sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Como estudar

O site - como fazer - publica uma reportagem com o título "Como estudar".

"Uma das responsabilidades que nos acompanha por mais tempo em nossas vidas é estudar. Porém, mesmo com tantos anos de dedicação a essa atividade, muita gente acaba sentindo grande dificuldade nela. Se você já se sentiu totalmente desorientado sobre qual a melhor maneira de estudar, veja estas dicas que vão te ajudar a otimizar sua atividade de concentração."

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Planejando aulas para a Geração Y

Viajando na internet me deparei com uma apresentação interessante da Editora Moderna, com a apresentação de Leiva de Figueiredo Viana Leal com o título - "Planejando aulas para a Geração Y".
Interessante, assista!

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Gifs animados

oficina-do-gif.blogspot.com.br/O site "Oficina do Gif - gifs e imagens animadas" é uma importante fonte de imagens e gifs para serem usados em postagens e trabalhos. O site apresenta um menu composto por inúmeros títulos e gifs de boa qualidade.
Acesse e curta a dica clicando no link ou no logo do site!

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Novo Ano, reinício da caminhada

EDUCAÇÃO - TIC - POLÍTICA - FORMAÇÃO - ESCOLAS
Já ontem, dia 1º de janeiro (re)inicio as postagens de meu blog em 2014.
Me proponho a publicar matérias referentes a assuntos diversos envolvendo especialmente EDUCAÇÃO, TIC - Tecnologias da Informação e da Comunicação, POLÍTICA, FORMAÇÃO e ESCOLAS.
Assuntos do cotidiano das escolas em que atuo, turmas, projetos pensados e realizados; reflexões sobre educação, políticas públicas e práticas pedagógicas; introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação no cotidiano das escolas, novas propostas e ferramentas; formação docente e, sobre assuntos políticos e referentes à política.

Feliz Ano Novo a todas e todos nós!

sábado, 28 de dezembro de 2013

Projeto PSE - Saúde e Prevenção nas Escolas - Atitude para curtir a vida.

O Projeto SPE - Saúde e Prevenção nas Escolas - Atitude para curtir a vida, é uma iniciativa dos Governos Federal e Estadual sobre a saúde dos adolescentes.
O logo ao lado foi postado em todos os blogs do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco com o intuito de incentivar os adolescentes a acessarem os programas e terem as informações necessárias para os cuidados pertinentes à melhoria de sua saúde.

Abaixo listo alguns sites de campanhas e do projeto:


Links com Histórias em quadrinhos que abordam temáticas que interessam aos(às) adolescentes.

Cigarro não combina com a saúde do planeta
Links Importantes:

Links, atividades e projetos muito bons, recomendo leitura e interação.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Xadres na escola

Fonte: Xadrez Martinense
Lendo e pesquisando sobre o assunto acabei achando o site - Xadrez Martinense e, na parte que trata dos benefícios do Xadrez I, encontrei uma citação que transcrevo abaixo:

"Ver com clareza não significa apenas ter bons olhos, mas ter olhos que queiram ver...
Parece que um dos grandes problemas dos nossos tempos é a visão quase sempre parcial que temos das coisas à nossa volta. Isso normalmente ocorre porque valorizamos a especialização. Desde cedo somos condicionados a buscar na especialização uma resposta para todos os nossos problemas. Isso limita nossa visão do mundo, uma vez que passamos a ver tudo como fragmentos."

O site é muito interessante e deve ser acessado pelas escolas e grupos que se interessam pelo xadrez e mesmo pela montagem de projetos envolvendo o xadrez.
Boa leitura a todos e todas!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Literatura online

Fonte: Biblioteca virtual
Muitos são os sites, blogs e outros endereços na internet que fornecem obras da literatura brasileira e mundial online.
Abaixo apresentamos alguns destes endereços:

Aproveitem as dicas e sugiram  e socializem outros endereços com obras online para consulta, leitura e mesmo download!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

20 livros clássicos que você pode baixar na internet

Em matéria publicada na revista SUPERInteressante, de 30 de novembro de 2011,  relaciona 20 livros de literatura brasileira e portuguesa e da literatura mundial, disponíveis na internet. Menciona também o site brasileiro Domínio Público existem mais de 178 mil textos como o clássico do Cavaleiro da Triste Figura esperando o seu clique para integrarem esta rica prateleira que é o seu HD.


