sexta-feira, 27 de setembro de 2013

NTE de Caxias do Sul


A 4ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação, no NTE, organizou uma formação pedagógica abordando a nova proposta para o Ensino Médio.
Abaixo transcrevo o texto do blog do NTE.
Leia o texto e fica a par das discussões realizadas na formação pedagógica de Caxias do Sul.



Ensino Médio

Os alunos que ingressam em 2012 no Ensino Médio do RS são protagonistas, junto com os professores, da nova proposta pedagógica para o Ensino Médio Politécnico, Curso Normal e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Disponibilizamos, aqui, a proposta e outros textos de apoio teórico-pedagógico, bem como os Regimentos Referência,  que subsidiarão o estudo. Compartilhe conosco suas considerações, inserindo comentários nesta postagem.




Formação pedagógica aborda seminário integrado

Uma das novidades na matriz curricular do novo Ensino Médio Politécnico e do Curso Normal, o seminário integrado que compõe a base da formação diversificada do currículo foi o tema da formação sobre a reestruturação que a Secretaria de Estado da Educação realiza até quinta-feira (9) em Porto Alegre, reunindo aproximadamente 100 representantes de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A formação, nesta tarde, prossegue com os debates em torno da pesquisa socioantropológica e trabalho em grupos.

A reestruturação começa neste semestre em todas as turmas de primeiro ano do Ensino Médio Politécnico e nas escolas que têm Curso Normal. A proporção será de 75% para a formação geral e 25% para a diversificada. A proposta atende às recém-homologadas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.

A nova estrutura curricular organiza o ensino pelas quatro áreas do conhecimento: linguagens e suas tecnologias (com as disciplinas de artes, educação física, língua portuguesa e literatura), matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, física e química) e ciências humanas e suas tecnologias (filosofia, geografia, história e sociologia), que compõem a formação geral, e o seminário integrado, língua estrangeira e ensino religioso, na base diversificada. No caso do curso normal, a diversificada inclui ainda educação e conhecimento e conhecimento específico da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

De acordo com o diretor pedagógico da Seduc, Silvio Rocha, o Seminário integrado se embasa em três eixos fundamentais.
O primeiro é o eixo articulador e problematizador do currículo - possibilita olhar critico e participativo entre alunos e professores; desenvolve-se no contexto da prática aglutinando diversos saberes integrados no mundo concreto, possibilita captação do mundo real e estudo de problemas concretos.
A ação pedagógica pode ser constituída a partir de eixos conceituais, como cultura, tecnologia e trabalho, infraestrutura, organização social, que motivarão projetos vivenciais dos alunos.

O segundo eixo demonstra que o seminário consiste em um lugar de integração dos conhecimentos formais com conhecimentos e realidades sociais, por isso, interdisciplinar. A consequência é que o espaço educativo deixa de ser apenas a sala de aula, podendo passar a ser a escola, a propriedade familiar, espaços do bairro ou cidade, dependendo da capacidade da escola em articular as saídas e do objeto de estudo, sempre com orientação do professor e com planejamento prévio, ou seja, por evidenciar um currículo aberto, não linear, propõe um trabalho que possibilita a alunos e professores transitar em diferentes dimensões.
Neste eixo, a ação pedagógica pode-se efetivar por meio de eixos temáticos transversais, como meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e arte, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, educação econômica e áreas de produção, etc.

O terceiro eixo embasador do seminário faz dele um Espaço de produção de conhecimento por meio de postura de investigação, por familiarizar alunos com a produção de projetos de pesquisa, relatórios analíticos e organização de encontros científicos. Considera o aluno capaz de produzir hipóteses, elaborá-las e apresentá-las. Ou seja, propõe ao aluno o exercício da prática acadêmica. A prática do professor deve demonstrar que saber e conhecimento são permanentemente inacabados, sempre sujeitos a construção.
A ação pedagógica se efetiva, neste eixo, por meio de linhas de pesquisa, como a função social da arte em distintas instituições, épocas etc.
Fonte: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=8251 - Acesso 09/02/12 (grifos nossos)

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Retrato do Brasil mostra como foi produzida farsa ...

