Um projeto de pesquisa é um documento que apresenta uma proposta da pesquisa a ser realizada. Visa responder a algumas questões que serão norteadoras para a investigação, tais como: qual o assunto central da pesquisa? Por que essa pesquisa é importante? Que material será lido? Quanto tempo levará? Haverá algum custo financeiro? Quais os métodos para coleta e análise dos dados? Outras questões poderão ser pensadas, conforme o objetivo da pesquisa que se pretende realizar.
O projeto tem duas funções. Uma delas é ser um documento para avaliação institucional – seja feita por um professor orientador, comitês ou colegiados acadêmicos, ou por órgãos de fomento à pesquisa. Outra função é servir de apoio ao pesquisador durante a fase da execução. O projeto poderá ser ajustado sempre que necessário, de acordo com a operacionalização da pesquisa.
A estrutura de um projeto de pesquisa é constituída de elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais, cada qual com seus subelementos, como mostra o quadro que segue.
QUADRO 3 – ELEMENTOS DOS PROJETOS DE PESQUISA
A formatação do projeto de pesquisa – em termos de papel, letra, espaçamentos, margens, paginação, títulos e outros tópicos do formato para apresentação gráfica – segue as normas propostas no capítulo FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS, deste livro:
Capa: Elemento opcional. Ver a seção 15.1 para a elaboração e apresentação desse elemento. Folha de rosto: É a folha que contém os elementos essenciais à identificação do projeto de pesquisa. Elemento obrigatório. Ver a seção 16.1 para a elaboração e apresentação desse elemento. Lista de ilustrações: é elaborada de acordo com a ordem das ilustrações apresentadas no projeto de pesquisa, acompanhada do respectivo número da página. Elemento condicionado à necessidade de cada trabalho. Ver a seção 16.6 para a elaboração e apresentação desse elemento. Lista de tabelas: é elaborada de acordo com a ordem das tabelas apresentadas no projeto de pesquisa, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. Elemento condicionado à necessidade de cada trabalho. Ver a seção 16.6 para a elaboração e apresentação desse elemento. Lista de abreviaturas e siglas: consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no projeto de pesquisa, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Elemento condicionado à necessidade de cada trabalho. Ver a seção 16.6 para a elaboração e apresentação desse elemento. Lista de símbolos: é elaborada de acordo com a ordem dos símbolos apresentados no texto, com o respectivo significado. Elemento condicionado à necessidade de cada trabalho. Ver a seção 16.6 para a elaboração e apresentação desse elemento. Sumário: Enumeração das divisões, seções e outras partes do projeto de pesquisa, na mesma ordem e grafia em que o conteúdo aparece.Elemento obrigatório. Ver a seção 16.7 para a elaboração e apresentação desse elemento. Tema: Consiste em uma proposição que se pretende pesquisar, desenvolver ou provar. O tema estabelece os limites ou as restrições para a abrangência da pesquisa. Portanto, informa claramente o foco – o objeto – do trabalho.
Problema: A redação do problema deve ser feita em forma de pergunta. A busca das respostas é o processo de pesquisa e gera o trabalho a que se propõe tanto o Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, quanto a tese de doutorado ou outro qualquer. Assim, o problema é a questão norteadora da investigação científica.
Hipótese: É uma resposta provável, suposta e provisória ao problema formulado. A hipótese se apresenta na forma de um enunciado afirmativo, que é elaborado antes do aprofundamento dos estudos a serem realizados pela pesquisa. Essas afirmações serão testadas no decorrer da pesquisa, mediante a evidência dos dados empíricos (dados da realidade) ou da reflexão teórica. Ao final da pesquisa, as hipóteses serão sustentadas ou negadas. Objetivos: Definidos a partir do problema proposto, representam a operacionalização da pesquisa: relatam o que se pretende alcançar com a pesquisa. A redação dos objetivos é iniciada com verbos no infinitivo: • Desenvolver (um produto/ uma técnica/ uma metodologia/ uma métrica...) • Projetar (um aparelho/ um dispositivo...) • Discutir (uma teoria específica/ um método famoso/ o pensamento de um autor...) • Comparar (autores/ métodos/ teorias...) • Caracterizar, Analisar, Interpretar, Propor, Identificar, Definir, Avaliar, entre outros. Subdividem-se em geral (descreve o que se pretende com a pesquisa) e específicos (têm uma função mais concreta e prática, descrevendo os passos para a realização do objetivo geral, complementando-o). Justificativa: Consiste em esclarecer o motivo pelo qual o tema foi escolhido, demonstrando a importância da realização da pesquisa. Para justificar uma pesquisa, então, pode-se expor: • O estágio de desenvolvimento dos conhecimentos referentes ao tema, expondo as limitações e lacunas sobre as teorias ou as práticas profissionais existentes e os aperfeiçoamentos ainda necessários para os quais a pesquisa buscará contribuir; • A aplicabilidade da pesquisa: a utilidade e a novidade vantajosa para simplificar uma rotina, economizar tempo ou dinheiro, satisfazer às necessidades humanas em eficiência, confiabilidade, rapidez, segurança e outros, em campos como meio-ambiente, saúde, tecnologia, ciência