segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O ENSINO POLITÉCNICO NO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES

Abaixo transcrevo algumas considerações feitas por Cristiane de Almeida, Mestranda do Programa de Pós – Graduação em Educação nas Ciências/UNIJUÌ. Bolsista CAPES. cristianehdealmeida@gmail.com  e que constam no trabalho resultante de pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Pós - Graduação – Mestrado em Educação nas Ciências Mestranda do Programa de Pós – Graduação em Educação nas Ciências/UNIJUÌ. Bolsista.
Os destaques sublinhados, itálicos e negritados são meus.

Fonte:  Revistas Unijuí
"Essa mudança no currículo, têm como objetivo obter melhorias na qualidade de ensino, visto que o mesmo não tem produzido avanços significativos na educação, de modo a levar em conta a necessidade de preparar os jovens para enfrentar as exigências da sociedade atual, em que a velocidade dos avanços científicos e tecnológicos é muito rápida.
O currículo proposto pelo estado do RS foi dividido em dois blocos, um de formação geral e outro de formação diversificada, os quais devem se desenvolver por meio de projetos, pela transversalidade de eixos, que oportunizam a apropriação da vida e as possibilidades no mundo do trabalho. Os projetos de pesquisa dos estudantes são construídos na disciplina denominada de Seminário Integrado, que se encontra na parte diversificada. Estes projetos são coordenados por um professor orientador, mas orienta para ser de responsabilidade do coletivo dos professores que atuam na formação geral, com a coordenação e o acompanhamento rotativo, oportunizando a apropriação e a construção coletiva da organização curricular (SEC/RS, 2012).

"Segundo a Proposta (2011-2014) o Ensino Politécnico tem em sua concepção a base na dimensão politécnica, constituindo-se no aprofundamento da articulação das áreas de conhecimentos e suas tecnologias, com os eixos Cultura, Ciência, Tecnologia e Trabalho, na perspectiva de que a apropriação e a construção de conhecimento embasam e promovem a inserção social da cidadania. Para Saviani (2007), politecnia significa o domínio dos fundamentos científicos das diferentes técnicas utilizadas na produção moderna. A concepção de ensino politécnico, que tem relação em preparar o sujeito para o mundo do trabalho, é diferente da que propõe um ensino médio profissionalizante, que está mais relacionada em preparar o sujeito para o mercado de trabalho. A profissionalização é entendida como um adestramento em uma determinada habilidade, sem o conhecimento dos fundamentos dessa habilidade e da articulação com o conjunto do processo produtivo, enquanto que a perspectiva politécnica, concentra-se nas modalidades fundamentais que dão base à multiplicidade de processos e técnicas de produção existentes. Supõe-se que, dominando esses fundamentos, esses princípios, o trabalhador está em condições de desenvolver as diferentes modalidades de trabalho, com a compreensão do seu caráter, da sua essência, independentemente do tipo de ocupação que cada sujeito venha a exercer na sociedade.
O Ensino Politécnico, embora não profissionalize, deve estar enraizado no mundo do trabalho e das relações sociais, tendo em vista a compreensão e a transformação da realidade. Do ponto de vista da organização curricular, a Politecnia supõe novas formas de seleção e organização dos conteúdos, contemplando o diálogo entre as áreas de conhecimento, ou seja, o trabalho interdisciplinar. O caráter interdisciplinar não exclui o caráter disciplinar do conhecimento científico, mas completa-o, estimula a percepção dos fenômenos, possibilitando a construção e uma percepção dinâmica da nossa vivência, da convivência com o mundo da informação, das tecnologias, da vida social, ou seja, um aprendizado com aspectos práticos e críticos. A interdisciplinaridade permite reconhecer não só o diálogo entre as disciplinas, mas também a conscientização sobre o sentido da presença do homem no mundo (FAZENDA, 2008).
Na Proposta Pedagógica se destaca a pesquisa científica como forma de sistematizar, socializar e problematizar os conteúdos, articulando as áreas do conhecimento e dando um significado social ao conhecimento, incentivando o protagonismo dos estudantes. A perspectiva é de contribuir na formação de um sujeito que capta os significados do contexto social, internaliza e reconstrói com base em sua vivência e na mediação de outros (MALDANER, 2000)."
Fonte: NTE Caxias do Sul - Ensino Médio

A proposta de currículo "é rica conceitualmente para diversos campos da ciência, parte da vivência cotidiana dos estudantes e é uma produção coletiva, rompe com a prática meramente disciplinar e mostra possibilidades de ligar os saberes e lhes dar sentido, orientada pelo pressuposto do educar pela pesquisa (MALDANER, 2000). O educar pela pesquisa visa um processo que, integrado ao cotidiano da escola, garante a apropriação adequada da realidade, assim como projeta possibilidades de intervenção, alia o caráter social ao protagonismo dos sujeitos, possibilitando a construção de novos conhecimentos e a formação de sujeitos pesquisadores, críticos e reflexivos (SEC/RS, 2012)."

