terça-feira, 6 de maio de 2014

Turma 104 - Pré-projetos

A turma 104 está ultimando seus projetos nas discussões do Seminário Integrado.
Os diferentes grupos definiram seus temas de pesquisa e definiram a delimitação de seus temas e suas justificativas.
Abaixo relaciono os temas dos projetos dos grupos:
  • Abuso Sexual - influência da música;
  • Adoção de Animais;
  • Automóveis - poluição;
  • Câncer de Mama - Prevenção;
  • Cannabis;
  • Depressão Psicológica;
  • Poluição do Rio Tauqari;
  • Turismo no Vale do Taquari.
A partir dos temas, temas delimitados e justificativas os grupos foram desafiados a produzir um "vídeo de apresentação" sobre seu tema. Um vídeo, uma apresentação com imagens e sons ... qualquer forma de, com criatividade e bom gosto, apresentar seu trabalho ao grande grupo.

Turma 103 - Pré-projetos

A turma 103 está ultimando seus projetos nas discussões do Seminário Integrado.
Os diferentes grupos definiram seus temas de pesquisa e definiram a delimitação de seus temas e suas justificativas.
Abaixo relaciono os temas dos projetos dos grupos:
  • Anabolizantes e Musculação;
  • Câncer de mama;
  • Copa do Mundo de 2014 - Arena Amazônica;
  • Depressão na adolescência;
  • Música - Mamonas Assassinas;
  • Música - Preconceito dom o Funk;
  • Problemas Psicológicos - Automutilação;
  • Violência - Trabalho Infantil.
A partir dos temas, temas delimitados e justificativas os grupos foram desafiados a produzir um "vídeo de apresentação" sobre seu tema. Um vídeo, uma apresentação com imagens e sons ... qualquer forma de, com criatividade e bom gosto, apresentar seu trabalho ao grande grupo.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

1º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio

Sábado pela manhã, dia 26 de abril último, realizamos o primeiro encontro com os(as) educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro Santo Antônio, de Lajeado/RS.

Na pauta de nosso primeiro encontro apresentamos o pacto e discutimos:
          - O que é o pacto?
          - Quem participa
          - Quando participa
          - A programação dos dois semestres de 2014
          - Os seis Cadernos de Formação
                    - Módulo 1 - Ensino Médio e formação humana integral
                    - Módulo 2 - O jovem como sujeito do Ensino Médio
                    - Módulo 3 - O currículo do Ensino Médio
                    - Módulo 4 - Áreas do conhecimento e integração curricular
                    - Módulo 5 - Organização e gestão democrática
                    - Módulo 6 - Avaliação no Ensino Médio

A discussão referente à definição de datas para compor nosso calendário de encontros e formações foi o ponto que mais demandou tempo e discussão.
Agendamos nosso próximo encontro para a quarta-feira, dia 30 de abril, às 17h30min para continuarmos com a formação, definição de agenda e início dos estudos referentes ao Caderno de Formação - Ensino Médio e Formação Humana Integral, Módulo 1. 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Inscrição no Pacto

Hoje estamos encerrando as inscrições dos(as) educadores(as) do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio, no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Governo Federal.

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi regulamentado pela Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Através dele, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e distrital de educação assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atual no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas. Um portal com informações e materiais sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio entrará no ar em alguns meses.

Bom trabalho a todas e todos nós!

Montando os pré-projetos

Nesta terça-feira, dia 22 de abril a turma 104 pesquisará e procurará, a partir da delimitação de seus temas de pesquisa, concluir as justificativas de seus trabalhos.

