quinta-feira, 6 de março de 2014

Érico e o programa Nota Fiscal Gaúcha

Hoje, postamos no blog do Érico Veríssimo link para o programa Nota Fiscal Gaúcha, no canto superior direito. Todo pai, mãe, educando(a), educador(a), funcionário(a) e demais integrantes da comunidade escolar do Érico Veríssimo, do bairro São Cristovão, ou qualquer pessoa que queira auxiliar a escola no programa pode acessar o link, fazer seu cadastro, auxiliar a escola e concorrer aos prêmios do programa.

Link para o cadastro no programa
"Lançado em agosto de 2012, o programa Nota Fiscal Gaúcha ainda gera questionamentos entre a população do Rio Grande do Sul. O objetivo principal da NFG é incentivar a parceria entre Poder Público e sociedade na arrecadação e aplicação de recursos. Para isso, é necessária a solicitação de emissão da nota fiscal nas compras, e a inclusão do CPF. Assim, o governo pretende combater sonegação fiscal e informalidade. Já os consumidores que participam concorrem a prêmios.
O contribuinte pode acompanhar informações sobre o funcionamento do programa no portalwww.notafiscalgaucha.rs.gov.br e se cadastrar no site. O programa ainda destina recursos para entidades sociais escolhidas pela população.
O CPF na nota pode render prêmios em dinheiro. A cada mês a Secretaria Estadual da Fazenda sorteia R$ 18 milhões. A iniciativa já existe em outros estados. Para concorrer, porém, é preciso estar cadastrado. Todo o estabelecimento é obrigado a oferecer essa possibilidade aos consumidores. Os prêmios podem chegar a R$ 1 milhão.
O sistema funciona com o acúmulo de pontos. Cada R$ 1 vale um ponto. Cem pontos resultam em um bilhete eletrônico, que é gerado automaticamente.
Os estabelecimentos têm até o fim deste ano para se adaptar à nova regra. A Secretaria Estadual da Fazenda diz que fornecer o CPF é seguro porque os dados são enviados apenas para o governo e ficam em sigilo. Até este mês de maio, 190 mil gaúchos já se cadastraram."
Fonte: portal g1

quarta-feira, 5 de março de 2014

Reunião de Pais no Érico

Amanhã teremos a realização de reunião de pais na Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, a partir das 19h15min.
Abaixo transcrevo o convite postado no blog da escola.


"O nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos, porém,  a beleza da caminhada depende daqueles moque nos acompanham."

Convidamos os Senhores pais ou responsáveis por alunos do Ensino Médio Politécnico do turno da manhã, para a nossa 1ª reunião, onde teremos a satisfação em recebê-los e apresentar nosso trabalho para 2014. A presença de vocês é fundamental para que este seja um ano de muitas realizações para todos.
  • Dia:  06/03/2014
  • Horário:  19h15min
  • Local:  Auditório da Escola
Direção e Professores da EEEB Érico Veríssimo


segunda-feira, 3 de março de 2014

Projetos 2014


Neste espaço faremos o registro dos projetos desenvolvidos no Castelinho, Érico Veríssimo e Santo Antônio dos quais participarei.
  • Rádio Escola
  • Monitor de Mídias
  • Formação continuada
  • Criação e montagens de páginas de internet (blogs, webquest, pbworks ...)
  • ...

Linux Educacional


O MEC através de seu programa de formação continuada para professores da rede pública desenvolveu um processo de ensino e aprendizagem na área das TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação.
Assim, organizou um curso para qualificar os docentes, potencializando sua participação na introdução das TIC no cotidiano da sala de aula.
O curso é dividido em cinco módulos:
    http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/
  1. Introdução à Informática;
  2. Aplicativos Linux Educacional;
  3. Aplicativos BrOffice;
  4. Objetos de Aprendizagem e
  5. Ferramentas de Autoria.
O curso possui um Guia do Aluno muito completo.
Acesse o curso clicando aqui ou na imagem ao lado.   

