sexta-feira, 22 de março de 2013

SI Turma 103 - 22/Mar/2013


Aula 06 - 22/Mar/2013 - 5º Período da Manhã às 11h02min
Seminário Integrado da turma 107

Na aula de hoje retomamos os assuntos referentes à "Pesquisa sócio-antropológica" entregue no encontro do dia 20/mar.
Alguns estudantes entregaram a pesquisa preenchida após conversa com os pais em casa.
Procuramos destacar os principais temas e assuntos suscitados no preenchimento da pesquisa e no grande número de itens nela constantes.
Os(as) estudantes, escolhidos de forma aleatória, foram ao quadro e escreveram palavras ou expressões que mais lhe chamaram a atenção no preenchimento da pesquisa e, a partir destas palavras e expressões iniciamos a discussão sobre temas para pesquisa no Seminário Integrado. Os temas e expressões destacados pelos(as) estudantes tiveram origem no cotidiano da realidade cultural e social de suas comunidades.
Ao final avaliamos o trabalho.


SI Turma 109 - 22/Mar/2013


Aula 06 - 22/Mar/2013 - 3º Período da Marte às 9h06min
Seminário Integrado da turma 109

Na aula de hoje retomamos os assuntos referentes à "Pesquisa sócio-antropológica" entregue no encontro do dia 20/mar.
Alguns estudantes entregaram a pesquisa preenchida após conversa com os pais em casa.
Procuramos destacar os principais temas e assuntos suscitados no preenchimento da pesquisa e no grande número de itens nela constantes.
Os(as) estudantes, escolhidos de forma aleatória, foram ao quadro e escreveram palavras ou expressões que mais lhe chamaram a atenção no preenchimento da pesquisa e, a partir destas palavras e expressões iniciamos a discussão sobre temas para pesquisa no Seminário Integrado. Os temas e expressões destacados pelos(as) estudantes tiveram origem no cotidiano da realidade cultural e social de suas comunidades.
Ao final avaliamos o trabalho.



SI Turma 203 - 22/Mar/2013


Aula 06 - 22/Mar/2013 - 4º Período da Manhã às 10h15min
Seminário Integrado da turma 203

No encontro de hoje, dia 20/mar, discutimos sobre a "Pesquisa sócio-antropológica" que as turmas estão realizando, lendo todos os itens da pesquisa e esclarecendo eventuais dúvidas.
Foi solicitado para que discutissem em casa o questionário com os pais e o devolvessem na segunda-feira, dia 25/março.
Foi solicitado também que aqueles(as) que ainda não mandaram e-mail contendo nome e turma para posterior elaboração do portfólio individual, o façam o quanto antes.
Ao final comentamos sobre a atividade e avaliamos o trabalho.



quinta-feira, 21 de março de 2013

Xadrez na Escola

Jogo de xadrez como instrumento de ensino
Projetos Pedagógicos

Um dos jogos mais antigos e populares do mundo, o xadrez pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos. A partir dele, é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.
O projeto Xadrez na Escola é responsável por estimular a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe, além de proporcionar prazer em seu estudo e prática, socializando um esporte que, até bem pouco tempo, era exclusividade de alguns grupos. Assim, o projeto é mais uma iniciativa que visa a incentivar alunos e professores a participarem das inovações necessárias para a qualificação da educação em nosso país.

Objetivos
• Desenvolver cálculos matemáticos através dos movimentos das peças no tabuleiro;
• Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão;
• Além do aprendizado do esporte, criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
• Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;
• Identificar as peças e seus movimentos, valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas;
• Utilizar-se das respectivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula;
• Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças.


