segunda-feira, 18 de março de 2013

SI Turma 203 - 18/Mar/2013


Aula 04 e 05 - 18/Mar/2013 - 2º e 3º Períodos da Tarde às 14h18min
Seminário Integrado da turma 203

Nas aulas de segunda-feira a tarde, dia 20/mar, conforme combinado, cada grupo apresentou uma síntese dos trabalhos realizados em 2012. Os temas: Adolescente e o Mercado de trabalho, Estrutura Familiar, Música, Discriminação Racial, Segurança no Trabalho e Bullying foram apresentados pelos estudantes abrordando: como os grupos de pesquisa foram formados, como se deu a escolha do tema e qual a aprendizagem que resultou do trabalho.
Após encaminhamentos em sala de aula, a turma foi ao laboratório de informática para envio de e-mail para mim  com a finalidade de começarmos a esboçar a construção do portfólio individual . O trabalho no laboratório não foi satisfatório em função da dificuldade em conseguirmos acessar a internet.
Ao final comentamos sobre a atividade e avaliamos o trabalho.



Formação Tablet

Colegas educadores(as), até hoje, pela manhã, é necessário o envio de e-mail padrão para o NTE de Estrela a fim de registro e cadastro junto ao MEC para desbloqueio e descarga de programas para os tablets.
Cada educador deve fazer uma conta padrão no gmail - seduc.nome.sobrenome@gmail.com  e enviar dados para o NTE de Estrela, endereço nte-estrela@seduc.rs.gov.br, até hoje pela manhã, dia 18/março de 2013.
Abraços!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Software Educativo e Educação Matemática

Abaixo disponibilizamos link com material da professora Adriana Souza sobre - Software Educativo e a Educação Matemática.
Boa leitura a todos e a todas!

Webquest

Site com diferentes apresentações sobre Webquest.
Aproveite o material!

Google Docs

Clicando no link abaixo você acessa um tutorial completo sobre o Google Docs.

SI Turma 107 - 15/Mar/2013


Aula 03 - 15/Mar/2013 - 5º Período da Manhã às 11h02min
Seminário Integrado da turma 107

No nosso terceiro encontro discutimos sobre:
  • Informática
  • conhecimento que a turma tem
  • e-mails e blogs
  • construção de Portfólio contendo:
  • conteúdo trabalhado no encontro;
  • aprendizagens construídas;
  • dificuldades encontradas;
  • sugestões e críticas e
  • autoavaliação.
  • Temas de pesquisa
  • levantamento de temas a partir da pesquisa sócio-antropológica que realizaremos com a turma;
  • temas relativos ao cotidiano e perfil da turma.
Avaliação final.


SI Turma 109 - 15/Mar/2013


Aula 03 - 15/Mar/2013 - 3º Período da Manhã às 9h06min
Seminário Integrado da turma 109


No nosso terceiro encontro discutimos sobre:
  • Informática
  • conhecimento que a turma tem
  • e-mails e blogs
  • construção de Portfólio contendo:
  • conteúdo trabalhado no encontro;
  • aprendizagens construídas;
  • dificuldades encontradas;
  • sugestões e críticas e
  • autoavaliação.
Temas de pesquisa -  levantamento de temas a partir da pesquisa sócio-antropológica que realizaremos com a turma e   temas relativos ao cotidiano e perfil da turma.
Avaliação final.


SI Turma 203 - 15/Mar/2013


Aula 03 - 15/Mar/2013 - 3º Período da Manhã às 10h14min
Seminário Integrado da turma 203

No nosso terceiro encontro discutimos sobre:
  • Informática
  • conhecimento que a turma tem
  • e-mails e blogs
  • construção de Portfólio contendo:
  • conteúdo trabalhado no encontro;
  • aprendizagens construídas;
  • dificuldades encontradas;
  • sugestões e críticas e
  • autoavaliação.
  • retomada do trabalho do seminário Integrado de 2012
  • como foram formados os grupos;
  • como chegaram à definição dos temas;
  • como se deu a participação dos integrantes no trabalho de pesquisa
Para 2013 -levantamento de temas a partir da pesquisa sócio-antropológica que realizaremos com a turma e temas relativos ao cotidiano e perfil da turma.
Avaliação final.


sexta-feira, 8 de março de 2013

Robótica

Foto de Claudia Marianno
Li a reportagem feita na Revista Educar para Crescer - 10 Motivos para aprender Robótica e reproduzo abaixo o texto da revista com os links correspondentes.

