terça-feira, 7 de maio de 2013

Como elaborar projetos de pesquisa

Fonte: ebook
Fonte: FET Liberato SV da Cunha
O livro "Como elaborar projetos de pesquisa" de Antonio Carlos Gil é outra importante fonte de consulta para auxiliar no trabalho de pesquisa dos Seminários Integrados, dica da professora Dalva Inês de Souza, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, mencionada na formação realizada na UNIVATES no último dia 03/maio.

O propósito do livro é auxiliar estudantes e profissionais na elaboração de projetos de pesquisa.



segunda-feira, 6 de maio de 2013

SI Turma 203 - 06/Mai/2013


Aula 26 e 27 - 06/Mai/2013 - 2º e 3º Período da Tarde às 14h18min
Seminário Integrado turma 203

Fonte: Blog hsm
No encontro de hoje a turma, já organizada em grupos, discutirá as certezas e dúvidas trabalhadas na últimas aulas e passará a definir o Problema, levantar Hipóteses e a inicar a definição de objetivos.
Discutiremos também sobre a construção e utilização dos Portfólios ou Caderno de Campo.
Após a atividade comentamos e avaliamos as atividades.
Avaliar o Blog - SITurma203Grupo1 para construção e formatação do trabalho de pesquisa do grupo.


Como desenvolver seu projeto científico

Fonte: Mostratec
Sexta-feira última, dia 03/maio, tivemos encontro de formação junto ao auditório do Prédio 7 da UNIVATES. A formação foi promovida pela 3ª CRE e contou com a participação de "todos(as)" os(as) educadores(as) das escolas de ensino médio da 3ª CRE que trabalham com o Seminário Integrado.
Dois educadores da Fundação Escola Técnica LIBERATO Salzano Vieira da Cunha de Novo Hamburgo.

Abaixo disponibilizamos alguns sites apresentados e discutidos no encontro que valem a pena ser visitados.

domingo, 5 de maio de 2013

Tablets Educacionais

Professores de escolas estaduais já recebem tablets

Equipamento será usado para facilitar o planejamento e a aplicação de conteúdos
Instituto de Educação Paulo da Gama,  do vice-diretor Ricardo
Agliardi  Ferreira, já recebeu tablet - Mauro Vieira / Agência RBS
.


Dos 22 mil tablets que devem ser entregues aos professores de Ensino Médio das escolas estaduais gaúchas, até o final do primeiro semestre, cerca de 4 mil já chegaram ao destino.
A iniciativa é uma parceria do governo federal com o Piratini.
Cada professor terá um tablet de 10 polegadas, da marca Positivo, para ser utilizado na preparação e na execução das aulas. Em Porto Alegre, a distribuição começou no dia 12, com um curso de formação de oito horas para 30 professores. Mas o uso em sala de aula ainda engatinha, porque a etapa é de preparação dos docentes. A previsão é de que o uso seja massificado a partir do segundo semestre, quando todos devem estar capacitados e familiarizados com os equipamentos.
No Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama, na Capital, o vice-diretor já pilota um dos 19 tablets que os professores da escola receberão nos próximos meses. Ricardo Agliardi Ferreira tem planos para desenvolver projetos em cada disciplina e aproveitar o recurso nas aulas.
— É muito legal, tem uns programas bem interessantes. Chama a atenção o conteúdo desse tablet, que está bem voltado à educação. Tem um programa chamado Edubar, onde há planos de aulas de várias disciplinas que o professor pode utilizar — diz Ferreira.
Além disso, ele afirma ser possível baixar novos aplicativos e conectar o tablet em uma televisão ou projetor, para que os alunos visualizem melhor o conteúdo. Os aparelhos, no entanto, devem ter uma entrada HDMI, algo que não é comum em escolas públicas — nem sempre com equipamentos novos. Ferreira diz que, com os tablets, pensa em comprar um novo projetor.
No Colégio Estadual Júlio de Castilhos, os professores e o diretor, Antonio Esperança, aguardam os tablets para tornar as aulas mais atrativas, além de melhorar processos burocráticos, como a lista de chamada.
— Queremos fazer a lista de chamada no tablet, e não mais em folhas de papel. Os dados dos alunos que faltam, dessa forma, vão para a secretaria mais rapidamente. Temos esses dados só no final do trimestre. Se um aluno já vem faltando, vai ser mais fácil de interferir — afirma o diretor.
Fonte: Zero Hora

sexta-feira, 3 de maio de 2013

SI Turma 107 - 03/Mai/2013


Aula 21 - 03/Mai/2013 - 1° Período da Manhã às 7h30min
Seminário Integrado turma 107

Turma recebeu trabalho a ser realizado referente ao projeto de pesquisa do Seminário Integrado e foi acompanhada pela vice-direção da escola.