O pré-projeto que estaremos tentando finalizar contém os seguintes elementos:
  • Nome dos(as) componentes do grupo
  • Tema
  • Tema delimitado - O tema amplo não é aconselhado, ele tende a resultar num trabalho vago. A necessidade do foco específico é fundamental, sem ele a pesquisa não se realiza. Ao se fazer a delimitação do tema do estudo, o(a) pesquisador estabelece os limites do tema pois cada tema traz em si uma infinidade de possibilidades de estudo, daí que deve-se proceder os recortes ao tema
  • Justificativa  -  Destacando que, a justificativa, num projeto de pesquisa, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é de fundamental importância, deve ser efetivado e é relevante para a sociedade ou para alguns indivíduos que se beneficiarão com a pesquisa. Deve aparecer como as informações geradas pela pesquisa são úteis e a quem. O que a pesquisa irá agregar e que decisões poderão ser tomadas a partir dos dados gerados.  A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, justifica a necessidade de se levar a efeito a realização de tal empreendimento e encaminha para a formulação do problema. Deverá ser ressaltado no trabalho que existem outros trabalhos que evidenciam a importância do tema da pesquisa e estes devem ser referenciados.
Ao final da montagem dos três tópicos do pré-projetos os grupos devem enviá-los para o e-mail gunterwust@gmail.com para análise com o grupo de educadores(as) e coordenação pedagógica da escola.

Bom trabalho a todos e a todas!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Finalizando os pré-projetos

Nesta terça-feira, dia 22 de abril, as turma 304, 305, 306 pesquisarão no laboratório de informática e os grupos procurarão dar acabamento aos seus pré-projetos do Seminário Integrado.
A turma 104 pesquisará e procurará, a partir da delimitação de seus temas de pesquisa, concluir as justificativas de seus trabalhos.

O pré-projeto que estaremos tentando finalizar contém os seguintes elementos:
  • Nome dos(as) componentes do grupo
  • Tema
  • Tema delimitado - O tema amplo não é aconselhado, ele tende a resultar num trabalho vago. A necessidade do foco específico é fundamental, sem ele a pesquisa não se realiza. Ao se fazer a delimitação do tema do estudo, o(a) pesquisador estabelece os limites do tema pois cada tema traz em si uma infinidade de possibilidades de estudo, daí que deve-se proceder os recortes ao tema
  • Justificativa  -  Destacando que, a justificativa, num projeto de pesquisa, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é de fundamental importância, deve ser efetivado e é relevante para a sociedade ou para alguns indivíduos que se beneficiarão com a pesquisa. Deve aparecer como as informações geradas pela pesquisa são úteis e a quem. O que a pesquisa irá agregar e que decisões poderão ser tomadas a partir dos dados gerados.  A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, justifica a necessidade de se levar a efeito a realização de tal empreendimento e encaminha para a formulação do problema. Deverá ser ressaltado no trabalho que existem outros trabalhos que evidenciam a importância do tema da pesquisa e estes devem ser referenciados.
  • Objetivos - Gerais – exposição, em um parágrafo, do que se pretende mostrar na pesquisa. Específicos – objetivos menores, derivados dos gerais.
  • Hipótese(s) - São opiniões que se candidatam a ser conhecimento mais sólido. Nenhuma será perdida, pois mesmo as rejeitadas trazem consigo o conhecimento de que não eram adequadas.
  • Metodologia - Definir a maneira como as hipóteses serão testadas. Como o trabalho será feito? Que instrumentos serão utilizados?  Pesquisa bibliográfica (livros, revistas, etc.) Pesquisa de opinião (entrevistas e levantamentos) Pesquisa de Campo (Visita a....)
Como estamos tentando ultimar a montagem dos pré-projetos de pesquisa das turmas, os grupos acrescentarão o item da Revisão Bibliográfica nos trabalhos e farão a revisão da literatura referente aos temas de seus trabalhos em nossas visitas ao laboratório de informática da escola.
  • Revisão bibliográfica - Momento, onde o(a) pesquisador(a) busca, localiza e revisa a literatura onde obterá  material bibliográfico que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa, tais como livros, artigos científicos, revistas, jornais, normas técnicas, legislação, etc.
Ao final da montagem dos pré-projetos os grupos devem enviá-los para o e-mail gunterwust@gmail.com para análise com o grupo de educadores(as) e coordenação pedagógica da escola.

