sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Professor - 7 passos para ser conectado



O site Educação Digital postou uma matéria com o título - "7 passos para ser conectado".

Nele o site, considerando a situação de desânimo e os equipamentos que chegaram às escolas, afirma que a tecnologia chegou para todos e apresenta, na sua visão, os 7 primeiros passos para introdução das tecnologias, no sentido de auxiliar e ajudar os professores.
·  Prepare-se,
·  Planeje,
·  Organize o tempo,
·  Tenha um plano B,
·  Mantenha o foco no conteúdo,
·  Traga os alunos "Mais conectados" para o seu time, e
·  Avalie
Ao final da postagem o site apresenta dois links que julga interessantes.
Curta a matéria!



7 passos para ser conectado!
Vou passar para vocês 7 passos para começar a usar tecnologias em sala de aula com sucesso.
Ok. Sei que existem várias situações que podem lhe levar ao desânimo, mas para alguns casos, esses pequenos passos podem ajudar e muito!
Bem… os equipamentos chegam nas escolas (quando chegam) e em algumas ótimas situações o professor de informática rege a orquestra, ficando a margem os outros professores por não serem específicos em tecnologia.
Quero declarar que atualmente essas ferramentas não são apenas para o específico em tecnologias, a era do conhecimento chegou para todos!
Pensando nisso, resolvi ajudar os professores nessa tarefa com os primeiros 7 passos:

1 .  PREPARE-SE:
       Nessa fase toda informação que você conseguir será bem vinda, converse com quem já fez uso de tecnologias,   procure      saber quais foram os resultados, os acertos e erros.
Se possível faça algum curso,  não precisa ser específico para educação, pode ser só da ferramenta e você faz o link com seu planejamento.
Se já domina o computador um pouco, explore mais o software do seu conhecimento para ganhar mais segurança.

2.  PLANEJE
Pense no conteúdo que quer trabalhar e quais objetivos quer atingir.
Onde a tecnologia pode te ajudar?
1.    Jogos online, existem muitos jogos interessantes no site www.escolagames.com.br, vale a pena conferir.
2.    Sites de pesquisa
3.    Elaboração de textos
4.    Criação de vídeos
5.    Seminários com uso de slides
6.    etc, etc,etc…
Observe também quais são os equipamentos que estão disponíveis na escola.

3. ORGANIZE O TEMPO
O planejamento do tempo é tão importante quanto o planejamento pedagógico, visto que os dois se convergem, ok?
Tenha uma organização que lhe permita identificar quantas aulas serão necessárias para realizar a atividade com tecnologias.
DICA: se for trabalhar com sites, dê os links para os alunos, evitando distrações e escapadas!
Deixe alguns modelos prontos se necessário, arquivos na máquina que os alunos forem usar. PLANEJE ANTES!!!!

4. Tenha um PLANO B
Trabalhar com tecnologia muitas vezes é uma emoção!!! A máquina quebra, o arquivo não abre, a luz acaba, etc….

5. MANTENHA O FOCO NO CONTEÚDO
Lembre-se que a tecnologia nos propõe ferramentas!!!
Quem irá orquestra-las será você.
Em muitas situações você encontrará alunos que dominam as ferramentas mais do que você, mas ele não domina a turma!!! Você é o MENTOR, o EDUCADOR e MEDIADOR.
6. TRAGA OS ALUNOS mais “conectados” PARA O SEU TIME.
Eles têm muito para colaborar, sentem-se importantes, sabem que podem lhe ajudar e isso estabelece um excelente e harmonioso vínculo para essas aulas.

7. AVALIE
Nessa avaliação leve em conta a motivação sua e dos alunos, check os prazos e se necessário repense uma esticadinha para a próxima ou talvez se surpreenda com os resultados.
Veja se a tecnologia escolhida realmente colaborou com o aprendizado dos alunos e seu também.
E não esqueça!!! Nunca sai perfeito, mas…FEITO.
Atualmente a capacitação do professor está também relacionada aos usos das tecnologias, pois, hoje aparece como ferramentas tão importantes como lápis e papel, não é mesmo?




Clique aqui e faça seu comentário!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Adobe Writer - Dicas

Colegas, abaixo reproduzo uma publicação da revista Nova Escola - Tecnologias na Educação, "Duas ferramentas para suas leituras digitais" onde é explicado como grifar e como acrescentar nova ou comentário a algum texto lido pelo adobe writer.
Aproveitem a dica!



