Material produzido pela TV Escola em 2011.
terça-feira, 8 de outubro de 2013
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
Não gosto de nada, nenhuma carreira. Não sei o que fazer!
Estou passando por uma série de problemas com relação à escolha da profissão. Terminei o segundo grau com 18 anos e fiquei o ano seguinte apenas trabalhando, porque precisava de emprego. No ano seguinte iniciei Sistemas da Informação e depois do primeiro período eu tranquei e fiquei 6 meses parado. Voltei em outro curso de Design Gráfico, no qual fiz 1 semestre e troquei novamente para Ciências Contábeis. Hoje estou no segundo semestre de Contábeis, porém não sei se é isso que quero para mim. Já pensei em trocar novamente para Economia, porém não tenho certeza se eu me identificaria com o curso. Nesse troca-troca já perdi muito tempo! E não tenho certeza de nada do que gosto. Já procurei psicólogos e saber sobre profissões. Não sei mais o que fazer da vida! O que feço neste caso?!
A
seguir, comece o processo passo a passo: autoconhecimento, conhecimento
das profissões e análise da dinâmica do trabalho na sociedade são os
três pilares para uma escolha consciente.
Faça como se estivesse escolhendo pela primeira vez. Observe todo o universo das profissões. Comece por pesquisar a descrição de cada uma delas – você pode contar com a ajuda da publicação e do site do Guia do Estudante para isso. Descarte aquelas que estão bem longe de seus interesses, considerando as experiências já vivenciadas nos cursos iniciados.
Toda escolha envolve sempre algum grau de risco. Para diminuí-lo é necessário refletir sobre o maior número de elementos que estão envolvidos e assumir corajosamente uma decisão. Se isto ocorrer, a chance de você persistir na escolha realizada será grande.
enviado por Igor Lima
Comece
identificando a forma pela qual você realizou suas últimas escolhas.
Você tem “arriscado” para ver se dá certo ou, em outras palavras, tem
utilizado o método de tentativa e erro? Suas escolhas ocorreram por
forte identificação com as áreas de conhecimento e com as atividades
profissionais que cada carreira permitiria? Em que medida a maior ou
menor concorrência no vestibular foi determinante em suas escolhas? As
carreiras foram escolhidas por, de alguma forma, darem continuidade às
suas atividades profissionais atuais?
Reflita e responda estas questões. É possível que você encontre parte das razões que o levarem a escolhas equivocadas.Faça como se estivesse escolhendo pela primeira vez. Observe todo o universo das profissões. Comece por pesquisar a descrição de cada uma delas – você pode contar com a ajuda da publicação e do site do Guia do Estudante para isso. Descarte aquelas que estão bem longe de seus interesses, considerando as experiências já vivenciadas nos cursos iniciados.
Avance e busque avaliar sua
história pessoal no sentido de que valores vocês traz consigo, que experiências
foram positivas ou trouxeram desafios que você deseja superar, que contatos com
profissões você já teve e como você os avalia.
Busque então se informar sobre a
dinâmica do trabalho em nossa sociedade: as variações determinadas pela
economia, os projetos políticos em jogo, o desenvolvimento de novas
tecnologias, as formas de vínculo trabalhista que existem. Imagine os ambientes
de trabalho, as rotinas, o tipo de relações com outras pessoas que as
profissões estabelecem, a que objetivos sociais elas se destinam.
Toda escolha envolve sempre algum grau de risco. Para diminuí-lo é necessário refletir sobre o maior número de elementos que estão envolvidos e assumir corajosamente uma decisão. Se isto ocorrer, a chance de você persistir na escolha realizada será grande.
Fonte: guidoestudante
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Matrículas de pessoas com deficiência cresce em Universidades
MATRÍCULAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UNIVERSIDADe Para 2013 estão previstos investimentos de R$ 11 milhões para adequação de espaços físicos e material didático a estudantes com deficiência. Em 10 anos, número de matrículas de alunos com deficiência subiu 933,6% – EBC

O número de instituições de educação superior que
atendem alunos com deficiência mais que duplicou no período, ao passar de 1.180
no fim do século passado para 2.378 em 2010. Destas, 1.948 contam com estrutura
de acessibilidade para os estudantes.