Com apresentação do escritor Fernando Moraes, o vídeo de menos de 30' produzido pela equipe da Revista do Brasil (jornalistas Raimundo Rodrigues Pereira e Lia Imanishi) desmonta a farsa do julgamento da AP 470, conhecido como julgamento do mensalão.

O vídeo é tão didático, busca tanto a clareza com o intuito de não deixar dúvidas sobre a farsa montada, que chega a ser repetitivo em alguns momentos.

Após assistir o vídeo, para não acusar de má-fé o ex-PGR Roberto Gurgel e o atual presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, só mesmo acusando-os de canhestramente incompetentes.


Fonte: Blog do Mello

domingo, 22 de setembro de 2013

Por que alguns professores brigam com a tecnologia?

Especialista acredita que alunos precisam ser pacientes com inabilidade dos professores, mas que naturalmente se sentem frustrados quando escola não acompanha a tecnologia.
 CARMEN GUERREIRO

iStockphoto
Mesmo com o crescimento exponencial da educação a distância, muitos professores continuam sendo incompatíveis com a tecnologia na sala de aula. Ainda mais se isso significar mais trabalho e adquirir habilidades que exigem tempo e dinheiro, sem uma contrapartida da instituição em que atuam. De outro lado, os alunos estão imersos desde a infância na tecnologia e esperam que suas escolas e universidades façam parte dessa realidade digital.

Como resolver esse dilema? Em entrevista exclusiva para o 
Guias, o cientista e filósofo Rob Kadel, do Centro de Pesquisas de Aprendizagem Online e Rede de Inovação da Pearson EUA e professor na Universidade de Colorado, fala sobre as perspectivas em relação a esse impasse. Para ele, embora os estudantes tenham que ser mais compreensivos com a falta de familiaridade tecnológica de muitos professores, é inevitável que eles se sintam frustrados quando as instituições não estão inseridas no mundo digital.

Confira a seguir a segunda parte da entrevista (a primeira, sobre o futuro da EAD, você lê aqui).

Você vê certa resistência do tradicionalismo acadêmico às novas tecnologias?
Tem alguma resistência, porque algumas pesquisas mostraram que muitos professores acham que as tecnologias são uma distração ou um lugar para o cyberbullying. Mas eu acho que é menos resistência e mais hesitação e relutância, porque eles estão incertos sobre como usar essas ferramentas e qual é o valor delas. Eles não sabem se vão aprender a usá-las, e de qualquer forma é um investimento de tempo e dinheiro. E além de eles serem mal pagos, é mais uma coisa que vão pedir para acumularem nas suas funções. 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Comodidade da "opinião consensual"

Me chateia e me incomoda muito ouvir os noticiários (a grande maioria deles), ler em jornais, revistas, postagens nas redes sociais, em sites e blogs a condenação (execração) de algumas situações, pessoas e instituições, a partir da posição defendida pela grande mídia, sem que seja feito o contraponto.
A grande mídia (de)forma e constrói a  versão dos fatos que lhe é "mais vantajosa". Somos, em muitas situações, manipulados pela mídia (leia a respeito).
Citando George Carlin - "Não ensine seu filho apenas a ler. Ensine-o a ler e a questionar o que está lendo" e aí ouso acrescentar: Não ensine seu filho apenas a ler, escrever, postar, ouvir, falar ..., sem questionar, refletir e se posicionar após ouvir o contraditório do que leu, escreveu, postou, ouviu, falou ... com a mesma intensidade de pensamento.
"Pluralidade de opiniões e concepções, respeite isso."
Fonte: TibiaBR
Assim, posto abaixo alguns blogs e sites onde o contraditório se manifesta e, a partir da leitura e escuta de dois (3,4 ...) versões, podemos nos posicionar de maneira mais clara e consistente, sabedores de todas as correntes de pensamento.

