quinta-feira, 6 de novembro de 2014
quarta-feira, 5 de novembro de 2014
Google Sala de Aula
"O Google Sala de aula é uma nova ferramenta no Google Apps for
Education que ajuda os professores a criar e organizar tarefas rapidamente,
fornecer feedback de forma eficiente e se comunicar com as turmas com
facilidade. "
Não passe
conhecimentos, ensine
O Google
Sala de aula está disponível para qualquer pessoa que utilize o Google Apps for
Education, um pacote gratuito de ferramentas de produtividade que inclui o
Gmail, o Google Drive e o Documentos Google.
O Google
Sala de aula, desenvolvido para ajudar os professores a criar e receber tarefas
sem usar papel, inclui recursos que poupam tempo, como a possibilidade de fazer
uma cópia de um Documento Google automaticamente para cada aluno. Ele também
cria pastas do Google Drive automaticamente para cada tarefa e cada aluno,
ajudando na organização.
Os alunos
podem ver as tarefas que precisam ser feitas na página "Tarefas" e
começar a trabalhar com apenas um clique. Os professores veem rapidamente quem
concluiu a tarefa e dão feedback direto e em tempo real a partir do Google Sala
de aula."Fonte: Google
Ferramenta a ser avaliada!
terça-feira, 4 de novembro de 2014
segunda-feira, 3 de novembro de 2014
Três décadas após a adoção pela ONU da inovadora Convenção contra
a Tortura, governos ao redor do mundo atrasam seus compromissos de acabar
com esta prática cruel, desumana e degradante.
Há décadas, a Anistia Internacional expõe governos que praticam
tortura e apoia sobreviventes em sua luta por justiça. Tivemos muitos casos de
sucesso, inclusive o momento histórico, em 1984, quando a ONU aprovou a
Convenção contra a Tortura – um passo inovador no sentido de tornar a proibição
global da tortura uma realidade.
No aniversário de 30
anos da Convenção, a Anistia Internacional lançou a campanha global Chega
de Tortura, que chama a atenção para a persistência dessa prática, mesmo
após três décadas do compromisso firmado na ONU. Hoje, muitos Estados têm leis
nacionais anti-tortura. No entanto, os casos de violação têm se multiplicado
porque governos estão ignorando a lei e os compromissos que assumiram.
Ao longo dos últimos
cinco anos, a Anistia Internacional tem pesquisado e divulgado informações
sobre tortura em pelo menos três quartos do mundo – 141 países, de todas as
regiões. No início de 2014, uma pesquisa
global da Anistia Internacional revelou
que quase metade da população mundial teme um dia ser torturada. No Brasil,
este índice chega a 80%.
Milhões de pessoas ao
redor do mundo estão se unindo para acabar com esta prática.
Vamos nos colocar entre
o torturador e o torturado, nos posicionando dentro desses sistemas que estão
falhando em proteger as pessoas. Como? Garantindo que os detidos tenham contato
com suas famílias e com um advogado; que médicos estejam à disposição para
examinar os presos de forma adequada; que confissões obtidas sob tortura não
sejam consideradas evidências; e que qualquer pessoa envolvida em tortura seja
levada à justiça.
Não podemos fazer isso
sozinhos. Precisamos de você para se juntar a nós, e ficar entre os
torturadores e os torturados.
Fonte: Anistia Internacional
domingo, 2 de novembro de 2014
Anistia Internacional
Do site da Anistia Internacional.
Campanha "Jovem Negro
VIVO"
Em 2012, 56.000 pessoas foram assassinadas
no Brasil. Destas, 30.000 são jovens entre 15 a 29 anos e, desse total, 77% são
negros. A maioria dos homicídios é praticado por armas de fogo, e menos de
8% dos casos chegam a ser julgados.