SI Turma 109 - 03/Mai/2013


Aula 21 - 03/Mai/2013 - 2º Período da Manhã às 08h18min
Seminário Integrado turma 109

Turma recebeu trabalho a ser realizado referente ao projeto de pesquisa do Seminário Integrado e foi acompanhada pela vice-direção da escola.


SI Turma 203 - 03/Mai/2013


Aula 25 - 03/Mai/2013 - 3º Período da Manhã às 9h06min
Seminário Integrado turma 203

Turma recebeu trabalho a ser realizado referente ao projeto de pesquisa do Seminário Integrado e foi acompanhada pela vice-direção da escola.


segunda-feira, 29 de abril de 2013

SI Turma 203 - 29/Abr/2013


Aula 23 e 24 - 29/Abr/2013 - 2º e 3º Período da Tarde às 14h18min
Seminário Integrado turma 203

Neste encontro contamos apenas com 17 estudantes e, com eles passamos a discutir com maior detalhamento as propostas de tamas de pesquisa por eles(elas) apresentados.
Os temas: CorrupçãoA nova proposta do governo para o Ensino MédioNazismoHomofobia e Higiene, foram discutidos e os grupos de pesquisa começaram a ser esboçados a partir das afinidades por cada tema. Ainda teremos que discutir mais a respeito dos temas.
Os grupos iniciais apontaram "certezas" e "dúvidas" sobre os temas.

Tema: Higiene
Fonte: queconceito
Componentes: Bruna, Nina, Tainá e Victor
Certezas iniciais sobre o tema (certezas provisórias): - é importante  ter uma higiene diária, não só pessoal, mas no ambiente em geral; - não há somente a higiene pessoal; - devemos nos cuidar pata nosso próprio bem e dos outros.
Dúvidas iniciais sobre o tema (dúvidas temporárias): - quais são os outros tipos de higiene?; porque há pessoas com "menos higiene"?; quais os males que isso causa?; - será que locais públicos (hospitais, escolas, bibliotecas...) são higienizadas adequadamente?; - será que todos os estabelecimentos que possuem alvará são controlados pela vigilância sanitária?.

Tema: Homofobia
Fonte: bratja-insideout

Componentes: Fabíola, Douglas Ezequiel, Michele e Tais
Certezas iniciais sobre o tema (certezas provisórias): - preconceito com os homossexuais; - nunca vão ser aceitos pela sociedade totalmente; - lutam pelo respeito, pelo seu espaço na sociedade; - é proibido casais do mesmo sexo adotarem crianças em alguns países.
Dúvidas iniciais sobre o tema (dúvidas temporárias): - porque as pessoas são tão "contra" os homossexuais?; - Porque as pessoas se "assustam" mais ao ver dois homens se beijando e aceitam mais ver as mulheres?; - o homossexual tem preconceito dos heterossexuais?; - Porque a maioria dos pais não aceitam que seu filho é homossexual?; - antigamente as pessoas sabiam mais sobre os homissexuais?; - porque os homossexuais fumam, bebem e gostam tanto de sexo (maioria)?; - em que época as pessoas começam a se descobrir?.

Fonte: brasilescola
Tema: Nazismo
Componentes: Anderson, Guilherme, Ian, Juliano e Pedro
Certezas iniciais sobre o tema (certezas provisórias): - politica autoritária; liderada por um político autoritário; - preconceito.
Dúvidas iniciais sobre o tema (dúvidas temporárias): - quanto tempo durou?; - onde era mais aplicado?; porque era praticado?: - quantas mortes houveram?.

Fonte: anonymousbrasil
Tema: Corrupção
Componentes: Andréia e Odaísa
Certezas iniciais sobre o tema (certezas provisórias): - existe sim e não só na política..
Dúvidas iniciais sobre o tema (dúvidas temporárias): -até quando vai durar?; - vai acabar?; o que cada um pode fazer para não entrar nisso?.

Fonte: agenda2020
Tema: A nova proposta do governo para o Ensino Médio
ComponentesAndréia e Odaísa
Certezas iniciais sobre o tema (certezas provisórias): - a gente sabe que eles querem que seja algo que nos deixe mais preparados para o emprego e faculdade.
Dúvidas iniciais sobre o tema (dúvidas temporárias): - porque surgiu essa ideia?; quem propos e porque?; está funcionando?.