Resultados atingidos
Após a realização do projeto, adolescentes e jovens iniciaram sua participação em torneios de xadrez em âmbito municipal e estadual, destacando-se, e inclusive recebendo premiações pelo mérito de colocação nos campeonatos.
Na escola foi possível perceber que houve melhora no desempenho dos alunos, bem como uma maior integração entre eles. Também foi possível identificar que a experiência do diálogo entre as disciplinas de Educação Física, Matemática e Física contribui para o aumento da responsabilidade e do interesse dos alunos pelas aulas, assim como sua atuação como cidadãos, para além do espaço escolar.
O projeto, iniciado em 2006, até hoje continua sendo realizado na escola, e o interesse e número de participantes é cada ano maior.
Luís Fernando Feijó das Neves
Professor na Escola Estadual de Ensino Médio Alberto Wienke, Canguçu, RS.
albertowienke@yahoo.com.br
Projeto Pedagógico publicado na edição nº 394, jornal Mundo Jovem, março de 2009, página 21.

Acontecendo na prática
· O projeto é desenvolvido durante todo o ano, em atividades distribuídas pelos trimestres, sempre com carga horária de cinco horas semanais:
1º trimestre: Na etapa inicial, o aluno tomará conhecimento da importância do xadrez para o crescimento individual como pessoa e cidadão e prática do esporte.
2º trimestre: Na etapa intermediária, conhecerá as regras que regem o jogo, bem como as principais aberturas e defesas utilizadas pelos desportistas.
3º e 4º trimestres: Na etapa final, aprenderá as técnicas de meio jogo e finais, estratégias e atividades individuais e em grupo, participando de partidas com colegas e torneios individuais e em equipe.

quarta-feira, 20 de março de 2013

SI Turma 107 - 20/Mar/2013


Aulas 04 e 05 - 20/Mar/2013 - 4º e 5º Períodos da Tarde às 16h14min
Seminário Integrado da turma 107

Nas aulas de quarta-feira a tarde, dia 20/mar,  comentamos e discutimos sobre a "Pesquisa sócio-antropológica" que as turmas estão realizando, lendo todos os itens da pesquisa e esclarecendo eventuais dúvidas.
Foi solicitado para que discutissem em casa o questionário com os pais e o devolvessem na sexta-feira, dia 22/março.
Foi solicitado também que enviassem para mim  e-mail contendo nome e turma para posterior elaboração do portfólio individual.
O trabalho no laboratório não foi realizado em função da dificuldade de acesso à internet.
Ao final comentamos sobre a atividade e avaliamos o trabalho.


SI Turma 109 - 20/Mar/2013


Aula 04 e 05 - 20/Mar/2013 - 2º e 3º Período da Tarde às 14h18min
Seminário Integrado da turma 109

Nas aulas de quarta-feira a tarde, dia 20/mar, a turma, após encaminhamentos em sala de aula, foram ao laboratório de informática para a primeira atividade utilizando os computadores da escola.Inicialmente na sala de aula comentamos e discutimos sobre a "Pesquisa sócio-antropológica" que as turmas estão realizando, lendo todos os itens da pesquisa e esclarecendo eventuais dúvidas.
Foi solicitado para que discutissem em casa o questionário com os pais e o devolvessem na sexta-feira, dia 22/março. 
Os(as) colegas, conforme acordado em sala, se auxiliaram para a construção de e-mails. Todos e todas deveriam sair da atividade no laboratório com um e-mail feito e encaminhado ao professor para posterior elaboração do portfólio individual.
Os(as) estudantes manusiaram os e-mail enviando e recebendo correspondências.
Após iniciamos o estudo quanto a elaboração de blogs individuais para a elaboração dos portfólios.
O trabalho no laboratório foi pouco produtivo em função da dificuldade de acesso à internet.
Ao final comentamos sobre a atividade e avaliamos o trabalho.



segunda-feira, 18 de março de 2013

SI Turma 203 - 18/Mar/2013


Aula 04 e 05 - 18/Mar/2013 - 2º e 3º Períodos da Tarde às 14h18min
Seminário Integrado da turma 203

Nas aulas de segunda-feira a tarde, dia 20/mar, conforme combinado, cada grupo apresentou uma síntese dos trabalhos realizados em 2012. Os temas: Adolescente e o Mercado de trabalho, Estrutura Familiar, Música, Discriminação Racial, Segurança no Trabalho e Bullying foram apresentados pelos estudantes abrordando: como os grupos de pesquisa foram formados, como se deu a escolha do tema e qual a aprendizagem que resultou do trabalho.
Após encaminhamentos em sala de aula, a turma foi ao laboratório de informática para envio de e-mail para mim  com a finalidade de começarmos a esboçar a construção do portfólio individual . O trabalho no laboratório não foi satisfatório em função da dificuldade em conseguirmos acessar a internet.
Ao final comentamos sobre a atividade e avaliamos o trabalho.



