segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Entrevista com o Prof. José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte

O blog Tecnologia Educa Brasil, dia 31 de agosto (ontem), publicou uma matéria onde entrevista o educador José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, realizada no espaço Impact Hub em São Paulo durante o evento "Educar para colaborar" no dia 23/08/14.

São seis arquivos de áudio, editados com o software livre Audacity.
Interessante! 

domingo, 27 de julho de 2014

Noam Chomsky

As Dez Estratégias de Manipulação das Massas de Noam Chomsky

Neste excelente vídeo, postado no youtube, Noam Chomsky, professor emérito do Massachussets Institute of Technology (MIT), linguista mundialmente renomado e ativista politico, escritor que identificou dez formas de manipular a população. "Armas silenciosas para guerras tranquilas", é como o próprio Chomsky descreve suas teorias.
Vídeo profundamente esclarecedor é atualíssimo sobre como se obter o controle do povão! Estratégias que funcionam pelo mundo afora.
O vídeo começa com uma citação de Aldous Huxley de 1959.
“Forças impessoais sobre as quais não temos praticamente controle algum parecem estar nos empurrando da direção do pesadelo do Admirável Mundo Novo e essa pressão impessoal está sendo conscientemente acelerada por representantes das organizações empresariais e políticas que desenvolveram diversas técnicas novas para manipular, de acordo com o interesse de alguma minoria, os pensamentos e emoções das massas.” (Aldous Huxley em “Regresso ao Admirável Mundo Novo”, 1959).


Assistam!

quarta-feira, 2 de julho de 2014

A escola que conhecemos vai desaparecer

Antonio Novoa
António Nóvoa, doutor em ciências da educação pela Universidade de Genebra, diz que o velho prédio escolar será substituído por uma instituição que vai muito além da sala de aula.
Olhe bem para a escola que você conhece. Ela vai desaparecer. E não é algo para um futuro distante. Os educadores atuais serão responsáveis por esse processo de transição. É o que acredita António Nóvoa, doutor em ciências da educação pela Universidade de Genebra e doutor em história pela Universidade de Paris. Durante sua palestra na Educar Educador, que teve como tema “A construção coletiva do projeto educativo na escola” ele afirmou que “debaixo dos nossos olhos e perante uma certa indiferença da nossa parte, estão acontecendo três revoluções”.
Segundo ele, a primeira delas é a revolução na aprendizagem, que será impulsionada pela tecnologia. “Não se trata de transformar a revolução digital em uma coisa mágica, que vai resolver todos os nossos problemas. É uma mudança histórica de grande significado. Ela está mudando a nossa maneira de sentir, o nosso modo de viver e nossa maneira de aprender”, explicou.
De acordo com Nóvoa, a tecnologia tem potencial para colocar nas mãos dos professores as ferramentas com as quais ele tem sonhado nos últimos anos. “A ironia é que nós pedagogos e educadores humanistas, que sempre fomos céticos em relação a tecnologia, vemos que ela pode finalmente colocar em nossas mãos as ferramentas necessárias parar concretizar o nosso ideário pedagógico”, afirma ele, referindo-se a questões como a individualização do ensino, diferenciação pedagógica e autonomia dos educandos, entre outras.
A segunda revolução está relacionada à sala de aula. A mudança nos ambientes de aprendizagem está transformando a estrutura da escola e acentuando as dinâmicas de interação, de partilha e de construção coletiva de um projeto educativo. Segundo ele, o modelo atualmente utilizado na grande maioria das salas de aula, com professor que transmite para os alunos a informação em uma via de mão única foi criado em 1867 e não atende mais as nossas necessidades. “Nunca pensamos a escola como um espaço integrado, ele está mais para uma soma de salas de aula”, destaca.
Em sua opinião, veremos nos próximos anos uma multiplicação de espaços de compartilhamento do conhecimento, com professores trabalhando em conjunto para produzir um projeto escolar muito diferente atual.
Finalmente, a terceira revolução está relacionada ao que ele chamou de cidade educadora. “Chegou o tempo de pensar a educação para além da escola, de compreender todas as dimensões educativas que existem na cidade, na sociedade”, explica. De acordo com o palestrante, quando o modelo atual de instituição de ensino foi criado, as escolas eram pequenos prédios no meio do nada, com pouca gente nas cidades.
“A escola vivia num deserto cultural e dominado o conhecimento. Hoje, a paisagem dos nossos países mudou muito. Mas a escola continua a trabalhar como se não fizesse parte de um conjunto imenso de possibilidades educativas”, explica. “Precisamos de uma escola mais modesta, que entendam que as cidades têm um potencial educativo imenso”. Segundo ele, a escola como um prédio está com os dias contados. “Teremos uma instituição que vai além da dimensão física”, completa.