domingo, 2 de março de 2014

A escolha do tema

http://www.autonomiaedu.com.br/

2. A escolha do tema
c) o problema do tema amplo
"...se um tema for muito amplo não se sabe por onde começar." (p.32)
d) A necessidade do foco
"... sem um enfoque específico a pesquisa não se realiza, pois não há ponto se saída e nem de chegada, não há como formular hipóteses e pensar na metodologia a ser utilizada." (p.33)
Quando o tema é muito genérico, muito amplo ( O derretimento das calotas polares) "... a conclusão deste trabalho será muito provavelmente idêntica à introdução..."
             Quadro2. PASSOS PARA A DEFINIÇÃO DO FOCO DE PESQUISA
A) Delimitar por
Localização Espacial
Ao invés da localização geográfica genérica, escolhe-se uma área específica, como a Baia da Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, para ilustrar que tipo de consequências o aumento do nível do mar afeta a vida de uma população. Melhor ainda será escolher apenas uma parte desta localidade, pois sob uma zona específica se poderá ganhar ainda mais profundidade.
B) Delimitar por
Localização Temporal
Definir que o trabalho versa sobre os próximos 50, 100 ou 200 anos permitirá trabalhar com uma estimativa fixa sobre o aumento no nível do mar, abrindo caminho para a análise da região escolhida. Deixar o limite temporal indefinido, em um trabalho sobre derretimento de porções de gelo, impede qualquer análise.
C) Definir a 


fonte principal de dados
Diferentes centros de pesquisa podem ter estimativas diferentes sobre o que ocorre com as calotas polares. Até que seja definido qual será a fonte principal, o trabalho se resumirá à discussão ou à comparação das diferenças entre centros de pesquisa. A definição do estudo que servirá de base para o trabalho permitirá o avanço da pesquisa.
D) Definir a 


perspectiva da análise
O impacto do derretimento será considerado em relação à economia da região, à perda de espaços públicos, à nova configuração dos biomas ou à possível migração dos habitantes atuais? Serão consideradas as causas e as consequências? Como lidar com este fenômeno? Se não for definida a perspectiva, será abordado um pouco de tudo e não será possível definir um objetivo para análise. É importante notar que definir uma dessas perspectivas torna possível aprofundar a análise, fazer projeções e tirar conclusões relevantes, além de abrir espaço para mencionar os demais pontos, que poderão ficar amarrados ao foco principal , ao invés de ficarem "soltos". Nesse caso, a perspectiva econômica pode analisar as consequências do derretimento das calotas polares poderia ser um enfoque interessante para o tratamento do tema.
"Seguindo estas orientações, o tema geral "o derretimento das geleiras'' pode ser tratado em uma pesquisa sobre "O impacto do derretimento das geleiras até 2010 sobre a vida econômica da região  da praia de Copacabana a partir dos dados do INPE." Este tema poderá geral hipóteses precisas, permitirá refletir sobre a metodologia para testá-las, conferirá um norte para a redação do texto. A consequência natural, então, será a produção de uma pesquisa com uma conclusão justificada, adequada e inteligível."
"A elaboração de um trabalho científico visa à transformação de uma massa de opiniões e experiências de conhecimento legítimo, sólido e justificado. Quanto mais preciso for o tema, mais sólida e profunda tende a ser essa justificação"
"A conclusão dessa importantíssima seção é que o tema escolhido deve ser o mais preciso possível." (p. 34 e 35)

sábado, 1 de março de 2014

SI Turmas 304, 305 e 306 - 28/Fev/14


Ensino Médio Politécnico
Seminário Integrado
Aula do dia – 28/Fevereiro
Turma 304 – Sala 316, Turma 305
Sala 315A e Turma 306 
 Sala 315B


Inicialmente damos as boas-vindas a todos e todas, fizemos as apresentações iniciais e realizamos a chamada.
Após, iniciamos as discussões e esclarecimentos sobre o Seminário Integrado, procurando ouvir dos(as) educandos(as) sobre sua experiência nos anos anteriores com o trabalho de pesquisa e iniciação científica.
A partir das colocações dos(as) educandos(as) problematizamos algumas questões e discutimos a importância do trabalho no seminário integrado. Uma proposta de trabalho onde a lógica, de certa forma, se inverte - são os(as) educandos(as) quem propõe os temas para pesquisa e, as diferentes áreas do conhecimento e componentes curriculares, a partir de seu conhecimento específico, dão o suporte necessário para o aprofundamento da pesquisa proposta pelos(as) educados(as).