Sobre o tema Tecnologia não houve grupo e, portanto, não apresentaram suas dúvidas e certezas.


domingo, 28 de abril de 2013

sábado, 27 de abril de 2013

Projeto de Pesquisa


DEFINIÇÃO
Um projeto de pesquisa é um documento que apresenta uma proposta da pesquisa a ser realizada. Visa responder a algumas questões que serão norteadoras para a investigação, tais como: qual o assunto central da pesquisa? Por que essa pesquisa é importante? Que material será lido? Quanto tempo levará? Haverá algum custo financeiro? Quais os métodos para coleta e análise dos dados? Outras questões poderão ser pensadas, conforme o objetivo da pesquisa que se pretende realizar.
DICA
A pesquisa engloba três fases: planejamento, execução e divulgação dos resultados. A elaboração do projeto é a primeira fase, isto é, o planejamento.
O projeto tem duas funções. Uma delas é ser um documento para avaliação institucional – seja feita por um professor orientador, comitês ou colegiados acadêmicos, ou por órgãos de fomento à pesquisa. Outra função é servir de apoio ao pesquisador durante a fase da execução. O projeto poderá ser ajustado sempre que necessário, de acordo com a operacionalização da pesquisa.
ESTRUTURA
A estrutura de um projeto de pesquisa é constituída de elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais, cada qual com seus subelementos, como mostra o quadro que segue.
DICA
Não há rigidez na ordem de apresentação dos elementos da parte textual, pois isso depende da área da pesquisa, bem como do estilo redacional do pesquisador. Também, a escolha de quais elementos devem compor o texto do projeto vai resultar dos objetivos da pesquisa, de acordo com as exigências da área de estudo e dos propósitos do pesquisador.
QUADRO 3 – ELEMENTOS DOS PROJETOS DE PESQUISA
Externos
Capa (opcional)
Pré-textuais
Folha de rosto
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional)
Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)
Sumário
Textuais
Tema
Problema
Hipótese(s)
Objetivo(s)
Justificativa(s)
Referencial teórico
Metodologia
Recursos
Cronograma
Pós-textuais
Referências
Glossário (opcional)
Apêndice(s) (opcional)
Anexo(s) (opcional)
Índice (opcional)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

SI Turma 109 - 26/Abr/2013


Aula 20 - 26/Abr/2013 - 1° Período da Manhã às 7h30min
Seminário Integrado turma 109

A turma foi ao laboratório para:
  • conclusão dos blogs;
  • definir o marcador "Portfólio Seminário Integrado";
  • continuar com as postagens referentes ao portfólio individual - com relatório dos encontros, descrição das atividades individuais na construção do trabalho de pesquisa e autoavaliação.
Avaliação e comentários sobre o trabalho.

SI Turma 107 - 26/Abr/2013



Aula 20 - 26/Abr/2013 - 5° Período da Manhã às 11h02min
Seminário Integrado turma 107

A turma foi ao laboratório para a conclusão dos blogs e postagens iniciais referentes ao portfólio individual.
Foi-lhes solicitado a conclusão do blog, a criação de marcador referente ao Portfólio do SI e o início das postagens fazendo: um rápido relatório sobre as atividades até agora realizadas, sugestões, avaliação dos temas sugeridos pelo grupo (Sociedades secretas, Direitos humanos, Preconceito, Engenharia elétrica, Amizade, Música, Cigarro, Sociedade, Cultura, Mitos, Violência, Esportes, Drogas, Violência sexual, Designer, Desigualdade, Engenharia naval, Engenharia civil, Engenharia mecânica, Racismo, Academia, Meio ambiente e Desenvolvimento do Brasil) e uma autoavaliação da participação na caminhada e nas discussões até a última aula.


SI Turma 203 - 26/Abr/2013


Aula 22 - 26/Abr/2013 - 3º Período da Manhã às 9h06min
Seminário Integrado turma 203

A turma foi ao laboratório para a conclusão dos blogs e postagens iniciais referentes ao portfólio individual.
Foi-lhes solicitado a conclusão do blog, a criação de marcador referente ao Portfólio do SI e o início das postagens fazendo: um rápido relatório sobre as atividades até agora realizadas, sugestões, avaliação dos temas sugeridos pelo grupo (NazismoTecnologiaReligiãoMúsicaHigiene2ª Guerra MundialSociedade HippieHomofobiaCorrupção3ª Guerra MundialTráfico de Pessoas e A nova proposta do governo para o Ensino Médio Politécnico) e uma autoavaliação da participação na caminhada e nas discussões até a última aula.


quarta-feira, 24 de abril de 2013

SI Turma 107 - 24/Abr/2013


Aula 18 e 19 - 24/Abr/2013 - 3º e 4° Períodos da Tarde às 15h06min
Seminário Integrado turma 107