"Conclusões
Esta pesquisa está em andamento, portanto, não tem conclusões definitivas, mas permite constatar que o Ensino Médio Politécnico, supõe um novo paradigma, que exige a formação de um professor com um novo perfil, que supere a fragmentação do ensino tradicional, desconectado da realidade dos estudantes, um professor aberto às novas propostas pedagógicas, pesquisador, inovador, que busca sempre novos saberes, novos desafios.
Pelas características inovadoras da SE, pode ser uma estratégia importante que vem ao encontro do proposto para o Ensino Politécnico."

Fonte: Revistas Unijuí   

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Desafios para 2014


O ano de 2014 está se apresentando para mim com novos desafios em minha caminhada junto ao magistério e agora, em especial, com a educação pública. Novos desafios, novas escolas, novos projetos.
Passo a criar páginas específicas com informações para o trabalho de Projetos de Pesquisa e Iniciação científica e para as escolas em que vou atuar este ano.
A página de projetos terá excertos do livro INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA JOVENS INICIANTES, do professor Fábio Ribeiro Mendes.
Quaisquer dúvidas sugestões e críticas podem ser feitas pelos espaços de interação do blog, em comentários ou mesmo por e-mail.
Bom trabalho a todas e todos nós!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014



Fonte: Imagem/reflexão retirada do facebook, página - Educação como prática da liberdade.

"Sob encomenda da rede britânica BBC, o instituto inglês de pesquisa Populus divulgou um levantamento no qual a TV Cultura aparece como a segunda emissora de maior qualidade no mundo, atrás apenas da BBC One." (destaque negritado meu)
Fonte: Folha Uol

sábado, 18 de janeiro de 2014

Como estudar melhor

O mesmo site - como fazer - publicou outra reportagem sobre a criação de ambiente ideal para o estudo com o título "Como estudar melhor".

"Algumas pessoas têm um certo bloqueio quando o assunto é estudar. Por certas dificuldades, como falta de concentração, preguiça, falta de interesse, o horário, o ambiente, entre outros fatores que fazem com que essa tarefa acabe se tornando difícil. Nesse artigo, estão algumas dicas para você melhorar seus hábitos na hora de estudar e não fazer dessa atividade um martírio. Estudando melhor seus resultados serão sempre positivos."

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Como estudar

O site - como fazer - publica uma reportagem com o título "Como estudar".

"Uma das responsabilidades que nos acompanha por mais tempo em nossas vidas é estudar. Porém, mesmo com tantos anos de dedicação a essa atividade, muita gente acaba sentindo grande dificuldade nela. Se você já se sentiu totalmente desorientado sobre qual a melhor maneira de estudar, veja estas dicas que vão te ajudar a otimizar sua atividade de concentração."

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Planejando aulas para a Geração Y

Viajando na internet me deparei com uma apresentação interessante da Editora Moderna, com a apresentação de Leiva de Figueiredo Viana Leal com o título - "Planejando aulas para a Geração Y".
Interessante, assista!

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Gifs animados

oficina-do-gif.blogspot.com.br/O site "Oficina do Gif - gifs e imagens animadas" é uma importante fonte de imagens e gifs para serem usados em postagens e trabalhos. O site apresenta um menu composto por inúmeros títulos e gifs de boa qualidade.
Acesse e curta a dica clicando no link ou no logo do site!

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Novo Ano, reinício da caminhada

EDUCAÇÃO - TIC - POLÍTICA - FORMAÇÃO - ESCOLAS
Já ontem, dia 1º de janeiro (re)inicio as postagens de meu blog em 2014.
Me proponho a publicar matérias referentes a assuntos diversos envolvendo especialmente EDUCAÇÃO, TIC - Tecnologias da Informação e da Comunicação, POLÍTICA, FORMAÇÃO e ESCOLAS.
Assuntos do cotidiano das escolas em que atuo, turmas, projetos pensados e realizados; reflexões sobre educação, políticas públicas e práticas pedagógicas; introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação no cotidiano das escolas, novas propostas e ferramentas; formação docente e, sobre assuntos políticos e referentes à política.

Feliz Ano Novo a todas e todos nós!

sábado, 28 de dezembro de 2013

Projeto PSE - Saúde e Prevenção nas Escolas - Atitude para curtir a vida.

O Projeto SPE - Saúde e Prevenção nas Escolas - Atitude para curtir a vida, é uma iniciativa dos Governos Federal e Estadual sobre a saúde dos adolescentes.
O logo ao lado foi postado em todos os blogs do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco com o intuito de incentivar os adolescentes a acessarem os programas e terem as informações necessárias para os cuidados pertinentes à melhoria de sua saúde.

