BLOG DO SARAIVA: Antes de votar em Aécio, veja o que o idealizador ...:
Antes do eleitor tomar decisão sobre em quem pretende dar o voto é importante antes lembrar o que o candidato fez no passado para tornar melhor a vida dos cidadãos brasileiros. No caso do candidato Aécio Neves (PSDB), que teve a candidatura lançada pelo ex- presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, que, sem votos, com alta taxa de rejeição, tenta voltar ao poder para um terceiro mandato pelas mãos de Aécio Neves, devemos ficar em alerta máxima
terça-feira, 14 de outubro de 2014
O uso das tecnologias móveis na sala de aula

A reportagem comenta que a Unesco lançou um guia com recomendações políticas a governos interessados em incluir tecnologias móveis na escola.
Ao final da reportagem a Sra. Rebeca Otero, da Unesco faz a seguinte colocação: “Não usar tecnologias móveis é perder oportunidades educacionais muito ricas.”
A reportagem trás um assunto bastante polêmico e bastante discutido em sala de aula.
A leitura da reportagem e a análise do quadro ao
lado é bastante interessante e pode gerar boas discussões na escola.
Clique aqui, ou no desenho, para acessar a reportagem na íntegra.
Boa leitura a todos e todas!
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
Nosso eterno Governador e futuro Senador

Aguardávamos sua saída e o abordei solicitando uma foto com um grupo de educadores que o aguardava. Ele com sua simplicidade e cortesia tradicional me estendeu a mão, nos cumprimentamos e ele respondeu: "Claro, vamos lá!"
Permaneceu por cerda de 10 a 15 minutos cumprimentando grande número de educadores presentes e tirou fotos com todos aqueles que lhe solicitaram.
Sem qualquer sombra de dúvida, Olívio Dutra, número 131 será meu candidato ao Senado da República neste domingo e, acredito que, pelas manifestações que presenciamos em Porto Alegre nestes três dias de formação, não estou sozinho nesta crença, porque muitos(as) colegas educadores e educadores, pela trajetória política do Companheiro Olívio, pela sua simplicidade, generosidade, profundo conhecimento do Rio Grande do Sul, do Brasil e da política, como elemento de emancipação coletiva de um povo, será vitorioso neste domingo.
- Deputado Estadual - 13714 SÉRGIO KNIFHOFF
- Deputada Federal - 1323 CLÁUDIA KÖHLER
- Senador - 131 OLÍVIO DUTRA
- Governador - 13 TARSO
- Presidente - 13 DILMA
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Pacto EM - Cadernos Pedagógicos da 2ª Etapa
Desde ontem podemos encontrar os cinco Cadernos Pedagógicos da Segunda Etapa de Formação Continuada do Pacto nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no site do Observatório do Ensino Médio.
Abaixo disponibilizo os links dos cinco cadernos:
terça-feira, 30 de setembro de 2014
Pacto EM - 2ª Etapa
A abertura dos trabalhos pela manhã foi da Coordenadora Professora Danusa Mansur Lopes da UFRGS e seguiu com a Conferência de Abertura com a Dra. Clarice Salete Traversini - Diretora de Currículos e Educação Integral SEB/MEC.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Hoje pela manhã iniciamos nossa participação junto à Segunda Etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.
A segunda etapa acontecerá de 30 de setembro à 02 de outubro, em promoção da UFRGS, FORPROF - Centro de Formação de Professores da UFRGS, PROREXT - Pró Reitoria de Extensão, PROGRAD - Pró Reitoria de Graduação, UERGS, Coordenação da Área de Ciências Humanas e SEDUC/RS.
Abaixo coloco o folder com a programação.
A segunda etapa acontecerá de 30 de setembro à 02 de outubro, em promoção da UFRGS, FORPROF - Centro de Formação de Professores da UFRGS, PROREXT - Pró Reitoria de Extensão, PROGRAD - Pró Reitoria de Graduação, UERGS, Coordenação da Área de Ciências Humanas e SEDUC/RS.
Abaixo coloco o folder com a programação.
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
30 Filmes para estudar a História do Brasil
Pesquisando na internet me deparei com publicação de Guilherme Dearo, datada de 03 de novembro de 2011, no site guia do estudante, da abril editora, com o título - "30 filmes para você estudar a história do Brasil".
