No terceiro e último dia da formação referente ao
Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio, dia 09/abril, discutimos na parte da
manhã, junto aos(às) colegas do Grupo A - Vermelho, o Caderno de Formação 4 - Áreas de Conhecimento e Integração Curricular. Na parte da tarde, discutimos o Caderno de Formação 6 - Avaliação do Ensino Médio, seus sujeitos e os desafios da Formação Humana Integral.As discussões foram coordenadas pela UFRGS, UERGS e por educadores e educadoras Colégio de Aplicação da UFRGS. Os Cadernos podem ser baixados na página da UFC Virtual ou no Observatório do Ensino Médio |
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sexta-feira, 11 de abril de 2014
Formação Pacto - 3º dia
quinta-feira, 10 de abril de 2014
Visita Virtual à França

As Grutas de Lascaux foram encontradas em 1942. É o mais famoso sitio de pinturas antigas de cavernas situado em Dordonha.
Podemos fazer um tour virtual pelas grutas através de site dos Ministérios da Cultura e Comunicação francês (clique aqui ou na imagem ao lado).
Bom tour a todos e a todas!
Formação Pacto - 2º dia
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No segundo dia da formação referente ao Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio, dia 08/abril, discutimos na parte da manhã, junto aos(às) colegas do Grupo A - Vermelho, o Caderno de Formação 2 - O Jovem como Sujeito do Ensino Médio.
Na parte da tarde, discutimos o Caderno de Formação 3 - O Currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e os desafios da Formação Humana Integral.
As discussões foram coordenadas pela UFRGS, UERGS e por educadores e educadoras Colégio de Aplicação da UFRGS.
Os Cadernos podem ser baixados na página da UFC Virtual ou no Observatório do Ensino Médio.
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quarta-feira, 9 de abril de 2014
Formação Pacto - 1º dia

As discussões foram interessantes e foram coordenadas pela UFRGS, UERGS e por educadores e educadoras Colégio de Aplicação da UFRGS.
Os Cadernos podem ser baixados na página da UFC Virtual ou no Observatório do Ensino Médio.
terça-feira, 8 de abril de 2014
Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Na manhã de segunda-feira, dia 07/04 até amanhã, quarta-feira, dia 09/04, ocorreu, no Hotel Embaixador em Porto Alegre, a primeira etapa de formação continuada dos professores que vão atuar como orientadores de estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio das 1ª, 2ª, 3ª, 23ª, 27ª e 28ª CREs (Porto Alegre, São Leopoldo, Estrela, Vacaria, Canoas e Gravataí). A atividade acontece no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, e terá 24h de formação, sendo realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), tendo como coordenadora a professora Danuza Lopez. Acesse a programação completa no link abaixo.
O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, participou da cerimônia de abertura e relembrou que o mesmo local foi sede da etapa final da Conferência Estadual do Ensino Médio Politécnico em dezembro de 2011. Naquele momento, foi debatida em diferentes instâncias a proposta implantada no Rio Grande do Sul, que hoje é referência para outros estados do país, que estão iniciando o processo de reestruturação curricular. “Hoje estamos numa fase em que a discussão não é mais porque fazer a mudança e sim como operar. Em como traduzir em ação pedagógica os conceitos, as reflexões e buscar instrumentos para garantir a aprendizagem dos nossos alunos. Vamos de fato coletivamente dar uma grande contribuição para a Educação do Estado e do Brasil”, disse.
Também presente na cerimônia o reitor da UERGS, Fernando Guaragna e representando o reitor da UFRGS Carlos Alexandre Neto, o pró-reitor da UFRGS, Sergio Franco.
Fonte: Seduc
segunda-feira, 7 de abril de 2014
sexta-feira, 4 de abril de 2014
Atividades e Jogos Matemáticos

- Aprender aAprender Sempre....
