sábado, 29 de março de 2014

Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio

Quinta-feira última, dia 27 de março, tivemos, nas dependências da Escola Técnica de Estrela, o primeiro encontro dos(as) "Orientadores(as) de Estudo" das escolas de Ensino Médio da 3ª CRE. O encontro iniciou as 13h30min e estendeu-se até às 16h.
Foi o primeiro encontro do grupo com as coordenadoras da 3ª CRE e serviu para o esclarecimento de dúvidas quanto à formação que acontecerá em Porto Alegre dias 7, 8 e 9 de abril/14.
Após apresentação dos participantes conhecemos um pouco melhor a Resolução nº 51 de 11 de dezembro de 2013 que trata do pacto.
O pacto visa a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com que estabelece a Lei nº 9394, de 1996, e com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, instituídas na Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012.
As ações do pacto tem por objetivo:
  • I - contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio;
  • II - promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio; e
  • III - rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio -DCNEM.
Nosso contato com a 3ª CRE será feito através da professora Luciane Bagatini Rhod.
Bom trabalho a todas e todos nós!

quinta-feira, 27 de março de 2014

Caderno de Campo

Fonte: midiadrops
O caderno de campo solicitado aos(às) estudantes, em função do seminário integrado é uma importante ferramenta na construção de projetos de pesquisa.
Abaixo coloco algumas finalidades e objetivos do caderno.

O caderno de campo é um instrumento indispensável para o êxito e credibilidade de uma pesquisa científica. No caderno de campo, deve conter o registro detalhado das informações, observações, bem como as reflexões que surgem durante toda a pesquisa.
Ele contém a evolução da pesquisa e permite fazer uma avaliação do volume de atividades que foram desenvolvidas. É importante que o registro destas atividades seja organizado para que todos os componentes do grupo e também o professor possam entender o seu conteúdo.
É a forma de registro diário de tudo que diz respeito ao assunto pesquisado: datas, dados de bibliografias consultadas, endereços, transcrições sintéticas de livros, revistas, visitas, conversas mantidas com pesquisadores, pareceres do orientador, etc.
Muitos alunos reclamam que do trabalho de pesquisa, mas muitas destas dificuldades são superadas com a organização das ideias. A organização das ideias não é uma habilidade inata, ela precisa ser adquirida através da prática. Um bom exercício para organizar as ideias é registrá-las claramente.
Cada vez que o grupo se reunir ou quando um componente do grupo estudar algum assunto relacionado ao Trabalho Trimestral, ou ainda, quando parte do grupo desenvolver uma atividade relacionada à pesquisa, o fato deve ser registrado no Caderno de Campo, com a devida identificação das pessoas que participaram da atividade.
Fontes:  UFRGS   e   Mostratec

segunda-feira, 24 de março de 2014

Iniciação Científica - Seminário Integrado

Juntando elementos e definições de diferentes autores, me arrisco a apresentar uma rápida estrutura de composição de trabalho de Iniciação Científica.
A proposta será melhorada pela discussão com colegas e estudantes e poderá ser modificada.

Itens de um projeto de pesquisa:

  • Título provisório
  • Tema
    • Número de fontes – o tema pode sofrer por falta de fontes ou muitas fontes, uma pesquisa com muitas fontes pode gerar dispersão.
    • O tema amplo não é aconselhado, ele tende a resultar num trabalho vago.
    • A necessidade do foco – sem um foco específico a pesquisa não se realiza.
    • Até onde vamos nos aprofundar neste assunto.
    • Ao se fazer a delimitação do tema do estudo, o pesquisador estabelece os limites do tema pois cada tema traz em si uma infinidade de possibilidades de estudo, daí que deve-se proceder os recortes ao tema
  • Justificativa do tema
    • Mostrar por que o assunto foi escolhido e por que ele é importante,diga –se de passagem “vender o peixe”.
  • Objetivos gerais e específicos
    • Gerais – exposição, em um parágrafo, do que se pretende mostrar na pesquisa.
    • Específicos – objetivos menores, derivados dos gerais.
  • Hipóteses
    • São opiniões que se candidatam a ser conhecimento mais sólido. Nenhuma será perdida, pois mesmo as rejeitadas trazem consigo o conhecimento de que não eram adequadas.
  • Revisão de literatura 
    • momento de buscar a fundamentação teórica sobre o tema escolhido, com a realização de leituras, busca de documentação bibliográfica, realização de anotações e fichamentos.
  • Metodologia da pesquisa
    • Definir a maneira como as hipóteses serão testadas. Como o trabalho será feito? Que instrumentos serão utilizados?
      • Pesquisa bibliográfica (livros, revistas, etc.)
      • Pesquisa de opinião (entrevistas e levantamentos)
      • Pesquisa de Campo (Visita a....)
  • Pergunta norteadora
    • É uma “super hipótese”, a hipótese mais consistente e importante.
  • Cronograma
    • Organização dos tempos – listagem das ações necessárias e o tempo necessário para a realização de cada uma delas.
  • A pesquisa
    • Não existe ordem definida para a coleta de dados, o importante é ir atrás da coleta de dados para provar as hipóteses. O projeto deve conter a metodologia a ser usada para testar as hipóteses.
    • Etapas: preparação, coleta de dados e interpretação dos dados coletados.
  • Fontes bibliográficas
    • Registro das fontes utilizadas no trabalho.
      • SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Nome do livro em negrito. Edição. Estado: Editora, ano de publicação.
  • Sumário provisório
Links importantes:

sexta-feira, 21 de março de 2014

Kelly, Larissa e Júlia - Líderes da Turma 104

Na foto, da esquerda/direita: Júlia, Larissa e Kelly
Hoje, atendendo uma das muitas atribuições e compromissos de um "conselheiro de turma" encaminhei a discussão quanto à escolha dos(as) líderes da turma 104 do CEP Castelo Branco.
Inicialmente todos e todas, quando da realização da chamada, expuseram sua melhor qualidade e uma postura que gostariam de melhorar. Após, no quadro verde, a estudante Ana Weber nos auxiliou, colocando no quadro as melhores características apresentadas pelos colegas e depois as características que a turma entendeu serem necessárias para um líder.
Passamos à votação dos líderes de turma e ao escrutínio dos votos. As seis estudantes mais votadas foram encaminhadas para um segundo turno de votação. As estudantes - Ana, Carolina, Júlia, Kelly, Larissa e Luana vieram à frente e puderam falar com os colegas.

Feita e escrutinada a segunda votação, foram eleitas as estudantes:
     - Presidente - Kelly Mariana Rodrigues
     - Vice - Larissa Scheer e
     - Secretaria/Tesoureira - Júlia Cristine Marasini.
Ao final do trabalho solicitamos à turma para que colabore no trabalho das líderes e parabenizamos as eleitas desejando sucesso no trabalho de representação da turma 104.

sábado, 15 de março de 2014

SI Turma 304/14


Ensino Médio Politécnico
Seminário Integrado
Aula do dia – 14/Março
Turma 304 – Sala 316

No encontro do dia 14 realizamos a dinâmica de nome “Abrigo subterrâneo”, uma atividade que exercita e demonstra a dificuldade em estabelecer consensos. Consensos e argumentações tão necessárias para o trabalho de pesquisa em grupo do seminário integrado.
O trabalho foi realizado individualmente, em pequeno e depois grande grupo e seguiram-se as argumentações e comentários.

sexta-feira, 14 de março de 2014

SI Turma 305/14


Ensino Médio Politécnico
Seminário Integrado
Aula do dia – 13/Março
Turma 305 Sala 315A

No encontro do dia 13 realizamos a dinâmica de nome “Abrigo subterrâneo”, uma atividade que exercita e demonstra a dificuldade em estabelecer consensos. Consensos e argumentações tão necessárias para o trabalho de pesquisa em grupo do seminário integrado.
O trabalho foi realizado individualmente, em pequeno e depois grande grupo e seguiram-se as argumentações e comentários.

quinta-feira, 13 de março de 2014

SI Turma 104/14


http://gunterwust.blogspot.com.br/search/label/SI%20104%2F14 Ensino Médio Politécnico
Seminário Integrado
Aula do dia – 11/Março
Turma 104 - Sala 206

No encontro do dia 11 a turma 104 foi ao auditório da escola para participar de atividade junto ao Grupo Escoteiro Tibiguary de Lajeado.

