terça-feira, 14 de outubro de 2014

Antes de votar, veja o que o idealizador da campanha tucana FHC pensa de você

BLOG DO SARAIVA: Antes de votar em Aécio, veja o que o idealizador ...:

Antes do eleitor tomar decisão sobre  em quem pretende dar o voto é importante antes  lembrar o que o candidato fez no passado para tornar melhor a vida dos cidadãos brasileiros. No caso do candidato Aécio Neves (PSDB), que teve a candidatura lançada pelo ex- presidente  tucano Fernando Henrique Cardoso, que, sem votos, com alta taxa de rejeição, tenta voltar ao poder para um terceiro mandato pelas mãos de Aécio Neves, devemos ficar em alerta máxima

O uso das tecnologias móveis na sala de aula

O site porvir o futuro se aprende,  dia 25 de fevereiro de 2013, já publicava uma matéria com o título – “10 dicas e 13 motivos para usar celular na aula”, escrita por Patrícia Gomes.
A reportagem comenta que a Unesco lançou um guia com recomendações políticas a governos interessados em incluir tecnologias móveis na escola.
Ao final da reportagem a Sra. Rebeca Otero, da Unesco faz a seguinte colocação: “Não usar tecnologias móveis é perder oportunidades educacionais muito ricas.”
A reportagem trás um assunto bastante polêmico e bastante discutido em sala de aula.
A leitura da reportagem e a análise do quadro ao
lado é bastante interessante e pode gerar boas discussões na escola.

Clique aqui, ou no desenho, para acessar a reportagem na íntegra.

Boa leitura a todos e todas!

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Nosso eterno Governador e futuro Senador

Terça-feira tive a grata honra, juntamente com os(as) colegas que participavam da Segunda Etapa de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, de cruzar com o Companheiro Olívio Dutra, no saguão do Hotel Embaixador, em Porto Alegre, quando ele saia de uma reunião almoço no restaurante do hotel.
Aguardávamos sua saída e o abordei solicitando uma foto com um grupo de educadores que o aguardava. Ele com sua simplicidade e cortesia tradicional me estendeu a mão, nos cumprimentamos e ele respondeu: "Claro, vamos lá!"
Permaneceu por cerda de 10 a 15 minutos cumprimentando grande número de educadores presentes e tirou fotos com todos aqueles que lhe solicitaram.
Sem qualquer sombra de dúvida, Olívio Dutra, número 131 será meu candidato ao Senado da República neste domingo e, acredito que, pelas manifestações que presenciamos em Porto Alegre nestes três dias de formação, não estou sozinho nesta crença, porque muitos(as) colegas educadores e educadores, pela trajetória política do Companheiro Olívio, pela sua simplicidade, generosidade, profundo conhecimento do Rio Grande do Sul, do Brasil e da política, como elemento de emancipação coletiva de um povo, será vitorioso neste domingo.
  • Deputado Estadual -  13714  SÉRGIO KNIFHOFF
  • Deputada Federal    -    1323  CLÁUDIA KÖHLER
  • Senador                     -      131   OLÍVIO DUTRA
  • Governador               -        13  TARSO
  • Presidente                 -        13   DILMA

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Pacto EM - 2ª Etapa

A abertura dos trabalhos pela manhã foi da Coordenadora Professora Danusa Mansur Lopes da UFRGS e seguiu com a Conferência de Abertura com a Dra. Clarice Salete Traversini - Diretora de Currículos e Educação Integral SEB/MEC.

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Hoje pela manhã iniciamos nossa participação junto à Segunda Etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.
A segunda etapa acontecerá de 30 de setembro à 02 de outubro, em promoção da UFRGS, FORPROF - Centro de Formação de Professores da UFRGS, PROREXT - Pró Reitoria de Extensão, PROGRAD - Pró Reitoria de Graduação, UERGS, Coordenação da Área de Ciências Humanas e SEDUC/RS.
Abaixo coloco o folder com a programação.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

30 Filmes para estudar a História do Brasil

Pesquisando na internet me deparei com publicação de Guilherme Dearo, datada de 03 de novembro de 2011, no  site guia do estudante, da abril editora,  com o título - "30 filmes para você estudar a história do Brasil".
Da mesma forma o site apresenta uma relação uma lista de 70 filmes para auxiliar no estudo de história geral.
Clique nos links abaixo e acesse:
Dicas interessantes para tornar o estudo mais atrativo, oferecendo outras ferramentas de trabalho.