Informe-se, conheça mais concepções e opiniões antes de "definir a sua". Diga não à manipulação!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Aprovado o "Passe Livre"

Governo irá destinar R$ 16 milhões para garantir
a gratuidade do transporte aos alunos.
A AL - Assembléia Legislativa aprovou ontem, terça-feira, dia 17, o Projeto de Lei que institui o passe Livre Estudantil no Rio Grande do Sul. A proposta garante a gratuidade da passagem de ônibus intermunicipais a estudantes gaúchos com renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa do grupo familiar.
O projeto de Lei se aplicará apenas à região Metropolitana de Porto Alegre e aglomerados urbanos do Litoral Norte, Sul e Nordeste.Para os alunos das demais regiões o Governo destinará recursos para as prefeituras contratarem o transporte escolar.
Fonte: Site GAZ 
Leia mais clicando no site da Agência de Notícias Assembléia Legislativa do RS.


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Voluntários FIFA 2014

Fonte: FIFA.com
A segunda fase de inscrições para ser voluntário na Copa do Mundo de 2014 começa nesta segunda-feira (9). A Fifa vai selecionar 15 mil pessoas para trabalhar no evento.
Até agora, 127 mil pessoas já se inscreveram. Para ser voluntário, basta ter idade mínima de 18 anos. Nessa segunda etapa, a Fifa busca mais idosos, moradores do interior, pessoas com deficiência e quem fala outros idiomas, como o inglês e espanhol.

Os interessados terão 15 dias para se inscrever na internet. Clique aqui e saiba como concorrer a uma vaga.
Fonte: Globo

Outros links:

domingo, 8 de setembro de 2013

MEC divulga guia de redação para o ENEM 2013

Ministro da Educação apresentou as novas regras
 em coletiva Jorge William / Agência O Globo
O MEC lançou, através do ministro da educação, na quinta-feira, dia 05/setembro guia para participantes do ENEM 2013 sobre redação.
"O manual contém cinco exemplos de textos que receberam a nota máxima na edição do exame do ano passado. Um dos textos apresentados no guia contém um erro de acentuação. Trata-se da palavra “espanhóis” que aparece três vezes no texto, mas só está acentuada duas vezes. De acordo com Mercadante, a falta de acento agudo em uma única vez caracteriza uma situação limite, na medida em que a autora do texto demostrou conhecimento da norma culta ao escrever duas vezes a palavra corretamente."              Fonte: Globo

Outros links:

Bons estudos a todos e a todas!

sábado, 31 de agosto de 2013

Produção de Vídeo

A produção de vídeos na sala de aula é uma prática muito presente em muitos momentos do cotidiano da escola.
O NTE de Caxias do Sul realizou uma oficina de Produção de vídeo, cujo texto do blog e publicação no slideshare transcrevo abaixo.


"A equipe do  NTE está em fase de adaptação. Com a indicação da professora Sônia Inês Ferronatto para a Coordenação Pedagógica da 4ª CRE , assumiu a coordenação dos trabalhos  a professora Jussara Balduíno  Hoffmann.
Consideramos que a continuação das publicações e a interação nesse  e em  outros tantos espaços virtuais é de fundamental importância para o conhecimento, a colaboração e a cooperação  entre os professores interessados em aderir a práticas que qualifiquem a educação,  vamos dar continuidade.
Retomando ao dia 17 de julho a  exemplo da oficina do professor Daniel  Almeida Raber, postado anteriormente, a professora Greice De Barba,  que possui  Especialização em Artes Visuais e  Licenciatura  Plena em Ed. Artística , desenvolveu a oficina  de produção de vídeos . Logicamente, em um turno a oficina não foi concluída.Sendo assim , nos dias 03, 10 e 17 de setembro das 14 às 17 horas haverá a continuação dos trabalhos.Por motivos de força maior não haverá  continuação da oficina divulgada neste post.Contamos com vocês para uma próxima programação."