SI Turma 103/14


Ensino Médio Politécnico
Seminário Integrado
Aula do dia – 11/Março
Turma 103 – Sala 208

No encontro do dia 11, (re)apresentamos os temas elencados na última aula e propusemos aos(às) autores(as) que fizessem a defesa de suas propostas.
As propostas iniciais de - Futebol, Sexualidade Infantil, Anatomia, Apnéia do sono, Anabolizantes, Adolescência, Depressão, Aquecimento global, Espaço, Facebook e Terrorismo, não tiveram nenhuma defesa e foram, inicialmente, descartadas como temas de pesquisa pela turma.
Os temas - Tráfico de mulheres, Copa do mundo, Musculação, drogas, Analfabetismo, Hormônios sintéticos, Tecnologia, Faculdade, Armas bioquímicas e Fobias foram defendidas por um ou mais educandos(as).
Solicitamos que todos e todas pensassem sobre os temas defendidos e que, para as próximas aulas, detalhassem e delimitassem mais os temas considerando:
  • a localização espacial - onde;
  • a localização temporal - quando;
  • quais fontes seriam usadas;
  • qual a perspectiva de análise.
Novos temas podem ainda ser acrescentados à lista inicial.
Para nosso próximo encontro trabalharemos uma dinâmica sobre a "Dificuldade de estabelecermos consensos."

quarta-feira, 12 de março de 2014

Pacto Gaúcho pela Educação

Segundo matéria publicada no site da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, "a primeira etapa do cronograma de formação de professores do Ensino Médio na rede estadual de educação por meio das ações do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio será realizada entre os dias 31 de março e 4 de abril e entre 7 e 11 de abril. Os dois módulos terão 24 horas de duração cada, distribuídos em seis turnos de trabalho e acontecerão nas sedes das instituições de ensino superior (IES) parceiras da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) nas ações do Pacto e nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs)."
Fonte: SEC
Maiores detalhes do cronograma podem ser lidos clicando aqui

SI Turma 305/14


Ensino Médio Politécnico
Seminário Integrado
Aula do dia – 11/Março
Turma 305
Sala 315A



No encontro

SI Turma 304


Ensino Médio PolitécnicoSeminário Integrado
Aula do dia – 11/Março
Turma 304 – Sala 316 e Turma 305 Sala 315A





Nos encontros:
continuamos com os relatos das experiências com o Seminário nos anos anteriores;
  • discutimos sobre a continuidade da pesquisa dos segundos anos ou definição de novos temas;
  • trabalhamos a questão da delimitação dos temas e definição do foco da pesquisa;
  • falamos sobre a aplicabilidade dos temas pesquisados;
  • discutimos sobre as AI - articuladoras interdisciplinares;
  • e coloquei sobre a necessidade de todos/todas terem seu "caderno de campo" para registro da caminhada individual de cada um(a).
Combinamos a realização de uma dinâmica de grupo sobre a dificuldade em estabelecer consensos, para reflexão e "facilitação" na discussão dos grupos sobre a definição e delimitação coletiva dos temas de pesquisa.

segunda-feira, 10 de março de 2014

O Menino e o Muro

Na formação realizada sábado no Érico, ainda destaco o texto - O Menino e o Muro, apresentado pelo palestrante.