- Atividades Matemáticas
- Frações
- Jogos matemáticos em flash
- Matemática Didática
- PIBID USP
- Portal dos Professores de Matemática
- Somatematica
- Teste de PA e PG
- UOL Educação
quinta-feira, 3 de abril de 2014
Monitores(as) do laboratório no Érico
Participaram do encontro, representando suas turmas os(as) estudantes:
- 103 - Augusto H. Datsch
- 104 - Gabriel Scheibel , Micaeli Zarth e Tainara O. Viega
- 202 - Emilly Rebecca Kraemer
- 302 - Ione Dias dos Santos e Lillian Laste
- 303 - Matheus de Freitas Bomm , Raquel Kunzler, Rodrigo de Azevedo Meira e Sofia Bohn
Ao final dos trabalhos a estudante Paula Beatriz Kirst, da turma 302, também se apresentou para participar do grupo.
Nosso encontro iniciou às 14 horas e estendeu-se até depois do recreio.
Após as apresentações discutimos sobre as chaves de força que devem ser ligadas, sobre o servidos, sobre os computadores do laboratório, seus sistemas operacionais, BrOffice e LibreOffice. Gravamos arquivos nos computadores e em pendrive.
Nosso encontro iniciou às 14 horas e estendeu-se até depois do recreio.
Após as apresentações discutimos sobre as chaves de força que devem ser ligadas, sobre o servidos, sobre os computadores do laboratório, seus sistemas operacionais, BrOffice e LibreOffice. Gravamos arquivos nos computadores e em pendrive.
Tiramos as fotos para os crachás e ficamos de nos corresponder por e-mail para marcarmos os novos encontros.
A proposta da escola é qualificar os estudantes para que possam auxiliar os professores no trabalho quando suas turmas forem utilizar os computadores na sala de informática.
sábado, 29 de março de 2014
Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio

Foi o primeiro encontro do grupo com as coordenadoras da 3ª CRE e serviu para o esclarecimento de dúvidas quanto à formação que acontecerá em Porto Alegre dias 7, 8 e 9 de abril/14.
Após apresentação dos participantes conhecemos um pouco melhor a Resolução nº 51 de 11 de dezembro de 2013 que trata do pacto.
O pacto visa a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com que estabelece a Lei nº 9394, de 1996, e com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, instituídas na Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012.
As ações do pacto tem por objetivo:
- I - contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio;
- II - promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio; e
- III - rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio -DCNEM.
Nosso contato com a 3ª CRE será feito através da professora Luciane Bagatini Rhod.
Bom trabalho a todas e todos nós!
quinta-feira, 27 de março de 2014
Caderno de Campo
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Fonte: midiadrops |
Abaixo coloco algumas finalidades e objetivos do caderno.
O caderno de campo é um instrumento indispensável para o êxito e credibilidade de uma pesquisa científica. No caderno de campo, deve conter o registro detalhado das informações, observações, bem como as reflexões que surgem durante toda a pesquisa.
Ele contém a evolução da pesquisa e permite fazer uma avaliação do volume de atividades que foram desenvolvidas. É importante que o registro destas atividades seja organizado para que todos os componentes do grupo e também o professor possam entender o seu conteúdo.
É a forma de registro diário de tudo que diz respeito ao assunto pesquisado: datas, dados de bibliografias consultadas, endereços, transcrições sintéticas de livros, revistas, visitas, conversas mantidas com pesquisadores, pareceres do orientador, etc.
Muitos alunos reclamam que do trabalho de pesquisa, mas muitas destas dificuldades são superadas com a organização das ideias. A organização das ideias não é uma habilidade inata, ela precisa ser adquirida através da prática. Um bom exercício para organizar as ideias é registrá-las claramente.
Cada vez que o grupo se reunir ou quando um componente do grupo estudar algum assunto relacionado ao Trabalho Trimestral, ou ainda, quando parte do grupo desenvolver uma atividade relacionada à pesquisa, o fato deve ser registrado no Caderno de Campo, com a devida identificação das pessoas que participaram da atividade.
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quinta-feira, março 27, 2014
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Caderno de Campo,
CEP Castelo Branco,
Seminário Integrado 2014,
SI 103/14,
SI 104/14,
SI 304/14,
SI 305/14,
SI 306/14
segunda-feira, 24 de março de 2014
Iniciação Científica - Seminário Integrado

A proposta será melhorada pela discussão com colegas e estudantes e poderá ser modificada.