Apesar dos altíssimos índices
de homicídio de jovens negros, o tema é em geral tratado com indiferença na
agenda pública nacional. As consequências do preconceito e dos estereótipos
negativos associados a estes jovens e aos territórios das favelas e das
periferias devem ser amplamente debatidas e repudiadas.
Com o objetivo de mobilizar a
sociedade e romper com a indiferença, a Anistia Internacional Brasil lança a
campanha Jovem Negro Vivo.
Fonte:
Anistia Internacional
sábado, 1 de novembro de 2014
Mês da Consciência Negra
Novembro é o mês da
Consciência Negra e
muito precisa ser debatido sobre o tema. A questão da violência contra os
negros, por exemplo, precisa ser pauta constante para desconstruir o racismo e
por fim ao genocídio da juventude negra no Brasil.
Dados preocupantes
revelam que, a cada duas horas, sete jovens negros são assassinados no país. Os
dados fazem parte do Mapa da Violência(link is external),
pesquisa realizada pelo sociólogo Julio Jacobo Weiselfisz, baseada em dados
oficiais do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde.
De acordo com a
pesquisa, são 82 jovens mortos por dia, 30 mil por ano, todos com idades de 15
a 29 anos. Entre os jovens assassinados, 77% são negros, e 93,30% deles são do
sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros
urbanos.
Impossível não se
preocupar com as estatísticas. O Mapa da Violência revela que o número de
homicídios da população branca diminuiu, enquanto o número de vítimas na
população negra aumentou expressivamente. Entre os brancos, no conjunto da
população, o número de vítimas diminui de 19.846 em 2002 para 14.928 em 2012, o
que representa uma queda de 24,8%. Já o número de vítimas entre os negros
aumentou de 29.656 para 41.127 no mesmo período, um crescimento de 38,7%.
O Mapa da Violência
mostra ainda as taxas de homicídio por raça, cor e por diferencial juvenil. Na
população total, as taxas brancas caem 23,8%, enquanto as negras aumentam 7,1%.
A vitimização negra nesse quesito passa de 78% em 2002 para 151% em 2012,
representando um aumento de 92.6%.
Para colocar em
evidência as altas taxas de mortes de jovens negros no país e cobrar ações
concretas de enfrentamento do problema, a Anistia Internacional lançou neste
domingo (9) a campanha “Jovem Negro Vivo(link is external)”.
A iniciativa convida a sociedade a se mobilizar sobre o problema e assinar o
manifesto “Queremos ver os jovens vivos(link is external)”,
que defende o direito a uma vida livre de violência e preconceito. A campanha
pede ainda mais políticas públicas de segurança, cultura, educação e saúde para
enfrentar a caótica situação de violência contra os jovens negros.
Fonte: Muda Mais
Bibliotecas Virtuais
.jpg)
Os endereços abaixo disponibilizam um conjunto de textos e
documentos de grande relevância cultural e linguística.
- Biblioteca Digital Mundial
- Bibliotecas Temáticas - IBICT
- Bibliotecas Virtuais - Unicamp
- Camões Instituto da Cooperação e da Língua
- Domínio Público
- Projeto Gutenberg
- Sistema de Bibliotecas
Vale a pena conhecer!
terça-feira, 28 de outubro de 2014
Investimentos na EEEM Santo Antônio
A escola
Santo Antônio com o intuito de garantir segurança e tranquilidade a seus
estudantes, funcionários, educadores(as) e comunidade escolar, vem fazendo
investimentos no sentido da instalação de câmeras de vídeo monitoramento, em
pontos estratégicos da escola.
A cada
mês novos pontos são atendidos com a instalação de mais câmeras.
Muitos
outros investimentos estão sendo feitos na escola com recursos próprios,
recursos dos governos estadual e nacional.
- Está em curso uma grande reforma no prédio, com a substituição de todo o telhado, melhorias na parte hidráulica e elétrica, reforma dos banheiros, portas internas e outras melhorias.