O Menino e o Muro
A vida seguia simples para o menino. Simples como andar pra frente. Até que um muro apareceu em seu caminho. 
- Pai, que muro é esse?
- É o muro da escola, meu filho.
- E por que o senhor me trouxe aqui? E o que tem atrás deste muro?
- Eu te trouxe até aqui para seres alguém na vida. Atrás deste muro está o teu futuro.
- Então eu não sou ninguém nesta vida? 
- Tu és alguém muito importante pra mim. Porém tu és só um menino. Quero que no futuro tu sejas um doutor, quero que não sejas tão pouquinho quanto eu.
- Pouquinho? Mas tu és um montão meu pai! 
- Deixa de história e entra lá, meu guri. Estuda muito e faça teu futuro. Quero que meu filho seja um doutor! 
- Mas o que é este tal de futuro? O que é um doutor?
- O futuro? Não sabemos, meu filho. É algo de um outro mundo. De um lugar onde as coisas não são, mas podem ser. A escola é um meio de transporte que te leva pra esse tal de futuro. E doutor eu também não sei direito. É tipo uma pessoa importante, que tem mais instrução e dinheiro que a gente. E, por isso, pode mandar mais do que ser mandado.
- Então é esta tal de escola que vai me levar pra ser doutor? E quem pilota a escola? 
- A escola pode sim te levar pra ser doutor, meu filho. Os pilotos da escola são os professores. 
- E o que são professores?
- Professores são pessoas que estudaram muito pra nos ensinarem coisas importantes para tu seres alguém no futuro. Obedeça a eles como tu obedeces a mim e a tua mãe.
- Professores são doutores?
- Não. Doutores ganham mais do que eles. Doutores usam jaleco branco ou terno e gravata.
- Então o senhor quer que eu entre num troço que vai me levar pra um lugar que não é, mas pode ser, conduzido por pessoas que eu devo obedecer, que estudaram muito, mas não são doutores, e que me ensinarão coisas importantes para eu ser alguém mais importante do que eles e mandar em pessoas como o senhor?
- Mais ou menos isso, meu filho! Agora vai lá e faz bonito! Aproveita que tu és guri novo e a vida é ainda colorida. Presta atenção nas cores, letras e números que vão te mostrar. Teu velho pai já tá gasto do tempo e já começa a descolorir. Minha alegria é ver tuas mãos mancharem o mundo com tuas cores. 

Autor: Professor Dr. Alexsandro dos Santos Machado

domingo, 9 de março de 2014

Formação no Érico

Fonte: Instituto Palavrações
Sábado perlas manhã, tivemos um encontro de formação na EEEB Érico Veríssimo. O encontro teve a participação de muitos educadores(as) da escola para participar da palestra "Qual o sentido da Educação? Aprofundando a reflexão sobre a evasão escolar no Érico", coordenada e ministrada pelo Professor Dr. Alexsandro dos Santos Machado (foto), da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, do Campus de Pretolina, Pernambuco.
A atividade foi muito interessante e contou com a participação do grupo de educadores(as) e com troca de experiências.
O Professor Dr. Alexsandro estará participando do  VI Seminário Internacional de EducaçãoESCOLA-MUNDO: UMA RELAÇÃO SEM FRONTEIRAS, que será promovido pelo Instituto PalavrAções em Lajeado-RS, dia 24 de maio, onde falará sobre “O desafio de construir conhecimento com a geração pós-alfabética”, e sua palestra será realizado em dois horários (8h e 13h30min), para que todos possam participar. 

sexta-feira, 7 de março de 2014

Castelinho e Érico Veríssimo

Ontem a noite, dia 06 de fevereiro, as escolas Castelo Branco e Érico Veríssimo tiveram reunião de pais para, dentre outras questões, discutir e apresentar à comunidade escolar a proposta de realização de seis períodos de aula diários para o Ensino Médio Politécnico, turnos da manhã e tarde.
A discussão já havia sido feita com os Conselhos Escolares, CPMs das escolas, com o grupo de educadores(as) e educandos(as).
A fim de qualificar o trabalho pedagógico nas escolas e evitar o retorno das turmas em turno oposto, a reorganização curricular, com seis períodos diários de segundas à sextas foi a melhor e mais viável proposta.
Os novos horários de início e término das aulas, no turnos da manhã e tarde, causarão, inicialmente algumas adaptações na vida das famílias, escolas e professores, mas, sem dúvida, trará bons frutos no transcorrer do ano e dos anos seguintes.
O Castelo Branco já iniciará  com os seis períodos diários dia 07 de fevereiro, já o Érico Veríssimo iniciará com os seis períodos dia 17.