Olá!
Cada vez lemos mais arquivos digitais, não é mesmo? Estas duas ferramentas vão deixar sua leitura na tela mais próxima daquela que você realiza em materiais impressos. Elas permitem marcar trechos do texto e inserir comentários nos arquivos pdf.
Confira no vídeo e conte para a gente, aí nos comentários, o que você achou de mais esse tutorial.
Até a próxima!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Entre os Muros da Escola

Fonte: cinemaeaminhapraia
No link abaixo podemos assistir o filme "Entre os Muros da Escola (2008) - Direção: Laurent Cantet" legendado.
Sinopse do filme:

François e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estive em um bairro cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejo para oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais - microcosmo da França contemporânea - esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreender os jovens ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Para buscar imagens de Obras de Arte gratuitas na Internet

Clique na pintura ao lado e aproveite a dica dada pelo colega Alexandre Corso, do grupo "PROFES DE LIE LINUX" do facebook, publicação feita no site - wwwhat's new, com o título "Para buscar imagens e obras de Arte gratuitas na internet".

"A categoria de bancos de imagens gratuitas sempre é uma das mais consultadas por aqui. Sempre que é possível publicamos recursos relacionados a esse tema, com buscadores e diretórios que nos ajudam a encontrar material gráfico para nossos projetos e publicações.

Fonte: solutionslinux
Agora, ampliaremos essa lista com uma série de links que podem ajudar quem busca obras de arte para poder incluir em seus trabalhos. Nem todas as pinturas criadas na história da humanidade estão disponíveis com a licença adequada para serem incluídas em blogs ou trabalhos acadêmicos, continuando, dessa forma, sendo necessário obter a informação do lugar adequado, garantindo, assim, que não estamos violando os direitos de autor de nenhum conteúdo."

Links de sites com obras de arte que podem ser utilizadas em seus trabalhos.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O Uso das Mídias na Sala de Aula

O vídeo abaixo  surgiu de uma atividade do Curso Mídia na Educação do MEC. Entre outras coisas o vídeo mostra a necessidade que nós professores(as)  ficarmos atentos(as) às novas possibilidades de utilização das mídias em sala de aula.
Acompanhem o vídeo!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Noam Chomsky e o terrorismo no mundo

English: A portrait of Noam Chomsky that I too...
Noam Chomsky

A Casa Branca “se dedica a aumentar o terrorismo” ao redor do mundo através de seus “ataques terroristas” com drones no exterior, de acordo com o proeminente acadêmico americano Noam Chomsky.

Falando à emissora de TV estadunidense sobre liberdade de expressão na política externa da Casa Branca, o filósofo, linguista e ativista Noam Chomsky disse que “a Administração Obama se dedica a aumentar o terrorismo em todo o mundo.” “Obama está realizando, talvez a maior operação terrorista da históriaos assassinatos realizados por drones são apenas uma parte dela [...] Todas essas operações são de terror [...] porque aterrorizar essas regiões.
“Eles estão gerando as operações mais terroristas“, disse ChomskyAs pessoas reagem” quando se perde um ente querido em um ataque aéreo dos EUA, disse ele. Eles não dizem: Bem, eu não me importo se o meu primo foi morto.” Eles se tornam o que chamamos de terroristas. Este é entendido no mais alto nível. “.
Ele lembrou o recente depoimento ao Congresso de um homem chamado Fárea Iemenita al-Muslimi, que informou que um único ataque de drones’ conseguiu radicalizar” todo o seu povo contra os Estados Unidos.
As pessoas odeiam os países que as  aterrorizam”, disse Chomsky“Isso não é uma surpresa. É a maneira como as pessoas reagem a atos de terror.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Não gosto de nada, nenhuma carreira. Não sei o que fazer!