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Projeto Rádio Escola na EEEM Santo Antônio


Ontem a tarde, dia 24 de setembro, na parte da tarde iniciamos nossos primeiros ensaios para montagem de um programa de rádio na escola.
As estudantes Kelly Silveira França, da turma 61 e Esmeralda Vitória de Oliveira, da turma 71, na sala de vídeo, produziram um texto para abertura de programa e, após alguns ensaios, fizeram a gravação de voz no software livre audacity. Uma interpretava o texto e fazia a locução e a outra gravava a voz utilizando o sotware audacity.
Após finalizadas as gravações de voz iniciamos a montagem da abertura com a inclusão de arquivo de áudio para finalização do trabalho.
Ao final das montagens utilizamos o software Zararadio para ouvir a primeira experiência das meninas com o projeto.
Parabéns à Kelly e Esmeralda pelo desprendimento e coragem!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

EEEM Santo Antônio

Na quarta-feira a noite (ontem), houve a solenidade de Assinatura da OIS - Ordem de Início de Serviço entre a empresa vencedora da licitação e o governo do Estado do RS, no refeitório da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio, no Bairro Santo Antônio, aqui em Lajeado.
A solenidade contou com a presença de inúmeras autoridades, com a participação da direção da escola, dos(as) educadores(as) e funcionários(as), estudantes e comunidade do bairro.
Apesar da chuva e da falta de energia, no início da solenidade, a presença da comunidade, sua garra e determinação foram citadas em muitos dos discursos feitos na noite. Estudantes dos anos iniciais da escola abrilhantaram o evento com boa música.
Parabéns à comunidade, à escola, ao poder público municipal e estadual pela parceria na realização dessa obra. Obra que, a muito tempo, vem sendo reivindicada pela comunidade.
O site da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul publicou matéria com o título - "Assinada ordem de início da reforma da Escola Santo Antônio", onde relata que "A chuva e a falta de luz não impediram que o auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio – Ciep - estivesse lotado para a cerimônia de assinatura da Ordem de Início das obras de reforma da instituição. A escola fica localizada no bairro Santo Antônio, em Lajeado. Participaram da solenidade o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Claudio Salgado Filho, o prefeito do município, Luis Fernando Schmidt, a coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marisa Bastos, a diretora da Escola, Leni Leonita da Silva e lideranças da comunidade."

Acesse o site da Seduc e confira a matéria e acesse também o blog da EEEMSA.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

"Precisamos programar cabeças para construir o conhecimento coletivo"

A página de oglobo postou, dia 05 de setembro, uma matéria intitulada - "Precisamos programar cabeças para construir o conhecimento coletivo, do Filósofo francês Pierre Levy em sua fala sobre caminhos do aprendizado no encontro Educação 360, no Rio de Janeiro.
A leitura é interessante e vale a pena ser discutida com o grupo de educadores.

“Uma vez que a pessoa tenha a base das disciplinas, como história, geografia, matemática... ela precisa seguir um aprendizado autônomo, seja sozinho ou em grupo”. A afirmação do filósofo francês Pierre Lévy dá caminhos do pensamento apresentado em sua aula magna desta sexta-feira no encontro internacional Educação 360. De acordo com o estudioso, as novas ferramentas digitais possibilitam que o indivíduo seja o responsável por seu próprio aprendizado. No entanto, essa situação fica mais complexa quando se insere um componente ético no processo.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Entrevista com o Prof. José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte

O blog Tecnologia Educa Brasil, dia 31 de agosto (ontem), publicou uma matéria onde entrevista o educador José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, realizada no espaço Impact Hub em São Paulo durante o evento "Educar para colaborar" no dia 23/08/14.