- Recebemos a poucos dias notebooks do Governo do Estado para a Sala de Recursos - Sala Multifuncional;
- Recebemos dois splits para instalação em Salas de Aula;
- Fizemos uma melhoria geral na Sala Digital da escola, hoje todas as estações funcionam e tem acesso à internet;
- Adquirimos, com recursos da Participação Popular e Cidadã de 2013, todo um mobiliário novo destinado à Biblioteca Escolar;
- Com os recursos do ProEMI estamos temos agendado viagens de estudo para todas as turmas do Ensino Médio Diurno e Noturno;
Ainda
estamos organizando e montando orçamentos para investimentos a partir dos
programas de: Acessibilidade, Atleta na Escola, Escola Aberta, Mais Cultura,
Mais Educação, Nota Fiscal Gaúcha, ProEMI entre outros.
Todos os
investimentos e recursos repassados à escola, estão sendo discutidos sempre com
a preocupação de qualificar o processo pedagógico, auxiliar nossos
educadores(as) com novas ferramentas de aprendizagem visando garantir a
aprendizagem de nossos(as) estudantes.
Sugestões
e dúvidas quanto à investimentos podem ser feitas à direção.
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
Mostra Pedagógica - "Escola Espaço do Saber"

Às 19 horas teremos a apresentação da Banda da FOK (Escola Francisco Oscar Karnal) e após teremos a entrega dos boletins referentes ao 2º trimestre de 2014.
Venha nos visitar e prestigie o trabalhos dos estudantes da escola. A mostra estará aberta à visitação das 8h da manhã às 21h da noite.
Gostaríamos de contar com sua participação!
Auxilie a EEEM Santo Antônio se cadastrando na NFG
O que é o Programa NFG?
NFG, ou Nota Fiscal Gaúcha, é um programa de cidadania do Estado do Rio Grande do Sul que distribuirá, todos os meses, milhares de prêmios como incentivo para que os cidadãos exijam a emissão do documento fiscal no momento de suas compras. Para concorrer aos prêmios, basta que o cidadão solicite a inclusão do seu CPF na nota ou cupom fiscal e cadastre-se no Programa, habilitando-se a participar dos sorteios. Leia mais
NFG, ou Nota Fiscal Gaúcha, é um programa de cidadania do Estado do Rio Grande do Sul que distribuirá, todos os meses, milhares de prêmios como incentivo para que os cidadãos exijam a emissão do documento fiscal no momento de suas compras. Para concorrer aos prêmios, basta que o cidadão solicite a inclusão do seu CPF na nota ou cupom fiscal e cadastre-se no Programa, habilitando-se a participar dos sorteios. Leia mais
Como funciona?
O cidadão informa o número do seu CPF no momento da compra em uma das empresas credenciadas do Programa, para inclusão no documento fiscal. A empresa enviará à SEFAZ informações sobre todas as compras efetuadas em seu estabelecimento. Tais compras darão direito a pontos que serão transformados em bilhetes para sorteio.
O cidadão informa o número do seu CPF no momento da compra em uma das empresas credenciadas do Programa, para inclusão no documento fiscal. A empresa enviará à SEFAZ informações sobre todas as compras efetuadas em seu estabelecimento. Tais compras darão direito a pontos que serão transformados em bilhetes para sorteio.
Fonte: Site nfg.sefaz
Faça já sua
inscrição e contribua você também.
Clicando
no link ao lado você pode fazer sua inscrição no projeto.
Concorra a muitos
prêmios e ajude a EEEM Santo Antônio colocando-a como beneficiária em seu cadastro.