Formação Tablet

Colegas educadores(as), até hoje, pela manhã, é necessário o envio de e-mail padrão para o NTE de Estrela a fim de registro e cadastro junto ao MEC para desbloqueio e descarga de programas para os tablets.
Cada educador deve fazer uma conta padrão no gmail - seduc.nome.sobrenome@gmail.com  e enviar dados para o NTE de Estrela, endereço nte-estrela@seduc.rs.gov.br, até hoje pela manhã, dia 18/março de 2013.
Abraços!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Software Educativo e Educação Matemática

Abaixo disponibilizamos link com material da professora Adriana Souza sobre - Software Educativo e a Educação Matemática.
Boa leitura a todos e a todas!

Webquest

Site com diferentes apresentações sobre Webquest.
Aproveite o material!

Google Docs

Clicando no link abaixo você acessa um tutorial completo sobre o Google Docs.

SI Turma 107 - 15/Mar/2013


Aula 03 - 15/Mar/2013 - 5º Período da Manhã às 11h02min
Seminário Integrado da turma 107

No nosso terceiro encontro discutimos sobre:
  • Informática
  • conhecimento que a turma tem
  • e-mails e blogs
  • construção de Portfólio contendo:
  • conteúdo trabalhado no encontro;
  • aprendizagens construídas;
  • dificuldades encontradas;
  • sugestões e críticas e
  • autoavaliação.
  • Temas de pesquisa
  • levantamento de temas a partir da pesquisa sócio-antropológica que realizaremos com a turma;
  • temas relativos ao cotidiano e perfil da turma.
Avaliação final.


SI Turma 109 - 15/Mar/2013


Aula 03 - 15/Mar/2013 - 3º Período da Manhã às 9h06min
Seminário Integrado da turma 109


No nosso terceiro encontro discutimos sobre:
  • Informática
  • conhecimento que a turma tem
  • e-mails e blogs
  • construção de Portfólio contendo:
  • conteúdo trabalhado no encontro;
  • aprendizagens construídas;
  • dificuldades encontradas;
  • sugestões e críticas e
  • autoavaliação.
Temas de pesquisa -  levantamento de temas a partir da pesquisa sócio-antropológica que realizaremos com a turma e   temas relativos ao cotidiano e perfil da turma.
Avaliação final.


SI Turma 203 - 15/Mar/2013


Aula 03 - 15/Mar/2013 - 3º Período da Manhã às 10h14min
Seminário Integrado da turma 203

No nosso terceiro encontro discutimos sobre:
  • Informática
  • conhecimento que a turma tem
  • e-mails e blogs
  • construção de Portfólio contendo:
  • conteúdo trabalhado no encontro;
  • aprendizagens construídas;
  • dificuldades encontradas;
  • sugestões e críticas e
  • autoavaliação.
  • retomada do trabalho do seminário Integrado de 2012
  • como foram formados os grupos;
  • como chegaram à definição dos temas;
  • como se deu a participação dos integrantes no trabalho de pesquisa
Para 2013 -levantamento de temas a partir da pesquisa sócio-antropológica que realizaremos com a turma e temas relativos ao cotidiano e perfil da turma.
Avaliação final.


sexta-feira, 8 de março de 2013

Robótica

Foto de Claudia Marianno
Li a reportagem feita na Revista Educar para Crescer - 10 Motivos para aprender Robótica e reproduzo abaixo o texto da revista com os links correspondentes.

Quais habilidades e competências seu filho desenvolve ao fazer uso da robótica.