A turma foi ao laboratório para a conclusão dos blogs e postagens iniciais referentes ao portfólio individual.
Foi-lhes solicitado a conclusão do blog, a criação de marcador referente ao Portfólio do SI e o início das postagens fazendo: um rápido relatório sobre as atividades até agora realizadas, sugestões, avaliação dos temas sugeridos pelo grupo (Sociedades secretas, Direitos humanos, Preconceito, Engenharia elétrica, Amizade, Música, Cigarro, Sociedade, Cultura, Mitos, Violência, Esportes, Drogas, Violência sexual, Designer, Desigualdade, Engenharia naval, Engenharia civil, Engenharia mecânica, Racismo, Academia, Meio ambiente e Desenvolvimento do Brasil) e uma autoavaliação da participação na caminhada e nas discussões até a última aula.



SI Turma 109 - 24/Abr/2013


Aula 18 e 19 - 24/Abr/2013 - 1° e 2º Período da Tarde às 13h30min
Seminário Integrado turma 109

A turma foi ao laboratório para a conclusão dos blogs e postagens iniciais referentes ao portfólio individual.
Foi-lhes solicitado a conclusão do blog, a criação de marcador referente ao Portfólio do SI e o início das postagens fazendo: um rápido relatório sobre as atividades até agora realizadas, sugestões, avaliação dos temas sugeridos pelo grupo (Estilo, Saúde, Música, Drogas, Esporte, Futuro, Espiritismo, Educação, Adolescência, Democracia, Comunicação, Policia, Futebol, Moda, Mundo da tecnologia, Criatividade, Mercado de trabalho e Esperançae uma autoavaliação da participação na caminhada e nas discussões até a última aula.


segunda-feira, 22 de abril de 2013

SI Turma 203 - 22/Abr/2013


Aula 20 e 21  - 22/Abr/2013 - 2º e 3º Períodos da Tarde às 14h08min
Seminário Integrado turma 203

Turma recebeu trabalho a ser realizado referente ao projeto de pesquisa do Seminário Integrado e foi acompanhada pela vice-direção da escola.


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Levantamento Inicial de Temas - Turma 203

A escolha de um tema de pesquisa que desafie a inteligência e aguce curiosidade é de
Fonte: Faculdade de Educação
fundamental importância para que haja participação efetiva, construção, desconstrução e reconstrução do conhecimento. Muito está sendo discutido, textos lidos e apresentados, temas e diferentes assuntos foram apresentados desde o início das aulas.

Assim, nas aulas de seminário integrado de hoje o grupo começou a relacionar alguns assuntos para a pesquisa. 

Foram sugeridos e discutidos os seguintes temas:

Turma 203 - NazismoTecnologiaReligiãoMúsicaHigiene2ª Guerra Mundial, Sociedade HippieHomofobiaCorrupção3ª Guerra MundialTráfico de Pessoas e A nova proposta do governo para o Ensino Médio Politécnico.

O grupo apresentou os temas e iniciou algumas reflexões sobre as sugestões.

Levantamento Inicial de Temas - Turma 109


A escolha de um tema de pesquisa que desafie a inteligência e aguce curiosidade é de
Fonte: Blog AGRAVO

fundamental importância para que haja participação efetiva, construção, desconstrução e reconstrução do conhecimento. Muito está sendo discutido, textos lidos e apresentados, temas e diferentes assuntos foram apresentados desde o início das aulas.
Assim, nas aulas de seminário integrado de hoje o grupo começou a relacionar alguns assuntos para a pesquisa. 

Foram sugeridos e discutidos os seguintes temas:

Turma 109 - Estilo, Saúde, Música, Drogas, Esporte, Futuro, Espiritismo, Educação, Adolescência, Democracia, Comunicação, Policia, Futebol, Moda, Mundo da tecnologia, Criatividade, Mercado de trabalho e Esperança.

O grupo apresentou os temas, iniciamos a reflexão e problematização de todas as sugestões apresentadas.

SI Turma 107 - /Abr/2013


Aula 17  - 19/Abr/2013 - 1° Período da Manhã às 7h30min
Seminário Integrado turma 107

Continuando a discussão do último encontro, onde sistematizamos parte dos itens da ficha sócio-antropológica, cada um, individualmente, apresentou um tema para a pesquisa, levando em conta seu interesse, algo que lhe despertou curiosidade ou dúvida, tomando como referência para a apresentação a discussão sobre a síntese da ficha sócio-antropológica feita na aula anterior, a curiosidade e/ou interesse individual.
Após listados os temas no quadro verde passamos a discutir os títulos e temas apresentados.
Foram relacionados os seguintes assuntos: Sociedades secretas, Direitos humanos, Preconceito, Engenharia elétrica, Amizade, Música, Cigarro, Sociedade, Cultura, Mitos, Violência, Esportes, Drogas, Violência sexual, Designer, Desigualdade, Engenharia naval, Engenharia civil, Engenharia mecânica, Racismo, Academia, Meio ambiente e Desenvolvimento do Brasil.
A maioria dos temas foi comentado e a discussão continuará no próximo encontro.
Solicitamos aos(às) estudantes que ainda não entregaram a ficha da pesquisa sócio-antropológica para que o façam até o próximo encontro.