Queremos
contar com o apoio de todos e todas!
terça-feira, 14 de outubro de 2014
Antes de votar, veja o que o idealizador da campanha tucana FHC pensa de você
BLOG DO SARAIVA: Antes de votar em Aécio, veja o que o idealizador ...:
Antes do eleitor tomar decisão sobre em quem pretende dar o voto é importante antes lembrar o que o candidato fez no passado para tornar melhor a vida dos cidadãos brasileiros. No caso do candidato Aécio Neves (PSDB), que teve a candidatura lançada pelo ex- presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, que, sem votos, com alta taxa de rejeição, tenta voltar ao poder para um terceiro mandato pelas mãos de Aécio Neves, devemos ficar em alerta máxima
Antes do eleitor tomar decisão sobre em quem pretende dar o voto é importante antes lembrar o que o candidato fez no passado para tornar melhor a vida dos cidadãos brasileiros. No caso do candidato Aécio Neves (PSDB), que teve a candidatura lançada pelo ex- presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, que, sem votos, com alta taxa de rejeição, tenta voltar ao poder para um terceiro mandato pelas mãos de Aécio Neves, devemos ficar em alerta máxima
O uso das tecnologias móveis na sala de aula

A reportagem comenta que a Unesco lançou um guia com recomendações políticas a governos interessados em incluir tecnologias móveis na escola.
Ao final da reportagem a Sra. Rebeca Otero, da Unesco faz a seguinte colocação: “Não usar tecnologias móveis é perder oportunidades educacionais muito ricas.”
A reportagem trás um assunto bastante polêmico e bastante discutido em sala de aula.
A leitura da reportagem e a análise do quadro ao
lado é bastante interessante e pode gerar boas discussões na escola.
Clique aqui, ou no desenho, para acessar a reportagem na íntegra.
Boa leitura a todos e todas!
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
Nosso eterno Governador e futuro Senador

Aguardávamos sua saída e o abordei solicitando uma foto com um grupo de educadores que o aguardava. Ele com sua simplicidade e cortesia tradicional me estendeu a mão, nos cumprimentamos e ele respondeu: "Claro, vamos lá!"
Permaneceu por cerda de 10 a 15 minutos cumprimentando grande número de educadores presentes e tirou fotos com todos aqueles que lhe solicitaram.
Sem qualquer sombra de dúvida, Olívio Dutra, número 131 será meu candidato ao Senado da República neste domingo e, acredito que, pelas manifestações que presenciamos em Porto Alegre nestes três dias de formação, não estou sozinho nesta crença, porque muitos(as) colegas educadores e educadores, pela trajetória política do Companheiro Olívio, pela sua simplicidade, generosidade, profundo conhecimento do Rio Grande do Sul, do Brasil e da política, como elemento de emancipação coletiva de um povo, será vitorioso neste domingo.
- Deputado Estadual - 13714 SÉRGIO KNIFHOFF
- Deputada Federal - 1323 CLÁUDIA KÖHLER
- Senador - 131 OLÍVIO DUTRA
- Governador - 13 TARSO
- Presidente - 13 DILMA
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Pacto EM - Cadernos Pedagógicos da 2ª Etapa
Desde ontem podemos encontrar os cinco Cadernos Pedagógicos da Segunda Etapa de Formação Continuada do Pacto nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no site do Observatório do Ensino Médio.
Abaixo disponibilizo os links dos cinco cadernos:
terça-feira, 30 de setembro de 2014
Pacto EM - 2ª Etapa
A abertura dos trabalhos pela manhã foi da Coordenadora Professora Danusa Mansur Lopes da UFRGS e seguiu com a Conferência de Abertura com a Dra. Clarice Salete Traversini - Diretora de Currículos e Educação Integral SEB/MEC.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Hoje pela manhã iniciamos nossa participação junto à Segunda Etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.
A segunda etapa acontecerá de 30 de setembro à 02 de outubro, em promoção da UFRGS, FORPROF - Centro de Formação de Professores da UFRGS, PROREXT - Pró Reitoria de Extensão, PROGRAD - Pró Reitoria de Graduação, UERGS, Coordenação da Área de Ciências Humanas e SEDUC/RS.
Abaixo coloco o folder com a programação.