Itens de um projeto de pesquisa:
- Título provisório
- Tema
- Número de fontes – o tema pode sofrer por falta de fontes ou muitas fontes, uma pesquisa com muitas fontes pode gerar dispersão.
- O tema amplo não é aconselhado, ele tende a resultar num trabalho vago.
- A necessidade do foco – sem um foco específico a pesquisa não se realiza.
- Até onde vamos nos aprofundar neste assunto.
- Ao se fazer a delimitação do tema do estudo, o pesquisador estabelece os limites do tema pois cada tema traz em si uma infinidade de possibilidades de estudo, daí que deve-se proceder os recortes ao tema
- Justificativa do tema
- Mostrar por que o assunto foi escolhido e por que ele é importante,diga –se de passagem “vender o peixe”.
- Objetivos gerais e específicos
- Gerais – exposição, em um parágrafo, do que se pretende mostrar na pesquisa.
- Específicos – objetivos menores, derivados dos gerais.
- Hipóteses
- São opiniões que se candidatam a ser conhecimento mais sólido. Nenhuma será perdida, pois mesmo as rejeitadas trazem consigo o conhecimento de que não eram adequadas.
- Revisão de literatura
- momento de buscar a fundamentação teórica sobre o tema escolhido, com a realização de leituras, busca de documentação bibliográfica, realização de anotações e fichamentos.
- Metodologia da pesquisa
- Definir a maneira como as hipóteses serão testadas. Como o trabalho será feito? Que instrumentos serão utilizados?
- Pesquisa bibliográfica (livros, revistas, etc.)
- Pesquisa de opinião (entrevistas e levantamentos)
- Pesquisa de Campo (Visita a....)
- Pergunta norteadora
- É uma “super hipótese”, a hipótese mais consistente e importante.
- Cronograma
- Organização dos tempos – listagem das ações necessárias e o tempo necessário para a realização de cada uma delas.
- A pesquisa
- Não existe ordem definida para a coleta de dados, o importante é ir atrás da coleta de dados para provar as hipóteses. O projeto deve conter a metodologia a ser usada para testar as hipóteses.
- Etapas: preparação, coleta de dados e interpretação dos dados coletados.
- Fontes bibliográficas
- Registro das fontes utilizadas no trabalho.
- SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Nome do livro em negrito. Edição. Estado: Editora, ano de publicação.
- Sumário provisório
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segunda-feira, março 24, 2014
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Seminário Integrado 2014
sexta-feira, 21 de março de 2014
Kelly, Larissa e Júlia - Líderes da Turma 104
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Na foto, da esquerda/direita: Júlia, Larissa e Kelly |
Inicialmente todos e todas, quando da realização da chamada, expuseram sua melhor qualidade e uma postura que gostariam de melhorar. Após, no quadro verde, a estudante Ana Weber nos auxiliou, colocando no quadro as melhores características apresentadas pelos colegas e depois as características que a turma entendeu serem necessárias para um líder.
Passamos à votação dos líderes de turma e ao escrutínio dos votos. As seis estudantes mais votadas foram encaminhadas para um segundo turno de votação. As estudantes - Ana, Carolina, Júlia, Kelly, Larissa e Luana vieram à frente e puderam falar com os colegas.
Feita e escrutinada a segunda votação, foram eleitas as estudantes:
- Vice - Larissa Scheer e
- Secretaria/Tesoureira - Júlia Cristine Marasini.
sábado, 15 de março de 2014
SI Turma 304/14

Seminário Integrado
Aula do dia – 14/Março
Turma 304 – Sala 316
No encontro do
dia 14 realizamos a dinâmica de nome “Abrigo subterrâneo”, uma atividade que
exercita e demonstra a dificuldade em estabelecer consensos. Consensos e
argumentações tão necessárias para o trabalho de pesquisa em grupo do seminário
integrado.