A discussão prosseguiu com dúvidas, questionamentos sobre a proposta. Abaixo destaco algumas das colocações e discussões feitas com as turmas:

  • discutimos sobre da realização de seis períodos diários (evitando o retorno);
  • sobre o trabalho interdisciplinar - todas as áreas e disciplinas dando suporte ao trabalho de pesquisa;
  • sobre o protagonismo dos(as) educandos(as);
  • turmas questionam a formatação dos trabalhos exigida ao final do ano passado;
  • questionam que "perdem tempo" e deixam de ter conteúdos importantes;
  • que no ENEM e vestibular o seminário integrado não entra;
  • educadores não estão ou foram preparados para trabalhar com o seminário;
  • alegam que são "cobaias" do Ensino Médio Politécnico;
  • que o Seminário Integrado serve "apenas" para melhorar os índices de aprovação;
  • acham "desnecessário" o seminário
Os assuntos foram discutidos com as turmas para organizarmos o trabalho da melhor forma.
Para nosso próximo encontro solicitamos que os(as) educandos(as) relatem sua experiência com a realização do seminário integrado nos anos anteriores, dando especial destaque à escolha do tema e ao processo de pesquisa.
O debate continua!

Links sugeridos para consulta:

"Na Proposta Pedagógica se destaca a pesquisa científica como forma de sistematizar, socializar e problematizar os conteúdos, articulando as áreas do conhecimento e dando um significado social ao conhecimento, incentivando o protagonismo dos estudantes. A perspectiva é de contribuir na formação de um sujeito que capta os significados do contexto social, internaliza e reconstrói com base em sua vivência e na mediação de outros (MALDANER, 2000)."



sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

SI Turmas 103 e 104 - 28/Fev/14


Ensino Médio Politécnico
Seminário Integrado
Aula do dia – 28/Fevereiro
Turma 103 – Sala 208   e   Turma 104 - Sala 206

http://gunterwust.blogspot.com.br/search/label/SI%20104%2F14
Inicialmente damos as boas-vindas a todos e todas, fizemos as apresentações iniciais, realizamos a chamada e uma listagem das escolas de origem dos(as) educandos(as).
Após, fizemos um levantamento sobre o conhecimento prévio que o grupo tinha a respeito do Ensino Médio Politécnico e do Seminário Integrado.
A partir das colocações dos(as) educandos(as) problematizamos algumas questões e discutimos a importância do trabalho no seminário integrado. Uma proposta de trabalho onde a lógica, de certa forma, se inverte - são os(as) educandos(as) quem propõe os temas para pesquisa e, as diferentes áreas do conhecimento e componentes curriculares, a partir de seu conhecimento específico, dão o suporte necessário para o aprofundamento da pesquisa proposta pelos(as) educados(as).

A discussão prosseguiu com esclarecimentos sobre:
  • a carga horária do Seminário Integrado;
  • a proposta da realização de seis períodos diários (evitando o retorno);
  • a proposta de trabalho interdisciplinar - todas as áreas e disciplinas dando suporte ao trabalho de pesquisa;
  • ao protagonismo dos(as) educandos(as);
  • Ciência x Opinião - diferença entre elas;
  • assuntos diversos.

Links sugeridos para consulta:

"Na Proposta Pedagógica se destaca a pesquisa científica como forma de sistematizar, socializar e problematizar os conteúdos, articulando as áreas do conhecimento e dando um significado social ao conhecimento, incentivando o protagonismo dos estudantes. A perspectiva é de contribuir na formação de um sujeito que capta os significados do contexto social, internaliza e reconstrói com base em sua vivência e na mediação de outros (MALDANER, 2000)." https://www.blogger.com/comment.g?blogID=5651597551716969702&postID=6864103062662708819&isPopup=true

Início do Seminário Integrado

Na manhã de hoje, dia 28 de fevereiro, tivemos o início das aulas de Seminário Integrado com as turmas 103, 104, 304, 305 e 306.
Clique nos links abaixo e acesse as atividades de cada uma das turmas.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Portal tem mais de 600 vídeo--aulas gratuitas de Matemática

No site - Educar para Crescer, da editora Abril, encontramos uma publicação feita pela jornalista Por Carolina Linhares, que trata de um site, do educador Vandeir Vioti dos Santos, onde ele, através do Projeto Calcule Mais, disponibiliza vídeo-aulas de matemática. Segundo o educador - “Existem milhares de brasileiros que não podem pagar cursos de reforço, por isso surgiu o desejo de dar aulas de matemática gratuitas”. 