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO (5)

Fonte: grupoa
Do livro "TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO", da editora Artmed, de Juana María Sancho, Fernando Hernández e colaboradores, de 2006.
Excertos do Capítulo 1 - De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos de Juana Maria Sancho.

O VÁCUO PEDAGÓGICO DAS TIC
  • "O computador oferece um conjunto extremamente diversificado de uso. Esta circunstância ajuda a explicar porque praticamente todas as perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem podem argumentar que encontraram no computador um aliado de valor inestimável."
  • "Os que defendem que em cada disciplina se destacam certos conceitos-chave e uma sequência lógica ... LOGO, a atividade de programa desta linguagem se tornou uma nova forma de entender o ensino da Matemática, a partir de projetos informatizados, de uma perspectiva construtivista da aprendizagem ..."
  • "... o estudo, a experimentação e a exploração da informação, em qualquer área do currículo escolar, melhora imediatamente a motivação, o rendimento e as capacidades cognitivas dos alunos."
  • "Como mostra a história da educação, a administração e os professores costumam introduzir meios e técnicas adaptando-os à sua própria forma de entender o ensino, em vez de questionar suas crenças, muitas vezes implícitas e pouco refletidas, e tentar implantar outras formas de experiência docente."
  • "Aí residem os principais obstáculos para que a escola e os professores tirem partido educativo das TIC. Porque explorar o potencial deste conjunto de tecnologias significa reconhecer e adotar as visões educativas que, desde o princípio do século XX, com o movimento da Escola Nova, contribuem com evidências sobre a importância de repensar o papel dos alunos, o conhecimento, a avaliação e a comunidade educativa na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem."
  • "... dos principais obstáculos para desenvolver o potencial educativo das TIC são a organização e a cultura tradicionais da escola."
  • "... os professores que utilizam computadores têm dificuldades em modificar suas práticas docentes e suas expectativas sobre os alunos. ... o uso das TIC por si mesmas não produz as megamudanças que muitas imaginavam."
  • "As TIC são usadas muitas vezes para reforçar as crenças existentes sobre os ambientes de ensino em que ensinar é explicar, aprender é escutar e o conhecimento é o que contêm os livros texto (Cuban, 1993)."
Boa reflexão a todos e a todas!

    quinta-feira, 29 de agosto de 2013

    Educomunicação

    O conceito de educomunicação se formou no início dos anos 1980, para designar a atividade educativa que se propunha a trabalhar a comunicação por meio de diferentes recursos tecnológicos, entre os quais o rádio, a TV, e os videocassetes.
    Abaixo transcrevo uma apresentação do Gens Instituto de Educação e Cultura sobre Educomunicação, produzido pela professora Grácia Lopes Lima.

    quarta-feira, 28 de agosto de 2013

    TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO (4)

    Fonte: grupoa
    Do livro "TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO", da editora Artmed, de Juana María Sancho, Fernando Hernández e colaboradores, de 2006.
    Excertos do Capítulo 1 - De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos de Juana Maria Sancho.

    AS TIC E A EDUCAÇÃO
    • "O computador, assim como o cinema, a televisão e os videogames, atrai de forma especial a atenção dos mais jovens que desenvolvem uma grande habilidade para captar suas mensagens."
    • "... a história recente da educação está cheia de promessas rompidas; de expectativas não-cumpridas, geradas ante cada nova onde de produção tecnológica..."
    • "A principal dificuldade para transformar os contextos de ensino com a incorporação de tecnologias diversificadas de informação e comunicação parece se encontrar no fato de que a tipologia de ensino dominante na escola é a centrada no professor."
    • "... em diversos países coexistem programas de uso das TIC com o desenvolvimento de uma política educativa baseada em uma concepção de níveis de êxito que pouco tem a ver com criatividade, expressão do próprio conhecimento e autonomia intelectual."
    • "... no momento em que, em diferentes setores da sociedade são valorizadas a criatividade, na escola se fomenta a homogeneidade."
    Boa reflexão a todos e a todas!

      terça-feira, 27 de agosto de 2013

      A geração digital não sabe navegar

      Fonte: nosgeeks
      No site Edutec - Tecnologia na Educação encontrei um artigo interessante que faz uma reflexão e sugere que os jovens não sabem pesquisar na internet e que oferece dicas para estudantes e educadores  para ajudá-los a explorar esse importante fonte de informação e de como tirar o melhor da internet na hora de fazer os trabalhos escolares.