O trabalho foi
realizado individualmente, em pequeno e depois grande grupo e seguiram-se as
argumentações e comentários.
sexta-feira, 14 de março de 2014
SI Turma 305/14
Ensino Médio Politécnico

Seminário Integrado
Aula do dia – 13/Março
Turma 305 – Sala 315A
No encontro do
dia 13 realizamos a dinâmica de nome “Abrigo subterrâneo”, uma atividade que
exercita e demonstra a dificuldade em estabelecer consensos. Consensos e
argumentações tão necessárias para o trabalho de pesquisa em grupo do seminário
integrado.
O trabalho foi
realizado individualmente, em pequeno e depois grande grupo e seguiram-se as
argumentações e comentários.quinta-feira, 13 de março de 2014
SI Turma 104/14
SI Turma 103/14
Ensino Médio Politécnico
Seminário Integrado
Aula do dia – 11/Março
Turma 103 – Sala 208
As propostas iniciais de - Futebol, Sexualidade Infantil, Anatomia, Apnéia do sono, Anabolizantes, Adolescência, Depressão, Aquecimento global, Espaço, Facebook e Terrorismo, não tiveram nenhuma defesa e foram, inicialmente, descartadas como temas de pesquisa pela turma.
Os temas - Tráfico de mulheres, Copa do mundo, Musculação, drogas, Analfabetismo, Hormônios sintéticos, Tecnologia, Faculdade, Armas bioquímicas e Fobias foram defendidas por um ou mais educandos(as).
Solicitamos que todos e todas pensassem sobre os temas defendidos e que, para as próximas aulas, detalhassem e delimitassem mais os temas considerando:
- a localização espacial - onde;
- a localização temporal - quando;
- quais fontes seriam usadas;
- qual a perspectiva de análise.
Para nosso próximo encontro trabalharemos uma dinâmica sobre a "Dificuldade de estabelecermos consensos."
quarta-feira, 12 de março de 2014
Pacto Gaúcho pela Educação

Fonte: SEC
Maiores detalhes do cronograma podem ser lidos clicando aqui.
SI Turma 305/14
SI Turma 304


Aula do dia – 11/Março
Turma 304 – Sala 316 e Turma 305 – Sala 315A
Nos encontros:
continuamos com os relatos das experiências com o Seminário nos anos anteriores;
continuamos com os relatos das experiências com o Seminário nos anos anteriores;
- discutimos sobre a continuidade da pesquisa dos segundos anos ou definição de novos temas;
- trabalhamos a questão da delimitação dos temas e definição do foco da pesquisa;
- falamos sobre a aplicabilidade dos temas pesquisados;
- discutimos sobre as AI - articuladoras interdisciplinares;
- e coloquei sobre a necessidade de todos/todas terem seu "caderno de campo" para registro da caminhada individual de cada um(a).
segunda-feira, 10 de março de 2014
O Menino e o Muro
Na formação realizada sábado no Érico, ainda destaco o texto - O Menino e o Muro, apresentado pelo palestrante.
O Menino e o Muro
A vida seguia simples para o menino. Simples como andar pra frente. Até que um muro apareceu em seu caminho.
- Pai, que muro é esse?
- É o muro da escola, meu filho.
- E por que o senhor me trouxe aqui? E o que tem atrás deste muro?
- Eu te trouxe até aqui para seres alguém na vida. Atrás deste muro está o teu futuro.
- Então eu não sou ninguém nesta vida?
- Tu és alguém muito importante pra mim. Porém tu és só um menino. Quero que no futuro tu sejas um doutor, quero que não sejas tão pouquinho quanto eu.
- Pouquinho? Mas tu és um montão meu pai!
- Deixa de história e entra lá, meu guri. Estuda muito e faça teu futuro. Quero que meu filho seja um doutor!
- Mas o que é este tal de futuro? O que é um doutor?
- O futuro? Não sabemos, meu filho. É algo de um outro mundo. De um lugar onde as coisas não são, mas podem ser. A escola é um meio de transporte que te leva pra esse tal de futuro. E doutor eu também não sei direito. É tipo uma pessoa importante, que tem mais instrução e dinheiro que a gente. E, por isso, pode mandar mais do que ser mandado.
- Então é esta tal de escola que vai me levar pra ser doutor? E quem pilota a escola?