SI Turma 306/14

No encontro do dia 7 de março após reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher, iniciamos os relatos sobre as experiências anteriores que os grupos e educandos(as) da turma construíram nos dois anos anteriores do Ensino Médio Politécnico.
A turma 306 relatou especificamente as experiências que tiveram no ano anterior, 2013, com os projetos do Seminário Integrado.
Conversamos sobre os temas: Sistema Penitenciário, Cultura Alemã, Intercâmbio, Ídolos, Karate, Drogas na adolescência, Higiene corporal, Desenho arquitetônico, Dip web, Segunda Guerra Mundial e Sustentabilidade.

.
No próximo encontro passaremos a discutir mais sobre os temas, discutindo:

  • o foco, a delimitação dos temas;
  • sobre a aplicabilidade dos temas pesquisados;
  • sobre a continuidade ou não dos mesmos temas (delimitados);
  • sobre os(as) AI - Articuladores Interdisciplinares;
  • sobre o "caderno de campo" ou "portfólio";
  • outros assuntos.
Bom trabalho a todas e todos nós!

SI Turma 305/14

No encontro do dia 7 de março após reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher, iniciamos os relatos sobre as experiências anteriores que os grupos e educandos(as) da turma construíram nos dois anos anteriores do Ensino Médio Politécnico.
A turma 305 relatou especificamente as experiências que tiveram no ano anterior, 2013, com os projetos do Seminário Integrado.
Conversamos sobre os temas: Nazismo, Impostos, Vandalismo, Anorexia, Sustentabilidade e Drogas LSD.
No próximo encontro passaremos a discutir mais sobre os temas, discutindo:
  • o foco, a delimitação dos temas;
  • sobre a aplicabilidade dos temas pesquisados;
  • sobre a continuidade ou não dos mesmos temas (delimitados);
  • sobre os(as) AI - Articuladores Interdisciplinares;
  • sobre o "caderno de campo" ou "portfólio";
  • outros assuntos.
Bom trabalho a todas e todos nós!

SI Turma 304/14


Ensino Médio Politécnico
Seminário Integrado
Aula do dia – 07/Março
Turma 304 – Sala 316



No encontro do dia 7 de março após reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher, iniciamos os relatos sobre as experiências anteriores que os grupos e educandos(as) da turma construíram nos dois anos anteriores do Ensino Médio Politécnico.. 
A turma 304 relatou especificamente as experiências que tiveram no ano anterior, 2013, com os projetos do Seminário Integrado.
Conversamos sobre os temas: 
  • Homofobia, Relações interpessoais muçulmanas, Nutrição, Anemia/doenças, Drogas, Mitologia, Saúde Mental, Cursos Técnicos, Homossexualidade, Alimentação Saudável, Orientações sobre o uso de medicamentos, Tradição Gaúcha, Copa do mundo, Ku kux clan, Higiene corporal, Influência da música e Evasão escolar.
No próximo encontro passaremos a discutir mais sobre os temas, discutindo:

  • o foco, a delimitação dos temas;
  • sobre a aplicabilidade dos temas pesquisados;
  • sobre a continuidade ou não dos mesmos temas (delimitados);
  • sobre os(as) AI - Articuladores Interdisciplinares;
  • sobre o "caderno de campo" ou "portfólio";
  • outros assuntos.
Bom trabalho a todas e todos nós!