Clique no logon ao lado ou no link e acesse a reportagem.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Blog da EEEB Érico Veríssimo

Hoje, dia 26 de fevereiro, construímos o blog da EEEB Érico Veríssimo, de Lajeado/RS.
O blog servirá para registro das atividades desenvolvidas junto à escola: atividades pedagógicas, encontros, formações, atividades com os(as) educandos(as) e comunidade escolar.
A escola quer contar com a participação de todos e de todas na construção de mais um canal de participação com sua comunidade escolar.
Acessem e comentem!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Luz do Saber - Software

O site Luz do Saber é uma produção da SEDUC do estado do Ceará e oferece inúmeras atividades para Educação Infantil e alfabetização."

"O Luz do Saber Infantil é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de crianças, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e AnaTeberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.
Atualmente, o mesmo disponibiliza cinco módulos: “Começar”, “Ler”, "Escrever", "Aplicativos" e o "Professor". O primeiro é composto por 10 atividades que estimulam através de jogos, o conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolve as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.

O módulo “Ler” pode ser autorado. Isto significa que o professor pode criar as suas atividades adaptadas ao contexto do aluno, assim como também realizar alterações nas aulas já existentes. Existem atualmente 36 atividades estruturais (modelos), nas quais o aluno pode desenvolver de modo lúdico, as competências necessárias para aprendizagem da leitura e escrita. O software já conta com a proposta de 13 aulas que possuem várias atividades cada."

Curta a dica, o site é muito interessante!

Santo Antonio à noite

Na noite do dia 24, acompanhei a abertura do ano letivo de 2014 da EEEM Santo Antônio. Os(as) educandos(as) foram recebidos(as) pela direção da escola junto ao refeitório da escola, onde, após dar  as boas vindas a mais um ano letivo na escola apresentou um vídeo para iniciar os trabalhos da noite.
Apresentou os(as) educadores(as), falou das melhorias que a escola deverá receber durante o ano e deu as informações necessárias para o início das atividades.
Após as turmas seguiram para suas salas com os(as) educadores(as).
No recreio houve uma merenda especial, depois as aulas seguiram normalmente até o final da noite.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Érico pela manhã e tarde

Hoje, pela manhã, acompanhei a abertura do ano letivo de 2014 na EEEB Érico Veríssimo. Os(as) educandos(as) foram recebidos(as) pela direção da escola e pelo Grêmio Estudantil, que mostrou uma apresentação no telão com fotos de atividades dos anos anteriores.
A diretora saudou a todos(as) dando as boas vindas a mais um ano letivo na escola. Apresentou os(as) educadores(as), falou das melhorias na escola e deu as informações necessárias para o início das atividades.Após as turmas seguiram para suas salas com os(as) educadores(as).
No recreio houve uma programação especial com a apresentação da Banda D7 (foto) e, depois as aulas seguiram normalmente até o final da manhã.
A programação se repetiu no turno da tarde, onde o diferencial foi a recepção aos(às) educandos(as) e educadores(as) com a apresentação da Banda D7. As atividades seguiram com as apresentações do GEEV e com a fala da direção.
A noite a programação teve a apresentação do Ademir "Vermelho" (foto).

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Excelente postura

Fonte: blog do Ficas

A corrupção nossa de cada dia

Fonte: Facebook CGU
Todos nós nos escandalizamos com os noticiários e denúncias de corrupção pelo Brasil e pelo mundo todo. Pesquisando, analisando estudando diferentes situações fui procurando fontes de pesquisa que me auxiliassem em compreender o fenômeno.

