sábado, 21 de junho de 2014
quarta-feira, 4 de junho de 2014
Momentos do pacto
Nossa agradável manhã de sábado (31/maio) foi recheada de boas trocas e de muitas guloseimas. Abaixo apresentamos algumas fotos do encontro na casa da professora Delsi.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
5º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio

Como havíamos combinado, no sábado pela manhã fomos todos(as) à casa da professora Delsi e lá realizamos nossas atividades de formação.
O encontro teve a duração de quatro horas presenciais e iniciou às 7h30min estendendo-se até às 12h.
Inicialmente retomamos os relatos dos trabalhos feitos com as turmas do Ensino Médio dos turnos da manhã e noite, onde os(as) estudantes tiveram de representar, de alguma forma, a questão: "Como vemos os Jovens hoje".
Os relatos foram muito bons, no sentido do envolvimento das turmas e nas produções feitas através de desenhos, textos, poesia, teatro e rap. "Comparamos" nossas representações dos jovens hoje com as representações feitas pelas turmas.
A partir da reflexão propomos a criação/definição de um "conceito de jovem".
Continuamos as discussões com alguns destaques do Caderno 2 – “O Jovem como sujeito do Ensino Médio": - Que estratégias metodológicas estamos usando para que os estudantes falem de si no presente e de seus projetos de vida futura?; - O que nossos jovens pensam da escola e do Ensino Médio?; - A questão do Território; A tecnologia entre outras.
Assistimos e debatemos o vídeo: “Bebe nascido na era da internet”
Propomos a continuação do trabalho com as turmas e produção de vídeo(s) com os(as) educa ndos(as), onde eles abordariam assuntos como:
- o que é ser jovem hoje?
- o que o jovem espera da escola?
- você colabora para que o bom andamento das aulas?
Assistimos ao vídeo: “A escola gerando traumas”, documentário de Josias Pereira e, muitas questões foram debatidas pelas colegas: a questão cultural e do território onde a escola está inserida; a origem da escola; mercado de trabalho; tratamento policialesco; questão do conhecimento e do currículo entre outros. O grupo relacionou a situação do vídeo com situações que já vivenciaram na escola.
A discussão nos remeteu a outros questionamentos, como:
- A agilização na melhoria da Sala Digital na escola;
- A definição de um novo formato para os Conselhos de Classe - com a participação dos(as) estudantes da turma, coletivo de professores, pedagógico, direção, funcionários e pais;
- A realização efetiva de pesquisa sócio-antropológica com nossa comunidade escolar;
- A realização de projetos de Rádio Escolar, Artes Marciais, entre outros projetos, aproveitando o material já existente na escola;
- Contato com os(as) empregadores(as) de nossos(as) estudantes, com a finalidade de qualificar o comprometimento destes com a escola;
- Sugerimos nomes de palestrantes para formação com nos ;sos(as) educandos(as) e educadores(as);
- Discussão interna visando a qualificação da relação entre todos(as) na escola.
Por fim, solicitamos às colegas que fizessem uma avaliação das atividades do pacto até esse momento.
O grupo de educadores(as) participantes do encontro deixa um abraço especial à colega Delsi e família, pela socialização do espaço para nossas discussões, pelo bom chimarrão, pinhão feito no fogão a lenha, bolachas, bolos e pela torta de bolacha com que nos recebeu e "adoçou" nosso encontro.
Para o próximo encontro – dia 11/junho, solicitamos a leitura, destaques sobre o Caderno III – “O Currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral” (3h à distância).
domingo, 1 de junho de 2014
A Juventude Okupa a cidade?
“A JUVENTUDE OKUPA A CIDADE?” — Realizado pelo Observatório da Juventude UFMG, o evento buscou refletir sobre as articulações de movimentos juvenis que, hoje, compõe um cenário de apropriação de Belo Horizonte. O evento contou com a participação da juventude, dos movimentos organizados e do Prof. Paulo Carrano, coordenador do Observatório Jovem da UFF, Niterói/RJ.
Debate ocorrido em 08.04.2011
sábado, 31 de maio de 2014
Para quem gosta de escrever ...