SI Turma 104/14

No encontro do dia 7 de março após reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher, retomamos o assunto do seminário Integrado e da proposta do Ensino Médio Politécnico.
Organizamos uma dinâmica para registro das ideias iniciais do grupo sobre temas de pesquisa. 
O grupo aos poucos foi registrando no quadro  suas ideias e temas que gostariam de saber mais.
Registro os temas inicialmente apresentados: 
  • Recalque, Ostentação, Música, Religião, Esporte, Comida, Pornografia, Tráfico de drogas, Abuso sexual, Violência, Cannabis, Bebidas, Turismo, Automóveis e Calçados(tenis).
No próximo encontro passaremos a discutir mais sobre as ideias iniciais, acrescentar e suprimir temas da lista e, posteriormente passaremos a trabalhar a escolha coletiva de um dos temas para um trabalho coletivo.

SI Turma 103/14


Ensino Médio Politécnico
Seminário Integrado
Aula do dia – 07/Março
Turma 103 – Sala 208   e   Turma 104 - Sala 206

No encontro do dia 7, após reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher, retomamos o assunto do seminário Integrado e da proposta do Ensino Médio Politécnico.Organizamos uma dinâmica para registro das ideias iniciais do grupo sobre temas de pesquisa. 
O grupo aos poucos foi registrando no quadro  suas ideias e temas que gostariam de saber mais.
Registro os temas inicialmente apresentados: 
  • Tráfico internacional de mulheres, Futebol, Sexualidade infantil, Copa do mundo, Anatomia, Musculação, Drogas, Analfabetismo, Apnéia do sono, Anabolizantes, Hormônios sintéticos, Adolescência, Tecnologia, Faculdade, Depressão, Aquecimento Global, Espaço, Facebook, Terrorismo, Armas bioquímicas e Fobias.
No próximo encontro passaremos a discutir mais sobre as ideias iniciais, acrescentar e suprimir temas da lista e, posteriormente passaremos a trabalhar a escolha coletiva de um dos temas para um trabalho coletivo.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Érico e o programa Nota Fiscal Gaúcha

Hoje, postamos no blog do Érico Veríssimo link para o programa Nota Fiscal Gaúcha, no canto superior direito. Todo pai, mãe, educando(a), educador(a), funcionário(a) e demais integrantes da comunidade escolar do Érico Veríssimo, do bairro São Cristovão, ou qualquer pessoa que queira auxiliar a escola no programa pode acessar o link, fazer seu cadastro, auxiliar a escola e concorrer aos prêmios do programa.

Link para o cadastro no programa
"Lançado em agosto de 2012, o programa Nota Fiscal Gaúcha ainda gera questionamentos entre a população do Rio Grande do Sul. O objetivo principal da NFG é incentivar a parceria entre Poder Público e sociedade na arrecadação e aplicação de recursos. Para isso, é necessária a solicitação de emissão da nota fiscal nas compras, e a inclusão do CPF. Assim, o governo pretende combater sonegação fiscal e informalidade. Já os consumidores que participam concorrem a prêmios.
O contribuinte pode acompanhar informações sobre o funcionamento do programa no portalwww.notafiscalgaucha.rs.gov.br e se cadastrar no site. O programa ainda destina recursos para entidades sociais escolhidas pela população.
O CPF na nota pode render prêmios em dinheiro. A cada mês a Secretaria Estadual da Fazenda sorteia R$ 18 milhões. A iniciativa já existe em outros estados. Para concorrer, porém, é preciso estar cadastrado. Todo o estabelecimento é obrigado a oferecer essa possibilidade aos consumidores. Os prêmios podem chegar a R$ 1 milhão.
O sistema funciona com o acúmulo de pontos. Cada R$ 1 vale um ponto. Cem pontos resultam em um bilhete eletrônico, que é gerado automaticamente.
Os estabelecimentos têm até o fim deste ano para se adaptar à nova regra. A Secretaria Estadual da Fazenda diz que fornecer o CPF é seguro porque os dados são enviados apenas para o governo e ficam em sigilo. Até este mês de maio, 190 mil gaúchos já se cadastraram."
Fonte: portal g1

quarta-feira, 5 de março de 2014

Reunião de Pais no Érico

Amanhã teremos a realização de reunião de pais na Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, a partir das 19h15min.
Abaixo transcrevo o convite postado no blog da escola.