Quais habilidades e competências seu filho desenvolve ao fazer uso da robótica.

"Quando você vai ao shopping e a porta de entrada se movimenta soz\inha permitindo a passagem, saiba que esta comodidade só é possível graças ao uso da robótica. O elevador parou no andar desejado e abriu para você sair? Outro exemplo de robótica que - está certo quem já fez a lição! -, se faz presente cada vez mais no mundo moderno, repleto de peças e sensores controlados por computador, Entenda, portanto, robótica como a integração das partes de uma máquina de modo a colocá-la em funcionamento com uma função pré-estabelecida. "É um conhecimento típico dos dias de hoje", afirma Helena Stefano, coordenadora dos cursos extracurriculares do colégio Oswald de Andrade, em São Paulo. "Se quiser erguer a parede de uma casa, por exemplo, construo a máquina que vai me ajudar a dar conta dessa tarefa - uso a robótica, em suma"."
Texto de Marion Frank - 01/03/2013 
Saiba mais sobre o assunto "clicando aqui" e conhecendo a reportagem na íntegra.

SI Turma 107 - 01/Mar/2013


Aula 02 - 08/Mar/2013 - 5º Período da Manhã às 11h02min
Seminário Integrado da turma 107

No nosso segundo encontro parabenizamos as mulheres pelo seu dia especial "Dia Internacional da Mulher" e refletimos sobre a data.
Retomamos a discussão do primeiro encontro sobre a montagem do portfólio.
Fizemos uma dinâmica de grupo chamada "Abrigo Subterrâneo" que tratava da dificuldade que temos, em grupos maiores, de estabelecer consensos e fizemos a relação com os temas de pesquisa do seminário integrado de 2013. O trabalho foi individual, em pequeno e depois grande grupo, onde cada um teve de argumentar e justificar suas escolhas na atividade.
Ficamos de aprofundar e discutir melhor a ideia de portfólio no próximo encontro.


SI Turma 203 - 08/Mar/2013


Aula 02 - 08/Mar/2013 - 3º Período da Manhã às 9h06min
Seminário Integrado da turma 109

No nosso segundo encontro parabenizamos as mulheres pelo seu dia especial "Dia Internacional da Mulher" e refletimos sobre a data.
Retomamos a discussão do primeiro encontro sobre a montagem do portfólio.
Fizemos uma dinâmica de grupo chamada "Abrigo Subterrâneo" que tratava da dificuldade que temos, em grupos maiores, de estabelecer consensos e fizemos a relação com os temas de pesquisa do seminário integrado de 2013. O trabalho foi individual, em pequeno e depois grande grupo, onde cada um teve de argumentar e justificar suas escolhas na atividade.
Ficamos de aprofundar e discutir melhor a ideia de portfólio no próximo encontro.



SI Turma 203 - 08/Mar/2013


Aula 02 - 08/Mar/2013 - 3º Período da Manhã às 10h14min
Seminário Integrado da turma 203

No nosso segundo encontro parabenizamos as mulheres pelo seu dia especial "Dia Internacional da Mulher" e refletimos sobre a data
Relembramos a história da data de 08/março/1847, onde, numa fábrica de tecidos de NY  um grupo de mais ou menos 130 mulheres reivindicavam melhorias no trabalho e equiparação salarial aos homens, foi trancado na fábrica e queimadas.
Retomamos a discussão do primeiro encontro sobre a montagem do portfólio.
Fizemos uma dinâmica de grupo chamada "Abrigo Subterrâneo" que tratava da dificuldade que temos, em grupos maiores, de estabelecer consensos e fizemos a relação com os temas de pesquisa do seminário integrado de 2013. O trabalho foi individual, em pequeno e depois grande grupo, onde cada um teve de argumentar e justificar suas escolhas na atividade.
Ficamos de aprofundar e discutir melhor a ideia de portfólio no próximo encontro.


sexta-feira, 1 de março de 2013

SI Turma 107 - 01/Mar/2013


Aula 01 - 01/Mar/2013 - 5º Período da Manhã às 11h02min
Seminário Integrado da turma 107

Da mesma forma como as turmas 109 e 203, dia 1º de março foi meu primeiro contato com a turma 107.
Inicialmente fizemos as apresentações devidas e iniciamos o primeiro contato onde cada um e cada uma das presentes colocou seu nome e sua escola e comunidade de origem.
Discutimos a proposta de Seminário Integrado que iríamos trabalhar durante o ano destacando:
  • os horários em que nos encontraríamos;
  • a proposta do trabalho de pesquisa;
  • trabalho em grupo, coletivo, portanto, interdisciplinar
  • apresentei a ideia de construção de portfólio e discutimos sobre os ambientes virtuais de aprendizagem que conheciam
Comentamos ao final sobre nosso primeiro encontro e realizamos uma rápida avaliação das atividades realizadas.