Da mesma forma o site apresenta uma relação uma lista de 70 filmes para auxiliar no estudo de história geral.
Clique nos links abaixo e acesse:
Da mesma forma o site apresenta uma relação uma lista de 70 filmes para auxiliar no estudo de história geral.
Clique nos links abaixo e acesse:
- a relação dos 30 filmes sugeridos para compreensão da história do Brasil;
- a relação dos 70 filmes para estudo da história geral.
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Projeto Rádio Escola na EEEM Santo Antônio

Ontem a tarde, dia 24 de setembro, na parte da tarde iniciamos nossos primeiros ensaios para montagem de
um programa de rádio na escola.
As estudantes Kelly
Silveira França, da turma 61 e Esmeralda Vitória de Oliveira, da turma 71, na
sala de vídeo, produziram um texto para abertura de programa e, após alguns
ensaios, fizeram a gravação de voz no software livre audacity. Uma interpretava o texto e fazia a locução
e a outra gravava a voz utilizando o sotware audacity.
Após finalizadas as
gravações de voz iniciamos a montagem da abertura com a inclusão de arquivo de
áudio para finalização do trabalho.
Ao final das montagens
utilizamos o software Zararadio para ouvir a primeira experiência das meninas
com o projeto.
Parabéns à Kelly e
Esmeralda pelo desprendimento e coragem!
quinta-feira, 11 de setembro de 2014
EEEM Santo Antônio

A solenidade contou com a presença de inúmeras autoridades, com a participação
da direção da escola, dos(as) educadores(as) e funcionários(as), estudantes e
comunidade do bairro.

Parabéns à comunidade, à escola, ao poder público municipal e estadual pela
parceria na realização dessa obra. Obra que, a muito tempo, vem sendo
reivindicada pela comunidade.
O site da Secretaria Estadual de
Educação do Rio Grande do Sul publicou matéria com o título - "Assinada
ordem de início da reforma da Escola Santo Antônio", onde relata que " A
chuva e a falta de luz não impediram que o auditório da Escola Estadual de
Ensino Médio Santo Antônio – Ciep - estivesse lotado para a cerimônia de
assinatura da Ordem de Início das obras de reforma da instituição. A escola
fica localizada no bairro Santo Antônio, em Lajeado. Participaram da solenidade
o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Claudio
Salgado Filho, o prefeito do município, Luis Fernando Schmidt, a coordenadora
da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marisa Bastos, a diretora da
Escola, Leni Leonita da Silva e lideranças da comunidade."
Acesse
o site da Seduc e
confira a matéria e acesse também o blog da EEEMSA.
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
"Precisamos programar cabeças para construir o conhecimento coletivo"

A leitura
é interessante e vale a pena ser discutida com o grupo de educadores.
“Uma vez
que a pessoa tenha a base das disciplinas, como história, geografia,
matemática... ela precisa seguir um aprendizado autônomo, seja sozinho ou em
grupo”. A afirmação do filósofo francês Pierre Lévy dá caminhos do pensamento
apresentado em sua aula magna desta sexta-feira no encontro internacional
Educação 360. De acordo com o estudioso, as novas ferramentas digitais
possibilitam que o indivíduo seja o responsável por seu próprio aprendizado. No
entanto, essa situação fica mais complexa quando se insere um componente ético
no processo.
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Entrevista com o Prof. José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte
O blog Tecnologia Educa Brasil, dia 31 de agosto (ontem),
publicou uma matéria onde entrevista o educador José Pacheco, idealizador da
Escola da Ponte, em Portugal, realizada no
espaço Impact Hub em São Paulo durante o evento "Educar para
colaborar" no dia 23/08/14.
São seis arquivos de áudio,
editados com o software livre Audacity.
Interessante!
Fonte: blog Tecnologia Educa Brasil
domingo, 27 de julho de 2014
Noam Chomsky
As
Dez Estratégias de Manipulação das Massas de Noam Chomsky
Neste
excelente vídeo, postado no youtube, Noam Chomsky, professor emérito
do Massachussets Institute of Technology (MIT), linguista mundialmente renomado
e ativista politico, escritor que identificou
dez formas de manipular a população. "Armas silenciosas para guerras
tranquilas", é como o próprio Chomsky descreve suas teorias.