"Quando você vai ao shopping e a porta de entrada se movimenta soz\inha permitindo a passagem, saiba que esta comodidade só é possível graças ao uso da robótica. O elevador parou no andar desejado e abriu para você sair? Outro exemplo de robótica que - está certo quem já fez a lição! -, se faz presente cada vez mais no mundo moderno, repleto de peças e sensores controlados por computador, Entenda, portanto, robótica como a integração das partes de uma máquina de modo a colocá-la em funcionamento com uma função pré-estabelecida. "É um conhecimento típico dos dias de hoje", afirma Helena Stefano, coordenadora dos cursos extracurriculares do colégio Oswald de Andrade, em São Paulo. "Se quiser erguer a parede de uma casa, por exemplo, construo a máquina que vai me ajudar a dar conta dessa tarefa - uso a robótica, em suma"."
Texto de Marion Frank - 01/03/2013 
Saiba mais sobre o assunto "clicando aqui" e conhecendo a reportagem na íntegra.

SI Turma 107 - 01/Mar/2013


Aula 02 - 08/Mar/2013 - 5º Período da Manhã às 11h02min
Seminário Integrado da turma 107

No nosso segundo encontro parabenizamos as mulheres pelo seu dia especial "Dia Internacional da Mulher" e refletimos sobre a data.
Retomamos a discussão do primeiro encontro sobre a montagem do portfólio.
Fizemos uma dinâmica de grupo chamada "Abrigo Subterrâneo" que tratava da dificuldade que temos, em grupos maiores, de estabelecer consensos e fizemos a relação com os temas de pesquisa do seminário integrado de 2013. O trabalho foi individual, em pequeno e depois grande grupo, onde cada um teve de argumentar e justificar suas escolhas na atividade.
Ficamos de aprofundar e discutir melhor a ideia de portfólio no próximo encontro.


SI Turma 203 - 08/Mar/2013


Aula 02 - 08/Mar/2013 - 3º Período da Manhã às 9h06min
Seminário Integrado da turma 109

No nosso segundo encontro parabenizamos as mulheres pelo seu dia especial "Dia Internacional da Mulher" e refletimos sobre a data.
Retomamos a discussão do primeiro encontro sobre a montagem do portfólio.
Fizemos uma dinâmica de grupo chamada "Abrigo Subterrâneo" que tratava da dificuldade que temos, em grupos maiores, de estabelecer consensos e fizemos a relação com os temas de pesquisa do seminário integrado de 2013. O trabalho foi individual, em pequeno e depois grande grupo, onde cada um teve de argumentar e justificar suas escolhas na atividade.
Ficamos de aprofundar e discutir melhor a ideia de portfólio no próximo encontro.



SI Turma 203 - 08/Mar/2013


Aula 02 - 08/Mar/2013 - 3º Período da Manhã às 10h14min
Seminário Integrado da turma 203

No nosso segundo encontro parabenizamos as mulheres pelo seu dia especial "Dia Internacional da Mulher" e refletimos sobre a data
Relembramos a história da data de 08/março/1847, onde, numa fábrica de tecidos de NY  um grupo de mais ou menos 130 mulheres reivindicavam melhorias no trabalho e equiparação salarial aos homens, foi trancado na fábrica e queimadas.
Retomamos a discussão do primeiro encontro sobre a montagem do portfólio.
Fizemos uma dinâmica de grupo chamada "Abrigo Subterrâneo" que tratava da dificuldade que temos, em grupos maiores, de estabelecer consensos e fizemos a relação com os temas de pesquisa do seminário integrado de 2013. O trabalho foi individual, em pequeno e depois grande grupo, onde cada um teve de argumentar e justificar suas escolhas na atividade.
Ficamos de aprofundar e discutir melhor a ideia de portfólio no próximo encontro.


sexta-feira, 1 de março de 2013

SI Turma 107 - 01/Mar/2013


Aula 01 - 01/Mar/2013 - 5º Período da Manhã às 11h02min
Seminário Integrado da turma 107

Da mesma forma como as turmas 109 e 203, dia 1º de março foi meu primeiro contato com a turma 107.
Inicialmente fizemos as apresentações devidas e iniciamos o primeiro contato onde cada um e cada uma das presentes colocou seu nome e sua escola e comunidade de origem.
Discutimos a proposta de Seminário Integrado que iríamos trabalhar durante o ano destacando:
  • os horários em que nos encontraríamos;
  • a proposta do trabalho de pesquisa;
  • trabalho em grupo, coletivo, portanto, interdisciplinar
  • apresentei a ideia de construção de portfólio e discutimos sobre os ambientes virtuais de aprendizagem que conheciam
Comentamos ao final sobre nosso primeiro encontro e realizamos uma rápida avaliação das atividades realizadas.


