MATRÍCULAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UNIVERSIDADe Para 2013 estão previstos investimentos de R$ 11 milhões para adequação de espaços físicos e material didático a estudantes com deficiência. Em 10 anos, número de matrículas de alunos com deficiência subiu 933,6% – EBC
A quantidade de matrículas de pessoas com
deficiência na educação superior aumentou 933,6% entre 2000 e 2010. Estudantes
com deficiência passaram de 2.173 no começo do período para 20.287 em 2010,
sendo que 6.884 desses alunos são da rede pública e 13.403 da particular.
O número de instituições de educação superior que
atendem alunos com deficiência mais que duplicou no período, ao passar de 1.180
no fim do século passado para 2.378 em 2010. Destas, 1.948 contam com estrutura
de acessibilidade para os estudantes.
No orçamento de 2013, o governo federal
vai destinar R$ 11 milhões a universidades federais para adequação de espaços
físicos e material didático a estudantes com deficiência, por meio do programa
Incluir .
O programa tem o objetivo de promover
ações para eliminar barreiras físicas, pedagógicas e de comunicação, a fim de
assegurar o acesso e a permanência de pessoas com deficiência nas instituições
públicas de ensino superior. Desde 2012, os recursos são repassados diretamente
às universidades, por meio dos núcleos de acessibilidade. O valor destinado a
cada uma é proporcional ao número de alunos.
Entre 2013 e 2014, o governo vai abrir 27 cursos de
letras com habilitação em língua brasileira de sinais (Libras) nas
universidades federais, uma em cada unidade da Federação. Além disso, o Instituto
Nacional de Educação de Surdos (Ines) vai ofertar mais 12 cursos de educação
bilíngue (português–libras) a partir do próximo ano.
Para dar suporte de recursos humanos aos novos
cursos nas universidades federais, será autorizada a abertura de 229 vagas de
professores e 286 de técnicos administrativos. As ações fazem parte do do Plano
Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite.
Mais tecnologia nas universidades
Alunos surdos terão mais acesso ao ensino a partir
de um equipamento, formado por um pequeno chip emissor, na forma de microfone,
usado pelo professor, e um receptor para o aluno.
O projeto-piloto para uso da nova tecnologia,
iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e
Inclusão (Secad) do Ministério da Educação, tem a participação inicial de 200
estudantes de 80 escolas das cinco regiões do País.
Segundo a diretora de políticas de educação
especial da Secad, Martinha Santos, este primeiro momento será de monitoramento
e avaliação dos impactos pedagógicos para os estudantes.
“Queremos proporcionar um documento de orientações
para expandir o atendimento. Esperamos, a partir de 2013, já atender a educação
infantil”, explica.
Viver sem Limite
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com
Deficiência – Viver sem Limite foi lançado pelo governo federal em novembro do
ano passado com o objetivo de promover a cidadania, a autonomia e o fortalecimento
da participação da pessoa com deficiência na sociedade, eliminando barreiras e
permitindo o acesso aos bens e serviços disponíveis a toda a população.
Na área de educação, o plano prevê a ampliação
do Benefício da Prestação Continuada
(BPC) na Escola, que monitora a frequência de pessoas com deficiência na
escola. Para isso, anualmente, são cruzados os dados do Censo Escolar e o Banco
do BPC, a fim de identificar os índices de inclusão e exclusão escolar dos
beneficiários.
Em 2008, foi identificado que 71% dos beneficiários
do BPC, com deficiência na faixa etária de zero a 18 anos, estão excluídos da
escola, e que somente 29% destes beneficiários estão na escola.
São formados grupos que fazem visitas às famílias
dos beneficiários para identificar o que impede o acesso e a permanência de
alunos com deficiência na escola. Atualmente, o programa funciona em todos os
estados e no Distrito Federal e em 2.623 municípios (47% do total), abrangendo
68% dos beneficiários nessa faixa etária.
Dia 3 de dezembro é o dia internacional de Luta da
Pessoa com Deficiência. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas.
Fonte: deficientefisico
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita, sua colaboração e comentário.
Um abração!
Günter