Abaixo listo alguns sites de campanhas e do projeto:


Links com Histórias em quadrinhos que abordam temáticas que interessam aos(às) adolescentes.

Cigarro não combina com a saúde do planeta
Links Importantes:

Links, atividades e projetos muito bons, recomendo leitura e interação.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Xadres na escola

Fonte: Xadrez Martinense
Lendo e pesquisando sobre o assunto acabei achando o site - Xadrez Martinense e, na parte que trata dos benefícios do Xadrez I, encontrei uma citação que transcrevo abaixo:

"Ver com clareza não significa apenas ter bons olhos, mas ter olhos que queiram ver...
Parece que um dos grandes problemas dos nossos tempos é a visão quase sempre parcial que temos das coisas à nossa volta. Isso normalmente ocorre porque valorizamos a especialização. Desde cedo somos condicionados a buscar na especialização uma resposta para todos os nossos problemas. Isso limita nossa visão do mundo, uma vez que passamos a ver tudo como fragmentos."

O site é muito interessante e deve ser acessado pelas escolas e grupos que se interessam pelo xadrez e mesmo pela montagem de projetos envolvendo o xadrez.
Boa leitura a todos e todas!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Literatura online

Fonte: Biblioteca virtual
Muitos são os sites, blogs e outros endereços na internet que fornecem obras da literatura brasileira e mundial online.
Abaixo apresentamos alguns destes endereços:

Aproveitem as dicas e sugiram  e socializem outros endereços com obras online para consulta, leitura e mesmo download!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

20 livros clássicos que você pode baixar na internet

Em matéria publicada na revista SUPERInteressante, de 30 de novembro de 2011,  relaciona 20 livros de literatura brasileira e portuguesa e da literatura mundial, disponíveis na internet. Menciona também o site brasileiro Domínio Público existem mais de 178 mil textos como o clássico do Cavaleiro da Triste Figura esperando o seu clique para integrarem esta rica prateleira que é o seu HD.


Literatura brasileira e portuguesa:
Fonte: culturamix
1. Aluísio de Azevedo – O Cortiço
2. Álvares de Azevedo – Lira dos Vinte Anos
3. Bernardo Guimarães – A escrava Isaura
4. Eça de Queirós – Os Maias
5. Euclides da Cunha – Os Sertões
6. Fernando Pessoa – Livro de Desassossego
7. José de Alencar – Iracema
8. Machado de Assis – Dom Casmurro
9. Olavo Bilac – Via Láctea
10. Raul Pompéia – O Ateneu

11. Tomás Antônio Gonzaga – Marília de Dirceu

Literatura mundial:
12. Charles Dickens – Grandes Esperanças (em inglês)
13. Dante Alighieri – A Divina Comédia (em português)
14. Fiódor Dostoiévski – Crime e Castigo (em inglês)
15. Franz Kafka – A metamorfose (em português)
16. James Joyce – Ulisses (em inglês)
17. Leo Tolstoi – Guerra e Paz (em inglês)
18. Miguel de Cervantes – Dom Quixote (em português)
19. Victor Hugo – Os miseráveis (em inglês)
20. William Shakespeare – Hamlet (em inglês


Vale a pena conferir!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Politecnia no Ensino Médio


" Em primeiro lugar, o senso comum toma o conceito de politecnia, de uma forma mais elementar, vendo a etimologia do termo poli, múltiplas, várias, e tecnia, técnicas, concluindo que seria o ensino que trabalharia várias técnicas. É a noção mais corrente, mas se formos vasculhar um pouco mais a noção de politecnia dentro da teoria da educação, vamos verificar que é um conceito mais amplo. Na verdade a palavra tecnia está dentro da questão da politecnia no sentido de construção. Vem do grego tecnia e significa construção.

Poli é realmente isso, várias, múltiplas. Quando utilizamos a expressão ensino politécnico, estamos adjetivando a palavra ensino. É um ensino que tem por objetivo permitir um processo amplo, de múltiplas construções; é um ensino que permite formar o homem em múltiplas dimensões. Esse é o sentido mais exato da palavra politécnico, é o ensino capaz de fazer com que o homem desenvolva as suas potencialidades, que ele se construa na sua dimensão intelectual, ativa, física, ética, artística etc." (grifos meus)


O texto foi extraído do livro "Cadernos SENEB 5 - Politecnia no Ensino Médio" em publicação realizada dentro do Projeto BRA/86/002 sob o patrocínio do Convênio MEC/SENEB/PNUD, no governo do Presidente Fernando Affonso Collor de Mello.

Textos muito bons, sugiro a leitura na íntegra.