Bom trabalho a todos e a todas!

domingo, 13 de abril de 2014

A proibição do celular na escola faz sentido?

celu
Fonte: Vivência Pedagógica
O título é provocativo e a discussão deve ser feita. 
"A proibição do celular na escola faz sentido?" é o título de uma matéria publicada no site Vivência Pedagógica, onde são colocadas algumas reflexões pontuais, muito interessantes e atuais sobre o assunto.

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” Jean Piaget

"A frase, de Jean Piaget, não poderia ser mais atual, mas precisa encontrar eco nos novos desafios agora impostos aos educadores na formação de uma geração de estudantes que são nativos digitais."

Leia toda a reportagem clicando aqui ou nos dois links do site Vivência Pedagógica.

sábado, 12 de abril de 2014

VI Seminário Internacional de Educação

Hoje, nos turnos da manhã, tarde e no horário vespertino, participamos com um grande número de educadores(as) do VI Seminário Internacional de Educação, promovido pelo Instituto PalavrAções, seminário com o tema ESCOLA-MUNDO: Uma relação sem fronteiras.
Na parte da manhã, após abertura do seminário, participamos da palestra: "Escola contemporânea: o desafio de adequá-la ao novo momento histórico mundial e brasileiro, às teorizações pós modernas, às novas diretrizes curriculares e às características do aluno na atualidade", proferida pela Professora Dra. Maria Luísa Xavier, UFRGS, Porto Alegre/RS.
Na parte da tarde interagimos com o Dr. Javier Barbero, Assunción, Paraguay, na conferência vivencial: "El arbol y El bosque - La conciencia sistêmica como estratégia em tiempos complejos".
Finalizamos o sábado com a fala do Dr. Henrique Vedana, Universidade da Experiência e OpenLab, São Paulo/SP, com a palestra: "Inovando num mundo sem fronteiras".
Os temas e falas foram muito bons!
O seminário terá prosseguimento no dia 24/maio, conforme programa.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Formação Pacto - 3º dia

No terceiro e último dia da formação referente ao Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio, dia 09/abril, discutimos na parte da manhã, junto aos(às) colegas do Grupo A - Vermelho, o Caderno de Formação 4 - Áreas de Conhecimento e Integração Curricular.
Na parte da tarde, discutimos o Caderno de Formação 6 - Avaliação do Ensino Médio, seus sujeitos e os desafios da Formação Humana Integral.
As discussões foram coordenadas pela UFRGS, UERGS e por educadores e educadoras Colégio de Aplicação da UFRGS.


Os Cadernos podem ser baixados na página da UFC Virtual ou no Observatório do Ensino Médio

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Visita Virtual à França

A professora Camila, estagiária de história do 6º ano, esteve com a turma no laboratório de informática da EEEB Érico Veríssimo, nesta quinta-feira, para fazer uma visita virtual a Lascaux, um complexo de cavernas ao sudoeste de França, famoso pela suas pinturas rupestres.
As Grutas de Lascaux foram encontradas em 1942. É o mais famoso sitio de pinturas antigas de cavernas situado em Dordonha.
Podemos fazer um tour virtual pelas grutas através de site dos Ministérios da Cultura e Comunicação francês (clique aqui ou na imagem ao lado).

Bom tour a todos e a todas!

Formação Pacto - 2º dia

 
No segundo dia da formação referente ao Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio, dia 08/abril, discutimos na parte da manhã, junto aos(às) colegas do Grupo A - Vermelho, o Caderno de Formação 2 - O Jovem como Sujeito do Ensino Médio.
Na parte da tarde, discutimos o Caderno de Formação 3 - O Currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e os desafios da Formação Humana Integral.
As discussões foram coordenadas pela UFRGS, UERGS e por educadores e educadoras Colégio de Aplicação da UFRGS.
Os Cadernos podem ser baixados na página da UFC Virtual ou no Observatório do Ensino Médio.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Formação Pacto - 1º dia