“Tenho medo de escrever. É tão perigoso. Quem
tentou, sabe. Perigo de mexer no que está oculto - e
o mundo não está à tona, está oculto em suas raízes
submersas em profundidades do mar. Para escrever
tenho que me colocar no vazio. Neste vazio é que
existo intuitivamente. Mas é um vazio
extremamente perigoso: dele arranco sangue. Sou
um escritor que tem medo da cilada das palavras:
as palavras que digo escondem outras - quais?
Talvez as diga. Escrever é uma pedra lançada no
fundo do poço.”
Clarice Lispector
|
sexta-feira, 30 de maio de 2014
4º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio
Na
4ª feira, dia 28 de maio, realizamos nosso quarto encontro com os(as)
educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro
Santo Antônio, de Lajeado/RS para o trabalho de fortalecimento do Ensino
Médio, proposto pelo Pacto Nacional.
O encontro, como os demais de quartas-feira, foi presencial e teve a duração de 2h, das 17h30min às 19h30min.
Nossa pauta de trabalho ficou assim definida:
- Saudação inicial
O encontro, como os demais de quartas-feira, foi presencial e teve a duração de 2h, das 17h30min às 19h30min.
Nossa pauta de trabalho ficou assim definida:
- Saudação inicial
- Retomada
do último encontro
- Relação inscritos(as) da EEEM Santo Antônio nos encontros de formação por área de conhecimento:
- Relato da representação em cartazes feita pelos dois grupos de educadores(as);
- Apresentação e debate
- E-mail com síntese da proposta para trabalho com as turmas enviado aos(às) colegas;
- Relato
das atividades com as turmas
- Destaques
do Caderno 2 – “O Jovem como sujeito do Ensino Médio"
- Que
estratégias metodológicas estamos usando para que os estudantes falem de si no
presente e de seus projetos de vida futura?
- Se
nós soubéssemos o que nossos jovens pensam da escola e do Ensino Médio?
- Território
- Olá
jovem estudante!
- Sugestões
de atividades, sites, vídeos etc.
- Documentário:
“Pro dia nascer feliz”
-
Filme: A busca por um ideal
-
Vídeo: “Muito além do peso”
-
Vídeo: “Olhos azuis”
-
Vídeo: “Vida Maria”
-
Vídeo: “Vista a minha pele”
- Mural do pacto na Sala da Coordenação Pedagógica;
- Organização da pauta para o 5º encontro a ser realizado doa 31/maio, sábado pela manhã na casa da colega Delsi.
terça-feira, 20 de maio de 2014
Pré-projetos - Turmas 304, 305 e 306

Abaixo relaciono os temas gerais dos projetos das turmas e diferentes grupos:
Turma 304
- Beber e dirigir
- Depressão em idosos
- Descarte correto de remédios
- ENEM e formas de acesso à Universidade
- Maus tratos a animais em rodeios
- Mendigos em Lajeado
- Pena de morte - mitos
- Assédio verbal
- Automação do estacionamento rotativo
- Caso Roesevelt
- Copa do Mundo da África 2010
- Ecoterapia
- Games - influência dos jogos
- Pink Floyd
- HPV
Turma 306
- Câncer de colo de útero
- Cultura Rastafari
- ENEM - Acesso à graduação
- HPV
- Inseminação artificial
- Marqueting pessoal
- Tecnologia - Celular na sala de aula
Hoje trabalhamos individualmente com os grupos detalhes referentes à metodologia de pesquisa organizadas pelos grupos. Questionários, entrevistas, visita a instituições, revisões bibliográficas, internet etc.
segunda-feira, 12 de maio de 2014
ENEM 2014 - Inscrições iniciam hoje
Hoje, dia 12 de maio, inscrições para o ENEM 2014.
O ENEM será realizado dias 8 e 9 de novembro e as inscrições podem/devem ser feitas no site do inep de hoje até o dia 23 de maio.
O site criou um espaço para esclarecer todas as dúvidas sobre as provas e relaciona 8 passos com instruções para realizar a inscrição e as provas com tranquilidade
Clique aqui e acesse a página do inep e faça sua inscrição!
Boa inscrição e boa prova a todos e a todas!
O ENEM será realizado dias 8 e 9 de novembro e as inscrições podem/devem ser feitas no site do inep de hoje até o dia 23 de maio.
O site criou um espaço para esclarecer todas as dúvidas sobre as provas e relaciona 8 passos com instruções para realizar a inscrição e as provas com tranquilidade
Clique aqui e acesse a página do inep e faça sua inscrição!