SI Turma 109 - 01/Mar/2013


Aula 01 - 01/Mar/2013 - 3º Período da Manhã às 9h06min
Seminário Integrado da turma 109

Dia 1º de março foi meu primeiro contato com a turma 109.
Inicialmente fizemos as apresentações devidas e iniciamos o primeiro contato onde cada um e cada uma das presentes colocou seu nome e sua escola e comunidade de origem.
Discutimos a proposta de Seminário Integrado que iríamos trabalhar durante o ano destacando:
  • os horários em que nos encontraríamos;
  • a proposta do trabalho de pesquisa;
  • trabalho em grupo, coletivo portanto
  • interdisciplinar
  • apresentamos a ideia da construção de portfólio para registro das atividades que realizaremos e discutimos sobre os ambientes virtuais de aprendizagem que conheciam.
Comentamos ao final sobre nosso primeiro encontro e realizamos uma rápida avaliação das atividades realizadas.



SI Turma 203 - 01/Mar/2013


Aula 01 - 01/Mar/2013 - 4º Período da Manhã às 9h06min
Seminário Integrado da turma 203

Dia 1º de março também foi meu primeiro contato com a turma 107.
Inicialmente fizemos as apresentações devidas e iniciamos o primeiro contato onde cada um e cada uma das presentes colocou seu nome e sua escola e comunidade de origem.
Discutimos a proposta de Seminário Integrado que iríamos trabalhar durante o ano destacando:
  • os horários em que nos encontraríamos;
  • a proposta do trabalho de pesquisa;
  • trabalho em grupo, coletivo portanto
  • interdisciplinar
  • apresentamos a ideia da construção de portfólio para registro das atividades que realizaremos e discutimos sobre os ambientes virtuais de aprendizagem que conheciam.
Comentamos ao final sobre nosso primeiro encontro e realizamos uma rápida avaliação das atividades realizadas.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Normas para a Apresentação de Trabalhos

Pesquisando sobre o início das aulas em 2013 e sobre o Seminário Integrado, uma das novidades na matriz curricular do novo Ensino Médio Politécnico e do Curso Normal, o seminário integrado que compõe a base da formação diversificada do currículo, proposto pelo Governo do Estado do RS, já a partir de 2012, encontrei a apresentação abaixo que estabelece normas para a apresentação de trabalhos.
A dica é interessante!
Fonte: Scribd

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

GEC

"GEC Gestão 2012/2013"
É esta a equipe que compõe o GEC - Grêmio Estudantil Castelinho, gestão 2012/2013 (foto ao lado). Todos e todas da equipe vestindo camiseta personalizada com o logon da gestão 2012/2013 e coordenados pela dinâmica Presidenta Jéssica Luz.

"Sor Fred"

A equipe da foto aí ao lado esteve presente no Castelinho hoje durante os três turnos de aula, auxiliando a direção da escola, educadores e funcionários no acolhimento e encaminhamento dos novos estudantes, para suas respectivas turmas e salas de aula, coordenando também o som nos recreios.

Um dos pontos fortes do primeiro dia de aula no Castelinho foi a homenagem ao professor João Frederico Backes, o "sor Fred" como era chamado pelos alunos, que faleceu no dia 26 de fevereiro último, homenagem feita pela diretora da escola e por integrante do GEC que leu uma mensagem e fez a homenagem.

Parabéns ao GEC pela iniciativa!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Você está pronto para utilizar a tecnologia na Educação?

Os computadores e ferramentas como a internet estão cada vez mais presentes nos processos de ensino e de aprendizagem. O teste proposto ajuda você a avaliar se você está integrado às NTIC - Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação e sua introdução no cotidiano da escola.

Fonte: Revista Nova Escola