São seis arquivos de áudio, editados com o software livre Audacity.
Interessante! 

domingo, 27 de julho de 2014

Noam Chomsky

As Dez Estratégias de Manipulação das Massas de Noam Chomsky

Neste excelente vídeo, postado no youtube, Noam Chomsky, professor emérito do Massachussets Institute of Technology (MIT), linguista mundialmente renomado e ativista politico, escritor que identificou dez formas de manipular a população. "Armas silenciosas para guerras tranquilas", é como o próprio Chomsky descreve suas teorias.
Vídeo profundamente esclarecedor é atualíssimo sobre como se obter o controle do povão! Estratégias que funcionam pelo mundo afora.
O vídeo começa com uma citação de Aldous Huxley de 1959.
“Forças impessoais sobre as quais não temos praticamente controle algum parecem estar nos empurrando da direção do pesadelo do Admirável Mundo Novo e essa pressão impessoal está sendo conscientemente acelerada por representantes das organizações empresariais e políticas que desenvolveram diversas técnicas novas para manipular, de acordo com o interesse de alguma minoria, os pensamentos e emoções das massas.” (Aldous Huxley em “Regresso ao Admirável Mundo Novo”, 1959).


Assistam!

quarta-feira, 2 de julho de 2014

A escola que conhecemos vai desaparecer

Antonio Novoa
António Nóvoa, doutor em ciências da educação pela Universidade de Genebra, diz que o velho prédio escolar será substituído por uma instituição que vai muito além da sala de aula.
Olhe bem para a escola que você conhece. Ela vai desaparecer. E não é algo para um futuro distante. Os educadores atuais serão responsáveis por esse processo de transição. É o que acredita António Nóvoa, doutor em ciências da educação pela Universidade de Genebra e doutor em história pela Universidade de Paris. Durante sua palestra na Educar Educador, que teve como tema “A construção coletiva do projeto educativo na escola” ele afirmou que “debaixo dos nossos olhos e perante uma certa indiferença da nossa parte, estão acontecendo três revoluções”.
Segundo ele, a primeira delas é a revolução na aprendizagem, que será impulsionada pela tecnologia. “Não se trata de transformar a revolução digital em uma coisa mágica, que vai resolver todos os nossos problemas. É uma mudança histórica de grande significado. Ela está mudando a nossa maneira de sentir, o nosso modo de viver e nossa maneira de aprender”, explicou.
De acordo com Nóvoa, a tecnologia tem potencial para colocar nas mãos dos professores as ferramentas com as quais ele tem sonhado nos últimos anos. “A ironia é que nós pedagogos e educadores humanistas, que sempre fomos céticos em relação a tecnologia, vemos que ela pode finalmente colocar em nossas mãos as ferramentas necessárias parar concretizar o nosso ideário pedagógico”, afirma ele, referindo-se a questões como a individualização do ensino, diferenciação pedagógica e autonomia dos educandos, entre outras.
A segunda revolução está relacionada à sala de aula. A mudança nos ambientes de aprendizagem está transformando a estrutura da escola e acentuando as dinâmicas de interação, de partilha e de construção coletiva de um projeto educativo. Segundo ele, o modelo atualmente utilizado na grande maioria das salas de aula, com professor que transmite para os alunos a informação em uma via de mão única foi criado em 1867 e não atende mais as nossas necessidades. “Nunca pensamos a escola como um espaço integrado, ele está mais para uma soma de salas de aula”, destaca.
Em sua opinião, veremos nos próximos anos uma multiplicação de espaços de compartilhamento do conhecimento, com professores trabalhando em conjunto para produzir um projeto escolar muito diferente atual.
Finalmente, a terceira revolução está relacionada ao que ele chamou de cidade educadora. “Chegou o tempo de pensar a educação para além da escola, de compreender todas as dimensões educativas que existem na cidade, na sociedade”, explica. De acordo com o palestrante, quando o modelo atual de instituição de ensino foi criado, as escolas eram pequenos prédios no meio do nada, com pouca gente nas cidades.
“A escola vivia num deserto cultural e dominado o conhecimento. Hoje, a paisagem dos nossos países mudou muito. Mas a escola continua a trabalhar como se não fizesse parte de um conjunto imenso de possibilidades educativas”, explica. “Precisamos de uma escola mais modesta, que entendam que as cidades têm um potencial educativo imenso”. Segundo ele, a escola como um prédio está com os dias contados. “Teremos uma instituição que vai além da dimensão física”, completa.