No facebook caí na página da CGU - Controladoria Geral da União e gostei muito do logo ( ao lado em cima) e do slogan da página - Faça sua parte, #contracorrupção.
Em especial, me chamou a atenção, no momento em que estamos construindo uma nova proposta de Ensino Médio para o RS e Brasil, o Ensino Médio Politécnico e a proposta de introdução da Iniciação Científica através dos projetos coordenados pelo Seminário Integrado, o slogan DIGA NÃO - Pequenas Corrupções, Copiar trabalho acadêmico da internet.
Fonte: Facebook CGU

Essa ideia de sempre querer levar vantagem em tudo, a pirataria, o jeitinho é muito prejudicial ao conjunto do país e da sociedade. Falsificar carteirinha de estudante, roubar TV a cabo, comprar produtos falsificados, furar fila, tentar subornar, colar na prova, bater ponto do colega, apresentar atestado médico falso, copiar trabalhos e todas atitudes do gênero, são pequenos atos de corrupção que cometemos no cotidiano de nossas vidas.

A campanha é ótima.
A corrupção é danosa, é ruim e é condenável em todos os níveis!
Se quisermos mudanças, comecemos por nós mesmos!

Fonte: Facebook CGU
   Links:

  -  A corrupção nossa de cada dia
  -  A pequena corrupção, a grande e a que não o é
  -  Campanha contra pequenas corrupções faz sucesso na internet
  -  Liberdade de Informação - Participação e Controle Social da Administração Pública 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Seminário Integrado

No Castelinho, este ano, trabalharei com cinco turmas de Seminário Integrado - turmas 103, 104, 304, 305 e 306.
O Seminário Integrado vem com a ideia e com a proposta da inclusão, no dia a dia da escola, da iniciação científica.

"... a iniciação científica é uma oportunidade para o aluno obter muito mais que prêmios e reconhecimento (esses são apenas meios de incentivo): é a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades que lhe propiciarão mais espaço na sociedade." (Fábio Ribeiro Mendes, INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA JOVENS PESQUISADORES, p. 13)

"... sabe-se que o objetivo da iniciação científica é produzir e promover o conhecimento e as habilidades necessárias para divulgá-lo. O aluno que irá participar de um evento de iniciação científica deve estar certo de que há muito mais a ganhar do que a satisfação em atender às expectativas de pais e professores; o mérito do seu trabalho é um meio para garantir seu espaço na sociedade atual r também lhe dar o devido retorno. Não seria exagero dizer que é dever do aluno, ma qualidade de cidadão, aprovetar essa oportunidade de aprendizado (hoje, tão especial) como uma maneira de fazer do mundo em que vive o espaço para que o conhecimento - sua produção, divulgação e utilização - seja a ferramenta efetiva na evolução da sociedade." (páginas 14 e 15)


Bom trabalho a todas e todos nós!

Castelinho - Abertura do Ano Letivo (2)


Dando continuidade à formação inicial do início do ano letivo no Castelinho, participei, com o coletivo de colegas de palestra com os autores Fábio Ribeiro Mendes e Rafael Faermann Korman  sobre "A iniciação científica na escola".
A atividade ocorreu no turno da manhã das 8 às 11h30min.

O Fábio é autor dos livros: Iniciação Científica para jovens pesquisadores, Meu filho não quer estudar, A formação de hábito de estudo, Vestibular e ENEM 100% e A nova sala de aula. Já o Rafael é autor do livro Projetos para escolas na prática.

O trabalho com os dois autores foi muito interessante e proveitoso. Basicamente eles apresentaram o conteúdo do livro "Iniciação científica para jovens pesquisadores".
Muitos questionamentos foram feitos pelos professores presentes a partir da experiência com a proposta do Ensino Médio Politécnico e do Seminário Integrado.
A discussão e as trocas foram muito proveitosas e enriquecedoras.
Com certeza o trabalho auxiliará em muito nosso trabalho frente às turmas do Ensino Médio no Seminário Integrado.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Castelinho - Abertura do Ano Letivo




Na tarde/noite de hoje participei do início dos trabalhos do ano letivo de 2014 no CE Presidente Castelo Branco, de Lajeado/RS. As atividades iniciaram às 15 horas com a recepção na portaria da escola e segui no auditório, com as boas vindas da direção ao grupo de professores presente.
Depois da abertura inicial foi efetuada a apresentação de clip da música "Pra ser Feliz".