Daniel dos Santos   -   Fonte: educar

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Momentos do pacto

Nossa agradável manhã de sábado (31/maio) foi recheada de boas trocas e de muitas guloseimas. Abaixo apresentamos algumas fotos do encontro na casa da professora Delsi.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

5º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio

Nosso 5º Encontro do Pacto foi um pouco diferente.
Como havíamos combinado, no sábado pela manhã fomos todos(as) à casa da professora Delsi e lá realizamos nossas atividades de formação.
O encontro teve a duração de quatro horas presenciais e iniciou às 7h30min estendendo-se até às 12h.
Inicialmente retomamos os relatos dos trabalhos feitos com as turmas do Ensino Médio dos turnos da manhã e noite, onde os(as) estudantes tiveram de representar, de alguma forma, a questão: "Como vemos os Jovens hoje".
Os relatos foram muito bons, no sentido do envolvimento das turmas e nas produções feitas através de desenhos, textos, poesia, teatro e rap. "Comparamos" nossas representações dos jovens hoje com as representações feitas pelas turmas.
A partir da reflexão propomos a criação/definição de um "conceito de jovem".

Continuamos as discussões com alguns destaques do Caderno 2 – “O Jovem como sujeito do Ensino Médio": - Que estratégias metodológicas estamos usando para que os estudantes falem de si no presente e de seus projetos de vida futura?; - O que nossos jovens pensam da escola e do Ensino Médio?; - A questão do Território; A tecnologia entre outras.
Assistimos e debatemos o vídeo: “Bebe nascido na era da internet”
Propomos a continuação do trabalho com as turmas e produção de vídeo(s) com os(as) educa ndos(as), onde eles abordariam assuntos como:
         - o que é ser jovem hoje?
         - o que o jovem espera da escola?
         - você colabora para que o bom andamento das aulas? 
Assistimos ao vídeo: “A escola gerando traumas”, documentário de Josias Pereira e, muitas questões foram debatidas pelas colegas: a questão cultural e do território onde a escola está inserida; a origem da escola; mercado de trabalho; tratamento policialesco; questão do conhecimento e do currículo entre outros. O grupo relacionou a situação do vídeo com situações que já vivenciaram na escola.
A discussão nos remeteu a outros questionamentos, como:
          - A agilização na melhoria da Sala Digital na escola;
          - A definição de um novo formato para os Conselhos de Classe - com a participação dos(as) estudantes da turma, coletivo de professores, pedagógico, direção, funcionários e pais;
          - A realização efetiva de pesquisa sócio-antropológica com nossa comunidade escolar;
          - A realização de projetos de Rádio Escolar, Artes Marciais, entre outros projetos, aproveitando o material já existente na escola;
          - Contato com os(as) empregadores(as) de nossos(as) estudantes, com a finalidade de qualificar o comprometimento destes com a escola;
          - Sugerimos nomes de palestrantes para formação com nos ;sos(as) educandos(as) e educadores(as);
          - Discussão interna visando a qualificação da relação entre todos(as) na escola.
Por fim, solicitamos às colegas que fizessem uma avaliação das atividades do pacto até esse momento.
O grupo de educadores(as) participantes do encontro deixa um abraço especial à colega Delsi e família, pela socialização do espaço para nossas discussões, pelo bom chimarrão, pinhão feito no fogão a lenha, bolachas, bolos e pela torta de bolacha com que nos recebeu e "adoçou" nosso encontro.
Para o próximo encontro – dia 11/junho, solicitamos a leitura, destaques sobre o Caderno III – “O Currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral” (3h à distância).

domingo, 1 de junho de 2014

A Juventude Okupa a cidade?

“A JUVENTUDE OKUPA A CIDADE?” — Realizado pelo Observatório da Juventude UFMG, o evento buscou refletir sobre as articulações de movimentos juvenis que, hoje, compõe um cenário de apropriação de Belo Horizonte. O evento contou com a participação da juventude, dos movimentos organizados e do Prof. Paulo Carrano, coordenador do Observatório Jovem da UFF, Niterói/RJ.
Debate ocorrido em 08.04.2011
Fonte:  paulocarrano

sábado, 31 de maio de 2014

Para quem gosta de escrever ...