      O texto é interessante e aconselho sua leitura - A geração digital não sabe navegar.

      segunda-feira, 26 de agosto de 2013

      Ensino Médio Politécnico

      Fonte: Ensino Médio Politécnico
      Em tempos de questionamentos, certezas e dúvidas sobre o Seminário Integrado e sobre a implantação do Ensino Médio Politécnico nas escolas gaúchas, gostaria de ajudar na discussão reproduzindo um texto das educadoras Rosane Michelli de Castro e  Silvia Regina Barboza Garrossino, no trabalho de reflexão que fazem sobre "O ensino médio no Brasil", trabalho com o título "O Ensino Médio no Brasil: Trajetória e perspectivas de  uma organização politécnica entre educação e trabalho".

      RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar uma breve análise e interpretação da trajetória do ensino médio no Brasil, de onde emerge a ideia da relação entre educação
      e trabalho, entre teoria e prática, e sua organização nos moldes do ensino politécnico, este último que havia orientado a proposta preliminar para o ensino médio apresentada por Dermeval Saviani, em 1988. Nesse sentido, foram abordadas questões sobre educação e trabalho. Finalmente, foram feitas breves considerações sobre o tema no contexto educacional “para além do capital”.

      Clique aqui e leia todo o artigo publicado pelas professoras.

      Rosane Michelli de CASTRO - Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Didática, Campus de Marília. Marília, São Paulo, Brasil - e-mail rosanemichelli@marilia.unesp.br.
      Silvia Regina Barboza GARROSSINO - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília. Marília, São Paulo, Brasil.

      domingo, 25 de agosto de 2013

      TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO (3)

      Fonte: grupoa
      Do livro "TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO", da editora Artmed, de Juana María Sancho, Fernando Hernández e colaboradores, de 2006.
      Excertos do Capítulo 1 - De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos de Juana Maria Sancho.

      O CARÁTER TRANSFORMADOR DAS TIC
      • "... a fascinação exercida por essas tecnologias sobre muitos educadores, que julgam encontrar nelas a nova pedra filosofal que permitirá transformar a escola atual."
      • "A mioria das pessoas que vive no mundo tecnologicamente desenvolvido tem um acesso sem precedentes à informação; isto não significa que disponha de habilidade e do saber necessários para convertê-los em conhecimento. A produção de bens e riquezas aumentou exponencialmente; mas sua distribuição entre a população mantém e agrava as desigualdades socioculturais."
      • "As tecnologias da informação e comunicação não são neutras."
      • finalizando pergunta: "O que precisa mudar na política educacional e nas escolas para que professores e alunos pudessem beneficiar-se das contribuições destas tecnologias?"
      Boa reflexão a todos e a todas!

        sábado, 24 de agosto de 2013

        TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO (2)

        Fonte: grupoa
        Do livro "TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO", da editora Artmed, de Juana María Sancho, Fernando Hernández e colaboradores, de 2006.
        Excertos do Capítulo 1 - De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos de Juana Maria Sancho.