Vídeo profundamente
esclarecedor é atualíssimo sobre como se obter o controle do povão! Estratégias
que funcionam pelo mundo afora.
O vídeo começa com uma
citação de Aldous Huxley de 1959.
“Forças impessoais sobre
as quais não temos praticamente controle algum parecem estar nos empurrando da
direção do pesadelo do Admirável
Mundo Novo e essa pressão
impessoal está sendo conscientemente acelerada por representantes das
organizações empresariais e políticas que desenvolveram diversas técnicas novas
para manipular, de acordo com o interesse de alguma minoria, os pensamentos e
emoções das massas.” (Aldous Huxley em “Regresso ao Admirável Mundo Novo”,
1959).
Assistam!
domingo, 20 de julho de 2014
sexta-feira, 18 de julho de 2014
quarta-feira, 2 de julho de 2014
A escola que conhecemos vai desaparecer

Olhe bem para a escola que você conhece. Ela vai desaparecer. E não é algo para um futuro distante. Os educadores atuais serão responsáveis por esse processo de transição. É o que acredita António Nóvoa, doutor em ciências da educação pela Universidade de Genebra e doutor em história pela Universidade de Paris. Durante sua palestra na Educar Educador, que teve como tema “A construção coletiva do projeto educativo na escola” ele afirmou que “debaixo dos nossos olhos e perante uma certa indiferença da nossa parte, estão acontecendo três revoluções”.
Segundo ele, a primeira delas é a revolução na aprendizagem, que será impulsionada pela tecnologia. “Não se trata de transformar a revolução digital em uma coisa mágica, que vai resolver todos os nossos problemas. É uma mudança histórica de grande significado. Ela está mudando a nossa maneira de sentir, o nosso modo de viver e nossa maneira de aprender”, explicou.
De acordo com Nóvoa, a tecnologia tem potencial para colocar nas mãos dos professores as ferramentas com as quais ele tem sonhado nos últimos anos. “A ironia é que nós pedagogos e educadores humanistas, que sempre fomos céticos em relação a tecnologia, vemos que ela pode finalmente colocar em nossas mãos as ferramentas necessárias parar concretizar o nosso ideário pedagógico”, afirma ele, referindo-se a questões como a individualização do ensino, diferenciação pedagógica e autonomia dos educandos, entre outras.
A segunda revolução está relacionada à sala de aula. A mudança nos ambientes de aprendizagem está transformando a estrutura da escola e acentuando as dinâmicas de interação, de partilha e de construção coletiva de um projeto educativo. Segundo ele, o modelo atualmente utilizado na grande maioria das salas de aula, com professor que transmite para os alunos a informação em uma via de mão única foi criado em 1867 e não atende mais as nossas necessidades. “Nunca pensamos a escola como um espaço integrado, ele está mais para uma soma de salas de aula”, destaca.
Em sua opinião, veremos nos próximos anos uma multiplicação de espaços de compartilhamento do conhecimento, com professores trabalhando em conjunto para produzir um projeto escolar muito diferente atual.
Finalmente, a terceira revolução está relacionada ao que ele chamou de cidade educadora. “Chegou o tempo de pensar a educação para além da escola, de compreender todas as dimensões educativas que existem na cidade, na sociedade”, explica. De acordo com o palestrante, quando o modelo atual de instituição de ensino foi criado, as escolas eram pequenos prédios no meio do nada, com pouca gente nas cidades.
“A escola vivia num deserto cultural e dominado o conhecimento. Hoje, a paisagem dos nossos países mudou muito. Mas a escola continua a trabalhar como se não fizesse parte de um conjunto imenso de possibilidades educativas”, explica. “Precisamos de uma escola mais modesta, que entendam que as cidades têm um potencial educativo imenso”. Segundo ele, a escola como um prédio está com os dias contados. “Teremos uma instituição que vai além da dimensão física”, completa.
Daniel dos Santos - Fonte: educar
sábado, 21 de junho de 2014
quarta-feira, 4 de junho de 2014
Momentos do pacto
Nossa agradável manhã de sábado (31/maio) foi recheada de boas trocas e de muitas guloseimas. Abaixo apresentamos algumas fotos do encontro na casa da professora Delsi.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
5º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio

Como havíamos combinado, no sábado pela manhã fomos todos(as) à casa da professora Delsi e lá realizamos nossas atividades de formação.