- A escola pode sim te levar pra ser doutor, meu filho. Os pilotos da escola são os professores.
- E o que são professores?
- Professores são pessoas que estudaram muito pra nos ensinarem coisas importantes para tu seres alguém no futuro. Obedeça a eles como tu obedeces a mim e a tua mãe.
- Professores são doutores?
- Não. Doutores ganham mais do que eles. Doutores usam jaleco branco ou terno e gravata.
- Então o senhor quer que eu entre num troço que vai me levar pra um lugar que não é, mas pode ser, conduzido por pessoas que eu devo obedecer, que estudaram muito, mas não são doutores, e que me ensinarão coisas importantes para eu ser alguém mais importante do que eles e mandar em pessoas como o senhor?
- Mais ou menos isso, meu filho! Agora vai lá e faz bonito! Aproveita que tu és guri novo e a vida é ainda colorida. Presta atenção nas cores, letras e números que vão te mostrar. Teu velho pai já tá gasto do tempo e já começa a descolorir. Minha alegria é ver tuas mãos mancharem o mundo com tuas cores.
O Menino e o Muro
A vida seguia simples para o menino. Simples como andar pra frente. Até que um muro apareceu em seu caminho.
- Pai, que muro é esse?
- É o muro da escola, meu filho.
- E por que o senhor me trouxe aqui? E o que tem atrás deste muro?
- Eu te trouxe até aqui para seres alguém na vida. Atrás deste muro está o teu futuro.
- Então eu não sou ninguém nesta vida?
- Tu és alguém muito importante pra mim. Porém tu és só um menino. Quero que no futuro tu sejas um doutor, quero que não sejas tão pouquinho quanto eu.
- Pouquinho? Mas tu és um montão meu pai!
- Deixa de história e entra lá, meu guri. Estuda muito e faça teu futuro. Quero que meu filho seja um doutor!
- Mas o que é este tal de futuro? O que é um doutor?
- O futuro? Não sabemos, meu filho. É algo de um outro mundo. De um lugar onde as coisas não são, mas podem ser. A escola é um meio de transporte que te leva pra esse tal de futuro. E doutor eu também não sei direito. É tipo uma pessoa importante, que tem mais instrução e dinheiro que a gente. E, por isso, pode mandar mais do que ser mandado.
- Então é esta tal de escola que vai me levar pra ser doutor? E quem pilota a escola?
- A escola pode sim te levar pra ser doutor, meu filho. Os pilotos da escola são os professores.
- E o que são professores?
- Professores são pessoas que estudaram muito pra nos ensinarem coisas importantes para tu seres alguém no futuro. Obedeça a eles como tu obedeces a mim e a tua mãe.
- Professores são doutores?
- Não. Doutores ganham mais do que eles. Doutores usam jaleco branco ou terno e gravata.
- Então o senhor quer que eu entre num troço que vai me levar pra um lugar que não é, mas pode ser, conduzido por pessoas que eu devo obedecer, que estudaram muito, mas não são doutores, e que me ensinarão coisas importantes para eu ser alguém mais importante do que eles e mandar em pessoas como o senhor?
- Mais ou menos isso, meu filho! Agora vai lá e faz bonito! Aproveita que tu és guri novo e a vida é ainda colorida. Presta atenção nas cores, letras e números que vão te mostrar. Teu velho pai já tá gasto do tempo e já começa a descolorir. Minha alegria é ver tuas mãos mancharem o mundo com tuas cores.
Autor: Professor Dr. Alexsandro dos Santos Machado
domingo, 9 de março de 2014
Formação no Érico
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Fonte: Instituto Palavrações |
Sábado perlas manhã, tivemos um encontro de formação na EEEB Érico Veríssimo. O encontro teve a participação de muitos educadores(as) da escola para participar da palestra "Qual o sentido da Educação? Aprofundando a reflexão sobre a evasão escolar no Érico", coordenada e ministrada pelo Professor Dr. Alexsandro dos Santos Machado (foto), da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, do Campus de Pretolina, Pernambuco.
A atividade foi muito interessante e contou com a participação do grupo de educadores(as) e com troca de experiências.