        DESCOBRINDO A FERRAMENTA QUE MUDARIA O MUNDO
        • "... minha posição ante a formação dos professores do ensino médio e meu interesse na inovação educativa e na melhora do ensino ... me pediram que aprofundasse meu conhecimento sobre o uso do computador, ... E o fiz ... não apenas do ponto de vista prático da utilização de aplicações informáticas, mas também da perspectiva teórica, crítica, filosófica e social do que representa para a sociedade a incorporação de uma nova ferramenta."
        • "Interessava-me descobrir como estes aparelhos podiam realmente contribuir para o encontro de soluções para os problemas da educação. Comecei a poerceber que a própria versatilidade deste novo objeto o tornava adaptável a qualquer perspectiva de ensino e aprendizagem; ... o avanço tecnológico ... não significava de imediato - como foi demonstrando-se - o avanço e a melhoria da educação."
        • "... descobri que a introdução de uma tecnologia tão suave como o computador e, mais tarde, internet em uma estrutura tão dura como a escola (Sancho, 1996a) permitia refletir a partir de enfoques pouco explorados sobre uma forma de fazer a educação que, por tradição e costume, foi aceita naturalmente como a única possível."
        • e por fim comenta que "...a dificuldade - quase impossibilidade - de tornar as TIC meios de ensino que melhorem os processos  e resultados da aprendizagem se os professores, diretores, assessores pedagógicos, especialistas em educação e pessoal da administração não revisarem sua forma de entender como se ensina e como aprendem as crianças e jovens de hoje em dia; as concepções sobre currículo; o papel da avaliação; os espaços educativos e a gestão escolar."
        Boa reflexão a todos e a todas!

          quinta-feira, 22 de agosto de 2013

          quarta-feira, 21 de agosto de 2013

          TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO

          Fonte: grupoa
          O livro "TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO", da editora Artmed, de Juana María Sancho, Fernando Hernández e colaboradores, de 2006, está sendo um dos livros sobre os quais estou me debruçando durante minha recuperação.
          Abaixo e em outras postagens (sempre com o mesmo título), passarei a postar excertos do livro que mais chamaram minha atenção e que gostaria de compartilhar para reflexão dos colegas educadores.
          O livro nasceu de um convite para a organização de um curso com o título "Tecnologias da Informação e a Comunicação e Prática Docente - Cenários da Escola do Amanhã".
          • Os autores citam que "nem sempre é possível assegurar que a inovação tecnológica traga uma melhoria para o ensino" e que "a mera presença dos computadores nas escolas e salas de aula não significa, por si mesma, nenhuma mudança pedagógica se não são introduzidas, as idéias e ferramentas pedagógicas adequadas."
          • Ángel San Martín aborda que "as TIC não representam a menor mudança na organização das escolas, que apesar de sua presença tudo continua igual".
          Boa reflexão a todos e a todas!

          terça-feira, 20 de agosto de 2013

          Estudo da água

          ÁGUA:  UM RECURSO PRECIOSO
          Fonte: Caranguejo
          A água é uma das substâncias mais importantes em nosso planeta. Graças a essa enorme importância na manutenção dos ciclos naturais e na manutenção da vida na Terra, que água merece uma atenção especial, afinal a Terra é vista do espaço como um planeta azul por ser praticamente 70% coberta por superfícies aquosas.
          Abaixo deixo alguns links e endereços com apresentações em flash sobre o ciclo da água, estação de tratamento etc.

          sábado, 17 de agosto de 2013

          Anos Iniciais - Atividades e sugestões

          Abaixo transcrevo a página do bloguinho do castelinho, onde lincamos diferentes jogos e atividades, agrupadas por faixa etária - Matemática, Atividades para auxiliar na Alfabetização, Atividades para ajudar a contar, Pré e 1º Ano, 2º ao 5º Ano ..., Vamos treinar a escrita, Atividades para 1º, 2º e 3º Ano, Atividades para 4º e 5º ano entre outros.