A segunda etapa acontecerá de 30 de setembro à 02 de outubro, em promoção da UFRGS, FORPROF - Centro de Formação de Professores da UFRGS, PROREXT - Pró Reitoria de Extensão, PROGRAD - Pró Reitoria de Graduação, UERGS, Coordenação da Área de Ciências Humanas e SEDUC/RS.
Abaixo coloco o folder com a programação.
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
30 Filmes para estudar a História do Brasil
Pesquisando na internet me deparei com publicação de Guilherme Dearo, datada de 03 de novembro de 2011, no site guia do estudante, da abril editora, com o título - "30 filmes para você estudar a história do Brasil".
Da mesma forma o site apresenta uma relação uma lista de 70 filmes para auxiliar no estudo de história geral.
Clique nos links abaixo e acesse:
Da mesma forma o site apresenta uma relação uma lista de 70 filmes para auxiliar no estudo de história geral.
Clique nos links abaixo e acesse:
- a relação dos 30 filmes sugeridos para compreensão da história do Brasil;
- a relação dos 70 filmes para estudo da história geral.
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Projeto Rádio Escola na EEEM Santo Antônio

Ontem a tarde, dia 24 de setembro, na parte da tarde iniciamos nossos primeiros ensaios para montagem de
um programa de rádio na escola.
As estudantes Kelly
Silveira França, da turma 61 e Esmeralda Vitória de Oliveira, da turma 71, na
sala de vídeo, produziram um texto para abertura de programa e, após alguns
ensaios, fizeram a gravação de voz no software livre audacity. Uma interpretava o texto e fazia a locução
e a outra gravava a voz utilizando o sotware audacity.
Após finalizadas as
gravações de voz iniciamos a montagem da abertura com a inclusão de arquivo de
áudio para finalização do trabalho.
Ao final das montagens
utilizamos o software Zararadio para ouvir a primeira experiência das meninas
com o projeto.
Parabéns à Kelly e
Esmeralda pelo desprendimento e coragem!
quinta-feira, 11 de setembro de 2014
EEEM Santo Antônio

A solenidade contou com a presença de inúmeras autoridades, com a participação
da direção da escola, dos(as) educadores(as) e funcionários(as), estudantes e
comunidade do bairro.

Parabéns à comunidade, à escola, ao poder público municipal e estadual pela
parceria na realização dessa obra. Obra que, a muito tempo, vem sendo
reivindicada pela comunidade.
O site da Secretaria Estadual de
Educação do Rio Grande do Sul publicou matéria com o título - "Assinada
ordem de início da reforma da Escola Santo Antônio", onde relata que " A
chuva e a falta de luz não impediram que o auditório da Escola Estadual de
Ensino Médio Santo Antônio – Ciep - estivesse lotado para a cerimônia de
assinatura da Ordem de Início das obras de reforma da instituição. A escola
fica localizada no bairro Santo Antônio, em Lajeado. Participaram da solenidade
o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Claudio
Salgado Filho, o prefeito do município, Luis Fernando Schmidt, a coordenadora
da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marisa Bastos, a diretora da
Escola, Leni Leonita da Silva e lideranças da comunidade."
Acesse
o site da Seduc e
confira a matéria e acesse também o blog da EEEMSA.
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
"Precisamos programar cabeças para construir o conhecimento coletivo"

A leitura
é interessante e vale a pena ser discutida com o grupo de educadores.
“Uma vez
que a pessoa tenha a base das disciplinas, como história, geografia,
matemática... ela precisa seguir um aprendizado autônomo, seja sozinho ou em
grupo”. A afirmação do filósofo francês Pierre Lévy dá caminhos do pensamento
apresentado em sua aula magna desta sexta-feira no encontro internacional
Educação 360. De acordo com o estudioso, as novas ferramentas digitais
possibilitam que o indivíduo seja o responsável por seu próprio aprendizado. No
entanto, essa situação fica mais complexa quando se insere um componente ético
no processo.
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