Após repetida a apresentação da música o coletivo de professores foi dividido em grupos e, a partir de palavras da letra da música, passou a refletir sobre e a elaborar pequeno cartaz para compor o painel colocado no alto do auditório, com o título - "Para ser feliz no Castelo ..." relacionando a palavra recebida com o título do mural. Posteriormente seguimos apresentando nossas reflexões. 
Após, a noite foi abrilhantada pela apresentação do "Grupo de Cordas" do SESI de Lajeado, com a apresentação de uma seleção de músicas interpretada por adolescentes de 12 a 17 anos do projeto. O grupo era composto por 7 violinos, um violoncelo e o professor Sinésio também no violino.
Após intervalo o grupo passou a discutir assuntos diversos relacionados ao funcionamento da escola.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O que é um trabalho científico?

http://www.autonomiaedu.com.br/


Abaixo selecionei alguns excertos do livro, com relação ao item 1. O que é um trabalho científico?
          a) Ciência e opinião
          b) O formato científico
          c) As fontes
          d) O objetivo de um trabalho científico


a) Ciência e opinião "Se o conhecimento humano fosse inteiramente constituído de opiniões sobre o que é o mundo, o correto, o bonito, a discussão sobre o que é o conhecimento não teria valor algum. Todos teriam as suas opiniões e não existiria um conhecimento legítimo, ou um conhecimento em maior grau de legitimidade."
"Geralmente, aceita-se o conhecimento produzido pela Ciência, até que apareça uma prova em contrário. A Ciência produz um tipo de conhecimento mais sólido do que a opinião. Esse conhecimento adquire solidez por ser justificado por experimentos, demonstrações e fatos incontestáveis." (página 18)
"Ao se delimitar a diferença entre opinião e Ciência, surgem as características básicas dessas duas formas de conhecimento: a opinião varia de pessoa para pessoa, a ciência não; a opinião se conforma a quem a profere, a ciência se conforma ao que existe no mundo; a opinião não precisa ser justificada, o que não ocorre com a ciência."
"O método de Platão - o diálogo - nada mais é do que a contraposição de opiniões com objetivo de encontrar aquelas mais sólidas e justificadas." (página 19)

b) O formato científico
"Para que a opinião seja convertida em Ciência ela não pode ser trabalhada de qualquer forma. Ela precisa ser justificada e mostrar-se adequada à realidade." (página 20)
O formato científico é o que atende aos requisitos justificação, adequação, inteligibilidade, facilitando o entendimento do leitor acerca do que o pesquisador pretende provar. Para ser considerado na comunidade científica é necessário que o pesquisador apresente:
  •  as justificativas da escolha das hipóteses para explicação dos fenômenos, e as razões do descarte de outras;
  • os fatos que embasam as hipóteses e os que as rejeitam, ou seja, os fatores de adequação;
  • um texto dividido sm capítulos e seções, seguindo os padrões de citação de fontes;
  • as intenções do pesquisador, expressas de maneira compreensível, atendendo aos aspectos da inteligibilidade;
  • respeito aos aspectos formais que caracterizam um texto científico, decorrentes do método e da necessidade de atingir o padrão da Ciência, mesmo que o ponto de partida seja a opinião comum. (página 21)
c) As fontes
"As fontes são o recurso central ao se elaborar um trabalho científico."
"... na elaboração do texto científico, a fonte é sempre o outro; o autor pesquisado, ou seja, o que produz a informação de que o autor precisa."
"Há casos em que as pessoas são tentadas a fazer um trabalho rápido. O que há de melhor do que a internet para encontrar todo tipo de informação (todo tipo, boas e ruins)? Com alguns recortes e colagens o trabalho estaria feito e pronto. Pode-se, também copiar literalmente o texto de certos autores, transcrevê-los e não apresentar as fontes. Mas, se as fontes são copiadas, como indicar que elas foram lidas, compreendidas, selecionadas, ou seja, realmente proveitosas para o aluno? Esse é um caso em que a suposta malícia do aluno e a pressão das instituições e os familiares leva a uma produção sem valor. Mesmo que o texto tenha sido proveitoso para o aluno, o trabalho resultante não poderá servir para indicar o mérito da pesquisa." (p. 23)
"Se alguém está prestes a elaborar um trabalho de iniciação científica, deve ter em mente que não é preciso mostrar originalidade, mas apenas a capacidade instrumental, inovadora e correta de apresentar um tema científico. Se oi aluno conseguir encontrar bons autores, citar pequenos trechos, tirar suas conclusões, a partir dos dados apresentados, e chegar a uma conclusão, mesmo que não seja surpreendente, ele terá elaborado umótimo trabalho de iniciação científica."
"O resultado final do texto, contudo, deve ser de autoria do aluno." (p. 24)