Estou passando por uma série de problemas com relação à escolha da profissão. Terminei o segundo grau com 18 anos e fiquei o ano seguinte apenas trabalhando, porque precisava de emprego. No ano seguinte iniciei Sistemas da Informação e depois do primeiro período eu tranquei e fiquei 6 meses parado. Voltei em outro curso de Design Gráfico, no qual fiz 1 semestre e troquei novamente para Ciências Contábeis. Hoje estou no segundo semestre de Contábeis, porém não sei se é isso que quero para mim. Já pensei em trocar novamente para Economia, porém não tenho certeza se eu me identificaria com o curso. Nesse troca-troca já perdi muito tempo! E não tenho certeza de nada do que gosto. Já procurei psicólogos e saber sobre profissões. Não sei mais o que fazer da vida! O que feço neste caso?!
enviado por Igor Lima
Comece identificando a forma pela qual você realizou suas últimas escolhas. Você tem “arriscado” para ver se dá certo ou, em outras palavras, tem utilizado o método de tentativa e erro? Suas escolhas ocorreram por forte identificação com as áreas de conhecimento e com as atividades profissionais que cada carreira permitiria? Em que medida a maior ou menor concorrência no vestibular foi determinante em suas escolhas? As carreiras foram escolhidas por, de alguma forma, darem continuidade às suas atividades profissionais atuais?
Reflita e responda estas questões. É possível que você encontre parte das razões que o levarem a escolhas equivocadas.
A seguir, comece o processo passo a passo: autoconhecimento, conhecimento das profissões e análise da dinâmica do trabalho na sociedade são os três pilares para uma escolha consciente.
Faça como se estivesse escolhendo pela primeira vez. Observe todo o universo das profissões. Comece por pesquisar a descrição de cada uma delas – você pode contar com a ajuda da publicação e do site do Guia do Estudante para isso. Descarte aquelas que estão bem longe de seus interesses, considerando as experiências já vivenciadas nos cursos iniciados.
VEJA TAMBÉM:
- Humanas, biológicas ou exatas - Qual área devo seguir?
- Confira dicas para escolher o futuro profissional
- Universitários felizes com seus cursos dão dicas de como escolher a profissão certa
- Máquina de Profissões: Confira o super teste profissional do GE!
Avance e busque avaliar sua história pessoal no sentido de que valores vocês traz consigo, que experiências foram positivas ou trouxeram desafios que você deseja superar, que contatos com profissões você já teve e como você os avalia.
Busque então se informar sobre a dinâmica do trabalho em nossa sociedade: as variações determinadas pela economia, os projetos políticos em jogo, o desenvolvimento de novas tecnologias, as formas de vínculo trabalhista que existem. Imagine os ambientes de trabalho, as rotinas, o tipo de relações com outras pessoas que as profissões estabelecem, a que objetivos sociais elas se destinam.

Toda escolha envolve sempre algum grau de risco. Para diminuí-lo é necessário refletir sobre o maior número de elementos que estão envolvidos e assumir corajosamente uma decisão. Se isto ocorrer, a chance de você persistir na escolha realizada será grande.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Matrículas de pessoas com deficiência cresce em Universidades

MATRÍCULAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UNIVERSIDADe Para 2013 estão previstos investimentos de R$ 11 milhões para adequação de espaços físicos e material didático a estudantes com deficiência. Em 10 anos, número de matrículas de alunos com deficiência subiu 933,6% – EBC

A quantidade de matrículas de pessoas com deficiência na educação superior aumentou 933,6% entre 2000 e 2010. Estudantes com deficiência passaram de 2.173 no começo do período para 20.287 em 2010, sendo que 6.884 desses alunos são da rede pública e 13.403 da particular.
O número de instituições de educação superior que atendem alunos com deficiência mais que duplicou no período, ao passar de 1.180 no fim do século passado para 2.378 em 2010. Destas, 1.948 contam com estrutura de acessibilidade para os estudantes.
No orçamento de 2013, o governo federal vai destinar R$ 11 milhões a universidades federais para adequação de espaços físicos e material didático a estudantes com deficiência, por meio do programa Incluir .
programa tem o objetivo de promover ações para eliminar barreiras físicas, pedagógicas e de comunicação, a fim de assegurar o acesso e a permanência de pessoas com deficiência nas instituições públicas de ensino superior. Desde 2012, os recursos são repassados diretamente às universidades, por meio dos núcleos de acessibilidade. O valor destinado a cada uma é proporcional ao número de alunos.
Entre 2013 e 2014, o governo vai abrir 27 cursos de letras com habilitação em língua brasileira de sinais (Libras) nas universidades federais, uma em cada unidade da Federação. Além disso, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) vai ofertar mais 12 cursos de educação bilíngue (português–libras) a partir do próximo ano.
Para dar suporte de recursos humanos aos novos cursos nas universidades federais, será autorizada a abertura de 229 vagas de professores e 286 de técnicos administrativos. As ações fazem parte do do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Convergência educacional, tecnológica e social