No orçamento de 2013, o governo federal
vai destinar R$ 11 milhões a universidades federais para adequação de espaços
físicos e material didático a estudantes com deficiência, por meio do programa
Incluir .
O programa tem o objetivo de promover
ações para eliminar barreiras físicas, pedagógicas e de comunicação, a fim de
assegurar o acesso e a permanência de pessoas com deficiência nas instituições
públicas de ensino superior. Desde 2012, os recursos são repassados diretamente
às universidades, por meio dos núcleos de acessibilidade. O valor destinado a
cada uma é proporcional ao número de alunos.
Entre 2013 e 2014, o governo vai abrir 27 cursos de
letras com habilitação em língua brasileira de sinais (Libras) nas
universidades federais, uma em cada unidade da Federação. Além disso, o Instituto
Nacional de Educação de Surdos (Ines) vai ofertar mais 12 cursos de educação
bilíngue (português–libras) a partir do próximo ano.
Para dar suporte de recursos humanos aos novos
cursos nas universidades federais, será autorizada a abertura de 229 vagas de
professores e 286 de técnicos administrativos. As ações fazem parte do do Plano
Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite.
terça-feira, 1 de outubro de 2013
Convergência educacional, tecnológica e social
A apresentação do José Antônio Klaes Roig, publicada no slideshare é muito interessante e nos leva a raciocinar sobre nossa prática docente.
O professor começa sua apresentação nos slides iniciais com as seguintes frases de Paulo Freire, do livro "Pedagogia da Autonomia":
O professor começa sua apresentação nos slides iniciais com as seguintes frases de Paulo Freire, do livro "Pedagogia da Autonomia":
"A leitura de mundo antecede à leitura da palavra."
"Educar é ter a consciência de seu inacabamento."
Abaixo reproduzo a apresentação do professor José Antônio Klaes Roig - Convergência educacional, tecnológica e social.
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
Bolsa Família - A história de Jurema (e muitas outras...)
Bolsa Família.
Primeiro o "peixe" teve que ser dado.
Junto com o "peixe" veio a formação profissional.
Aprendendo a "pescar", o(a) beneficiário(a) do Bolsa Família passa a viver sem o "benefício".
Primeiro o "peixe" teve que ser dado.
Junto com o "peixe" veio a formação profissional.
Aprendendo a "pescar", o(a) beneficiário(a) do Bolsa Família passa a viver sem o "benefício".
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
NTE de Caxias do Sul
A 4ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação, no NTE, organizou uma
formação pedagógica abordando a nova proposta para o Ensino Médio.
Abaixo transcrevo o texto do blog do NTE.
Leia o texto e fica a par das discussões realizadas na formação
pedagógica de Caxias do Sul.
Ensino Médio
Os alunos que ingressam em 2012 no Ensino Médio do
RS são protagonistas, junto com os professores, da nova proposta pedagógica
para o Ensino Médio Politécnico, Curso Normal e Educação Profissional Integrada
ao Ensino Médio. Disponibilizamos, aqui, a proposta e outros textos de apoio
teórico-pedagógico, bem como os Regimentos Referência, que subsidiarão o
estudo. Compartilhe conosco suas considerações, inserindo comentários nesta
postagem.
Formação pedagógica aborda seminário
integrado
Uma das novidades na matriz curricular do novo
Ensino Médio Politécnico e do Curso Normal, o seminário integrado que compõe a
base da formação diversificada do currículo foi o tema da formação sobre a
reestruturação que a Secretaria de Estado da Educação realiza até quinta-feira
(9) em Porto Alegre, reunindo aproximadamente 100 representantes de Coordenadorias
Regionais de Educação (CREs). A formação, nesta tarde, prossegue com os debates
em torno da pesquisa socioantropológica e trabalho em grupos.
A reestruturação começa neste semestre em todas as turmas de primeiro ano do Ensino Médio Politécnico e nas escolas que têm Curso Normal. A proporção será de 75% para a formação geral e 25% para a diversificada. A proposta atende às recém-homologadas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.