“Tenho medo de escrever. É tão perigoso. Quem
tentou, sabe. Perigo de mexer no que está oculto - e
o mundo não está à tona, está oculto em suas raízes
submersas em profundidades do mar. Para escrever
tenho que me colocar no vazio. Neste vazio é que
existo intuitivamente. Mas é um vazio
extremamente perigoso: dele arranco sangue. Sou
um escritor que tem medo da cilada das palavras:
as palavras que digo escondem outras - quais?
Talvez as diga. Escrever é uma pedra lançada no
fundo do poço.”
                                                              Clarice Lispector

sexta-feira, 30 de maio de 2014

4º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio

Na 4ª feira, dia 28 de maio, realizamos nosso quarto encontro com os(as) educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro Santo Antônio, de Lajeado/RS para o trabalho de fortalecimento do Ensino Médio, proposto pelo Pacto Nacional.
O encontro, como os demais de quartas-feira, foi presencial e teve a duração de 2h, das 17h30min às 19h30min.

Nossa pauta de trabalho ficou assim definida:
   - Saudação inicial
   - Retomada do último encontro
   - Relação inscritos(as) da EEEM Santo Antônio nos encontros de formação por área de conhecimento:
   - Relato da representação em cartazes feita pelos dois grupos de educadores(as);
   - Apresentação e debate
   - E-mail com síntese da proposta para trabalho com as turmas enviado aos(às) colegas;
   - Relato das atividades com as turmas
   - Destaques do Caderno 2 – “O Jovem como sujeito do Ensino Médio"
   - Que estratégias metodológicas estamos usando para que os estudantes falem de si no presente e de seus projetos de vida futura?
   - Se nós soubéssemos o que nossos jovens pensam da escola e do Ensino Médio?
        - Território
        - Olá jovem estudante!
- Sugestões de atividades, sites, vídeos etc.
        - Documentário: “Pro dia nascer feliz”
        - Filme: A busca por um ideal
        - Vídeo: “Muito além do peso”
        - Vídeo: “Olhos azuis”
        - Vídeo: “Vida Maria”
        - Vídeo: “Vista a minha pele”
- Mural do pacto na Sala da Coordenação Pedagógica;
- Organização da pauta para o 5º encontro a ser realizado doa 31/maio, sábado pela manhã na casa da colega Delsi.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Pré-projetos - Turmas 304, 305 e 306

As turmas 304, 305 e 306 dos terceiros anos do Ensino Médio estão organizando a apresentação de seus pré-projetos aos colegas de turma, aos articuladores interdisciplinares e ao pessoal da coordenação pedagógica. Cada grupo está analisando e decidindo pela melhor forma de apresentar seus pré-projetos.

Abaixo relaciono os temas gerais dos projetos das turmas e diferentes grupos:
     
Turma 304
  • Beber e dirigir
  • Depressão em idosos
  • Descarte correto de remédios
  • ENEM e formas de acesso à Universidade
  • Maus tratos a animais em rodeios
  • Mendigos em Lajeado
  • Pena de morte - mitos
Turma 305
  • Assédio verbal
  • Automação do estacionamento rotativo
  • Caso Roesevelt
  • Copa do Mundo da África 2010
  • Ecoterapia
  • Games - influência dos jogos
  • Pink Floyd 
  • HPV
Turma 306 
  • Câncer de colo de útero
  • Cultura Rastafari
  • ENEM - Acesso à graduação
  • HPV
  • Inseminação artificial
  • Marqueting pessoal
  • Tecnologia - Celular na sala de aula
Hoje trabalhamos individualmente com os grupos detalhes referentes à metodologia de pesquisa organizadas pelos grupos. Questionários, entrevistas, visita a instituições, revisões bibliográficas, internet etc.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

ENEM 2014 - Inscrições iniciam hoje

Hoje, dia 12 de maio, inscrições para o ENEM 2014.
O ENEM será realizado dias 8 e 9 de novembro e as inscrições podem/devem ser feitas no site do inep de hoje até o dia 23 de maio.
O site criou um espaço para esclarecer todas as dúvidas sobre as provas e relaciona 8 passos com instruções para realizar a inscrição e as provas com tranquilidade 
Clique aqui e acesse a página do inep e faça sua inscrição!
Boa inscrição e boa prova a todos e a todas!