Daniel dos Santos   -   Fonte: educar

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Momentos do pacto

Nossa agradável manhã de sábado (31/maio) foi recheada de boas trocas e de muitas guloseimas. Abaixo apresentamos algumas fotos do encontro na casa da professora Delsi.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

5º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio

Nosso 5º Encontro do Pacto foi um pouco diferente.
Como havíamos combinado, no sábado pela manhã fomos todos(as) à casa da professora Delsi e lá realizamos nossas atividades de formação.
O encontro teve a duração de quatro horas presenciais e iniciou às 7h30min estendendo-se até às 12h.
Inicialmente retomamos os relatos dos trabalhos feitos com as turmas do Ensino Médio dos turnos da manhã e noite, onde os(as) estudantes tiveram de representar, de alguma forma, a questão: "Como vemos os Jovens hoje".
Os relatos foram muito bons, no sentido do envolvimento das turmas e nas produções feitas através de desenhos, textos, poesia, teatro e rap. "Comparamos" nossas representações dos jovens hoje com as representações feitas pelas turmas.
A partir da reflexão propomos a criação/definição de um "conceito de jovem".

Continuamos as discussões com alguns destaques do Caderno 2 – “O Jovem como sujeito do Ensino Médio": - Que estratégias metodológicas estamos usando para que os estudantes falem de si no presente e de seus projetos de vida futura?; - O que nossos jovens pensam da escola e do Ensino Médio?; - A questão do Território; A tecnologia entre outras.
Assistimos e debatemos o vídeo: “Bebe nascido na era da internet”
Propomos a continuação do trabalho com as turmas e produção de vídeo(s) com os(as) educa ndos(as), onde eles abordariam assuntos como:
         - o que é ser jovem hoje?
         - o que o jovem espera da escola?
         - você colabora para que o bom andamento das aulas? 
Assistimos ao vídeo: “A escola gerando traumas”, documentário de Josias Pereira e, muitas questões foram debatidas pelas colegas: a questão cultural e do território onde a escola está inserida; a origem da escola; mercado de trabalho; tratamento policialesco; questão do conhecimento e do currículo entre outros. O grupo relacionou a situação do vídeo com situações que já vivenciaram na escola.
A discussão nos remeteu a outros questionamentos, como:
          - A agilização na melhoria da Sala Digital na escola;
          - A definição de um novo formato para os Conselhos de Classe - com a participação dos(as) estudantes da turma, coletivo de professores, pedagógico, direção, funcionários e pais;
          - A realização efetiva de pesquisa sócio-antropológica com nossa comunidade escolar;
          - A realização de projetos de Rádio Escolar, Artes Marciais, entre outros projetos, aproveitando o material já existente na escola;
          - Contato com os(as) empregadores(as) de nossos(as) estudantes, com a finalidade de qualificar o comprometimento destes com a escola;
          - Sugerimos nomes de palestrantes para formação com nos ;sos(as) educandos(as) e educadores(as);
          - Discussão interna visando a qualificação da relação entre todos(as) na escola.
Por fim, solicitamos às colegas que fizessem uma avaliação das atividades do pacto até esse momento.
O grupo de educadores(as) participantes do encontro deixa um abraço especial à colega Delsi e família, pela socialização do espaço para nossas discussões, pelo bom chimarrão, pinhão feito no fogão a lenha, bolachas, bolos e pela torta de bolacha com que nos recebeu e "adoçou" nosso encontro.
Para o próximo encontro – dia 11/junho, solicitamos a leitura, destaques sobre o Caderno III – “O Currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral” (3h à distância).

domingo, 1 de junho de 2014

A Juventude Okupa a cidade?