"O nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos, porém,  a beleza da caminhada depende daqueles moque nos acompanham."

Convidamos os Senhores pais ou responsáveis por alunos do Ensino Médio Politécnico do turno da manhã, para a nossa 1ª reunião, onde teremos a satisfação em recebê-los e apresentar nosso trabalho para 2014. A presença de vocês é fundamental para que este seja um ano de muitas realizações para todos.
  • Dia:  06/03/2014
  • Horário:  19h15min
  • Local:  Auditório da Escola
Direção e Professores da EEEB Érico Veríssimo


segunda-feira, 3 de março de 2014

Projetos 2014


Neste espaço faremos o registro dos projetos desenvolvidos no Castelinho, Érico Veríssimo e Santo Antônio dos quais participarei.
  • Rádio Escola
  • Monitor de Mídias
  • Formação continuada
  • Criação e montagens de páginas de internet (blogs, webquest, pbworks ...)
  • ...

Linux Educacional


O MEC através de seu programa de formação continuada para professores da rede pública desenvolveu um processo de ensino e aprendizagem na área das TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação.
Assim, organizou um curso para qualificar os docentes, potencializando sua participação na introdução das TIC no cotidiano da sala de aula.
O curso é dividido em cinco módulos:
    http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/
  1. Introdução à Informática;
  2. Aplicativos Linux Educacional;
  3. Aplicativos BrOffice;
  4. Objetos de Aprendizagem e
  5. Ferramentas de Autoria.
O curso possui um Guia do Aluno muito completo.
Acesse o curso clicando aqui ou na imagem ao lado.   

domingo, 2 de março de 2014

A escolha do tema

http://www.autonomiaedu.com.br/

2. A escolha do tema
c) o problema do tema amplo
"...se um tema for muito amplo não se sabe por onde começar." (p.32)
d) A necessidade do foco
"... sem um enfoque específico a pesquisa não se realiza, pois não há ponto se saída e nem de chegada, não há como formular hipóteses e pensar na metodologia a ser utilizada." (p.33)
Quando o tema é muito genérico, muito amplo ( O derretimento das calotas polares) "... a conclusão deste trabalho será muito provavelmente idêntica à introdução..."
             Quadro2. PASSOS PARA A DEFINIÇÃO DO FOCO DE PESQUISA
A) Delimitar por
Localização Espacial
Ao invés da localização geográfica genérica, escolhe-se uma área específica, como a Baia da Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, para ilustrar que tipo de consequências o aumento do nível do mar afeta a vida de uma população. Melhor ainda será escolher apenas uma parte desta localidade, pois sob uma zona específica se poderá ganhar ainda mais profundidade.
B) Delimitar por
Localização Temporal
Definir que o trabalho versa sobre os próximos 50, 100 ou 200 anos permitirá trabalhar com uma estimativa fixa sobre o aumento no nível do mar, abrindo caminho para a análise da região escolhida. Deixar o limite temporal indefinido, em um trabalho sobre derretimento de porções de gelo, impede qualquer análise.
C) Definir a 


fonte principal de dados
Diferentes centros de pesquisa podem ter estimativas diferentes sobre o que ocorre com as calotas polares. Até que seja definido qual será a fonte principal, o trabalho se resumirá à discussão ou à comparação das diferenças entre centros de pesquisa. A definição do estudo que servirá de base para o trabalho permitirá o avanço da pesquisa.
D) Definir a 