d) O objetivo de um trabalho científico
"O objetivo do trabalho científico é separar o que é opinião e o que é verdadeiro conhecimento. Dito de outra forma, mesmo que nele se expressem diferentes opiniões e crenças, o objetivo é extrair um resultado justificado, claro e adequado à realidade."
"...o formato científico, mesmo que tenha padrões de execução bem definidos, não é rígido, pois os métodos podem ser revisados e mesmo alterados." (p. 25)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Érico Veríssimo - Abertura do Ano Letivo

Na tarde/noite de hoje participei da segunda etapa da formação inicial do ano letivo, promovida pela EEEB Érico Veríssimo, de Lajeado/RS.
Fachada da escola - Fonte: clicrbs

As atividades ocorreram, a partir das 17h30min, no auditório da escola com a participação da Direção e professores(as).

Apresentados(as) os(as) novos(as) professores(as) a direção passou a tratar de assuntos referentes ao início das aulas que acontecerão dia 24 de fevereiro próximo, nos turnos da manhã, tarde e noite.

Procedimentos e regras foram acordadas e os(as) professores, nas quatro áreas do conhecimento, discutiram sobre as atividades de acolhida aos(às) estudantes na primeira semana, especialmente no primeiro dia.


Filosofia da Escola:
"Espaço da construção do saber, da cidadania e da solidariedade."

Faz Game

Fonte: fazgame
Na página do facebook - Tecnologias em Educação CCEAD PUC-RIO, a colega Carla Zeltzer apresenta um game para criar games educacionais.
"Estamos lançando o FazGame (www.fazgame.com.br) - o game para criar games educacionais!
Uma ferramenta colaborativa onde alunos e professores podem criar games sem precisar de conhecimentos de programação ou design. Desenvolvendo a escrita criativa, raciocínio lógico e a habilidade de resolução de problemas.
Para visitar, conhecer, usar, se divertir e aprender!"
"O FazGame – o game para criar games educacionais - é um software que apresenta ambiente lúdico e intuitivo para criação de games educacionais. A ferramenta está associada ao Portal FazGame, que possibilita a publicação e acesso aos games a qualquer hora e lugar.
Sem a necessidade do conhecimento de design e programação qualquer usuário pode criar games do gênero point and click.
Uma nova forma de aprender criando conhecimento! É só escolher seus cenários, personagens e objetos, e criar sua história, de forma simples e divertida!"
Fonte: fazgame

O site apresenta diferentes tutoriais, tem jogos de demosntração etc.
Faça seu cadastro e experimente!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Santo Antônio - Abertura Ano Letivo

Hoje, a partir das dezoito horas, iniciamos os trabalhos do ano letivo de 2014 na EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro Santo Antônio. 
No refeitória a diretora deu as boas vindas aos(às) professores(as) e funcionários(as).
Após, apresentou a equipe diretiva e entregou um kit e mensagem a cada um(a) dos(as) presentes.
 Apresentação da - Técnica do Elo.
Assistimos e comentamos um vídeo apresentado no telão, sobre trabalho coletivo, trabalho em equipe.
Seguimos com uma dinâmica de trabalho com o grande grupo - técnica do elo, discutimos sobre a programação da terça e quarta-feiras e depois confraternizamos com a degustação doces, salgados e muitas frutas.
A diretora encerrou os trabalhos pedindo a todos muita dedicação e compromisso no trabalho.
"Para uns, é um retorno. Para outros, o início. Há os que estão caminhando firmes e os que estão descobrindo. Muitos enxergam uma estrada, outros tantos, uma incógnita. Há quem busque respostas, há quem queira ainda mais perguntas. Mas uma coisa é certa: todos são bem vindos para fazer de sua estrada um novo caminho para o mundo."
O sucesso de 2014 está em nossas mãos!