O encontro teve a duração de quatro horas presenciais e iniciou às 7h30min estendendo-se até às 12h.
Inicialmente retomamos os relatos dos trabalhos feitos com as turmas do Ensino Médio dos turnos da manhã e noite, onde os(as) estudantes tiveram de representar, de alguma forma, a questão: "Como vemos os Jovens hoje".
Os relatos foram muito bons, no sentido do envolvimento das turmas e nas produções feitas através de desenhos, textos, poesia, teatro e rap. "Comparamos" nossas representações dos jovens hoje com as representações feitas pelas turmas.
A partir da reflexão propomos a criação/definição de um "conceito de jovem".
Continuamos as discussões com alguns destaques do Caderno 2 – “O Jovem como sujeito do Ensino Médio": - Que estratégias metodológicas estamos usando para que os estudantes falem de si no presente e de seus projetos de vida futura?; - O que nossos jovens pensam da escola e do Ensino Médio?; - A questão do Território; A tecnologia entre outras.
Assistimos e debatemos o vídeo: “Bebe nascido na era da internet”
Propomos a continuação do trabalho com as turmas e produção de vídeo(s) com os(as) educa ndos(as), onde eles abordariam assuntos como:
- o que é ser jovem hoje?
- o que o jovem espera da escola?
- você colabora para que o bom andamento das aulas?
Assistimos ao vídeo: “A escola gerando traumas”, documentário de Josias Pereira e, muitas questões foram debatidas pelas colegas: a questão cultural e do território onde a escola está inserida; a origem da escola; mercado de trabalho; tratamento policialesco; questão do conhecimento e do currículo entre outros. O grupo relacionou a situação do vídeo com situações que já vivenciaram na escola.
A discussão nos remeteu a outros questionamentos, como:
- A agilização na melhoria da Sala Digital na escola;
- A definição de um novo formato para os Conselhos de Classe - com a participação dos(as) estudantes da turma, coletivo de professores, pedagógico, direção, funcionários e pais;
- A realização efetiva de pesquisa sócio-antropológica com nossa comunidade escolar;
- A realização de projetos de Rádio Escolar, Artes Marciais, entre outros projetos, aproveitando o material já existente na escola;
- Contato com os(as) empregadores(as) de nossos(as) estudantes, com a finalidade de qualificar o comprometimento destes com a escola;
- Sugerimos nomes de palestrantes para formação com nos ;sos(as) educandos(as) e educadores(as);
- Discussão interna visando a qualificação da relação entre todos(as) na escola.
Por fim, solicitamos às colegas que fizessem uma avaliação das atividades do pacto até esse momento.
O grupo de educadores(as) participantes do encontro deixa um abraço especial à colega Delsi e família, pela socialização do espaço para nossas discussões, pelo bom chimarrão, pinhão feito no fogão a lenha, bolachas, bolos e pela torta de bolacha com que nos recebeu e "adoçou" nosso encontro.
Para o próximo encontro – dia 11/junho, solicitamos a leitura, destaques sobre o Caderno III – “O Currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral” (3h à distância).
domingo, 1 de junho de 2014
A Juventude Okupa a cidade?
“A JUVENTUDE OKUPA A CIDADE?” — Realizado pelo Observatório da Juventude UFMG, o evento buscou refletir sobre as articulações de movimentos juvenis que, hoje, compõe um cenário de apropriação de Belo Horizonte. O evento contou com a participação da juventude, dos movimentos organizados e do Prof. Paulo Carrano, coordenador do Observatório Jovem da UFF, Niterói/RJ.
Debate ocorrido em 08.04.2011
sábado, 31 de maio de 2014
Para quem gosta de escrever ...
“Tenho medo de escrever. É tão perigoso. Quem
tentou, sabe. Perigo de mexer no que está oculto - e
o mundo não está à tona, está oculto em suas raízes
submersas em profundidades do mar. Para escrever
tenho que me colocar no vazio. Neste vazio é que
existo intuitivamente. Mas é um vazio
extremamente perigoso: dele arranco sangue. Sou
um escritor que tem medo da cilada das palavras:
as palavras que digo escondem outras - quais?
Talvez as diga. Escrever é uma pedra lançada no
fundo do poço.”