Boa inscrição e boa prova a todos e a todas!
domingo, 11 de maio de 2014
Cotas Raciais nas universidades
Reportagem da revista é muito interessante e esclarecedora sobre a questão das cotas raciais nas universidades brasileiras. "Por que as cotas raciais deram certo no Brasil - Política de inclusão de negros nas universidades melhorou a qualidade do ensino e reduziu os índices de evasão. Acima de tudo, está transformando a vida de milhares de brasileiros" - reportagem de Amauri Segalla, Mariana Brugger e Rodrigo Cardoso.
Leitura interessante.
sábado, 10 de maio de 2014
3º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio
Na
4ª feira, dia 07 de maio, realizamos o terceiro encontro com os(as)
educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro
Santo Antônio, de Lajeado/RS para o trabalho de fortalecimento do Ensino
Médio, proposto pelo Pacto Nacional.
O encontro foi presencial e teve a duração de 2h, das 17h30min às 19h30min.
Iniciamos as discussôes apresentando o quadro de encontros de formações por área de conhecimento propostos pela 3ª CRE:
O encontro foi presencial e teve a duração de 2h, das 17h30min às 19h30min.
Iniciamos as discussôes apresentando o quadro de encontros de formações por área de conhecimento propostos pela 3ª CRE:
- 27/mai - 3ª Feira - Ciências Humanas e suas tecnologias
- 13/jun - 6ª Feira - Ciências da Natureza e suas tecnologias
- 16/jun - 2ª Feira - Matemática e suas tecnologias
- 26/jun - 5ª Feira - Linguagens, códigos e suas tecnologias
Encerramos nossa agenda de encontros com a definição das datas e cargas horárias necessárias para completar as 50h de formação presenciais do pacto.
Iniciando as discussões referentes ao Caderno Pedagógico 2 - "O Jovem como sujeito do Ensino Médio", assistimos ao vídeo com a música "Não é Sério", do Charlie Brawn Jr. e realizamos um debate sobre o jovem que temos na escola hoje. Solicitamos que o grupo se subdividisse para que pudessem discutir mais e, através de um desenho em papel pardo, expressasem o pensamento, a visão que tem do "jovem hoje". Quando iríamos apresentar os trabalhos e socializar o debate com o grande grupo acabou a luz e tivemos de interromper a reunião. Ao final combinamos a realização de atividade similar com as turmas do Ensino Médio da Escola.
sexta-feira, 9 de maio de 2014
2º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio
Na 4ª feira, dia 30 de abril, realizamos o segundo encontro com os(as) educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro Santo Antônio, de Lajeado/RS para o trabalho de fortalecimento do Ensino Médio, proposto pelo Pacto Nacional.
O encontro foi presencial e teve a duração de 3h, das 17h30min às 20h30min.
Discutimos o Caderno de Formação nº 1 - Ensino Médio e Formação Humana Integral a partir de duas apresentações - uma com um resumo do caderno e outra com situações para análise e debate sobre o conteúdo do caderno.
Agendamos nosso próximo encontro para o dia 07 de maio, das 17h30min às 19h30min para discussão do Caderno de Formação nº 2 - O Jovem como sujeito do Ensino Médio. Combinamos 3 horas à distância para leitura, estudo e destaques do caderno.
O encontro foi presencial e teve a duração de 3h, das 17h30min às 20h30min.
Discutimos o Caderno de Formação nº 1 - Ensino Médio e Formação Humana Integral a partir de duas apresentações - uma com um resumo do caderno e outra com situações para análise e debate sobre o conteúdo do caderno.
Agendamos nosso próximo encontro para o dia 07 de maio, das 17h30min às 19h30min para discussão do Caderno de Formação nº 2 - O Jovem como sujeito do Ensino Médio. Combinamos 3 horas à distância para leitura, estudo e destaques do caderno.
terça-feira, 6 de maio de 2014
Turma 104 - Pré-projetos
Os diferentes grupos definiram seus temas de pesquisa e definiram a delimitação de seus temas e suas justificativas.
Abaixo relaciono os temas dos projetos dos grupos:
- Abuso Sexual - influência da música;
- Adoção de Animais;
- Automóveis - poluição;
- Câncer de Mama - Prevenção;
- Cannabis;
- Depressão Psicológica;
- Poluição do Rio Tauqari;
- Turismo no Vale do Taquari.
