terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

INICIAÇÃO CIENTÍFICA para Jovens pesquisadores

INICIAÇÃO CIENTÍFICA para Jovens pesquisadores


Neste espaço registrarei os procedimentos inerentes à investigação científica de um projeto de pesquisa.

As orientações aqui apresentadas são de autoria do professor Fábio Ribeiro Mendes, apresentadas em seu livro "INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA JOVENS PESQUISADORES", publicado em 2012 em Porto Alegre pela Editora Autonomia, livro com orientações práticas e diretas sobre projetos de pesquisa.


"... a iniciação científica é uma oportunidade para o aluno obter muito mais que prêmios e reconhecimento (esses são apenas meios de incentivo): é a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades que lhe propiciarão mais espaço na sociedade." (p. 13 do livro - grifos meus)

"... sabe-se que o objetivo da iniciação científica é produzir e promover o conhecimento e as habilidades necessárias para divulgá-lo. O aluno que irá participar de um evento de iniciação científica deve estar certo de que há muito mais a ganhar do que a satisfação em atender às expectativas de pais e professores; o mérito do seu trabalho é um meio para garantir seu espaço na sociedade atual r também lhe dar o devido retorno. Não seria exagero dizer que é dever do aluno, ma qualidade de cidadão, aprovetar essa oportunidade de aprendizado (hoje, tão especial) como uma maneira de fazer do mundo em que vive o espaço para que o conhecimento - sua produção, divulgação e utilização - seja a ferramenta efetiva na evolução da sociedade." (páginas 14 e 15)


http://www.autonomiaedu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por sua visita, sua colaboração e comentário.
Um abração!
Günter