Clarice Lispector
|
sexta-feira, 30 de maio de 2014
4º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio
Na
4ª feira, dia 28 de maio, realizamos nosso quarto encontro com os(as)
educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro
Santo Antônio, de Lajeado/RS para o trabalho de fortalecimento do Ensino
Médio, proposto pelo Pacto Nacional.
O encontro, como os demais de quartas-feira, foi presencial e teve a duração de 2h, das 17h30min às 19h30min.
Nossa pauta de trabalho ficou assim definida:
- Saudação inicial
O encontro, como os demais de quartas-feira, foi presencial e teve a duração de 2h, das 17h30min às 19h30min.
Nossa pauta de trabalho ficou assim definida:
- Saudação inicial
- Retomada
do último encontro
- Relação inscritos(as) da EEEM Santo Antônio nos encontros de formação por área de conhecimento:
- Relato da representação em cartazes feita pelos dois grupos de educadores(as);
- Apresentação e debate
- E-mail com síntese da proposta para trabalho com as turmas enviado aos(às) colegas;
- Relato
das atividades com as turmas
- Destaques
do Caderno 2 – “O Jovem como sujeito do Ensino Médio"
- Que
estratégias metodológicas estamos usando para que os estudantes falem de si no
presente e de seus projetos de vida futura?
- Se
nós soubéssemos o que nossos jovens pensam da escola e do Ensino Médio?
- Território
- Olá
jovem estudante!
- Sugestões
de atividades, sites, vídeos etc.
- Documentário:
“Pro dia nascer feliz”
-
Filme: A busca por um ideal
-
Vídeo: “Muito além do peso”
-
Vídeo: “Olhos azuis”
-
Vídeo: “Vida Maria”
-
Vídeo: “Vista a minha pele”
- Mural do pacto na Sala da Coordenação Pedagógica;
- Organização da pauta para o 5º encontro a ser realizado doa 31/maio, sábado pela manhã na casa da colega Delsi.
terça-feira, 20 de maio de 2014
Pré-projetos - Turmas 304, 305 e 306

Abaixo relaciono os temas gerais dos projetos das turmas e diferentes grupos:
Turma 304
- Beber e dirigir
- Depressão em idosos
- Descarte correto de remédios
- ENEM e formas de acesso à Universidade
- Maus tratos a animais em rodeios
- Mendigos em Lajeado
- Pena de morte - mitos
- Assédio verbal
- Automação do estacionamento rotativo
- Caso Roesevelt
- Copa do Mundo da África 2010
- Ecoterapia
- Games - influência dos jogos
- Pink Floyd
- HPV
Turma 306
- Câncer de colo de útero
- Cultura Rastafari
- ENEM - Acesso à graduação
- HPV
- Inseminação artificial
- Marqueting pessoal
- Tecnologia - Celular na sala de aula
Hoje trabalhamos individualmente com os grupos detalhes referentes à metodologia de pesquisa organizadas pelos grupos. Questionários, entrevistas, visita a instituições, revisões bibliográficas, internet etc.
segunda-feira, 12 de maio de 2014
ENEM 2014 - Inscrições iniciam hoje
Hoje, dia 12 de maio, inscrições para o ENEM 2014.
O ENEM será realizado dias 8 e 9 de novembro e as inscrições podem/devem ser feitas no site do inep de hoje até o dia 23 de maio.
O site criou um espaço para esclarecer todas as dúvidas sobre as provas e relaciona 8 passos com instruções para realizar a inscrição e as provas com tranquilidade
Clique aqui e acesse a página do inep e faça sua inscrição!
Boa inscrição e boa prova a todos e a todas!
O ENEM será realizado dias 8 e 9 de novembro e as inscrições podem/devem ser feitas no site do inep de hoje até o dia 23 de maio.
O site criou um espaço para esclarecer todas as dúvidas sobre as provas e relaciona 8 passos com instruções para realizar a inscrição e as provas com tranquilidade
Clique aqui e acesse a página do inep e faça sua inscrição!
Boa inscrição e boa prova a todos e a todas!
domingo, 11 de maio de 2014
Cotas Raciais nas universidades
Reportagem da revista é muito interessante e esclarecedora sobre a questão das cotas raciais nas universidades brasileiras. "Por que as cotas raciais deram certo no Brasil - Política de inclusão de negros nas universidades melhorou a qualidade do ensino e reduziu os índices de evasão. Acima de tudo, está transformando a vida de milhares de brasileiros" - reportagem de Amauri Segalla, Mariana Brugger e Rodrigo Cardoso.