Aula 17  - 19/Abr/2013 - 2° Período da Manhã às 8h18min
Seminário Integrado turma 109

Continuando a discussão do último encontro, onde sistematizamos parte dos itens da ficha sócio-antropológica, cada um, individualmente, apresentou um tema para a pesquisa, levando em conta seu interesse, algo que lhe despertou curiosidade ou dúvida, tomando como referência para a apresentação a discussão sobre a síntese da ficha sócio-antropológica feita na aula anterior, a curiosidade e/ou interesse individual.
Após listados os temas no quadro verde passamos a discutir os títulos e temas apresentados.
Foram relacionados os seguintes assuntosEstilo, Saúde, Música, Drogas, Esporte, Futuro, Espiritismo, Educação, Adolescência, Democracia, Comunicação, Policia, Futebol, Moda, Mundo da tecnologia, Criatividade, Mercado de trabalho e Esperança.
A maioria dos temas foi comentado e a discussão continuará no próximo encontro.
Solicitamos aos(às) estudantes que ainda não entregaram a ficha da pesquisa sócio-antropológica para que o façam até o próximo encontro.


SI Turma 203 - 19/Abr/2013


Aula 19 19/Abr/2013 - 3º Período da Manhã às 9h06min
Seminário Integrado turma 203

Continuando a discussão do último encontro, onde sistematizamos parte dos itens da ficha sócio-antropológica, cada um, individualmente, apresentou um tema para a pesquisa, levando em conta seu interesse, algo que lhe despertou curiosidade ou dúvida, tomando como referência para a apresentação a discussão sobre a síntese da ficha sócio-antropológica feita na aula anterior, a curiosidade e/ou interesse individual.
Após listados os temas no quadro verde passamos a discutir os títulos e temas apresentados.
Foram relacionados os seguintes assuntosNazismoTecnologiaReligiãoMúsicaHigiene2ª Guerra MundialSociedade HippieHomofobiaCorrupção3ª Guerra MundialTráfico de Pessoas e A nova proposta do governo para o Ensino Médio Politécnico.
A maioria dos temas foi comentado e a discussão continuará no próximo encontro.
Solicitamos aos(às) estudantes que ainda não entregaram a ficha da pesquisa sócio-antropológica para que o façam até o próximo encontro.


Levantamento Inicial de Temas - Turma 107

A escolha de um tema de pesquisa que desafie a inteligência e aguce curiosidade é de
Fonte: PET - Pedagogia UFCG

fundamental importância para que haja participação efetiva, construção, desconstrução e reconstrução do conhecimento. Muito está sendo discutido, textos lidos e apresentados, temas e diferentes assuntos foram apresentados desde o início das aulas.
Assim, nas aulas de seminário integrado de hoje o grupo começou a relacionar alguns assuntos para a pesquisa. 

Foram sugeridos e discutidos os seguintes temas:

Turma 107 - Sociedades secretas, Direitos humanos, Preconceito, Engenharia elétrica, Amizade, Música, Cigarro, Sociedade, Cultura, Mitos, Violência, Esportes, Drogas, Violência sexual, Designer, Desigualdade, Engenharia naval, Engenharia civil, Engenharia mecânica, Racismo, Academia, Meio ambiente e Desenvolvimento do Brasil

O grupo apresentou os temas, iniciamos a reflexão e problematização de todas as sugestões apresentadas.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

SI Turma 107 - 17/Abr/2013


Aula 15 e 16  - 17/Abr/2013 - 3º e 4° Períodos da Tarde às 15h06min
Seminário Integrado turma 107

Turma recebeu trabalho a ser realizado referente ao projeto de pesquisa do Seminário Integrado e foi acompanhada pela vice-direção da escola.


Aula 15 e 16  - 17/Abr/2013 - 1º e 2° Períodos da Tarde às 13h30min
Seminário Integrado turma 109

Turma recebeu trabalho a ser realizado referente ao projeto de pesquisa do Seminário Integrado e foi acompanhada pela vice-direção da escola.