O Professor Dr. Alexsandro estará participando do VI Seminário Internacional de Educação, ESCOLA-MUNDO: UMA RELAÇÃO SEM FRONTEIRAS, que será promovido pelo Instituto PalavrAções em Lajeado-RS, dia 24 de maio, onde falará sobre “O desafio de construir conhecimento com a geração pós-alfabética”, e sua palestra será realizado em dois horários (8h e 13h30min), para que todos possam participar.
sábado, 8 de março de 2014
sexta-feira, 7 de março de 2014
Castelinho e Érico Veríssimo
A discussão já havia sido feita com os Conselhos Escolares, CPMs das escolas, com o grupo de educadores(as) e educandos(as).
A fim de qualificar o trabalho pedagógico nas escolas e evitar o retorno das turmas em turno oposto, a reorganização curricular, com seis períodos diários de segundas à sextas foi a melhor e mais viável proposta.
Os novos horários de início e término das aulas, no turnos da manhã e tarde, causarão, inicialmente algumas adaptações na vida das famílias, escolas e professores, mas, sem dúvida, trará bons frutos no transcorrer do ano e dos anos seguintes.
O Castelo Branco já iniciará com os seis períodos diários dia 07 de fevereiro, já o Érico Veríssimo iniciará com os seis períodos dia 17.
SI Turma 306/14
No encontro do dia 7 de março após reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher, iniciamos os relatos sobre as experiências anteriores que os grupos e educandos(as) da turma construíram nos dois anos anteriores do Ensino Médio Politécnico..
A turma 306 relatou especificamente as experiências que tiveram no ano anterior, 2013, com os projetos do Seminário Integrado.
Conversamos sobre os temas: Sistema Penitenciário, Cultura Alemã, Intercâmbio, Ídolos, Karate, Drogas na adolescência, Higiene corporal, Desenho arquitetônico, Dip web, Segunda Guerra Mundial e Sustentabilidade.
.
No próximo encontro passaremos a discutir mais sobre os temas, discutindo:
A turma 306 relatou especificamente as experiências que tiveram no ano anterior, 2013, com os projetos do Seminário Integrado.
Conversamos sobre os temas: Sistema Penitenciário, Cultura Alemã, Intercâmbio, Ídolos, Karate, Drogas na adolescência, Higiene corporal, Desenho arquitetônico, Dip web, Segunda Guerra Mundial e Sustentabilidade.
.
No próximo encontro passaremos a discutir mais sobre os temas, discutindo:
- o foco, a delimitação dos temas;
- sobre a aplicabilidade dos temas pesquisados;
- sobre a continuidade ou não dos mesmos temas (delimitados);
- sobre os(as) AI - Articuladores Interdisciplinares;
- sobre o "caderno de campo" ou "portfólio";
- outros assuntos.
SI Turma 305/14
A turma 305 relatou especificamente as experiências que tiveram no ano anterior, 2013, com os projetos do Seminário Integrado.
Conversamos sobre os temas: Nazismo, Impostos, Vandalismo, Anorexia, Sustentabilidade e Drogas LSD.
No próximo encontro passaremos a discutir mais sobre os temas, discutindo:
- o foco, a delimitação dos temas;
- sobre a aplicabilidade dos temas pesquisados;
- sobre a continuidade ou não dos mesmos temas (delimitados);
- sobre os(as) AI - Articuladores Interdisciplinares;
- sobre o "caderno de campo" ou "portfólio";
- outros assuntos.
SI Turma 304/14

Seminário Integrado
Aula do dia – 07/Março
Turma 304 – Sala 316
No encontro do dia 7 de março após reflexão sobre o Dia
Internacional da Mulher, iniciamos os relatos sobre as experiências anteriores
que os grupos e educandos(as) da turma construíram nos dois anos anteriores do
Ensino Médio Politécnico..
A turma 304 relatou especificamente as experiências que tiveram no ano
anterior, 2013, com os projetos do Seminário Integrado.