No primeiro dia da formação referente ao Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio, dia 07/abril, discutimos, na parte da manhã, após a solenidade de abertura, o Caderno de Formação 5 - Formação de Professores do Ensino Médio - Organização e Gestão Democrática da Escola, juntamente com todos os participantes do encontro (foto). Na parte da tarde, nós, do Grupo A - Vermelho discutimos o Caderno de Formação 1 Formação de Professores do Ensino Médio - Ensino Médio e Formação Humana Integral.
As discussões foram interessantes e foram coordenadas pela UFRGS, UERGS e por educadores e educadoras Colégio de Aplicação da UFRGS.
Os Cadernos podem ser baixados na página da UFC Virtual ou no Observatório do Ensino Médio.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Na manhã de segunda-feira, dia 07/04 até amanhã, quarta-feira, dia 09/04, ocorreu, no Hotel Embaixador em Porto Alegre, a primeira etapa de formação continuada dos professores que vão atuar como orientadores de estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio das 1ª, 2ª, 3ª, 23ª, 27ª e 28ª CREs (Porto Alegre, São Leopoldo, Estrela, Vacaria, Canoas e Gravataí). A atividade acontece no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, e terá 24h de formação, sendo realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), tendo como coordenadora a professora Danuza Lopez. Acesse a programação completa no link abaixo.
O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, participou da cerimônia de abertura e relembrou que o mesmo local foi sede da etapa final da Conferência Estadual do Ensino Médio Politécnico em dezembro de 2011.  Naquele momento, foi debatida em diferentes instâncias a proposta implantada no Rio Grande do Sul, que hoje é referência para outros estados do país, que estão iniciando o processo de reestruturação curricular. “Hoje estamos numa fase em que a discussão não é mais porque fazer a mudança e sim como operar. Em como traduzir em ação pedagógica os conceitos, as reflexões e buscar instrumentos para garantir a aprendizagem dos nossos alunos. Vamos de fato coletivamente dar uma grande contribuição para a Educação do Estado e do Brasil”, disse.
Também presente na cerimônia o reitor da UERGS, Fernando Guaragna e  representando o reitor da UFRGS Carlos Alexandre Neto, o pró-reitor da UFRGS, Sergio Franco.
Fonte: Seduc

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Monitores(as) do laboratório no Érico

Hoje a tarde, dia 03/abril/14, tivemos o primeiro encontro com os(as) estudantes do turno na manhã do Érico, que se candidataram a ser os(as) monitores(as) no laboratório de informática da escola, no momento em que suas turmas estiverem utilizando a sala e os computadores.
Participaram do encontro, representando suas turmas os(as) estudantes:
          - 103 - Augusto H. Datsch
          - 104 - Gabriel Scheibel , Micaeli Zarth e Tainara O. Viega         
           - 202 - Emilly Rebecca Kraemer
           - 302 - Ione Dias dos Santos  e Lillian Laste
           - 303 - Matheus de Freitas Bomm , Raquel Kunzler, Rodrigo de Azevedo Meira e Sofia Bohn
Ao final dos trabalhos a estudante Paula Beatriz Kirst, da turma 302, também se apresentou para participar do grupo.
Nosso encontro iniciou às 14 horas e estendeu-se até depois do recreio.
Após as apresentações discutimos sobre as chaves de força que devem ser ligadas, sobre o servidos, sobre os computadores do laboratório, seus sistemas operacionais, BrOffice e LibreOffice. Gravamos arquivos nos computadores e em pendrive.
Tiramos as fotos para os crachás e ficamos de nos corresponder por e-mail para marcarmos os novos encontros.
A proposta da escola é qualificar os estudantes para que possam auxiliar os professores no trabalho quando suas turmas forem utilizar os computadores na sala de informática.

