Ensino Médio Politécnico
Seminário Integrado
Aula do dia – 28/Fevereiro
Turma 304 – Sala 316, Turma 305 – Sala 315A e Turma 306 – Sala 315B
Inicialmente damos as boas-vindas a todos e todas, fizemos as apresentações iniciais e realizamos a chamada.
Após, iniciamos as discussões e esclarecimentos sobre o Seminário Integrado, procurando ouvir dos(as) educandos(as) sobre sua experiência nos anos anteriores com o trabalho de pesquisa e iniciação científica.
A partir das colocações dos(as) educandos(as) problematizamos algumas questões e discutimos a importância do trabalho no seminário integrado. Uma proposta de trabalho onde a lógica, de certa forma, se inverte - são os(as) educandos(as) quem propõe os temas para pesquisa e, as diferentes áreas do conhecimento e componentes curriculares, a partir de seu conhecimento específico, dão o suporte necessário para o aprofundamento da pesquisa proposta pelos(as) educados(as).
A discussão prosseguiu com dúvidas, questionamentos sobre a proposta. Abaixo destaco algumas das colocações e discussões feitas com as turmas:
A discussão prosseguiu com dúvidas, questionamentos sobre a proposta. Abaixo destaco algumas das colocações e discussões feitas com as turmas:
- discutimos sobre da realização de seis períodos diários (evitando o retorno);
- sobre o trabalho interdisciplinar - todas as áreas e disciplinas dando suporte ao trabalho de pesquisa;
- sobre o protagonismo dos(as) educandos(as);
- turmas questionam a formatação dos trabalhos exigida ao final do ano passado;
- questionam que "perdem tempo" e deixam de ter conteúdos importantes;
- que no ENEM e vestibular o seminário integrado não entra;
- educadores não estão ou foram preparados para trabalhar com o seminário;
- alegam que são "cobaias" do Ensino Médio Politécnico;
- que o Seminário Integrado serve "apenas" para melhorar os índices de aprovação;
- acham "desnecessário" o seminário
Para nosso próximo encontro solicitamos que os(as) educandos(as) relatem sua experiência com a realização do seminário integrado nos anos anteriores, dando especial destaque à escolha do tema e ao processo de pesquisa.
O debate continua!
Links sugeridos para consulta:
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"Na Proposta Pedagógica se destaca a pesquisa científica como forma de sistematizar, socializar e problematizar os conteúdos, articulando as áreas do conhecimento e dando um significado social ao conhecimento, incentivando o protagonismo dos estudantes. A perspectiva é de contribuir na formação de um sujeito que capta os significados do contexto social, internaliza e reconstrói com base em sua vivência e na mediação de outros (MALDANER, 2000)."
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Günter