SI Turma 109 - 01/Mar/2013


Aula 01 - 01/Mar/2013 - 3º Período da Manhã às 9h06min
Seminário Integrado da turma 109

Dia 1º de março foi meu primeiro contato com a turma 109.
Inicialmente fizemos as apresentações devidas e iniciamos o primeiro contato onde cada um e cada uma das presentes colocou seu nome e sua escola e comunidade de origem.
Discutimos a proposta de Seminário Integrado que iríamos trabalhar durante o ano destacando:
  • os horários em que nos encontraríamos;
  • a proposta do trabalho de pesquisa;
  • trabalho em grupo, coletivo portanto
  • interdisciplinar
  • apresentamos a ideia da construção de portfólio para registro das atividades que realizaremos e discutimos sobre os ambientes virtuais de aprendizagem que conheciam.
Comentamos ao final sobre nosso primeiro encontro e realizamos uma rápida avaliação das atividades realizadas.



SI Turma 203 - 01/Mar/2013


Aula 01 - 01/Mar/2013 - 4º Período da Manhã às 9h06min
Seminário Integrado da turma 203

Dia 1º de março também foi meu primeiro contato com a turma 107.
Inicialmente fizemos as apresentações devidas e iniciamos o primeiro contato onde cada um e cada uma das presentes colocou seu nome e sua escola e comunidade de origem.
Discutimos a proposta de Seminário Integrado que iríamos trabalhar durante o ano destacando:
  • os horários em que nos encontraríamos;
  • a proposta do trabalho de pesquisa;
  • trabalho em grupo, coletivo portanto
  • interdisciplinar
  • apresentamos a ideia da construção de portfólio para registro das atividades que realizaremos e discutimos sobre os ambientes virtuais de aprendizagem que conheciam.
Comentamos ao final sobre nosso primeiro encontro e realizamos uma rápida avaliação das atividades realizadas.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Normas para a Apresentação de Trabalhos

Pesquisando sobre o início das aulas em 2013 e sobre o Seminário Integrado, uma das novidades na matriz curricular do novo Ensino Médio Politécnico e do Curso Normal, o seminário integrado que compõe a base da formação diversificada do currículo, proposto pelo Governo do Estado do RS, já a partir de 2012, encontrei a apresentação abaixo que estabelece normas para a apresentação de trabalhos.
A dica é interessante!
Fonte: Scribd

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

GEC

"GEC Gestão 2012/2013"
É esta a equipe que compõe o GEC - Grêmio Estudantil Castelinho, gestão 2012/2013 (foto ao lado). Todos e todas da equipe vestindo camiseta personalizada com o logon da gestão 2012/2013 e coordenados pela dinâmica Presidenta Jéssica Luz.

"Sor Fred"

A equipe da foto aí ao lado esteve presente no Castelinho hoje durante os três turnos de aula, auxiliando a direção da escola, educadores e funcionários no acolhimento e encaminhamento dos novos estudantes, para suas respectivas turmas e salas de aula, coordenando também o som nos recreios.

Um dos pontos fortes do primeiro dia de aula no Castelinho foi a homenagem ao professor João Frederico Backes, o "sor Fred" como era chamado pelos alunos, que faleceu no dia 26 de fevereiro último, homenagem feita pela diretora da escola e por integrante do GEC que leu uma mensagem e fez a homenagem.

Parabéns ao GEC pela iniciativa!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Você está pronto para utilizar a tecnologia na Educação?

Os computadores e ferramentas como a internet estão cada vez mais presentes nos processos de ensino e de aprendizagem. O teste proposto ajuda você a avaliar se você está integrado às NTIC - Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação e sua introdução no cotidiano da escola.

Fonte: Revista Nova Escola

Portal do Professor

No Portal do Professor temos, como primeiro link do menu, o link - Espaço da Aula.