sábado, 10 de maio de 2014

3º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio

Na 4ª feira, dia 07 de maio, realizamos o terceiro encontro com os(as) educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro Santo Antônio, de Lajeado/RS para o trabalho de fortalecimento do Ensino Médio, proposto pelo Pacto Nacional.
O encontro foi presencial e teve a duração de 2h, das 17h30min às 19h30min.
Iniciamos as discussôes apresentando o quadro de encontros de formações por área de conhecimento propostos pela 3ª CRE:
  • 27/mai - 3ª Feira - Ciências Humanas e suas tecnologias
  • 13/jun - 6ª Feira - Ciências da Natureza e suas tecnologias
  • 16/jun - 2ª Feira - Matemática e suas tecnologias
  • 26/jun - 5ª Feira - Linguagens, códigos e suas tecnologias
Todos os encontros serão realizados em Estrela no Estrela Palace Hotel, das 8h às 17h30min, totalizando oito horas de formação. Os(as) colegas ficaram de conversar com as direções de outras escolas e viabilizar a participação.
Encerramos nossa agenda de encontros com a definição das datas e cargas horárias necessárias para completar as 50h de formação presenciais do pacto.
Iniciando as discussões referentes ao Caderno Pedagógico 2 - "O Jovem como sujeito do Ensino Médio", assistimos ao vídeo com a música "Não é Sério", do Charlie Brawn Jr. e realizamos um debate sobre o jovem que temos na escola hoje. Solicitamos que o grupo se subdividisse para que pudessem discutir mais e, através de um desenho em papel pardo, expressasem o pensamento, a visão que tem do "jovem hoje". Quando iríamos apresentar os trabalhos e socializar o debate com o grande grupo acabou a luz e tivemos de interromper a reunião. Ao final combinamos a realização de atividade similar com as turmas do Ensino Médio da Escola.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

2º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio

Na 4ª feira, dia 30 de abril, realizamos o segundo encontro com os(as) educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro Santo Antônio, de Lajeado/RS para o trabalho de fortalecimento do Ensino Médio, proposto pelo Pacto Nacional.
O encontro foi presencial e teve a duração de 3h, das 17h30min às 20h30min.
Discutimos o Caderno de Formação nº 1 - Ensino Médio e Formação Humana Integral a partir de duas apresentações - uma com um resumo do caderno e outra com situações para análise e debate sobre o conteúdo do caderno.
Agendamos nosso próximo encontro para o dia 07 de maio, das 17h30min às 19h30min para discussão do Caderno de Formação nº 2 - O Jovem como sujeito do Ensino Médio. Combinamos 3 horas à distância para leitura, estudo e destaques do caderno.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Turma 104 - Pré-projetos

A turma 104 está ultimando seus projetos nas discussões do Seminário Integrado.
Os diferentes grupos definiram seus temas de pesquisa e definiram a delimitação de seus temas e suas justificativas.
Abaixo relaciono os temas dos projetos dos grupos:
  • Abuso Sexual - influência da música;
  • Adoção de Animais;
  • Automóveis - poluição;
  • Câncer de Mama - Prevenção;
  • Cannabis;
  • Depressão Psicológica;
  • Poluição do Rio Tauqari;
  • Turismo no Vale do Taquari.
A partir dos temas, temas delimitados e justificativas os grupos foram desafiados a produzir um "vídeo de apresentação" sobre seu tema. Um vídeo, uma apresentação com imagens e sons ... qualquer forma de, com criatividade e bom gosto, apresentar seu trabalho ao grande grupo.

Turma 103 - Pré-projetos

A turma 103 está ultimando seus projetos nas discussões do Seminário Integrado.
Os diferentes grupos definiram seus temas de pesquisa e definiram a delimitação de seus temas e suas justificativas.
Abaixo relaciono os temas dos projetos dos grupos:
  • Anabolizantes e Musculação;
  • Câncer de mama;
  • Copa do Mundo de 2014 - Arena Amazônica;
  • Depressão na adolescência;
  • Música - Mamonas Assassinas;
  • Música - Preconceito dom o Funk;
  • Problemas Psicológicos - Automutilação;
  • Violência - Trabalho Infantil.
A partir dos temas, temas delimitados e justificativas os grupos foram desafiados a produzir um "vídeo de apresentação" sobre seu tema. Um vídeo, uma apresentação com imagens e sons ... qualquer forma de, com criatividade e bom gosto, apresentar seu trabalho ao grande grupo.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

1º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio

Sábado pela manhã, dia 26 de abril último, realizamos o primeiro encontro com os(as) educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro Santo Antônio, de Lajeado/RS.

Na pauta de nosso primeiro encontro apresentamos o pacto e discutimos:
          - O que é o pacto?
          - Quem participa
          - Quando participa
          - A programação dos dois semestres de 2014
          - Os seis Cadernos de Formação
                    - Módulo 1 - Ensino Médio e formação humana integral
                    - Módulo 2 - O jovem como sujeito do Ensino Médio
                    - Módulo 3 - O currículo do Ensino Médio
                    - Módulo 4 - Áreas do conhecimento e integração curricular
                    - Módulo 5 - Organização e gestão democrática
                    - Módulo 6 - Avaliação no Ensino Médio

A discussão referente à definição de datas para compor nosso calendário de encontros e formações foi o ponto que mais demandou tempo e discussão.
Agendamos nosso próximo encontro para a quarta-feira, dia 30 de abril, às 17h30min para continuarmos com a formação, definição de agenda e início dos estudos referentes ao Caderno de Formação - Ensino Médio e Formação Humana Integral, Módulo 1. 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Inscrição no Pacto

Hoje estamos encerrando as inscrições dos(as) educadores(as) do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio, no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Governo Federal.

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi regulamentado pela Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Através dele, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e distrital de educação assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atual no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas. Um portal com informações e materiais sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio entrará no ar em alguns meses.

Bom trabalho a todas e todos nós!

Montando os pré-projetos

Nesta terça-feira, dia 22 de abril a turma 104 pesquisará e procurará, a partir da delimitação de seus temas de pesquisa, concluir as justificativas de seus trabalhos.

O pré-projeto que estaremos tentando finalizar contém os seguintes elementos:
  • Nome dos(as) componentes do grupo
  • Tema
  • Tema delimitado - O tema amplo não é aconselhado, ele tende a resultar num trabalho vago. A necessidade do foco específico é fundamental, sem ele a pesquisa não se realiza. Ao se fazer a delimitação do tema do estudo, o(a) pesquisador estabelece os limites do tema pois cada tema traz em si uma infinidade de possibilidades de estudo, daí que deve-se proceder os recortes ao tema
  • Justificativa  -  Destacando que, a justificativa, num projeto de pesquisa, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é de fundamental importância, deve ser efetivado e é relevante para a sociedade ou para alguns indivíduos que se beneficiarão com a pesquisa. Deve aparecer como as informações geradas pela pesquisa são úteis e a quem. O que a pesquisa irá agregar e que decisões poderão ser tomadas a partir dos dados gerados.  A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, justifica a necessidade de se levar a efeito a realização de tal empreendimento e encaminha para a formulação do problema. Deverá ser ressaltado no trabalho que existem outros trabalhos que evidenciam a importância do tema da pesquisa e estes devem ser referenciados.
Ao final da montagem dos três tópicos do pré-projetos os grupos devem enviá-los para o e-mail gunterwust@gmail.com para análise com o grupo de educadores(as) e coordenação pedagógica da escola.

Bom trabalho a todos e a todas!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Finalizando os pré-projetos

Nesta terça-feira, dia 22 de abril, as turma 304, 305, 306 pesquisarão no laboratório de informática e os grupos procurarão dar acabamento aos seus pré-projetos do Seminário Integrado.
A turma 104 pesquisará e procurará, a partir da delimitação de seus temas de pesquisa, concluir as justificativas de seus trabalhos.

O pré-projeto que estaremos tentando finalizar contém os seguintes elementos:
  • Nome dos(as) componentes do grupo
  • Tema
  • Tema delimitado - O tema amplo não é aconselhado, ele tende a resultar num trabalho vago. A necessidade do foco específico é fundamental, sem ele a pesquisa não se realiza. Ao se fazer a delimitação do tema do estudo, o(a) pesquisador estabelece os limites do tema pois cada tema traz em si uma infinidade de possibilidades de estudo, daí que deve-se proceder os recortes ao tema
  • Justificativa  -  Destacando que, a justificativa, num projeto de pesquisa, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é de fundamental importância, deve ser efetivado e é relevante para a sociedade ou para alguns indivíduos que se beneficiarão com a pesquisa. Deve aparecer como as informações geradas pela pesquisa são úteis e a quem. O que a pesquisa irá agregar e que decisões poderão ser tomadas a partir dos dados gerados.  A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, justifica a necessidade de se levar a efeito a realização de tal empreendimento e encaminha para a formulação do problema. Deverá ser ressaltado no trabalho que existem outros trabalhos que evidenciam a importância do tema da pesquisa e estes devem ser referenciados.
  • Objetivos - Gerais – exposição, em um parágrafo, do que se pretende mostrar na pesquisa. Específicos – objetivos menores, derivados dos gerais.
  • Hipótese(s) - São opiniões que se candidatam a ser conhecimento mais sólido. Nenhuma será perdida, pois mesmo as rejeitadas trazem consigo o conhecimento de que não eram adequadas.
  • Metodologia - Definir a maneira como as hipóteses serão testadas. Como o trabalho será feito? Que instrumentos serão utilizados?  Pesquisa bibliográfica (livros, revistas, etc.) Pesquisa de opinião (entrevistas e levantamentos) Pesquisa de Campo (Visita a....)
Como estamos tentando ultimar a montagem dos pré-projetos de pesquisa das turmas, os grupos acrescentarão o item da Revisão Bibliográfica nos trabalhos e farão a revisão da literatura referente aos temas de seus trabalhos em nossas visitas ao laboratório de informática da escola.
  • Revisão bibliográfica - Momento, onde o(a) pesquisador(a) busca, localiza e revisa a literatura onde obterá  material bibliográfico que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa, tais como livros, artigos científicos, revistas, jornais, normas técnicas, legislação, etc.
Ao final da montagem dos pré-projetos os grupos devem enviá-los para o e-mail gunterwust@gmail.com para análise com o grupo de educadores(as) e coordenação pedagógica da escola.

Bom trabalho a todos e a todas!

domingo, 13 de abril de 2014

A proibição do celular na escola faz sentido?

celu
Fonte: Vivência Pedagógica
O título é provocativo e a discussão deve ser feita. 
"A proibição do celular na escola faz sentido?" é o título de uma matéria publicada no site Vivência Pedagógica, onde são colocadas algumas reflexões pontuais, muito interessantes e atuais sobre o assunto.

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” Jean Piaget

"A frase, de Jean Piaget, não poderia ser mais atual, mas precisa encontrar eco nos novos desafios agora impostos aos educadores na formação de uma geração de estudantes que são nativos digitais."

Leia toda a reportagem clicando aqui ou nos dois links do site Vivência Pedagógica.

sábado, 12 de abril de 2014

VI Seminário Internacional de Educação

Hoje, nos turnos da manhã, tarde e no horário vespertino, participamos com um grande número de educadores(as) do VI Seminário Internacional de Educação, promovido pelo Instituto PalavrAções, seminário com o tema ESCOLA-MUNDO: Uma relação sem fronteiras.
Na parte da manhã, após abertura do seminário, participamos da palestra: "Escola contemporânea: o desafio de adequá-la ao novo momento histórico mundial e brasileiro, às teorizações pós modernas, às novas diretrizes curriculares e às características do aluno na atualidade", proferida pela Professora Dra. Maria Luísa Xavier, UFRGS, Porto Alegre/RS.
Na parte da tarde interagimos com o Dr. Javier Barbero, Assunción, Paraguay, na conferência vivencial: "El arbol y El bosque - La conciencia sistêmica como estratégia em tiempos complejos".
Finalizamos o sábado com a fala do Dr. Henrique Vedana, Universidade da Experiência e OpenLab, São Paulo/SP, com a palestra: "Inovando num mundo sem fronteiras".
Os temas e falas foram muito bons!
O seminário terá prosseguimento no dia 24/maio, conforme programa.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Formação Pacto - 3º dia

No terceiro e último dia da formação referente ao Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio, dia 09/abril, discutimos na parte da manhã, junto aos(às) colegas do Grupo A - Vermelho, o Caderno de Formação 4 - Áreas de Conhecimento e Integração Curricular.
Na parte da tarde, discutimos o Caderno de Formação 6 - Avaliação do Ensino Médio, seus sujeitos e os desafios da Formação Humana Integral.
As discussões foram coordenadas pela UFRGS, UERGS e por educadores e educadoras Colégio de Aplicação da UFRGS.


Os Cadernos podem ser baixados na página da UFC Virtual ou no Observatório do Ensino Médio