"... um trabalho cuidadosamente tecido pelas mãos dos
próprios alunos. Ao fazê-lo, se revelam por meio de
diferentes linguagens, pois evidenciam não o que
“assimilaram” de conteúdos, mas sim como vão se
constituindo como profissionais. Tal como, por exemplo, num
desenho, na construção de um Portfólio, os primeiros traços
aparecem, são retocados, às vezes apagados, refeitos...
num constante movimento de ação-reflexão que traduz o
próprio ato de aprender."
Fonte: Blog Filosofia na diretoria |
No blog filosofia na diretoria encontramos uma reflexão interessante sobre a utilização de portfólio no processo de ensino e aprendizagem
"Segundo Hernández (2000), o Portfólio é continente de diferentes classes de
documentos (notas pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, acompanhamento do processo de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, dentre outros) que proporciona uma reflexão crítica do conhecimento construído, das estratégias utilizadas, e da disposição de quem o elabora em continuar aprendendo. O Portfólio constitui uma forma de avaliação dinâmica realizada pelo próprio aluno e que mostra seu desenvolvimento e suas mudanças através do tempo."
A leitura do artigo é muito interessante e pode ser de grande valia para aqueles(as) que estiverem com dúvidas ou mesmo desejem usar esta ferramenta na escola.
Boa leitura a todos e a todas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita, sua colaboração e comentário.
Um abração!
Günter