          Atividades com uso do computador


          Galerinha.
          Abaixo estão algumas atividades de matemática para vocês realizarem.
          Bom trabalho.
          Equipe do LIE

          Máquina de Cálculos  -  
          Labirinto da matemática  -  Treinando as 4 operações
          Treinando a soma  -  Treinando a multiplicação  -  Exercício
          Problemas com multiplicação  -  Teste sua multiplicação

          Atividades para ajudar na alfabetização.
          Complete com sílabas  -  Ligar alfabeto  -  Formar palavras
          Desembaralhar e formar palavras  -  Abecedário  -  Sopa de letras
          Palavras com TA,TE,Ti,etc  -  Ortografin  -  Trabalhando Sílabas
          Atividades com Sílabas  -   Encaixar as vogais (com som)  -  Memória com vogais

          Atividades para ajudar a contar (com material dourado)


          Pré e 1º ano

          2º ao 5º ano
           Jogo das diferenças  -  Textos pequenos com perguntas  -  Posicionar os sinais (+,-)



          Olá galerinha!!
          Vale a pena conferir este site.
          Está cheio de ótimas atividades.
          É só clicar na imagem e bom trabalho.




          Logo começaremos a publicar novidades para vocês. 
          Enquanto isto...vocês podem aproveitar as atividades do ano passado. 
          Tem muita coisa para fazer! 
          Bom trabalho.
           Equipe do LIE-Castelinho




           
          Vamos treinar a escrita??
          Atividades para 1º, 2º e 3º ano
          Ajude a abelha a organizar seu quarto
          Alfabeto de figuras
          Aprenda a somar e subtrair
          Aprendendo o alfabeto
          Arraste a figura até sua sombra
          Arrumando a casa
          Arrume a mochila
          Clube de leitura
          Colocar as letras nos lugares certos
          Colocar as partes que faltam nos bichos
          Colocar as sílabas em ordem e formar palavras
          Coloque o alfabeto em ordem
          Coloque os animais nos lugares certos
          Coloque os coelhos nas cartolas conforme suas cores
          Colorir
          Com que letra começa?
          Complete com as letras que faltam
          Complete com as letras que faltam
          Concentração com imagens
          Desenho animado reciclagem
          Encaixe as abelhas
          Forme palavras
          Ler é brincadeira
          Ler é brincadeira 2
          Letra inicial
          Liga pontos com tempo
          Ligue o alfabeto e descubra a figura
          Memória
          Memória com fases
          Memorizar e montar novamente
          Monte de acordo com as letras
          Organize sua mala de viagem
          Pega-pega
          Pintar
          Pintar igual
          Primeiros Passos
          Primeiros Passos (Nível 1)
          Primeiros Passos (Nível 2)
          Primeiros Passos (Nível 3)
          Primeiros Passos (Nível 4)
          Primeiros Passos (Nível 5)
          Quebra-cabeça
          Quem é o intruso?
          Separe as frutas nos cestos corretos
          Somando e subtraindo com Dino
          Vogais e consoantes (completar)

          Atividades para 4º e 5º ano
          4 operações
          4 operações1
          4 operações2
          Adição explicação
          Ajude a limpar a praça
          Caça-palavras
          Caça-palavras 2
          Calcule o que falta
          Calcule o que falta 2
          Caminho consciente
          Cartas enigmáticas
          Ciclo da água na cidade
          Complete a montanha russa
          Descubra o tesouro respondendo as pistas-atenção
          Divisão iniciantes
          Divisão_iniciantes
          Divisão1
          Divisão2
          Divisão3
          Divisão4
          Feche a caixa com as somas
          Jogo da Adição
          Jogo da antecipação
          Jogo da reciclagem
          Jogo sobre reutilizar
          Lógica – desafio
          Lógica -Transportar objetos
          Material dourado
          Montar as calhas da plantação
          Movimentos da terra e da lua
          Multiplicação
          Multiplicação e divisão
          Nunca 10
          Perguntas sobre reciclagem
          Planetas
          Regras de Língua Portuguesa
          Relevo
          Sistema Solar
          Sistema Solar 2 - A missão
          Sistema solar 3 –Quiz
          Sistema solar 4
          Subtração explicação
          Sustentabilidade nas cidades



          Galera!!
          Mais algumas atividades para realizar no Laboratório de Informática Educativa.
          É só clicar nos links e praticar.