Literatura brasileira e portuguesa:
Fonte: culturamix
1. Aluísio de Azevedo – O Cortiço
2. Álvares de Azevedo – Lira dos Vinte Anos
3. Bernardo Guimarães – A escrava Isaura
4. Eça de Queirós – Os Maias
5. Euclides da Cunha – Os Sertões
6. Fernando Pessoa – Livro de Desassossego
7. José de Alencar – Iracema
8. Machado de Assis – Dom Casmurro
9. Olavo Bilac – Via Láctea
10. Raul Pompéia – O Ateneu

11. Tomás Antônio Gonzaga – Marília de Dirceu

Literatura mundial:
12. Charles Dickens – Grandes Esperanças (em inglês)
13. Dante Alighieri – A Divina Comédia (em português)
14. Fiódor Dostoiévski – Crime e Castigo (em inglês)
15. Franz Kafka – A metamorfose (em português)
16. James Joyce – Ulisses (em inglês)
17. Leo Tolstoi – Guerra e Paz (em inglês)
18. Miguel de Cervantes – Dom Quixote (em português)
19. Victor Hugo – Os miseráveis (em inglês)
20. William Shakespeare – Hamlet (em inglês


Vale a pena conferir!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Politecnia no Ensino Médio


" Em primeiro lugar, o senso comum toma o conceito de politecnia, de uma forma mais elementar, vendo a etimologia do termo poli, múltiplas, várias, e tecnia, técnicas, concluindo que seria o ensino que trabalharia várias técnicas. É a noção mais corrente, mas se formos vasculhar um pouco mais a noção de politecnia dentro da teoria da educação, vamos verificar que é um conceito mais amplo. Na verdade a palavra tecnia está dentro da questão da politecnia no sentido de construção. Vem do grego tecnia e significa construção.

Poli é realmente isso, várias, múltiplas. Quando utilizamos a expressão ensino politécnico, estamos adjetivando a palavra ensino. É um ensino que tem por objetivo permitir um processo amplo, de múltiplas construções; é um ensino que permite formar o homem em múltiplas dimensões. Esse é o sentido mais exato da palavra politécnico, é o ensino capaz de fazer com que o homem desenvolva as suas potencialidades, que ele se construa na sua dimensão intelectual, ativa, física, ética, artística etc." (grifos meus)


O texto foi extraído do livro "Cadernos SENEB 5 - Politecnia no Ensino Médio" em publicação realizada dentro do Projeto BRA/86/002 sob o patrocínio do Convênio MEC/SENEB/PNUD, no governo do Presidente Fernando Affonso Collor de Mello.

Textos muito bons, sugiro a leitura na íntegra.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Planejamento é fundamental e indispenável

Gostaríamos de discutir com os(as) colegas educadores(as) a questão crucial para o sucesso na utilização de laboratório de informática e mesmo na educação como um todo, que é o planejamento das atividades e da aula como um todo.
Assim, reproduziremos abaixo um texto publicado na revista Nova Escola em 2010 que trata do assunto - O melhor do computador - Só ter equipamentos na escola não basta. Confira aqui o que ajuda no aprendizado e o que serve apenas para agradar aos pais.

"A tecnologia deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares. Usar o computador somente para ensinar programas de informática é desperdício", diz o pedagogo Wagner Antônio Júnior, coordenador do Projeto de Apoio Pedagógico Informatizado da Faculdade de Agudos, a 410 quilômetros de São Paulo. O ideal é estabelecer objetivos pedagógicos para que as atividades tenham foco e fazer do laboratório uma extensão da sala de aula.
Para isso, a internet nem sempre é imprescindível. José Junio Lopes, coordenador do laboratório de informática do Colégio Joana D’Arc, em São Paulo, exemplifica: "O aluno pode fazer apresentações em slides, usar editores de texto e elaborar planilhas e gráficos. Essas ferramentas de aprendizado não requerem a rede mundial de computadores".

Com ou sem a rede, o fato é que o planejamento é fundamental. "Definir as ações que serão feitas no computador é tão importante quanto ser criativo na hora de elaborar a aula", salienta a professora Antonia Lucélia Mariano, de Juazeiro do Norte, a 565 quilômetros de Fortaleza, ganhadora do prêmio Educarede de Internet e Inovação Pedagógica, promovido pela Fundação Telefônica.


