Foto: Andrey Santos |
O secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, participou nesta quinta-feira (19) de reunião da Câmara Temática do Pacto Gaúcho pela Educação, que integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Na reunião, que ocorreu no Centro Administrativo, o secretário apresentou dados da Educação no Estado e ações que já estão em desenvolvimento na Secretaria Estadual da Educação (Seduc), possibilitando um melhor conhecimento do cenário educacional para os conselheiros, assim contribuindo para as ações desenvolvidas pela câmara temática.
Azevedo iniciou sua apresentação abordando as necessidades de políticas de formação aos docentes, que criem possibilidades de atualização professores, explicando que aproximadamente 11 mil profissionais ainda não possuem formação superior. “Estamos implantando o Fórum Estadual de Formação de Professores com participação de universidades comunitárias, públicas e privadas, para trabalhar essa questão de certificação e licenciaturas, bem como formar professores nas disciplinas com maior carência na rede estadual, possibilitar especializações, extensões, mestrado e formação permanente dos trabalhadores em educação em serviço”, relatou.
O secretário também citou a busca do Governo do Estado de integralizar o pagamento do piso nacional para os professores durante os quatro anos como vencimento básico e a necessidade de concurso público na rede. “Temos uma grande distorção na rede, com cerca de 20 mil contratos temporários, e que são anuais. Por isso consideramos o concurso público para recompor o quadro de carreira é uma questão prioritária e uma necessidade”, explicou.
Também foram explicadas as necessidades de integrar e construir em conjunto com os entes municipais, União e Estado uma Educação pública de qualidade. Azevedo citou que está sendo feito um trabalho para articular essa comunicação entre estes entes para que sejam feitas melhorias nesse diálogo e nas políticas públicas que os permeiam. O secretário também citou as necessidades estruturais da rede, como a recuperação física da rede, de bibliotecas, laboratórios e a ampliação da informatização administrativa e pedagógica.
Ainda foram apresentadas aos conselheiros a necessidade de uma centralização do trabalho pedagógico, e aprimorar as questões de ensino e aprendizagem, tendo em vista a função primordial da escola é ensinar. Para Azevedo, é necessário que a escola esgote suas opções pedagógicas para a busca da qualidade do Ensino. “Atualmente o aluno virou depósito de conteúdos prontos, e isso torna o ensino desinteressante. É necessário que se desenvolvam conhecimentos e não repetição de conteúdos, possibilitando que se forme cidadão plenos, críticos e produtores de novas idéias, dando um salto de qualidade no ensino”, concluiu.
Fonte: SEC/RS
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