A partir dos temas, temas delimitados e justificativas os grupos foram desafiados a produzir um "vídeo de apresentação" sobre seu tema. Um vídeo, uma apresentação com imagens e sons ... qualquer forma de, com criatividade e bom gosto, apresentar seu trabalho ao grande grupo.
Turma 103 - Pré-projetos
Os diferentes grupos definiram seus temas de pesquisa e definiram a delimitação de seus temas e suas justificativas.
Abaixo relaciono os temas dos projetos dos grupos:
- Anabolizantes e Musculação;
- Câncer de mama;
- Copa do Mundo de 2014 - Arena Amazônica;
- Depressão na adolescência;
- Música - Mamonas Assassinas;
- Música - Preconceito dom o Funk;
- Problemas Psicológicos - Automutilação;
- Violência - Trabalho Infantil.
sexta-feira, 2 de maio de 2014
segunda-feira, 28 de abril de 2014
1º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio
Sábado
pela manhã, dia 26 de abril último, realizamos o primeiro encontro com os(as)
educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro Santo
Antônio, de Lajeado/RS.
Na
pauta de nosso primeiro encontro apresentamos o pacto e discutimos:
- O que é o pacto?
- Quem participa
- Quando participa
- A programação dos dois
semestres de 2014
- Os seis Cadernos de Formação
- Módulo 1 - Ensino Médio e
formação humana integral
- Módulo 2 - O jovem como sujeito
do Ensino Médio
- Módulo 3 - O currículo do
Ensino Médio
- Módulo 4 - Áreas do
conhecimento e integração curricular
- Módulo 5 - Organização e
gestão democrática
- Módulo 6 - Avaliação no
Ensino Médio
A discussão referente à definição de datas para compor nosso calendário de encontros e formações foi o ponto que mais demandou tempo e discussão.
Agendamos nosso próximo encontro para a quarta-feira, dia 30 de abril, às 17h30min para continuarmos com a formação, definição de agenda e início dos estudos referentes ao Caderno de Formação - Ensino Médio e Formação Humana Integral, Módulo 1.
quarta-feira, 23 de abril de 2014
Inscrição no Pacto
Hoje estamos encerrando as
inscrições dos(as) educadores(as) do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino
Médio Santo Antônio, no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio do
Governo Federal.
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi
regulamentado pela Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Através dele, o Ministério
da Educação e as secretarias estaduais e distrital de educação assumem o
compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e
coordenadores pedagógicos que atual no ensino médio público, nas áreas rurais e
urbanas. Um portal com informações e materiais sobre o Pacto Nacional pelo
Fortalecimento do Ensino Médio entrará no ar em alguns meses.
Bom trabalho a todas e todos nós!
Montando os pré-projetos

O pré-projeto que estaremos tentando finalizar contém os seguintes elementos:
- Nome dos(as) componentes do grupo
- Tema
- Tema delimitado - O tema amplo não é aconselhado, ele tende a resultar num trabalho vago. A necessidade do foco específico é fundamental, sem ele a pesquisa não se realiza. Ao se fazer a delimitação do tema do estudo, o(a) pesquisador estabelece os limites do tema pois cada tema traz em si uma infinidade de possibilidades de estudo, daí que deve-se proceder os recortes ao tema
- Justificativa - Destacando que, a justificativa, num projeto de pesquisa, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é de fundamental importância, deve ser efetivado e é relevante para a sociedade ou para alguns indivíduos que se beneficiarão com a pesquisa. Deve aparecer como as informações geradas pela pesquisa são úteis e a quem. O que a pesquisa irá agregar e que decisões poderão ser tomadas a partir dos dados gerados. A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, justifica a necessidade de se levar a efeito a realização de tal empreendimento e encaminha para a formulação do problema. Deverá ser ressaltado no trabalho que existem outros trabalhos que evidenciam a importância do tema da pesquisa e estes devem ser referenciados.
Ao final da montagem dos três tópicos do pré-projetos os grupos devem enviá-los para o e-mail gunterwust@gmail.com para análise com o grupo de educadores(as) e coordenação pedagógica da escola.
Bom trabalho a todos e a todas!
segunda-feira, 21 de abril de 2014
Finalizando os pré-projetos

A turma 104 pesquisará e procurará, a partir da delimitação de seus
temas de pesquisa, concluir as justificativas de seus trabalhos.