Para ajudá-lo a planejar e acabar com os equívocos sobre o uso do computador na sala de aula, NOVA ESCOLA elaborou os quadros da página ao lado. No primeiro, estão atitudes e procedimentos para fazer do computador um aliado. No segundo, os que comprometem qualquer projeto de informatização escolar.


Assim dá certo

1. Escolher conteúdos - Eleger e estudar os conteúdos que serão apresentados ou aprofundados na sala de informática é essencial para que a aula seja objetiva e produtiva. Além disso, faz com que o professor se sinta mais seguro na hora da aula.
2. Selecionar programas - Com o conteúdo escolhido, é hora de encontrar os programas e sites mais apropriados para atingir as metas de aprendizagem. Se a aula é de redação, um editor de textos é uma boa opção.

3. Fazer o roteiro da aula - Todas as atividades precisam ser bem estruturadas e bem planejadas, prevendo momentos de pesquisa, de visualização do conteúdo estudado e de troca de informações. Isso evita a dispersão.

4. Incentivar a interação - Os alunos devem interagir para construir conhecimento. Para tanto, que tal criar blogs, e-mails e fóruns?

5. Usar jogos educativos-  Os desafios propostos pelos softwares e jogos virtuais estimulam os jovens e complementam a aula de forma lúdica.

6. Explorar o audiovisual
- A internet e os programas educativos oferecem vídeos e animações que favorecem o aprendizado. Use-os!
7. Permitir que o aluno crie - Publicar textos em blogs ou sites e fazer apresentações em slides torna o estudante produtor de conteúdo e de conhecimento.

8. Evitar a desatenção
- Para a turma não perder o foco da aula, vale bloquear o acesso a sites de relacionamento, salas de bate-papo e programas de mensagens que não sejam coerentes com o conteúdo ensinado.
9. Criar espaço lúdico - Todos precisam ficar à vontade na sala de informática. Por isso, coloque nas paredes cartazes, mapas, ilustrações e trabalhos dos alunos, criando um ambiente acolhedor e rico em informações.

10. Preparar-se bastante - Você se sentirá mais seguro na sala de informática se aprender a usar a máquina, a internet e os programas básicos. Além disso, terá melhores resultados.
 

ASSIM NÃO DÁ

1. Dar aula só de informática - O objetivo das aulas na sala de informática não deve ser formar técnicos, mas melhorar o aprendizado. Por isso, evite o uso do espaço apenas para ensinar a operar programas.
2. Não ter planejamento - A falta de objetivos claros faz com que tanto professor como alunos percam o foco, comprometendo o aprendizado.

3. Achar que a turma sabe tudo - Embora os jovens sejam espertos quando o assunto é informática, é um erro supor que todos dominem as ferramentas com a mesma destreza. Não deixe de ensinar como operar os programas básicos. Dessa forma, os menos plugados conseguirão acompanhar as aulas.

4. Usar a sala para distração - Computador na escola tem de estar voltado somente para a aprendizagem. Se a garotada usar o laboratório no período entre aulas, vai associá-lo somente ao lazer.

5. Liberar o entretenimento - Sites de relacionamento, download de músicas e jogos eletrônicos dispersam o aluno durante a aula

6. Deixar os alunos sozinhos - Sem mediação, eles iniciarão bate-papos e ainda poderão acessar conteúdos impróprios.

7. Censurar demais
- Se for para encontrar páginas e ferramentas sobre o tema da aula, não cerceie a liberdade da turma na hora de navegar na internet.
8. Ter poucas máquinas
- As atividades ficam prejudicadas quando os estudantes não usam o computador de forma igualitária. O ideal é ter um equipamento para cada dois alunos. Assim, todos terão a chance de operá-lo durante a aula.
9. Ver o micro como rival - Se você tiver medo da tecnologia e dos avanços que ela traz, jamais vai enxergá-la como uma fonte de conhecimento e informação. Quando bem utilizada, a tendência é que ela vire aliada, em vez de concorrente.

10. Usar equipamento ruim - Computadores muito lentos e defasados sempre causam frustração e perda do interesse por parte dos alunos. Evite-os.