A apresentação do José Antônio Klaes Roig, publicada no slideshare é muito interessante e nos leva a raciocinar sobre nossa prática docente.
O professor começa sua apresentação nos slides iniciais com as seguintes frases de Paulo Freire, do livro "Pedagogia da Autonomia":

"A leitura de mundo antecede à leitura da palavra." 
"Educar é ter a consciência de seu inacabamento." 

Abaixo reproduzo a apresentação do professor José Antônio Klaes Roig - Convergência educacional, tecnológica e social.



segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Bolsa Família - A história de Jurema (e muitas outras...)

Bolsa Família.
Primeiro o "peixe" teve que ser dado.
Junto com o "peixe" veio a formação profissional.
Aprendendo a "pescar", o(a) beneficiário(a) do Bolsa Família passa a viver sem o "benefício".


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

NTE de Caxias do Sul


A 4ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação, no NTE, organizou uma formação pedagógica abordando a nova proposta para o Ensino Médio.
Abaixo transcrevo o texto do blog do NTE.
Leia o texto e fica a par das discussões realizadas na formação pedagógica de Caxias do Sul.



Ensino Médio

Os alunos que ingressam em 2012 no Ensino Médio do RS são protagonistas, junto com os professores, da nova proposta pedagógica para o Ensino Médio Politécnico, Curso Normal e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Disponibilizamos, aqui, a proposta e outros textos de apoio teórico-pedagógico, bem como os Regimentos Referência,  que subsidiarão o estudo. Compartilhe conosco suas considerações, inserindo comentários nesta postagem.




Formação pedagógica aborda seminário integrado

Uma das novidades na matriz curricular do novo Ensino Médio Politécnico e do Curso Normal, o seminário integrado que compõe a base da formação diversificada do currículo foi o tema da formação sobre a reestruturação que a Secretaria de Estado da Educação realiza até quinta-feira (9) em Porto Alegre, reunindo aproximadamente 100 representantes de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A formação, nesta tarde, prossegue com os debates em torno da pesquisa socioantropológica e trabalho em grupos.

A reestruturação começa neste semestre em todas as turmas de primeiro ano do Ensino Médio Politécnico e nas escolas que têm Curso Normal. A proporção será de 75% para a formação geral e 25% para a diversificada. A proposta atende às recém-homologadas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.

A nova estrutura curricular organiza o ensino pelas quatro áreas do conhecimento: linguagens e suas tecnologias (com as disciplinas de artes, educação física, língua portuguesa e literatura), matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, física e química) e ciências humanas e suas tecnologias (filosofia, geografia, história e sociologia), que compõem a formação geral, e o seminário integrado, língua estrangeira e ensino religioso, na base diversificada. No caso do curso normal, a diversificada inclui ainda educação e conhecimento e conhecimento específico da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

De acordo com o diretor pedagógico da Seduc, Silvio Rocha, o Seminário integrado se embasa em três eixos fundamentais.
O primeiro é o eixo articulador e problematizador do currículo - possibilita olhar critico e participativo entre alunos e professores; desenvolve-se no contexto da prática aglutinando diversos saberes integrados no mundo concreto, possibilita captação do mundo real e estudo de problemas concretos.
A ação pedagógica pode ser constituída a partir de eixos conceituais, como cultura, tecnologia e trabalho, infraestrutura, organização social, que motivarão projetos vivenciais dos alunos.

O segundo eixo demonstra que o seminário consiste em um lugar de integração dos conhecimentos formais com conhecimentos e realidades sociais, por isso, interdisciplinar. A consequência é que o espaço educativo deixa de ser apenas a sala de aula, podendo passar a ser a escola, a propriedade familiar, espaços do bairro ou cidade, dependendo da capacidade da escola em articular as saídas e do objeto de estudo, sempre com orientação do professor e com planejamento prévio, ou seja, por evidenciar um currículo aberto, não linear, propõe um trabalho que possibilita a alunos e professores transitar em diferentes dimensões.
Neste eixo, a ação pedagógica pode-se efetivar por meio de eixos temáticos transversais, como meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e arte, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, educação econômica e áreas de produção, etc.