Leitura interessante.
sábado, 10 de maio de 2014
3º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio
Na
4ª feira, dia 07 de maio, realizamos o terceiro encontro com os(as)
educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro
Santo Antônio, de Lajeado/RS para o trabalho de fortalecimento do Ensino
Médio, proposto pelo Pacto Nacional.
O encontro foi presencial e teve a duração de 2h, das 17h30min às 19h30min.
Iniciamos as discussôes apresentando o quadro de encontros de formações por área de conhecimento propostos pela 3ª CRE:
O encontro foi presencial e teve a duração de 2h, das 17h30min às 19h30min.
Iniciamos as discussôes apresentando o quadro de encontros de formações por área de conhecimento propostos pela 3ª CRE:
- 27/mai - 3ª Feira - Ciências Humanas e suas tecnologias
- 13/jun - 6ª Feira - Ciências da Natureza e suas tecnologias
- 16/jun - 2ª Feira - Matemática e suas tecnologias
- 26/jun - 5ª Feira - Linguagens, códigos e suas tecnologias
Encerramos nossa agenda de encontros com a definição das datas e cargas horárias necessárias para completar as 50h de formação presenciais do pacto.
Iniciando as discussões referentes ao Caderno Pedagógico 2 - "O Jovem como sujeito do Ensino Médio", assistimos ao vídeo com a música "Não é Sério", do Charlie Brawn Jr. e realizamos um debate sobre o jovem que temos na escola hoje. Solicitamos que o grupo se subdividisse para que pudessem discutir mais e, através de um desenho em papel pardo, expressasem o pensamento, a visão que tem do "jovem hoje". Quando iríamos apresentar os trabalhos e socializar o debate com o grande grupo acabou a luz e tivemos de interromper a reunião. Ao final combinamos a realização de atividade similar com as turmas do Ensino Médio da Escola.
sexta-feira, 9 de maio de 2014
2º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio
Na 4ª feira, dia 30 de abril, realizamos o segundo encontro com os(as) educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro Santo Antônio, de Lajeado/RS para o trabalho de fortalecimento do Ensino Médio, proposto pelo Pacto Nacional.
O encontro foi presencial e teve a duração de 3h, das 17h30min às 20h30min.
Discutimos o Caderno de Formação nº 1 - Ensino Médio e Formação Humana Integral a partir de duas apresentações - uma com um resumo do caderno e outra com situações para análise e debate sobre o conteúdo do caderno.
Agendamos nosso próximo encontro para o dia 07 de maio, das 17h30min às 19h30min para discussão do Caderno de Formação nº 2 - O Jovem como sujeito do Ensino Médio. Combinamos 3 horas à distância para leitura, estudo e destaques do caderno.
O encontro foi presencial e teve a duração de 3h, das 17h30min às 20h30min.
Discutimos o Caderno de Formação nº 1 - Ensino Médio e Formação Humana Integral a partir de duas apresentações - uma com um resumo do caderno e outra com situações para análise e debate sobre o conteúdo do caderno.
Agendamos nosso próximo encontro para o dia 07 de maio, das 17h30min às 19h30min para discussão do Caderno de Formação nº 2 - O Jovem como sujeito do Ensino Médio. Combinamos 3 horas à distância para leitura, estudo e destaques do caderno.
terça-feira, 6 de maio de 2014
Turma 104 - Pré-projetos
Os diferentes grupos definiram seus temas de pesquisa e definiram a delimitação de seus temas e suas justificativas.
Abaixo relaciono os temas dos projetos dos grupos:
- Abuso Sexual - influência da música;
- Adoção de Animais;
- Automóveis - poluição;
- Câncer de Mama - Prevenção;
- Cannabis;
- Depressão Psicológica;
- Poluição do Rio Tauqari;
- Turismo no Vale do Taquari.
A partir dos temas, temas delimitados e justificativas os grupos foram desafiados a produzir um "vídeo de apresentação" sobre seu tema. Um vídeo, uma apresentação com imagens e sons ... qualquer forma de, com criatividade e bom gosto, apresentar seu trabalho ao grande grupo.
Assinar:
Postagens (Atom)