e outras; • A inovação ou originalidade da pesquisa: a exposição de algo inusitado, que não foi ainda imaginado, dito ou feito no campo científico; • A relevância social da pesquisa: a contribuição do ponto de vista político, econômico, histórico, cultural ou outros, para a humanidade ou para determinados grupos ou comunidades. Referencial teórico: Consiste na apresentação de teorias e seus teóricos aos quais a pesquisa se reportará. Isto é, explicita as linhas teóricas que serão seguidas como referência à pesquisa. O Referencial Teórico é um espaço no projeto de pesquisa que poderá apresentar diferentes agrupamentos de informações, podendo estar desmembrado em subpartes, tais como as teorias de base, uma revisão de literatura, alguns trabalhos relacionados, dentre outros. Teorias de base são as teorias – ou a teoria – usadas como orientação para o estudo: a expressão de um molde teórico e sua respectiva conceituação, que se aplica ao tema e seja usado para a análise e correlação das informações observadas e registradas na investigação, configurando-se no pensamento que fundamenta a pesquisa. Revisão de literatura, que é a expressão das principais conclusões e resultados que outros pesquisadores obtiveram sobre o tema escolhido, mostrando como se corroboram, se confirmam, e como divergem e discordam entre si. Esse levantamento do estado atual de conhecimento do tema – também chamado de “estado da arte” – é fundamental para que o esforço do trabalho de pesquisa não resulte apenas em conhecimentos que já haviam sido alcançados por outros pesquisadores, tecnologias já desenvolvidas e informações já disponibilizadas pela Ciência.
Trabalhos relacionados são aquelas pesquisas que foram desenvolvidas com maior proximidade ao que se pretende fazer, não apenas pela similaridade do tema e/ou dos modelos teóricos, mas, também pela metodologia escolhida. Deve apresentar os autores, um descritivo de suas pesquisas e como estas se relacionam com o trabalho que se pretende realizar.
Dica: Caso haja dúvida em saber quantas fontes de pesquisa são suficientes para compor o referencial teórico do seu projeto de pesquisa, saiba que dependerá do tema e dos objetivos da pesquisa. Consulte seu orientador ou professor.
Metodologia: Consiste em detalhar a operacionalização da pesquisa, informando como, onde e com quê o estudo será conduzido. O elemento “Metodologia” pode informar, por exemplo:
• o tipo de pesquisa e os passos para a sua execução; • a seleção da equipe técnica, se houver, e dos materiais necessários; • as intenções referentes à escolha dos métodos, das técnicas e dos instrumentos de coleta de dados (entrevista, formulário, observação, testes ou outros); • os locais da pesquisa de campo; • a seleção de amostras; • a forma de dispor os dados, isto é, a tabulação; • a forma e os passos para análise e interpretação das informações obtidas; • o tipo de documento que resultará da pesquisa (monografia, artigo, relatório técnico, ou outro). Recursos: Consiste em listar os auxílios financeiros, materiais e humanos que serão necessários para a realização da pesquisa: equipamentos, insumos, materiais de escritório ou de laboratório, valores para transporte, hospedagem, alimentação, deslocamento, aluguéis e remuneração de funcionários, bem como o pessoal alocado para funções específicas do trabalho que se pretende realizar.
Cronograma: Especifica o tempo que será dispensado para a pesquisa, planejado em cada uma das etapas. Sua estrutura pode ser apresentada em meses ou semanas, conforme os requisitos da instituição (tempo mínimo exigido e máximo permitido) e as etapas variam de acordo com as diferentes áreas do saber.
QUADRO 4 – EXEMPLO DE FORMATAÇÃO PARA O CRONOGRAMA
NOTA: As fases de estudo listadas nesse exemplo são meramente ilustrativas e generalizadas. É necessário identificar as fases conforme a área do tema, os objetivos da pesquisa e as exigências institucionais.
Referências: é uma listagem das fontes pesquisadas e utilizadas no texto do projeto de pesquisa, com a indicação dos dados necessários para sua identificação individual, como o autor, o título, o ano e outros. As referências devem ser listadas em ordem alfabética única de autor(es). Ver a seção 18.1 para a elaboração e apresentação desse elemento.
Apêndice(s): São materiais adicionais elaborados pelo autor, que servem para complementar e esclarecer o texto do projeto. Conforme a NBR 6022, os apêndices “são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos”. É um elemento condicionado à necessidade de cada trabalho. Ver a seção 18.3 para a elaboração e apresentação desse elemento. Anexo(s): São materiais adicionais não elaborados pelo autor, que servem para complementar e esclarecer o texto do projeto. São anexos também os materiais do próprio autor, porém não realizados especificamente para o projeto atual. É um elemento condicionado à necessidade de cada trabalho. Ver a seção 18.3 para a elaboração e apresentação desse elemento. Índice: Relação de palavras, frases ou título, ordenada alfabeticamente, que localiza e remete para as informações contidas em um texto. É um elemento condicionado à necessidade de cada trabalho. Ver a seção 18.4 para a elaboração e apresentação desse elemento. |
sábado, 27 de abril de 2013
Projeto de Pesquisa
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Günter