          4 operações com basquete
          Bingo com base 10
          Comparando frações
          Conhecendo o teclado
          Controle de mouse (com carrinhos)
          Lógica com cores e fases
          Subtração - Estourando balões


          Praticando matemática

          Vamos continuar trabalhando matemática.
          É divertido e você aprende mais aquilo que faz, também, em sala de aula.
          Bom trabalho!



          Atividades de Matemática

          Desafio (somar 15 no quadrado)
          Desafio - Somar rapidamente
          Diversos cálculos, incluindo números maiores
          Ordenar taduaba
          Problemas matemáticos com imagens





          Novos jogos e atividades.
          Basta clicar no nome do jogo e explorar.
          Bom trabalho!
          Coordenação com mouse
          Crucigrama ou palavras enigmáticas
          Formas geométricas
          Formas geométricas 2
          Já viu o Cristo Redentor no Rio de Janeiro?
          Uma foto que permite ver o Cristo em 360°.
          Jogos de várias áreas (para explorar)
          Maior ou menor
          Memória com personagens em Lego
          Montar a cara dos animais
          Monte cenários e escreva
          Monte o cenário e Pinte
          Multiplicação 1
          Multiplicação 2
          Palavras e desenhos
          Palavras embaralhadas
          Par ou ímpar
          Vários jogos (dengue, lixo, completar com letras)

          Páscoa se aproximando.
          Algumas sugestões de jogos.
          Colorir ovos de Páscoa Colorir Páscoa Memória de Páscoa Páscoa chegando Pega ovos Quebra-cabeça da Páscoa
          Ano Letivo de 2012 começando e para iniciar o uso do laboratório de informática educativa separamos algumas atividades e jogos. Basta clicar no link e aproveitar.
          Bom início para todos.


          Atividades para os Anos Iniciais
          Um lugar para praticar a matemática.
          Aproveite e pratique as 4 operações.
          Basta acessar:
          http://math.cilenia.com/pt
          Mais um lugarzinho para praticar 4 operações.
          Divirtam-se, pratiquem e aprendam.
          Basta acessar:

          Tire fotografias dos animais e monte seu álbum.
          Aproveite para aprender os que estão em extinção.
          Basta clicar.
          Organize os números e ajude as crianças a voltarem para casa.
          Basta clicar no link:
          http://www.nestle.com.br/maisdivertido/Jogo.aspx?s=DESVENDANDOAPIRAMIDE
          FÁBRICA DE PALAVRAS
          Venha trabalhar na fábrica de palavras, no setor de montagem de palavras. O serviço é bem simples: basta completar a palavra apresentada com a letra que está faltando. Após essa etapa, você vai controlar um robô, encontrar letras espalhadas pela fábrica montar outras palavras.
          PESCA LETRAS
          Para escrever as palavras que correspondem aos desenhos, ajude o índio a pescar as letras que passam pelo rio.
          Clique na imagem e faça muitas palavras.
          Decomposição

          Procure as cartas Mostre que você é um ótimo detetive, capturando as sílabas e formando palavras.
          Para isso, basta colocar as sílabas nas posições corretas.
          Depois de completar a missão, relaxe curtindo o jogo da memória com as cartas que você recebeu!

          Exercícios para os Anos Iniciais

          Vários exercícios para os Anos Iniciais.
          Cliquem na imagem e bom trabalho.


          Atividades para os Anos Iniciais
          Mais um espaço para praticar as aprendizagens dos Anos Iniciais.
          Basta clicar na imagem e bom trabalho.


          Localização
          Jogo para ajudar a orientação.
          Basta clicar na imagem.
          Daqui pra cá...de lá pra cá!

          Dicas da Oficina de Matemática no computador(Univates)
          3º ano
          4º ano
          http://www.escolagames.com.br/jogos/procuraDasCartas/http://www.escolagames.com.br/jogos/procuraDasCartas/