O terceiro eixo embasador do seminário faz dele um Espaço de produção de conhecimento por meio de postura de investigação, por familiarizar alunos com a produção de projetos de pesquisa, relatórios analíticos e organização de encontros científicos. Considera o aluno capaz de produzir hipóteses, elaborá-las e apresentá-las. Ou seja, propõe ao aluno o exercício da prática acadêmica. A prática do professor deve demonstrar que saber e conhecimento são permanentemente inacabados, sempre sujeitos a construção.
A ação pedagógica se efetiva, neste eixo, por meio de linhas de pesquisa, como a função social da arte em distintas instituições, épocas etc.
Fonte: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=8251 - Acesso 09/02/12 (grifos nossos)

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Retrato do Brasil mostra como foi produzida farsa ...

Com apresentação do escritor Fernando Moraes, o vídeo de menos de 30' produzido pela equipe da Revista do Brasil (jornalistas Raimundo Rodrigues Pereira e Lia Imanishi) desmonta a farsa do julgamento da AP 470, conhecido como julgamento do mensalão.

O vídeo é tão didático, busca tanto a clareza com o intuito de não deixar dúvidas sobre a farsa montada, que chega a ser repetitivo em alguns momentos.

Após assistir o vídeo, para não acusar de má-fé o ex-PGR Roberto Gurgel e o atual presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, só mesmo acusando-os de canhestramente incompetentes.


Fonte: Blog do Mello

domingo, 22 de setembro de 2013

Por que alguns professores brigam com a tecnologia?

Especialista acredita que alunos precisam ser pacientes com inabilidade dos professores, mas que naturalmente se sentem frustrados quando escola não acompanha a tecnologia.
 CARMEN GUERREIRO

iStockphoto
Mesmo com o crescimento exponencial da educação a distância, muitos professores continuam sendo incompatíveis com a tecnologia na sala de aula. Ainda mais se isso significar mais trabalho e adquirir habilidades que exigem tempo e dinheiro, sem uma contrapartida da instituição em que atuam. De outro lado, os alunos estão imersos desde a infância na tecnologia e esperam que suas escolas e universidades façam parte dessa realidade digital.

Como resolver esse dilema? Em entrevista exclusiva para o 
Guias, o cientista e filósofo Rob Kadel, do Centro de Pesquisas de Aprendizagem Online e Rede de Inovação da Pearson EUA e professor na Universidade de Colorado, fala sobre as perspectivas em relação a esse impasse. Para ele, embora os estudantes tenham que ser mais compreensivos com a falta de familiaridade tecnológica de muitos professores, é inevitável que eles se sintam frustrados quando as instituições não estão inseridas no mundo digital.

Confira a seguir a segunda parte da entrevista (a primeira, sobre o futuro da EAD, você lê aqui).

Você vê certa resistência do tradicionalismo acadêmico às novas tecnologias?
Tem alguma resistência, porque algumas pesquisas mostraram que muitos professores acham que as tecnologias são uma distração ou um lugar para o cyberbullying. Mas eu acho que é menos resistência e mais hesitação e relutância, porque eles estão incertos sobre como usar essas ferramentas e qual é o valor delas. Eles não sabem se vão aprender a usá-las, e de qualquer forma é um investimento de tempo e dinheiro. E além de eles serem mal pagos, é mais uma coisa que vão pedir para acumularem nas suas funções. 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Comodidade da "opinião consensual"

Me chateia e me incomoda muito ouvir os noticiários (a grande maioria deles), ler em jornais, revistas, postagens nas redes sociais, em sites e blogs a condenação (execração) de algumas situações, pessoas e instituições, a partir da posição defendida pela grande mídia, sem que seja feito o contraponto.
A grande mídia (de)forma e constrói a  versão dos fatos que lhe é "mais vantajosa". Somos, em muitas situações, manipulados pela mídia (leia a respeito).
Citando George Carlin - "Não ensine seu filho apenas a ler. Ensine-o a ler e a questionar o que está lendo" e aí ouso acrescentar: Não ensine seu filho apenas a ler, escrever, postar, ouvir, falar ..., sem questionar, refletir e se posicionar após ouvir o contraditório do que leu, escreveu, postou, ouviu, falou ... com a mesma intensidade de pensamento.
"Pluralidade de opiniões e concepções, respeite isso."
Fonte: TibiaBR
Assim, posto abaixo alguns blogs e sites onde o contraditório se manifesta e, a partir da leitura e escuta de dois (3,4 ...) versões, podemos nos posicionar de maneira mais clara e consistente, sabedores de todas as correntes de pensamento.