O pré-projeto que estaremos tentando finalizar contém os seguintes
elementos:
- Nome dos(as) componentes do grupo
- Tema
- Tema
delimitado - O
tema amplo não é aconselhado, ele tende a resultar num trabalho vago. A
necessidade do foco específico é fundamental, sem ele a pesquisa não
se realiza. Ao se fazer a delimitação do tema do estudo, o(a)
pesquisador estabelece os limites do tema pois cada tema traz em si uma
infinidade de possibilidades de estudo, daí que deve-se proceder os
recortes ao tema
- Justificativa - Destacando
que, a justificativa, num projeto de pesquisa, é o convencimento de que o
trabalho de pesquisa é de fundamental importância, deve ser efetivado e é
relevante para a sociedade ou para alguns indivíduos que se beneficiarão
com a pesquisa. Deve aparecer como as informações geradas pela pesquisa
são úteis e a quem. O que a pesquisa irá agregar e que decisões poderão
ser tomadas a partir dos dados gerados. A justificativa exalta
a importância do tema a ser estudado, justifica a necessidade de se levar
a efeito a realização de tal empreendimento e encaminha para a formulação
do problema. Deverá ser ressaltado no trabalho que existem outros
trabalhos que evidenciam a importância do tema da pesquisa e estes devem
ser referenciados.
- Objetivos - Gerais –
exposição, em um parágrafo, do que se pretende mostrar na pesquisa. Específicos –
objetivos menores, derivados dos gerais.
- Hipótese(s) - São opiniões
que se candidatam a ser conhecimento mais sólido. Nenhuma será perdida,
pois mesmo as rejeitadas trazem consigo o conhecimento de que não eram
adequadas.
- Metodologia - Definir a
maneira como as hipóteses serão testadas. Como o trabalho será feito? Que
instrumentos serão utilizados? Pesquisa bibliográfica (livros,
revistas, etc.) Pesquisa de opinião (entrevistas e levantamentos) Pesquisa
de Campo (Visita a....)
Como estamos tentando ultimar a montagem dos pré-projetos de pesquisa
das turmas, os grupos acrescentarão o item da Revisão Bibliográfica nos
trabalhos e farão a revisão da literatura referente aos temas de seus trabalhos
em nossas visitas ao laboratório de informática da escola.
- Revisão
bibliográfica - Momento,
onde o(a) pesquisador(a) busca, localiza e revisa a literatura onde
obterá material bibliográfico que subsidiará o tema do trabalho de
pesquisa, tais como livros, artigos científicos, revistas, jornais, normas
técnicas, legislação, etc.
Ao final da montagem dos pré-projetos os grupos devem enviá-los para o e-mail gunterwust@gmail.com para análise com o grupo de educadores(as) e coordenação pedagógica da escola.
Bom trabalho a todos e a todas!
Bom trabalho a todos e a todas!
domingo, 13 de abril de 2014
A proibição do celular na escola faz sentido?
![]() |
Fonte: Vivência Pedagógica |
O título é provocativo e a discussão deve ser feita.
"A proibição do celular na escola faz sentido?" é o título de uma matéria publicada no site Vivência Pedagógica, onde são colocadas algumas reflexões pontuais, muito interessantes e atuais sobre o assunto.
“A principal
meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas
novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens
que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da
educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar
e não aceitar tudo que a elas se propõe.” Jean Piaget
"A frase, de Jean Piaget, não poderia ser mais atual, mas precisa encontrar eco nos novos desafios agora impostos aos educadores na formação de uma geração de estudantes que são nativos digitais."
sábado, 12 de abril de 2014
VI Seminário Internacional de Educação
Hoje, nos turnos da manhã, tarde e no horário vespertino, participamos com um grande número de educadores(as) do VI Seminário Internacional de Educação, promovido pelo Instituto PalavrAções, seminário com o tema ESCOLA-MUNDO: Uma relação sem fronteiras.

Na parte da tarde interagimos com o Dr. Javier Barbero, Assunción, Paraguay, na conferência vivencial: "El arbol y El bosque - La conciencia sistêmica como estratégia em tiempos complejos".
Finalizamos o sábado com a fala do Dr. Henrique Vedana, Universidade da Experiência e OpenLab, São Paulo/SP, com a palestra: "Inovando num mundo sem fronteiras".