A nova estrutura curricular organiza o ensino pelas quatro áreas do conhecimento: linguagens e suas tecnologias (com as disciplinas de artes, educação física, língua portuguesa e literatura), matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, física e química) e ciências humanas e suas tecnologias (filosofia, geografia, história e sociologia), que compõem a formação geral, e o seminário integrado, língua estrangeira e ensino religioso, na base diversificada. No caso do curso normal, a diversificada inclui ainda educação e conhecimento e conhecimento específico da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
De acordo com o diretor pedagógico da Seduc, Silvio
Rocha, o Seminário integrado se embasa em três eixos fundamentais.
O primeiro é o eixo articulador e
problematizador do currículo - possibilita olhar critico e participativo entre alunos e
professores; desenvolve-se no contexto da prática aglutinando diversos saberes
integrados no mundo concreto, possibilita captação do mundo real e estudo de
problemas concretos.
A ação pedagógica pode ser constituída a partir de
eixos conceituais, como cultura, tecnologia e trabalho, infraestrutura,
organização social, que motivarão projetos vivenciais dos alunos.
O segundo eixo demonstra que o seminário consiste em um lugar de integração dos conhecimentos formais com conhecimentos e realidades sociais, por isso, interdisciplinar. A consequência é que o espaço educativo deixa de ser apenas a sala de aula, podendo passar a ser a escola, a propriedade familiar, espaços do bairro ou cidade, dependendo da capacidade da escola em articular as saídas e do objeto de estudo, sempre com orientação do professor e com planejamento prévio, ou seja, por evidenciar um currículo aberto, não linear, propõe um trabalho que possibilita a alunos e professores transitar em diferentes dimensões.
Neste eixo, a ação pedagógica pode-se efetivar por
meio de eixos temáticos transversais, como meio ambiente, esporte e lazer,
direitos humanos, cultura e arte, cultura digital, prevenção e promoção da
saúde, comunicação e uso de mídias, educação econômica e áreas de produção,
etc.
O terceiro eixo embasador do seminário faz dele um Espaço de produção de conhecimento por meio de postura de investigação, por familiarizar alunos com a produção de projetos de pesquisa, relatórios analíticos e organização de encontros científicos. Considera o aluno capaz de produzir hipóteses, elaborá-las e apresentá-las. Ou seja, propõe ao aluno o exercício da prática acadêmica. A prática do professor deve demonstrar que saber e conhecimento são permanentemente inacabados, sempre sujeitos a construção.
A ação pedagógica se efetiva, neste eixo, por meio
de linhas de pesquisa, como a função social da arte em distintas instituições,
épocas etc.
Fonte: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=8251 -
Acesso 09/02/12 (grifos nossos)
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Retrato do Brasil mostra como foi produzida farsa ...
Com apresentação do escritor Fernando Moraes, o vídeo de menos de 30' produzido pela equipe da Revista do Brasil (jornalistas Raimundo Rodrigues Pereira e Lia Imanishi) desmonta a farsa do julgamento da AP 470, conhecido como julgamento do mensalão.
O vídeo é tão didático, busca tanto a clareza com o intuito de não deixar dúvidas sobre a farsa montada, que chega a ser repetitivo em alguns momentos.
Após assistir o vídeo, para não acusar de má-fé o ex-PGR Roberto Gurgel e o atual presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, só mesmo acusando-os de canhestramente incompetentes.
Fonte: Blog do Mello
O vídeo é tão didático, busca tanto a clareza com o intuito de não deixar dúvidas sobre a farsa montada, que chega a ser repetitivo em alguns momentos.
Após assistir o vídeo, para não acusar de má-fé o ex-PGR Roberto Gurgel e o atual presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, só mesmo acusando-os de canhestramente incompetentes.
Fonte: Blog do Mello
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
domingo, 22 de setembro de 2013
Por que alguns professores brigam com a tecnologia?
Especialista acredita que alunos precisam ser pacientes com inabilidade
dos professores, mas que naturalmente se sentem frustrados quando escola não
acompanha a tecnologia.