Informe-se, conheça mais concepções e opiniões antes de "definir a sua". Diga não à manipulação!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Aprovado o "Passe Livre"

Governo irá destinar R$ 16 milhões para garantir
a gratuidade do transporte aos alunos.
A AL - Assembléia Legislativa aprovou ontem, terça-feira, dia 17, o Projeto de Lei que institui o passe Livre Estudantil no Rio Grande do Sul. A proposta garante a gratuidade da passagem de ônibus intermunicipais a estudantes gaúchos com renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa do grupo familiar.
O projeto de Lei se aplicará apenas à região Metropolitana de Porto Alegre e aglomerados urbanos do Litoral Norte, Sul e Nordeste.Para os alunos das demais regiões o Governo destinará recursos para as prefeituras contratarem o transporte escolar.
Fonte: Site GAZ 
Leia mais clicando no site da Agência de Notícias Assembléia Legislativa do RS.


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Voluntários FIFA 2014

Fonte: FIFA.com
A segunda fase de inscrições para ser voluntário na Copa do Mundo de 2014 começa nesta segunda-feira (9). A Fifa vai selecionar 15 mil pessoas para trabalhar no evento.
Até agora, 127 mil pessoas já se inscreveram. Para ser voluntário, basta ter idade mínima de 18 anos. Nessa segunda etapa, a Fifa busca mais idosos, moradores do interior, pessoas com deficiência e quem fala outros idiomas, como o inglês e espanhol.

Os interessados terão 15 dias para se inscrever na internet. Clique aqui e saiba como concorrer a uma vaga.
Fonte: Globo

Outros links:

domingo, 8 de setembro de 2013

MEC divulga guia de redação para o ENEM 2013

Ministro da Educação apresentou as novas regras
 em coletiva Jorge William / Agência O Globo
O MEC lançou, através do ministro da educação, na quinta-feira, dia 05/setembro guia para participantes do ENEM 2013 sobre redação.
"O manual contém cinco exemplos de textos que receberam a nota máxima na edição do exame do ano passado. Um dos textos apresentados no guia contém um erro de acentuação. Trata-se da palavra “espanhóis” que aparece três vezes no texto, mas só está acentuada duas vezes. De acordo com Mercadante, a falta de acento agudo em uma única vez caracteriza uma situação limite, na medida em que a autora do texto demostrou conhecimento da norma culta ao escrever duas vezes a palavra corretamente."              Fonte: Globo

Outros links:

Bons estudos a todos e a todas!

sábado, 31 de agosto de 2013

Produção de Vídeo

A produção de vídeos na sala de aula é uma prática muito presente em muitos momentos do cotidiano da escola.
O NTE de Caxias do Sul realizou uma oficina de Produção de vídeo, cujo texto do blog e publicação no slideshare transcrevo abaixo.


"A equipe do  NTE está em fase de adaptação. Com a indicação da professora Sônia Inês Ferronatto para a Coordenação Pedagógica da 4ª CRE , assumiu a coordenação dos trabalhos  a professora Jussara Balduíno  Hoffmann.
Consideramos que a continuação das publicações e a interação nesse  e em  outros tantos espaços virtuais é de fundamental importância para o conhecimento, a colaboração e a cooperação  entre os professores interessados em aderir a práticas que qualifiquem a educação,  vamos dar continuidade.
Retomando ao dia 17 de julho a  exemplo da oficina do professor Daniel  Almeida Raber, postado anteriormente, a professora Greice De Barba,  que possui  Especialização em Artes Visuais e  Licenciatura  Plena em Ed. Artística , desenvolveu a oficina  de produção de vídeos . Logicamente, em um turno a oficina não foi concluída.Sendo assim , nos dias 03, 10 e 17 de setembro das 14 às 17 horas haverá a continuação dos trabalhos.Por motivos de força maior não haverá  continuação da oficina divulgada neste post.Contamos com vocês para uma próxima programação."