“A JUVENTUDE OKUPA A CIDADE?” — Realizado pelo Observatório da Juventude UFMG, o evento buscou refletir sobre as articulações de movimentos juvenis que, hoje, compõe um cenário de apropriação de Belo Horizonte. O evento contou com a participação da juventude, dos movimentos organizados e do Prof. Paulo Carrano, coordenador do Observatório Jovem da UFF, Niterói/RJ.
Debate ocorrido em 08.04.2011
Fonte:  paulocarrano

sábado, 31 de maio de 2014

Para quem gosta de escrever ...

“Tenho medo de escrever. É tão perigoso. Quem
tentou, sabe. Perigo de mexer no que está oculto - e
o mundo não está à tona, está oculto em suas raízes
submersas em profundidades do mar. Para escrever
tenho que me colocar no vazio. Neste vazio é que
existo intuitivamente. Mas é um vazio
extremamente perigoso: dele arranco sangue. Sou
um escritor que tem medo da cilada das palavras:
as palavras que digo escondem outras - quais?
Talvez as diga. Escrever é uma pedra lançada no
fundo do poço.”
                                                              Clarice Lispector

sexta-feira, 30 de maio de 2014

4º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio

Na 4ª feira, dia 28 de maio, realizamos nosso quarto encontro com os(as) educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro Santo Antônio, de Lajeado/RS para o trabalho de fortalecimento do Ensino Médio, proposto pelo Pacto Nacional.
O encontro, como os demais de quartas-feira, foi presencial e teve a duração de 2h, das 17h30min às 19h30min.

Nossa pauta de trabalho ficou assim definida:
   - Saudação inicial
   - Retomada do último encontro
   - Relação inscritos(as) da EEEM Santo Antônio nos encontros de formação por área de conhecimento:
   - Relato da representação em cartazes feita pelos dois grupos de educadores(as);
   - Apresentação e debate
   - E-mail com síntese da proposta para trabalho com as turmas enviado aos(às) colegas;
   - Relato das atividades com as turmas
   - Destaques do Caderno 2 – “O Jovem como sujeito do Ensino Médio"
   - Que estratégias metodológicas estamos usando para que os estudantes falem de si no presente e de seus projetos de vida futura?
   - Se nós soubéssemos o que nossos jovens pensam da escola e do Ensino Médio?
        - Território
        - Olá jovem estudante!
- Sugestões de atividades, sites, vídeos etc.
        - Documentário: “Pro dia nascer feliz”
        - Filme: A busca por um ideal
        - Vídeo: “Muito além do peso”
        - Vídeo: “Olhos azuis”
        - Vídeo: “Vida Maria”
        - Vídeo: “Vista a minha pele”
- Mural do pacto na Sala da Coordenação Pedagógica;
- Organização da pauta para o 5º encontro a ser realizado doa 31/maio, sábado pela manhã na casa da colega Delsi.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Pré-projetos - Turmas 304, 305 e 306

As turmas 304, 305 e 306 dos terceiros anos do Ensino Médio estão organizando a apresentação de seus pré-projetos aos colegas de turma, aos articuladores interdisciplinares e ao pessoal da coordenação pedagógica. Cada grupo está analisando e decidindo pela melhor forma de apresentar seus pré-projetos.

Abaixo relaciono os temas gerais dos projetos das turmas e diferentes grupos:
     
Turma 304
  • Beber e dirigir
  • Depressão em idosos
  • Descarte correto de remédios
  • ENEM e formas de acesso à Universidade
  • Maus tratos a animais em rodeios
  • Mendigos em Lajeado
  • Pena de morte - mitos
Turma 305
  • Assédio verbal
  • Automação do estacionamento rotativo
  • Caso Roesevelt
  • Copa do Mundo da África 2010
  • Ecoterapia
  • Games - influência dos jogos
  • Pink Floyd 
  • HPV
Turma 306 
  • Câncer de colo de útero
  • Cultura Rastafari
  • ENEM - Acesso à graduação
  • HPV
  • Inseminação artificial
  • Marqueting pessoal
  • Tecnologia - Celular na sala de aula
Hoje trabalhamos individualmente com os grupos detalhes referentes à metodologia de pesquisa organizadas pelos grupos. Questionários, entrevistas, visita a instituições, revisões bibliográficas, internet etc.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