perspectiva da análise
O impacto do derretimento será considerado em relação à economia da região, à perda de espaços públicos, à nova configuração dos biomas ou à possível migração dos habitantes atuais? Serão consideradas as causas e as consequências? Como lidar com este fenômeno? Se não for definida a perspectiva, será abordado um pouco de tudo e não será possível definir um objetivo para análise. É importante notar que definir uma dessas perspectivas torna possível aprofundar a análise, fazer projeções e tirar conclusões relevantes, além de abrir espaço para mencionar os demais pontos, que poderão ficar amarrados ao foco principal , ao invés de ficarem "soltos". Nesse caso, a perspectiva econômica pode analisar as consequências do derretimento das calotas polares poderia ser um enfoque interessante para o tratamento do tema.
"Seguindo estas orientações, o tema geral "o derretimento das geleiras'' pode ser tratado em uma pesquisa sobre "O impacto do derretimento das geleiras até 2010 sobre a vida econômica da região  da praia de Copacabana a partir dos dados do INPE." Este tema poderá geral hipóteses precisas, permitirá refletir sobre a metodologia para testá-las, conferirá um norte para a redação do texto. A consequência natural, então, será a produção de uma pesquisa com uma conclusão justificada, adequada e inteligível."
"A elaboração de um trabalho científico visa à transformação de uma massa de opiniões e experiências de conhecimento legítimo, sólido e justificado. Quanto mais preciso for o tema, mais sólida e profunda tende a ser essa justificação"
"A conclusão dessa importantíssima seção é que o tema escolhido deve ser o mais preciso possível." (p. 34 e 35)

sábado, 1 de março de 2014

SI Turmas 304, 305 e 306 - 28/Fev/14


Ensino Médio Politécnico
Seminário Integrado
Aula do dia – 28/Fevereiro
Turma 304 – Sala 316, Turma 305
Sala 315A e Turma 306 
 Sala 315B


Inicialmente damos as boas-vindas a todos e todas, fizemos as apresentações iniciais e realizamos a chamada.
Após, iniciamos as discussões e esclarecimentos sobre o Seminário Integrado, procurando ouvir dos(as) educandos(as) sobre sua experiência nos anos anteriores com o trabalho de pesquisa e iniciação científica.
A partir das colocações dos(as) educandos(as) problematizamos algumas questões e discutimos a importância do trabalho no seminário integrado. Uma proposta de trabalho onde a lógica, de certa forma, se inverte - são os(as) educandos(as) quem propõe os temas para pesquisa e, as diferentes áreas do conhecimento e componentes curriculares, a partir de seu conhecimento específico, dão o suporte necessário para o aprofundamento da pesquisa proposta pelos(as) educados(as).

A discussão prosseguiu com dúvidas, questionamentos sobre a proposta. Abaixo destaco algumas das colocações e discussões feitas com as turmas:

  • discutimos sobre da realização de seis períodos diários (evitando o retorno);
  • sobre o trabalho interdisciplinar - todas as áreas e disciplinas dando suporte ao trabalho de pesquisa;
  • sobre o protagonismo dos(as) educandos(as);
  • turmas questionam a formatação dos trabalhos exigida ao final do ano passado;
  • questionam que "perdem tempo" e deixam de ter conteúdos importantes;
  • que no ENEM e vestibular o seminário integrado não entra;
  • educadores não estão ou foram preparados para trabalhar com o seminário;
  • alegam que são "cobaias" do Ensino Médio Politécnico;
  • que o Seminário Integrado serve "apenas" para melhorar os índices de aprovação;
  • acham "desnecessário" o seminário
Os assuntos foram discutidos com as turmas para organizarmos o trabalho da melhor forma.
Para nosso próximo encontro solicitamos que os(as) educandos(as) relatem sua experiência com a realização do seminário integrado nos anos anteriores, dando especial destaque à escolha do tema e ao processo de pesquisa.
O debate continua!

Links sugeridos para consulta:

"Na Proposta Pedagógica se destaca a pesquisa científica como forma de sistematizar, socializar e problematizar os conteúdos, articulando as áreas do conhecimento e dando um significado social ao conhecimento, incentivando o protagonismo dos estudantes. A perspectiva é de contribuir na formação de um sujeito que capta os significados do contexto social, internaliza e reconstrói com base em sua vivência e na mediação de outros (MALDANER, 2000)."