Conversamos sobre os temas:
- Homofobia,
Relações interpessoais muçulmanas, Nutrição, Anemia/doenças, Drogas,
Mitologia, Saúde Mental, Cursos Técnicos, Homossexualidade, Alimentação
Saudável, Orientações sobre o uso de medicamentos, Tradição Gaúcha, Copa
do mundo, Ku kux clan, Higiene corporal, Influência da música e Evasão
escolar.
No próximo encontro passaremos a discutir mais sobre os temas,
discutindo:
- o
foco, a delimitação dos temas;
- sobre
a aplicabilidade dos temas pesquisados;
- sobre
a continuidade ou não dos mesmos temas (delimitados);
- sobre
os(as) AI - Articuladores Interdisciplinares;
- sobre
o "caderno de campo" ou "portfólio";
- outros
assuntos.
SI Turma 104/14
Organizamos uma dinâmica para registro das ideias iniciais do grupo sobre temas de pesquisa.
O grupo aos poucos foi registrando no quadro suas ideias e temas que gostariam de saber mais.
Registro os temas inicialmente apresentados:
- Recalque, Ostentação, Música, Religião, Esporte, Comida, Pornografia, Tráfico de drogas, Abuso sexual, Violência, Cannabis, Bebidas, Turismo, Automóveis e Calçados(tenis).
SI Turma 103/14
Ensino Médio Politécnico
Seminário Integrado
Aula do dia – 07/Março
Turma 103 – Sala 208 e Turma 104 - Sala 206
O grupo aos poucos foi registrando no quadro suas ideias e temas que gostariam de saber mais.
Registro os temas inicialmente apresentados:
- Tráfico internacional de mulheres, Futebol, Sexualidade infantil, Copa do mundo, Anatomia, Musculação, Drogas, Analfabetismo, Apnéia do sono, Anabolizantes, Hormônios sintéticos, Adolescência, Tecnologia, Faculdade, Depressão, Aquecimento Global, Espaço, Facebook, Terrorismo, Armas bioquímicas e Fobias.
quinta-feira, 6 de março de 2014
Érico e o programa Nota Fiscal Gaúcha

Hoje, postamos no blog do Érico Veríssimo link para o programa Nota
Fiscal Gaúcha, no canto superior direito. Todo pai, mãe, educando(a),
educador(a), funcionário(a) e demais integrantes da comunidade escolar do Érico
Veríssimo, do bairro São Cristovão, ou qualquer pessoa que queira auxiliar a
escola no programa pode acessar o link, fazer seu cadastro, auxiliar a escola e
concorrer aos prêmios do programa.
"Lançado em agosto de 2012, o programa Nota Fiscal
Gaúcha ainda gera questionamentos entre a população do Rio Grande do Sul. O objetivo principal da NFG é
incentivar a parceria entre Poder Público e sociedade na arrecadação e
aplicação de recursos. Para isso, é necessária a solicitação de emissão da nota
fiscal nas compras, e a inclusão do CPF. Assim, o governo pretende combater
sonegação fiscal e informalidade. Já os consumidores que participam concorrem a
prêmios.
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Link para o cadastro no programa |
O contribuinte pode acompanhar informações sobre o
funcionamento do programa no portalwww.notafiscalgaucha.rs.gov.br
e se cadastrar no site. O programa ainda destina recursos para entidades
sociais escolhidas pela população.
O CPF na nota pode render prêmios em dinheiro. A cada
mês a Secretaria Estadual da Fazenda sorteia R$ 18 milhões. A iniciativa já
existe em outros estados. Para concorrer, porém, é preciso estar cadastrado.
Todo o estabelecimento é obrigado a oferecer essa possibilidade aos
consumidores. Os prêmios podem chegar a R$ 1 milhão.
O sistema funciona com o acúmulo de pontos. Cada R$
1 vale um ponto. Cem pontos resultam em um bilhete eletrônico, que é gerado
automaticamente.
Os estabelecimentos têm até o fim deste ano para se
adaptar à nova regra. A Secretaria Estadual da Fazenda diz que fornecer o CPF é
seguro porque os dados são enviados apenas para o governo e ficam em sigilo.
Até este mês de maio, 190 mil gaúchos já se cadastraram."
Fonte: portal g1
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