passar a utilizar.
    • 4shared Tools – 10 Gb de espaço grátis de armazenamento
    • Amazon – 5 Gb de espaço grátis de armazenamento
    • Dropbox – 2Gb  e espaço grátis de armazenamento
    • Google drive – 5 Gb de espaço grátis de armazenamento
    • Mais.me  500Mb de espaço grátis de armazenamento
    • Skydrive – 25 Gb de espaço grátis de armazenamento 
    Existem ainda muitos outros serviços de armazenamento de dados em nuvem.
    Experimente e faça sua escolha.

    Saiba mais acessando o vídeo do site Olhar Digital clicando aqui
     

    segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

    segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

    Creative Commons - hospedar trabalhos

    Se você respondeu sim a qualquer uma das perguntas acima, então você deve aprender mais sobre Creative Commons.Provavelmente, a introdução mais rápida e fácil CC é observar o seguinte pequeno vídeo.
    O que é Creative Commons?
    Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento através de ferramentas gratuitas legais.
    Nossos grátis, fácil de usar licenças de direitos autorais fornecer uma maneira simples e padronizada para dar ao público permissão para compartilhar e utilizar o seu trabalho criativo - em condições de sua escolha. As licenças CC permitem que você facilmente mudar seus termos de direitos autorais do padrão de "todos os direitos reservados" para " alguns direitos reservados".
    As licenças Creative Commons não são uma alternativa ao copyright. Eles trabalham ao lado de direitos de autor e permitem modificar os termos da sua autorais para melhor atender às suas necessidades.

    O que pode Creative Commons fazer por mim?

    Se você quiser dar às pessoas o direito de compartilhar, usar e até mesmo construir em cima de um trabalho que você criou, você deve considerar a publicá-lo sob uma licença Creative Commons. CC lhe dá flexibilidade (por exemplo, você pode optar por permitir apenas a usos não-comerciais) e protege as pessoas que usam o seu trabalho, para que eles não têm de se preocupar com violação de direitos autorais, desde que cumpram as condições que você tem especificada.
    Se você está à procura de conteúdo que você pode usar livremente e legalmente, há uma piscina gigante de CC-licenciado criatividade disponível para você. Há centenas de milhões de obras - de músicas e vídeos para científica eacadêmica material - disponíveis ao público para uso livre e legal segundo os termos de licenças de nossos direitos autorais, com mais sendo contribuído a cada dia.
    Se você gostaria de ver que tipos de empresas e organizações estão usando as licenças Creative Commons, visite nosso Quem usa CC? página.
    Se você gostaria de aprender mais sobre as licenças CC diferentes, visite nosso licenças página.
    Para os criadores que desejam optar por direitos de autor por completo, e para maximizar a interoperabilidade dos dados, a Creative Commons também oferece ferramentas que permitem que o trabalho a ser colocado como diretamente quanto possível no domínio público .
    Outras fontes:
         ■ Apoio Creative Commons     ■ Publicar um trabalho     ■ As licenças     ■ Creative Commons Wiki

    Chapa 1 vence eleições do GEC

    Chapa 1  nos debates.
    A Chapa 1, que tem na liderança a estudante Jéssica da Luz, foi a grande vencedora na eleição do GEC - Grêmio Estudantil Castelinho, gestão 2012/2013.
    Foram três chapas concorrendo à eleição do grêmio na escola o que julgo muito bom, uma vez que são confrontadas ideias e pontos de vista diferentes sobre a construção da política estudantil na escola, no Castelinho mais especificamente.
    Os Grêmios Estudantis devem ter liberdade para se articularem, para discutirem e promoverem com seus colegas atividades e programas de interesse coletivo, sem a interferência da direção da escola.
    Parabéns a todas as três chapas concorrentes pela coragem e pelo desprendimento em defenderem com convicção suas propostas.
    Abraços a todos e a todas!

    Normas da ABNT para trabalhos

    Colegas, abaixo colocamos um link que remete ao site trabalhosabnt, onde encontramos importantes orientações, regras e normas para a orientação de trabalhos.
    O site apresenta as Regras da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, informações úteis sobre Plágio, escolha do tema de pesquisa e orientações úteis sobre como construir seu trabalho.


    Esperamos que aproveitem, bom trabalho a todos e a todas!

    terça-feira, 11 de dezembro de 2012

    NTIC - MOUSE MISCHIEF

    Mouse Mischief pode transformar o ensino e aprendizagem em sala de aula. Mouse Mischief integra o Microsoft PowerPoint 2010 e Microsoft Office PowerPoint 2007, permitindo que os professores para criar apresentações interativas que se dedicam e estimular todos os alunos na sala de aula. Cerca de 525 alunos, cada um com seu próprio mouse, pode responder questões de múltipla escolha e desenhar em uma tela compartilhada. Você pode baixar o Mouse Mischief gratuitamente.

    Três razões convincentes para usar o Mouse Mischief em sua sala de aula

    1. Se envolve activamente alunos e apoia a aprendizagem colaborativa
    Com o Mouse Mischief você pode estimular a curiosidade do aluno, incorporando tecnologia interativa no currículo. Os alunos têm de aprendizagem divertido ao ver representações visuais de suas respostas em uma tela compartilhada ao usar ponteiros de mouse coloridos (como um robô, floco de neve, guitarra, e muitas formas mais). Você pode ativar a aprendizagem colaborativa ao usar o Mouse Mischief no modo Team, no modo Team, todos os membros de uma equipe precisam trabalhar em conjunto para chegar a acordo sobre uma resposta antes que ele possa ser selecionado.

    2. Melhora a gestão da sala de aula e participação geral dos alunos
    Com o Mouse Mischief você não precisa mais esperar para as mãos levantadas, você pode ver imediatamente respostas dos seus alunos na tela. Mouse Mischief ajuda a tornar mais fácil para todos aqueles que são studentseven frequentemente tranquila em classto participar regularmente sem o medo de dizer a resposta errada. Isso pode permitir que você tenha uma melhor visibilidade para o progresso e compreensão de toda a turma que você possa ajustar as suas aulas no local.

    3. É familiar para usar e fácil sobre o orçamento de sala de aula
    Porque o Mouse Mischief integra tecnologia PowerPoint familiar, você não tem que gastar tempo aprendendo novas habilidades para usá-lo. Além disso, você pode configurar suas salas de aula para jogar lições Mouse Mischief sem comprar hardware caro, muitas escolas já têm ratos, e ratos e hubs USB estão disponíveis em muitas lojas onde são vendidos acessórios de computador.

    Vamos testar e experimentar a nova tecnologia.
    Abaixo disponibilizo alguns endereços com informações sobre o Mouse Mischief: