segunda-feira, 8 de julho de 2013

Segunda-feira, dia 08 de julho de 2013


Aulas 53 e 54 - 08/Jul/2013 - Segunda-feira
Seminário Integrado turma 203

Turma foi ao laboratório de informática para terminar a edição do Cronograma para o segundo semestre e para fazer a redação final dos pré-projetos. Pré-projetos estes que serão publicados em revistas eletrônicas após sua conclusão e avaliação pelos grupos, educadores e educadoras envolvidas no processo.

sábado, 6 de julho de 2013

Profissão Mestre

O site Profissão Mestre é um espaço interessante para pesquisa sobre a profissão docente. Ele dispõe de espaço newsletter, onde você, registrando seu e-mail receberá semanalmente o conteúdo do site em seu e-mail.
Notícias, Reportagens, Especiais, Artigos, Colunistas, Sala de aula, Vídeos, Blogs e Livros são tópicos de seu conteúdo.
Aproveite a dica!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

"Culpar o aluno é injusto"

Abaixo transcrevo parte da entrevista com o professor "Deivis Dutra Pothin" , reportagem publicada no Jornal Pioneiro de Caxias do Sul  do dia 22/10/2012 onde o que enviou seu diploma para avaliação do governo Britânico e  conseguiu o visto e o trabalho em uma escola  inglesa.
Leitura interessante!

O professor brasileiro Deivis Dutra Pothin descobriu uma nova e desafiadora realidade
educacional quando decidiu se mudar para Londres em 2004. Graduado em Letras Português/Inglês pela Unisinos em 2003, foi buscar aperfeiçoamento na Inglaterra e conquistou espaço como professor na St Luke’s CE Primary School.
Aos 32 anos, cursando doutorado em Educação na Universidade de Londres, ele acredita que o professor precisa se adaptar aos diferentes perfis dos alunos e aconselha o Brasil a focar na qualidade. Confira trechos da entrevista concedida por e-mail:

Zero Hora: No Brasil, a carreira de professor tem sofrido uma desvalorização, incluindo questões salariais e também de valorização social. É diferente na Inglaterra?
Deivis Dutra Pothin: A carreira de professor na Inglaterra é, sem dúvida, mais valorizada se comparada com o Brasil. Existe um plano de carreira bem estruturado, com salários iniciais relativamente atraentes, um plano de previdência complementar compensador e escolas com excelentes recursos pedagógicos. A progressão salarial e de carreira depende do desempenho do professor. Cada vez mais o governo tem tentado atrair formandos das melhores universidades para carreira do magistério. Eles recebem bolsa de estudo e auxílio-manutenção e, depois de formados, aqueles que estiverem dispostos a lecionar matérias com falta de professores recebem um bônus.

ZH: Qual o maior desafio para os professores ingleses atualmente?
Pothin: Devido à recessão, os salários estão congelados há cerca de dois anos, a contribuição para a previdência social complementar aumentou, e o governo quer aumentar a idade de aposentadoria de 65 para 68 anos. Outra questão tem sido a sobrecarga de trabalho e o monitoramento constante por parte do departamento de educação. Escolas com baixo desempenho são monitoradas minuciosamente pelo órgão fiscalizador. Apesar de o objetivo de tais inspeções ser positivo, elas sobrecarregam não apenas o professor mas também a liderança da escola.

ZH: A disciplina, ou a falta dela, chega a ser um problema?
Pothin: A indisciplina é uma realidade principalmente nas escolas de ensino médio. O ministério da educação tem tomado algumas medidas dando mais autoridade aos professores e diretores. Por exemplo, professores podem vistoriar mochilas e outros pertences sem autorização do aluno ou dos pais caso suspeitem que haja drogas, armas ou álcool. Se necessário, professores também podem fazer uso de contato físico, caso o aluno esteja colocando outros ou a si mesmo em perigo. No entanto, a indisciplina, na minha opinião, é apenas um sintoma de que algo não vai bem na escola.

ZH: Depois de conhecer o sistema britânico de ensino, houve alguma mudança na sua percepção da situação educacional brasileira?
Pothin: Uma das primeiras coisas que aprendi logo que comecei a lecionar aqui é que culpar o aluno pelo insucesso é falta de profissionalismo e injusto. A mentalidade aqui na Inglaterra é de que é responsabilidade do professor preparar aulas que sejam interessantes, que desafiem os alunos e que promovam aprendizado. Outra mudança marcante na minha percepção da situação educacional brasileira é a falta de preparo do professor e de muitos coordenadores pedagógicos em promover aprendizado de todos os alunos. Sabe-se que ainda é prática comum em muitas salas de aula brasileiras a cópia ou passar a mesma matéria e atividade para todos os alunos. Isso gera uma série de problemas: ao planejar a aula apenas para o aluno mediano, os alunos com mais dificuldades provavelmente não conseguirão acessar os objetivos, enquanto aos mais hábeis sobra desmotivação pela falta de desafios. E a terceira questão que aprendi é a importância da qualidade da liderança no sucesso de todos na escola. No Brasil, apesar da dedicação de muitos diretores, vice-diretores, supervisores e coordenadores, muitos ainda não têm o preparo técnico necessário para gerir uma escola.

ZH: O nível de exigência é mais alto do que no Brasil?
Pothin: Como nas escolas do Reino Unido os alunos passam automaticamente para a série seguinte no final do ano letivo, cabe ao professor diferenciar o conteúdo e as estratégias para que todos avancem. Isso pode ser muito complicado para o professor inexperiente. Digamos que, por exemplo, a turma esteja aprendendo a escrever um conto. Ao planejar as aulas, o professor deve organizar atividades que permitam ao aluno com mais dificuldade escrever uma narrativa com uma estrutura mais simples, enquanto que aos mais hábeis uma narrativa com estrutura e linguagem mais complexas. No entanto, todos os alunos estarão aprendendo a escrever um conto, mas em estágios diferentes.

ZH: As diferenças sociais e econômicas dos estudantes aparecem?
Pothin: Nas grandes cidades, e especialmente em Londres, muitas escolas recebem alunos de famílias muito carentes. No entanto, uma escola de qualidade não vê essa dificuldade como empecilho mas como um desafio, oferecendo a essas crianças um espaço seguro para que elas se desenvolvam, aprendam e se socializem. Acho que essa é a grande lição para a educação brasileira: investir em qualidade, promover aprendizado para todos e não aceitar que a situação socioeconômica dos alunos limite o potencial de cada um.

ÂNGELA RAVAZZOLO

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Espaço Paulo Freire

"Usar os meios de comunicação para educar os mais jovens, conforme as escolhas dos adultos dessa ou daquela sociedade, é uma estratégia adotada desde os primórdios da história humana.
Educação e Comunicação são fenômenos sociais próprios de qualquer formação grupal. Sempre andaram juntas e, a rigor, querem dizer exatamente a mesma coisa: homem educado é aquele que consegue se comunicar, do mesmo modo que se comunica o homem educado."

Professor Donizete Soares
Acesse: 14º FISL
A maior parte do 14º FISL passamos assistindo e participando de oficinas de Educomunicação no Espaço Paulo Freire.Ouvimos experiências de diferentes escolas e municípios onde a Educomunicação é entendida como um espaço de intervenção social. Ela nasce fora da escola, como direito de produção de comunicação a todos.
Trabalhando sempre no sentido de promover a autoria a não a reprodução.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

14º Fórum Internacional de Software Livre

Foto juntamente com as colegas Sônia, do NTE de 
Porto Alegre, Vyvian e Liane do NTE de Estrela.
"A luta pela liberdade para além das licenças de software."

Participação no 14º Fórum Internacional de Software Livre, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, hoje pela manhã, na abertura dos trabalhos. No primeiro dia de atividades participamos, no Espaço Paulo Freire, de oficinas sobre "Rede de Intercâmbio de Produção Educativa com Noosfero", "Cursos de Educação - blocos 1 e 2" e da oficina "Professor: Um jeito hacker de ser."

"Professor Nelson de Luca Pretto, da UFBA, falou de educação, inovação e compartilhamento da informação na sala de aula na palestra "Professor: um jeito hacker de ser".
“Tudo está mudando e temos visto isso com as manifestações ao redor do mundo, inclusive no Brasil”, disse o professor, um dos destaques da programação do 1º dia do fisl14."
 Fonte: Softwarelivre.org     

terça-feira, 2 de julho de 2013

14º Fórum Internacional de Software Livre



Fonte: fisl14
Colegas, estarei participando, junto com as coordenadoras do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional), de Estrela, Liane e Vyvian, mais o professor Marcelo do IEE Monsenhor Scalabrini, de Encantado, do Fórum Internacional Software Livre que será realizado de 3 a 6 de julho, na PUC em Porto Alegre.

Assim solicito às turmas 107, 109 e 203 do Seminário Integrado para que, em nossas aulas de quarta-feira a tarde, dia 03/07 e sexta-feira de manhã, dia 05/07, procurem terminar a montagem de seus pré-projetos, seguindo as orientações dadas em aula e às dicas detalhadas e postadas abaixo.


Montagem final do pré-projeto:

Elaborar o documento final do pré-projeto em algum editor de texto (BrOffice ou Word) contendo os seguintes elementos:
  • Capa
  • Folha de rosto
  • Sumário
  • Tema escolhido
  • Foco do projeto de pesquisa
  • Justificativa
  • Objetivos Gerais
  • Objetivos específicos
  • Metodologia
  • Cronograma de trabalho para o segundo semestre


Orientações adicionais para a elaboração e montagem final dos pré-projetos podem ser obtidas acessando os links abaixo:
Ainda destacamos sites e exemplos de montagem de trabalhos pelas normas da ABNT (1 e 2), ou seguir a seguinte Formatação Gráfica:
           - Deve ser elaborado em folha A4
           - Espaço 1,5; 
           - Margens de 2cm, recuos (parágrafos) de 0,75 cm
           - Superior: 3cm;
           - Inferior: 2cm;
           - Esquerda: 3cm;
           - Direita: 2cm;
           - Fonte: Time new Roman; Arial;
           - Tamanho 12;
           - Numerar páginas sequencialmente, com algarismo arábico no canto superior direito. A partir da folha de rosto devem ser contadas sequencialmente sem configurar numeração, são numeradas a partir da primeira página do texto introdutório.

Após concluído o trabalho  gostaríamos de publicá-los em revistas eletrônicas, conforme exemplo: revista eletrônica.
Organizem-se nas discussões e no trabalho com os(as) colegas de grupo e vamos procurar terminar os pré-projetos, a fim de apresentá-los aos demais professores das turmas e posterior aprovação e publicação.

Encerrado o trabalho enviem o documento final do pré-projeto para o e-mail - gunterwust@gmail.com.

Clicando na figura ao lado deixe seu comentário sobre a atividade, suas dúvidas e dificuldades.

Dúvidas, sugestões e comentários também podem ser postados na coluna estreita (à esquerda no blog), no espaço Deixe aqui seu recado! (enviar no formulárioPRO preenchendo: seu nome, e-mail, assunto e digitar a mensagem e enviar) ou, logo abaixo no espaço do Mural de Recados, clicando na parte de baixo em "Escrever" preenchendo: seu nome, e-mail, colocando seu Recado e clicando em Enviar mensagem.

Bom trabalho a todos e a todas!


segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pré-projeto



Colegas, visando a elaboração e digitação final do pré-projeto dos grupos, relembramos algumas das publicações já postadas aqui quanto aos elementos solicitados na montagem do documento final do pré-projeto:
Ainda destacamos sites e exemplos de montagem de trabalhos pelas normas da ABNT (1 e 2)
Ou seguir a seguinte Formatação Gráfica:
 - Deve ser elaborado em folha A4
 - Espaço 1,5; 
 - Margens de 2cm, recuos (parágrafos) de 0,75 cm
 - Superior: 3cm;
 - Inferior: 2cm;
 - Esquerda: 3cm;
 - Direita: 2cm;
 - Fonte: Time new Roman; Arial;
 - Tamanho 12;
 - Numerar páginas sequencialmente, com algarismo arábico no canto superior direito. A
partir da folha de rosto devem ser contadas sequencialmente sem configurar numeração, são numeradas a partir da primeira página do texto introdutório.
Após concluído o trabalho  gostaríamos de publicá-los em revistas eletrônicas, conforme exemplo: revista eletrônica.
Organizem-se nas discussões e no trabalho com os(as) colegas de grupo e vamos procurar terminar os pré-projetos, a fim de apresentá-los aos demais professores das turmas e posterior aprovação e publicação.
Clicando na figura ao lado faça seu comentário.


sexta-feira, 28 de junho de 2013

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Turmas 107 e 109 - 26/Jun/13

Colegas, a partir da reelaboração das justificativas e dos objetivos dos pré-projetos, solicitamos aos grupos que reelaborem a metodologia de trabalho pensada para a pesquisa do projeto.
A partir da metodologia reelaborada solicitamos que montem e definam um cronograma detalhado para a realização das atividades pensadas na metodologia.
Organizem um cronograma, semanal, a partir da semana que inicia dia 05 de agosto, encerrando na semana que inicia dia 11 de novembro (15 semanas).
Clicando aqui você acessa um endereço para consulta e exemplo de cronogramas para projetos de pesquisa.

A partir da conclusão dos pré-projetos, editaremos revistas eletrônicas com cada um. Exemplo!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Metodologia e Cronograma - Turmas 107, 109 e 203

A partir da reelaboração das justificativas e dos objetivos dos pré-projetos, solicitamos aos grupos que reelaborem a metodologia de trabalho pensada para a pesquisa do projeto.
A partir da metodologia reelaborada solicitamos que montem e definam um cronograma detalhado para a realização das atividades pensadas na metodologia.
Organizem um cronograma, semanal, a partir da semana que inicia dia 05 de agosto, encerrando na semana que inicia dia 11 de novembro (15 semanas).
Abaixo colocamos um endereço para consulta e alguns exemplos de cronogramas para projetos de pesquisa.
Exemplos:
Fonte: Mecatronica
(O exemplo aqui está por mês,

façam os seus por semana como solicitado)
Fonte: Vídeo dança

domingo, 23 de junho de 2013

Formatação de um sumário

Colegas, muitos grupos apresentam dificuldades em formatar o sumário de seus trabalhos, assim, apresentamos abaixo um vídeo do youtube que explica em detalhes a montagem e formatação de um sumário - Criando Sumários usando Tabulações - Curso de Word 2010 Avançado - Aula 2.1.

CONTEÚDO DA AULA:
Agora nesta aula vamos estudar como criar um Sumário utilizando as Tabulações do Word 2010. Um sumário em um documento é composto de uma lista de capítulos, seus tópicos ou subtítulos, caracteres de preenchimento de tabulação e números de páginas, que auxiliam na busca de um conteúdo específico.

Tópicos desta aula:
1. Analisando as Partes de um sumário;
2. Formatando as linhas com as Opções de Formatação da Tabulação;
3. Inserindo as Informações do Sumário;
4. Reduzindo o espaçamento entre linhas no Sumário.

Esta aula responde as seguintes perguntas:
• Quais as partes de um Sumário?
• O que é Tabulação?
• Como formatar uma Tabulação?
• Como Criar um Sumário com Tabulações?

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manual UNIVATES para trabalhos acadêmicos

Autora Beatriz Francisca Chemin
Foto de Leandro Hamester
Fonte: UNIVATES
Abaixo disponibilizamos o link do "Manual UNIVATES para trabalhos acadêmicos - Planejamento, elaboração e apresentação", 2ª edição, de novembro de 2012, organizado pela professora Beatris Francisca Chemin, Professora dos Cursos de Direito e Ciências Contábeis do Centro Universitário Univates. Graduada em Letras e em Direito. Especialista em Língua Portuguesa e em Direito Civil. MBA em Gestão Empreendedora de Negócios. Mestre em Direito. Advogada.

Boa leitura e bom trabalho a todos e a todas!

Objetivos Geral e Específicos - Turmas 107, 109 e 203

Colegas, os diferentes grupos deverão se ater especialmente nos objetivos. Organizar um objetivo geral do trabalho e citar, pelo menos, cinco objetivos específicos (colocar em tópicos) e enviar para o e-mail gunterwust@gmail.com.
Não se esqueçam de fazer seus portfólios nos blogs individuais, descrevendo suas caminhadas individuais na construção dos projetos.
Exemplo tirado do site - Monografias Brasil Escola:
"Os objetivos gerais são tratados em seu sentido mais amplo e constituem a ação que conduzirá ao tratamento da questão abordada no problema de pesquisa, fazendo menção ao objeto de uma forma mais direta. Assim sendo, no intuito de evidenciá-los, aproveitaremos o problema já formulado no texto anterior (Objetivos da pesquisa científica), de forma a esmiuçá-lo:
Temos aqui o problema: Quais os motivos da evasão escolar no colégio “fulano de tal”?
Com base nele, formularemos o objetivo geral, podendo ser assim expresso:
O objetivo geral deve se constituir desses três elementos básicos
Devemos nos lembrar de que os objetivos gerais devem ser diferentes dos específicos, haja vista que aqueles se manifestam num sentido mais amplo.
Os objetivos específicos apresentam, de forma pormenorizada, detalhada, as ações que se pretende alcançar e estabelecem estreita relação com as particularidades relativas à temática trabalhada. Dessa maneira, servimo-nos de algumas sugestões que perfeitamente se aplicam a eles, tendo como base os objetivos gerais, acima ressaltados:
Verificar a relação entre professores e alunos no colégio “fulano de tal”;
Identificar o nível de interesse dos alunos;
Reconhecer as prioridades estabelecidas pelos alunos;
Analisar o círculo de convivência dos alunos extraclasse;
Apresentar os motivos que conduzem os alunos à evasão escolar.
Além disso, os objetivos, determinados com a devida coerência, tendem a prender a atenção do leitor, mantendo-o em sintonia com o desenrolar de todo o trabalho. Outro aspecto dos objetivos se refere à objetividade e à precisão neles expressas, como se pode verificar nas palavras de Gil (2006, p. 264), que ressalta que discussões, reflexões e debate de ideias ficam destinados a seu devido lugar, ou seja, na revisão da literatura
Essas são algumas sugestões que podem se aplicar à formulação dos objetivos, tanto gerais como específicos, ficando a depender do pesquisador formular outras tantas, levando em consideração os interesses e as inclinações determinados mediante a própria pesquisa."

Abaixo colocamos alguns artigos que descrevem bem como se montam objetivos gerais e específicos.
Quaisquer dúvidas ou sugestões clique aqui e deixe seu comentário.

Bom trabalho a todos e a todas!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Estrutura de trabalho acadêmico - Universidade Metodista

Fonte: Metodista
Nesta época de Seminários Integrados disponibilizamos abaixo o link do site da Universidade Metodista de São Paulo que trata da Estrutura do trabalho Acadêmico.
O trabalho cientifico possui uma estrutura composta por partes definidas que devem obedecer a uma ordenação lógica preestabelecida, sendo algumas dessas partes consideradas essenciais e outras opcionais, abaixo encontram-se, na ordem em devem ser apresentadas, as partes que compõem os diversos trabalhos científicos.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Justificativa de um projeto de pesquisa - Turmas 107, 109 e 203

Abaixo apresentamos algumas considerações e reflexões que podem ajudar na construção de "justificativas" para nossos projetos de pesquisa no Seminário Integrado.


"A justificativa deve enfocar os seguintes passos como afirmam Gil (2002), Marconi (2000) e Soares (2003):
  • Relevância atual do estudo;
  • Quais os motivos pessoais ou acadêmicos que influenciaram na escolha deste tema;
  • Contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer;
  • A justificativa difere da pesquisa bibliográfica, por não possuir citações dos autores que embasam a pesquisa. Ademais Marconi (2000) também comenta que a justificativa não se pretende explicar o referencial teórico utilizado, mas apenas ressaltar a importância da pesquisa."



Projetos - Justificativa from IMPHIC

Apresentamos alguns links com explicações detalhadas e modelos de justuificativas:

E por fim, um modelo de justificativa, não como uma receita a ser seguida, mas para ilustrar melhor este importante elemento de um projeto de pesquisa.

"TEMA: Legislação sobre salvaguardas.
Fonte: Especialistas em juventude

DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Análise da aplicabilidade de salvaguardas transitórias para produtos têxteis no âmbito do MERCOSUL.

OBJETIVO GERAL:
Demonstrar que a aplicação de salvaguardas transitórias para produtos têxteis é incompatível com as normas do MERCOSUL.

JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista a recente crise envolvendo o Brasil e a Argentina, motivada justamente pela aplicação de salvaguardas por parte da Argentina contra o Brasil, o tema se insere no contexto político e econômico da atualidade.
A legislação sobre salvaguardas é bastante recente nos países do MERCOSUL e , por esse motivo, pouco ou quase nada foi escrito a respeito. Além disso, acrescente-se que sobre salvaguardas para produtos têxteis a escassez de bibliografia é ainda maior.
O tema proposto se enquadra no contexto da pesquisa desenvolvida pelo autor durante o período em que foi bolsista de iniciação cientifica, quando estudou os mecanismos de defesa comercial.
O trabalho proposto, alcançando qualidade e profundidade necessárias, poderá contribuir para a definição de políticas públicas quanto ao tema, que se tornará relevante nos anos próximos. Tal certeza se baseia na utilização crescente se salvaguardas no âmbito do MERCOSUL e pela necessidade do estudo quanto à compatibilidade entre estas normas e a legislação regional (ALADI) e multilateral ( OMC).
O tema proposto será objeto de análise e críticas no futuro próximo, no âmbito do MERCOSUL. Com efeito, o processo de consolidação normativa do MERCOSUL exige novo marco teórico; o trabalho proposto poderá desenvolver contribuição efetiva para este debate.

BARRAL, Welber Oliveira. Metodologia da pesquisa jurídica. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2003."

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sexta-feira, dia 14 de junho de 2013


Fonte: Tecnólogos Catarinenses
Aula 43 - 14/Jun/2013 - Sexta-feira
Seminário Integrado turma 203

Pré-projeto pelas normas da ABNT
Turmas 107, 109 e 203



Terminados os pré-projetos solicitamos aos diferentes grupos para que os organizem em algum editor de texto respeitando as normas da ABNT e os enviem ao e-mail gunterwust@gmail.com.

No link - Normas para apresentação de trabalhos - Ensino Médio, poderemos encontrar as informações necessárias para a montagem de nosso pré-projeto segundo as normas técnicas.

Montaremos uma revista eletrônica com os pré-projetos de cada turma. Veja um rápido exemplo - Seminário Integrado 2013 - Trabalhos da Turma 203.

Bom trabalho a todos e a todas!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Segunda-feira, dia 10 de junho de 2013


Aulas 41 e 42 - 10/Jun/2013 - Segunda-feira
Seminário Integrado turma 203

SI Portfólios e projetos Turma 203:
Fonte: Evangelho Libertário



Favor verifiquem os comentários de seus blogs/portfólios e pré-projetos e façam os registros e postagens solicitados.

Anderson – ??? blog existe mas não tem nenhuma postagem
Andréia – blog com postagens sobre o trabalho e portfólio, portfólio deve ser completado
Bruna – blog com postagens sobre o trabalho e portfólio, portfólio deve ser completado
Cleusa – blog com apenas uma postagem, deve ser completado
Diogo – ??? não possui blog registrado
Doglas –  blog com apenas uma postagem teste, deve ser completado


Douglas –  blog com postagens sobre o trabalho e portfólio, portfólio deve ser completado
Fabíola – blog com postagens sobre o trabalho (cópia de sites) e portfólio, portfólio deve ser completado
Fernanda Schneider – ??? não possui blog registrado
Fernanda Richter – blog com fotos mas sem registro do portfólio e trabalho, devem ser providenciados os registros
Guilherme Cordeiro – blog com apenas uma postagem, deve ser completado
Guilherme Drexsler  – blog com postagens sobre o trabalho e portfólio, pode ser atualizado 
Ian – blog com postagens sobre o trabalho e portfólio (bem resumido, pode ser complementado
Jardel –  blog com postagens sobre do portfólio que podem ser melhoradas
Jeferson – ??? blog existe mas não tem nenhuma postagem
Jonathan – blog com apenas uma postagem teste, deve ser completado
Julian  – blog com postagens sobre o trabalho e portfólio, portfólio deve ser completado 
Juliano – blog com postagens sobre o trabalho e portfólio, portfólio deve ser completado
Katiele – blog com postagens sobre o trabalho (cópia de sites), portfólio deve ser feito e postado
Laura – blog com rápida postagem sobre o trabalho, portfólio deve ser feito e postado
Marcelo – blog com postagens sobre o trabalho, portfólio deve ser feito e postado
Michele – blog com postagens sobre o trabalho (cópia de sites), portfólio deve ser completado
Mirian – ??? blog existe mas não tem nenhuma postagem
Nina – blog com postagens sobre o trabalho e portfólio, parabéns
Odaísa  – blog com postagens sobre o trabalho e portfólio, parabéns
Pedro  – ??? blog existe mas sem postagens significativas
Róbson – ??? não possui blog registrado
Rochely – ??? não possui blog registrado
Rodrigo –  blog com postagem sobre outro trabalho, portfólio deve ser feito e postado
Rubiana – blog com postagens sobre o trabalho e portfólio, portfólio deve ser completado
Taina – blog com apenas uma postagem inicial, deve ser completado
Taís – blog com postagem sobre outro trabalho, portfólio deve ser completado
Victor – blog com postagem do, pode ser completado

Fonte: Evangelho Libertário
Trabalhos de pesquisa:

Comunicação Visual  – blog do Jonathan e Diogo, falta a montagem do pré-projeto como solicitado.
Fotografia – ??? blog específico não registrado e não há montagem do pré-projeto como solicitado em nenhum dos blogs dos(as) componentes do grupo.
Higiene Corporal  blog específico Higienizando, com elementos do pré-projeto, pode ser enriquecido.
Homossexualismo  blog da Michele com postagens sobre o projeto e pré-projeto
Música ??? blog específico não registrado e não há montagem do pré-projeto como solicitado em nenhum dos blogs dos(as) componentes do grupo.
Nazismo ??? blog específico não registrado e não há montagem do pré-projeto como solicitado em nenhum dos blogs dos(as) componentes do grupo.
Neonazismo - Ku Klux Klan – blog do Guilherme Drexler com postagem sobre o pré-projeto
Nova Proposta para o Ensino Médio – blog da Odaísa com postagens sobre o projeto e pré-projeto

Observações:
Fonte: Evangelho Libertário


  • Os blogs individuais/portfólios devem(riam) ser atualizados pelos(as) estudantes com registros individuais sobre  das aprendizagens construídas, temas abordados e trabalhados nos encontros, pesquisas feitas, dificuldades encontradas nos trabalhos, objetivos alcançados e não alcançados, bem como críticas, sugestões e autoavaliações sobre todo o trabalho.
  • Os blogs específicos dos projetos e mesmo os blogs pessoais, utilizados para registro dos projetos, servem para postagens da pesquisa que o grupo está fazendo, fontes, textos, pré-projeto... Deve, para facilitar o texto ter um espaço para os gadget: Seguir por e-mail e  marcadores, a fim de facilitar o trabalho do grupo.

Sexta-feira, 07 de junho de 2013


Aula 40 - 07/Jun/2013 - Sexta-feira
Seminário Integrado turma 203

Trabalhos do Seminário Integrado da turma 203:
Tema/Foco: Comunicação Visual
- Integrantes: Jonathan e Diogo

O pré-projeto está postado: no blog Comunicação Visual

Tema/Foco: Fotografia
- Integrantes: Fernanda Richter, Jardel, Katiele, Laura e Rocheli 

- O pré-projeto está postado: ???

 Tema/Foco: Higiene Corporal - A importância de mantermos bons hábitos de higiene ao longo da vida 

- Integrantes: Bruna, Juliano, Nina, Rubiana, Taina e Victor
- O pré-projeto está postado: no blog Higienizando 

Tema/Foco: Homossexualismo - Homossexuais

- Integrantes:  Douglas, Fabíola, Fernanda, Michele e Taís
- O pré-projeto está postado: no blog da Michele

Tema/Foco: Música
- Integrantes: Julian, Rodrigo, Jeferson, Róbson
- O pré-projeto está postado: ???

Tema/Foco: Nazismo
- Integrantes: Anderson, Guilherme Cordeiro e Pedro.   
- O pré-projeto está postado: ???

 Tema/Foco: Neonazismo - Ku Klux Klan
- Integrantes: Guilherme Drexler, Ian e Marcelo
- O pré-projeto está postado: no blog do Guilherme Drexler

 Tema/Foco: Nova Proposta para o Ensino Médio
- Integrantes:  Andréia, Cleusa e Odaísa  
- O pré-projeto está postado: no blog da Odaísa