Os temas e falas foram muito bons!
O seminário terá prosseguimento no dia 24/maio, conforme programa.
O seminário terá prosseguimento no dia 24/maio, conforme programa.
sexta-feira, 11 de abril de 2014
Formação Pacto - 3º dia
No terceiro e último dia da formação referente ao
Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio, dia 09/abril, discutimos na parte da
manhã, junto aos(às) colegas do Grupo A - Vermelho, o Caderno de Formação 4 - Áreas de Conhecimento e Integração Curricular. Na parte da tarde, discutimos o Caderno de Formação 6 - Avaliação do Ensino Médio, seus sujeitos e os desafios da Formação Humana Integral.As discussões foram coordenadas pela UFRGS, UERGS e por educadores e educadoras Colégio de Aplicação da UFRGS. Os Cadernos podem ser baixados na página da UFC Virtual ou no Observatório do Ensino Médio |
![]() |
quinta-feira, 10 de abril de 2014
Visita Virtual à França

As Grutas de Lascaux foram encontradas em 1942. É o mais famoso sitio de pinturas antigas de cavernas situado em Dordonha.
Podemos fazer um tour virtual pelas grutas através de site dos Ministérios da Cultura e Comunicação francês (clique aqui ou na imagem ao lado).
Bom tour a todos e a todas!
Formação Pacto - 2º dia
![]() |
No segundo dia da formação referente ao Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio, dia 08/abril, discutimos na parte da manhã, junto aos(às) colegas do Grupo A - Vermelho, o Caderno de Formação 2 - O Jovem como Sujeito do Ensino Médio.
Na parte da tarde, discutimos o Caderno de Formação 3 - O Currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e os desafios da Formação Humana Integral.
As discussões foram coordenadas pela UFRGS, UERGS e por educadores e educadoras Colégio de Aplicação da UFRGS.
Os Cadernos podem ser baixados na página da UFC Virtual ou no Observatório do Ensino Médio.
|
quarta-feira, 9 de abril de 2014
Formação Pacto - 1º dia

As discussões foram interessantes e foram coordenadas pela UFRGS, UERGS e por educadores e educadoras Colégio de Aplicação da UFRGS.
Os Cadernos podem ser baixados na página da UFC Virtual ou no Observatório do Ensino Médio.
terça-feira, 8 de abril de 2014
Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Na manhã de segunda-feira, dia 07/04 até amanhã, quarta-feira, dia 09/04, ocorreu, no Hotel Embaixador em Porto Alegre, a primeira etapa de formação continuada dos professores que vão atuar como orientadores de estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio das 1ª, 2ª, 3ª, 23ª, 27ª e 28ª CREs (Porto Alegre, São Leopoldo, Estrela, Vacaria, Canoas e Gravataí). A atividade acontece no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, e terá 24h de formação, sendo realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), tendo como coordenadora a professora Danuza Lopez. Acesse a programação completa no link abaixo.
O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, participou da cerimônia de abertura e relembrou que o mesmo local foi sede da etapa final da Conferência Estadual do Ensino Médio Politécnico em dezembro de 2011. Naquele momento, foi debatida em diferentes instâncias a proposta implantada no Rio Grande do Sul, que hoje é referência para outros estados do país, que estão iniciando o processo de reestruturação curricular. “Hoje estamos numa fase em que a discussão não é mais porque fazer a mudança e sim como operar. Em como traduzir em ação pedagógica os conceitos, as reflexões e buscar instrumentos para garantir a aprendizagem dos nossos alunos. Vamos de fato coletivamente dar uma grande contribuição para a Educação do Estado e do Brasil”, disse.
Também presente na cerimônia o reitor da UERGS, Fernando Guaragna e representando o reitor da UFRGS Carlos Alexandre Neto, o pró-reitor da UFRGS, Sergio Franco.
Fonte: Seduc
segunda-feira, 7 de abril de 2014
sexta-feira, 4 de abril de 2014
Atividades e Jogos Matemáticos

- Aprender aAprender Sempre....
- Atividades Matemáticas
- Frações
- Jogos matemáticos em flash
- Matemática Didática
- PIBID USP
- Portal dos Professores de Matemática
- Somatematica
- Teste de PA e PG
- UOL Educação
Assinar:
Postagens (Atom)