" O Espaço da Aula é um lugar para criar, visualizar e compartilhar aulas de todos os níveis de ensino. As aulas podem conter recursos multimídia, como vídeos, animações, áudios etc, importados do próprio Portal ou de endereços externos. Qualquer professor pode criar e colaborar; desenvolver aulas individualmente ou em equipe; pesquisar e explorar o conteúdo das aulas e coleções de aulas. Apesar das aulas publicadas serem validadas por outros professores, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores das mesmas."

Espaço de Aula do portal apresenta em detalhes:

As orientações são divididas em:
Confiram a riqueza de possibilidades do portal.

Portal do Professor

O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores.
O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a legislação específica.
Fonte: Portal MEC

Educadores(as)
Educandos(as)
· Totalmente Gratuito.
· Totalmente Gratuito.
· Sem limite de hospedagem de materiais.
· Sem limites de download de materiais.
· Administração de TODOS os materiais.
· Fácil download de materiais.
· Criação de listas para enviar materiais para grupos de alunos.
· Lista de Professores favoritos, para fácil acesso aos materiais.
· Materiais organizados por cursos, matérias e semestres.
· Materiais organizados por cursos, matérias e semestres.

O Futuro da Educação

Vídeo muito interessante que merece uma reflexão sobre suas falas. 

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Luz do Saber

O Luz do Saber é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de jovens e adultos, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e AnaTeberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.
Atualmente, o mesmo disponibiliza cinco módulos: “Começar”, “Ler”, "Escrever", "Karaokê" e o "Professor". O primeiro é composto por 10 atividades que visam a estimular através de jogos, o conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolver as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.
O módulo “Ler” pode ser autorado. Isto significa que o professor pode criar as suas atividades adaptadas ao contexto do aluno. Existem atualmente 32 atividades estruturais (modelos), nas quais o aluno pode desenvolver de modo lúdico, as competências necessárias para aprendizagem da leitura e escrita. O software já conta com a proposta de 19 aulas que possuem várias atividades cada. Ao todo, estas aulas contêm 213 atividades pedagógicas como padrão.
Acesse Luz do Saber, se identifique colocando o nome, clique em Acesso Direto e escolha um dos ícones para iniciar suas atividades. Existem no site as opções: Começar, Ler, Escrever, Karaokê, Livros e Professor.

A dica do site é da colega Elaine de Oliveira, a Nany, de Caxias do Sul, da comunidade PROFES de LIE LINUX do Facebook.

Mega Quiz SeuHistory

Sugestão de site que inclui milhares de perguntas sobre a história mundial.
Há possibilidade de jogar sozinho, desafiar os amigos e até de jogar em grupo, nas categorias de: Conhecimentos Gerais, Eduardo Bueno, História do Brasil, História dos Esportes, Humanidade, Olimpíadas, Oscar Niemeyer, Ufologia e Vestibular.
O site é uma sugestão da colega Mara Rossato de Caxias do Sul, da comunidade PROFES de LIE LINUX do Facebook.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

GEC 2013

O pessoal da gestão 2012/ 2013 do GEC - Grêmio Estudantil Castelinho, apresentou sua logomarca para a gestão.
A arte da logo tem a assinatura do Vice-presidente do turno da manhã, Matheus Becker e a ideia com relação às cores, formas etc surgiram das reuniões feitas nas férias pela direção do Grêmio Estudantil..
Parabéns a todos e a todas que compõem a equipe de trabalho do GEC!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Sites Grátis

Fonte: Sites Grátis
O desenvolvimento de um site é um processo que pode ser mais simples do que imaginamos.
Existem ainda muitos outros endereços para a construção de sites grátis, de templates (modelos) e muitos outros com dicas e informações valiosas sobre o assunto.
Abaixo disponibilizamos alguns endereços de sites onde podemos, gratuitamente, construir sites para nossas atividades cotidianas.
Escolha um deles e bom trabalho!

Tutoriais

Fonte: Grande escolha sites
Tutorial é uma ferramenta de ensino/aprendizagem que auxilia o processo exibindo, passa a passo, o funcionamento de alguns programas e/ou sites. São muito comuns e usados para auxiliar usuários iniciantes.
Abaixo disponibilizamos alguns tutoriais pesquisados na internet.
Espero que as dicas sejam proveitosas.