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO (5)

Fonte: grupoa
Do livro "TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO", da editora Artmed, de Juana María Sancho, Fernando Hernández e colaboradores, de 2006.
Excertos do Capítulo 1 - De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos de Juana Maria Sancho.

O VÁCUO PEDAGÓGICO DAS TIC
  • "O computador oferece um conjunto extremamente diversificado de uso. Esta circunstância ajuda a explicar porque praticamente todas as perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem podem argumentar que encontraram no computador um aliado de valor inestimável."
  • "Os que defendem que em cada disciplina se destacam certos conceitos-chave e uma sequência lógica ... LOGO, a atividade de programa desta linguagem se tornou uma nova forma de entender o ensino da Matemática, a partir de projetos informatizados, de uma perspectiva construtivista da aprendizagem ..."
  • "... o estudo, a experimentação e a exploração da informação, em qualquer área do currículo escolar, melhora imediatamente a motivação, o rendimento e as capacidades cognitivas dos alunos."
  • "Como mostra a história da educação, a administração e os professores costumam introduzir meios e técnicas adaptando-os à sua própria forma de entender o ensino, em vez de questionar suas crenças, muitas vezes implícitas e pouco refletidas, e tentar implantar outras formas de experiência docente."
  • "Aí residem os principais obstáculos para que a escola e os professores tirem partido educativo das TIC. Porque explorar o potencial deste conjunto de tecnologias significa reconhecer e adotar as visões educativas que, desde o princípio do século XX, com o movimento da Escola Nova, contribuem com evidências sobre a importância de repensar o papel dos alunos, o conhecimento, a avaliação e a comunidade educativa na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem."
  • "... dos principais obstáculos para desenvolver o potencial educativo das TIC são a organização e a cultura tradicionais da escola."
  • "... os professores que utilizam computadores têm dificuldades em modificar suas práticas docentes e suas expectativas sobre os alunos. ... o uso das TIC por si mesmas não produz as megamudanças que muitas imaginavam."
  • "As TIC são usadas muitas vezes para reforçar as crenças existentes sobre os ambientes de ensino em que ensinar é explicar, aprender é escutar e o conhecimento é o que contêm os livros texto (Cuban, 1993)."
Boa reflexão a todos e a todas!

    quinta-feira, 29 de agosto de 2013

    Educomunicação

    O conceito de educomunicação se formou no início dos anos 1980, para designar a atividade educativa que se propunha a trabalhar a comunicação por meio de diferentes recursos tecnológicos, entre os quais o rádio, a TV, e os videocassetes.
    Abaixo transcrevo uma apresentação do Gens Instituto de Educação e Cultura sobre Educomunicação, produzido pela professora Grácia Lopes Lima.

    quarta-feira, 28 de agosto de 2013

    TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO (4)

    Fonte: grupoa
    Do livro "TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO", da editora Artmed, de Juana María Sancho, Fernando Hernández e colaboradores, de 2006.
    Excertos do Capítulo 1 - De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos de Juana Maria Sancho.

    AS TIC E A EDUCAÇÃO
    • "O computador, assim como o cinema, a televisão e os videogames, atrai de forma especial a atenção dos mais jovens que desenvolvem uma grande habilidade para captar suas mensagens."
    • "... a história recente da educação está cheia de promessas rompidas; de expectativas não-cumpridas, geradas ante cada nova onde de produção tecnológica..."
    • "A principal dificuldade para transformar os contextos de ensino com a incorporação de tecnologias diversificadas de informação e comunicação parece se encontrar no fato de que a tipologia de ensino dominante na escola é a centrada no professor."
    • "... em diversos países coexistem programas de uso das TIC com o desenvolvimento de uma política educativa baseada em uma concepção de níveis de êxito que pouco tem a ver com criatividade, expressão do próprio conhecimento e autonomia intelectual."
    • "... no momento em que, em diferentes setores da sociedade são valorizadas a criatividade, na escola se fomenta a homogeneidade."
    Boa reflexão a todos e a todas!