" Em primeiro lugar, o senso comum toma o conceito de politecnia, de uma
forma mais elementar, vendo a etimologia do termo poli, múltiplas, várias, e tecnia,
técnicas, concluindo que seria o ensino que trabalharia várias técnicas. É a
noção mais corrente, mas se formos vasculhar um pouco mais a noção de
politecnia dentro da teoria da educação, vamos verificar que é um conceito mais
amplo. Na verdade a palavra tecnia está dentro da questão da politecnia no sentido
de construção. Vem do grego tecnia e significa construção.
Poli é realmente isso, várias, múltiplas. Quando utilizamos a
expressão ensino politécnico, estamos adjetivando a palavra ensino. É um ensino
que tem por objetivo permitir um processo amplo, de múltiplas construções; é um
ensino que permite formar o homem em múltiplas dimensões. Esse é o sentido mais
exato da palavra politécnico, é o ensino capaz de fazer com que o homem
desenvolva as suas potencialidades, que ele se construa na sua dimensão
intelectual, ativa, física, ética, artística etc." (grifos meus)
Fonte: Politecnia no Ensino Médio
O
texto foi extraído do livro "Cadernos SENEB 5 - Politecnia no Ensino
Médio" em publicação realizada dentro do Projeto BRA/86/002 sob o patrocínio do Convênio MEC/SENEB/PNUD, no governo do Presidente Fernando
Affonso Collor de Mello.
Textos muito bons, sugiro a leitura na íntegra.
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Günter