sábado, 29 de março de 2014

Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio

Quinta-feira última, dia 27 de março, tivemos, nas dependências da Escola Técnica de Estrela, o primeiro encontro dos(as) "Orientadores(as) de Estudo" das escolas de Ensino Médio da 3ª CRE. O encontro iniciou as 13h30min e estendeu-se até às 16h.
Foi o primeiro encontro do grupo com as coordenadoras da 3ª CRE e serviu para o esclarecimento de dúvidas quanto à formação que acontecerá em Porto Alegre dias 7, 8 e 9 de abril/14.
Após apresentação dos participantes conhecemos um pouco melhor a Resolução nº 51 de 11 de dezembro de 2013 que trata do pacto.
O pacto visa a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com que estabelece a Lei nº 9394, de 1996, e com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, instituídas na Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012.
As ações do pacto tem por objetivo:
  • I - contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio;
  • II - promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio; e
  • III - rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio -DCNEM.
Nosso contato com a 3ª CRE será feito através da professora Luciane Bagatini Rhod.
Bom trabalho a todas e todos nós!

quinta-feira, 27 de março de 2014

Caderno de Campo

Fonte: midiadrops
O caderno de campo solicitado aos(às) estudantes, em função do seminário integrado é uma importante ferramenta na construção de projetos de pesquisa.
Abaixo coloco algumas finalidades e objetivos do caderno.

O caderno de campo é um instrumento indispensável para o êxito e credibilidade de uma pesquisa científica. No caderno de campo, deve conter o registro detalhado das informações, observações, bem como as reflexões que surgem durante toda a pesquisa.
Ele contém a evolução da pesquisa e permite fazer uma avaliação do volume de atividades que foram desenvolvidas. É importante que o registro destas atividades seja organizado para que todos os componentes do grupo e também o professor possam entender o seu conteúdo.
É a forma de registro diário de tudo que diz respeito ao assunto pesquisado: datas, dados de bibliografias consultadas, endereços, transcrições sintéticas de livros, revistas, visitas, conversas mantidas com pesquisadores, pareceres do orientador, etc.
Muitos alunos reclamam que do trabalho de pesquisa, mas muitas destas dificuldades são superadas com a organização das ideias. A organização das ideias não é uma habilidade inata, ela precisa ser adquirida através da prática. Um bom exercício para organizar as ideias é registrá-las claramente.
Cada vez que o grupo se reunir ou quando um componente do grupo estudar algum assunto relacionado ao Trabalho Trimestral, ou ainda, quando parte do grupo desenvolver uma atividade relacionada à pesquisa, o fato deve ser registrado no Caderno de Campo, com a devida identificação das pessoas que participaram da atividade.
Fontes:  UFRGS   e   Mostratec

segunda-feira, 24 de março de 2014

Iniciação Científica - Seminário Integrado

Juntando elementos e definições de diferentes autores, me arrisco a apresentar uma rápida estrutura de composição de trabalho de Iniciação Científica.
A proposta será melhorada pela discussão com colegas e estudantes e poderá ser modificada.

Itens de um projeto de pesquisa:

  • Título provisório
  • Tema
    • Número de fontes – o tema pode sofrer por falta de fontes ou muitas fontes, uma pesquisa com muitas fontes pode gerar dispersão.
    • O tema amplo não é aconselhado, ele tende a resultar num trabalho vago.
    • A necessidade do foco – sem um foco específico a pesquisa não se realiza.
    • Até onde vamos nos aprofundar neste assunto.
    • Ao se fazer a delimitação do tema do estudo, o pesquisador estabelece os limites do tema pois cada tema traz em si uma infinidade de possibilidades de estudo, daí que deve-se proceder os recortes ao tema
  • Justificativa do tema
    • Mostrar por que o assunto foi escolhido e por que ele é importante,diga –se de passagem “vender o peixe”.
  • Objetivos gerais e específicos
    • Gerais – exposição, em um parágrafo, do que se pretende mostrar na pesquisa.
    • Específicos – objetivos menores, derivados dos gerais.
  • Hipóteses
    • São opiniões que se candidatam a ser conhecimento mais sólido. Nenhuma será perdida, pois mesmo as rejeitadas trazem consigo o conhecimento de que não eram adequadas.
  • Revisão de literatura 
    • momento de buscar a fundamentação teórica sobre o tema escolhido, com a realização de leituras, busca de documentação bibliográfica, realização de anotações e fichamentos.
  • Metodologia da pesquisa
    • Definir a maneira como as hipóteses serão testadas. Como o trabalho será feito? Que instrumentos serão utilizados?
      • Pesquisa bibliográfica (livros, revistas, etc.)
      • Pesquisa de opinião (entrevistas e levantamentos)
      • Pesquisa de Campo (Visita a....)
  • Pergunta norteadora
    • É uma “super hipótese”, a hipótese mais consistente e importante.
  • Cronograma
    • Organização dos tempos – listagem das ações necessárias e o tempo necessário para a realização de cada uma delas.
  • A pesquisa
    • Não existe ordem definida para a coleta de dados, o importante é ir atrás da coleta de dados para provar as hipóteses. O projeto deve conter a metodologia a ser usada para testar as hipóteses.
    • Etapas: preparação, coleta de dados e interpretação dos dados coletados.
  • Fontes bibliográficas
    • Registro das fontes utilizadas no trabalho.
      • SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Nome do livro em negrito. Edição. Estado: Editora, ano de publicação.
  • Sumário provisório
Links importantes:

sexta-feira, 21 de março de 2014

Kelly, Larissa e Júlia - Líderes da Turma 104

Na foto, da esquerda/direita: Júlia, Larissa e Kelly
Hoje, atendendo uma das muitas atribuições e compromissos de um "conselheiro de turma" encaminhei a discussão quanto à escolha dos(as) líderes da turma 104 do CEP Castelo Branco.
Inicialmente todos e todas, quando da realização da chamada, expuseram sua melhor qualidade e uma postura que gostariam de melhorar. Após, no quadro verde, a estudante Ana Weber nos auxiliou, colocando no quadro as melhores características apresentadas pelos colegas e depois as características que a turma entendeu serem necessárias para um líder.
Passamos à votação dos líderes de turma e ao escrutínio dos votos. As seis estudantes mais votadas foram encaminhadas para um segundo turno de votação. As estudantes - Ana, Carolina, Júlia, Kelly, Larissa e Luana vieram à frente e puderam falar com os colegas.

Feita e escrutinada a segunda votação, foram eleitas as estudantes:
     - Presidente - Kelly Mariana Rodrigues
     - Vice - Larissa Scheer e
     - Secretaria/Tesoureira - Júlia Cristine Marasini.
Ao final do trabalho solicitamos à turma para que colabore no trabalho das líderes e parabenizamos as eleitas desejando sucesso no trabalho de representação da turma 104.

sábado, 15 de março de 2014

SI Turma 304/14


Ensino Médio Politécnico
Seminário Integrado
Aula do dia – 14/Março
Turma 304 – Sala 316

No encontro do dia 14 realizamos a dinâmica de nome “Abrigo subterrâneo”, uma atividade que exercita e demonstra a dificuldade em estabelecer consensos. Consensos e argumentações tão necessárias para o trabalho de pesquisa em grupo do seminário integrado.
O trabalho foi realizado individualmente, em pequeno e depois grande grupo e seguiram-se as argumentações e comentários.

sexta-feira, 14 de março de 2014

SI Turma 305/14


Ensino Médio Politécnico
Seminário Integrado
Aula do dia – 13/Março
Turma 305 Sala 315A

No encontro do dia 13 realizamos a dinâmica de nome “Abrigo subterrâneo”, uma atividade que exercita e demonstra a dificuldade em estabelecer consensos. Consensos e argumentações tão necessárias para o trabalho de pesquisa em grupo do seminário integrado.
O trabalho foi realizado individualmente, em pequeno e depois grande grupo e seguiram-se as argumentações e comentários.