ENEM 2014 - Inscrições iniciam hoje

Hoje, dia 12 de maio, inscrições para o ENEM 2014.
O ENEM será realizado dias 8 e 9 de novembro e as inscrições podem/devem ser feitas no site do inep de hoje até o dia 23 de maio.
O site criou um espaço para esclarecer todas as dúvidas sobre as provas e relaciona 8 passos com instruções para realizar a inscrição e as provas com tranquilidade 
Clique aqui e acesse a página do inep e faça sua inscrição!
Boa inscrição e boa prova a todos e a todas!

sábado, 10 de maio de 2014

3º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio

Na 4ª feira, dia 07 de maio, realizamos o terceiro encontro com os(as) educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro Santo Antônio, de Lajeado/RS para o trabalho de fortalecimento do Ensino Médio, proposto pelo Pacto Nacional.
O encontro foi presencial e teve a duração de 2h, das 17h30min às 19h30min.
Iniciamos as discussôes apresentando o quadro de encontros de formações por área de conhecimento propostos pela 3ª CRE:
  • 27/mai - 3ª Feira - Ciências Humanas e suas tecnologias
  • 13/jun - 6ª Feira - Ciências da Natureza e suas tecnologias
  • 16/jun - 2ª Feira - Matemática e suas tecnologias
  • 26/jun - 5ª Feira - Linguagens, códigos e suas tecnologias
Todos os encontros serão realizados em Estrela no Estrela Palace Hotel, das 8h às 17h30min, totalizando oito horas de formação. Os(as) colegas ficaram de conversar com as direções de outras escolas e viabilizar a participação.
Encerramos nossa agenda de encontros com a definição das datas e cargas horárias necessárias para completar as 50h de formação presenciais do pacto.
Iniciando as discussões referentes ao Caderno Pedagógico 2 - "O Jovem como sujeito do Ensino Médio", assistimos ao vídeo com a música "Não é Sério", do Charlie Brawn Jr. e realizamos um debate sobre o jovem que temos na escola hoje. Solicitamos que o grupo se subdividisse para que pudessem discutir mais e, através de um desenho em papel pardo, expressasem o pensamento, a visão que tem do "jovem hoje". Quando iríamos apresentar os trabalhos e socializar o debate com o grande grupo acabou a luz e tivemos de interromper a reunião. Ao final combinamos a realização de atividade similar com as turmas do Ensino Médio da Escola.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

2º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio

Na 4ª feira, dia 30 de abril, realizamos o segundo encontro com os(as) educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro Santo Antônio, de Lajeado/RS para o trabalho de fortalecimento do Ensino Médio, proposto pelo Pacto Nacional.
O encontro foi presencial e teve a duração de 3h, das 17h30min às 20h30min.
Discutimos o Caderno de Formação nº 1 - Ensino Médio e Formação Humana Integral a partir de duas apresentações - uma com um resumo do caderno e outra com situações para análise e debate sobre o conteúdo do caderno.
Agendamos nosso próximo encontro para o dia 07 de maio, das 17h30min às 19h30min para discussão do Caderno de Formação nº 2 - O Jovem como sujeito do Ensino Médio. Combinamos 3 horas à distância para leitura, estudo e destaques do caderno.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Turma 104 - Pré-projetos

A turma 104 está ultimando seus projetos nas discussões do Seminário Integrado.
Os diferentes grupos definiram seus temas de pesquisa e definiram a delimitação de seus temas e suas justificativas.
Abaixo relaciono os temas dos projetos dos grupos:
  • Abuso Sexual - influência da música;
  • Adoção de Animais;
  • Automóveis - poluição;
  • Câncer de Mama - Prevenção;
  • Cannabis;
  • Depressão Psicológica;
  • Poluição do Rio Tauqari;
  • Turismo no Vale do Taquari.
A partir dos temas, temas delimitados e justificativas os grupos foram desafiados a produzir um "vídeo de apresentação" sobre seu tema. Um vídeo, uma apresentação com imagens e sons ... qualquer forma de, com criatividade e bom gosto, apresentar seu trabalho ao grande grupo.