Mesmo com o crescimento exponencial da educação a distância, muitos professores
continuam sendo incompatíveis com a tecnologia na sala de aula. Ainda mais se
isso significar mais trabalho e adquirir habilidades que exigem tempo e
dinheiro, sem uma contrapartida da instituição em que atuam. De outro lado, os
alunos estão imersos desde a infância na tecnologia e esperam que suas escolas
e universidades façam parte dessa realidade digital.Como resolver esse dilema? Em entrevista exclusiva para o Guias, o cientista e filósofo Rob Kadel, do Centro de Pesquisas de Aprendizagem Online e Rede de Inovação da Pearson EUA e professor na Universidade de Colorado, fala sobre as perspectivas em relação a esse impasse. Para ele, embora os estudantes tenham que ser mais compreensivos com a falta de familiaridade tecnológica de muitos professores, é inevitável que eles se sintam frustrados quando as instituições não estão inseridas no mundo digital.
Confira a seguir a segunda parte da entrevista (a primeira, sobre o futuro da
EAD, você lê aqui).
Tem
alguma resistência, porque algumas pesquisas mostraram que muitos professores
acham que as tecnologias são uma distração ou um lugar para o cyberbullying.
Mas eu acho que é menos resistência e mais hesitação e relutância, porque eles
estão incertos sobre como usar essas ferramentas e qual é o valor delas. Eles
não sabem se vão aprender a usá-las, e de qualquer forma é um investimento de
tempo e dinheiro. E além de eles serem mal pagos, é mais uma coisa que vão
pedir para acumularem nas suas funções.
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
Blog da 18ª Coordenadoria Regional de Educação / RS: Ensino Médio Politécnico: melhorando a compreensão...
Blog da 18ª Coordenadoria Regional de Educação / RS: Ensino Médio Politécnico: melhorando a compreensão...:
Disponível no sito da SEDUC/RS http://www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_reestruturacao_ensino_medio.pdf Os fundamento da reestrut...
Disponível no sito da SEDUC/RS http://www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_reestruturacao_ensino_medio.pdf Os fundamento da reestrut...
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Comodidade da "opinião consensual"
Me chateia e me incomoda muito ouvir os noticiários (a grande maioria deles), ler em jornais,
revistas, postagens nas redes sociais, em sites e blogs a condenação (execração) de algumas situações, pessoas e instituições, a partir da posição defendida pela grande mídia, sem que seja feito o contraponto.
A grande mídia (de)forma e constrói a versão dos fatos que lhe é "mais vantajosa". Somos, em muitas situações, manipulados pela mídia (leia a respeito).
Citando George Carlin - "Não ensine seu filho apenas a ler. Ensine-o a ler e a questionar o que está lendo" e aí ouso acrescentar: Não ensine seu filho apenas a ler, escrever, postar, ouvir, falar ..., sem questionar, refletir e se posicionar após ouvir o contraditório do que leu, escreveu, postou, ouviu, falou ... com a mesma intensidade de pensamento.
Assim, posto abaixo alguns blogs e sites onde o contraditório se manifesta e, a partir da leitura e escuta de dois (3,4 ...) versões, podemos nos posicionar de maneira mais clara e consistente, sabedores de todas as correntes de pensamento.
A grande mídia (de)forma e constrói a versão dos fatos que lhe é "mais vantajosa". Somos, em muitas situações, manipulados pela mídia (leia a respeito).
Citando George Carlin - "Não ensine seu filho apenas a ler. Ensine-o a ler e a questionar o que está lendo" e aí ouso acrescentar: Não ensine seu filho apenas a ler, escrever, postar, ouvir, falar ..., sem questionar, refletir e se posicionar após ouvir o contraditório do que leu, escreveu, postou, ouviu, falou ... com a mesma intensidade de pensamento.
![]() |
"Pluralidade de opiniões e concepções, respeite isso." Fonte: TibiaBR |
- Blog do Mello
- Brasil 247
- Caros Amigos
- Carta Capital
- Carta Maior
- Centro de estudos da Mídia Alternativa - Barão de Itararé
- Conversa Afiada - Paulo Henrique Amorim
- Esquerda
- Outras Palavras
- Só Esquerda
Informe-se, conheça mais concepções e opiniões antes de "definir a sua". Diga não à manipulação!
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Aprovado o "Passe Livre"
![]() |
Governo irá destinar R$ 16 milhões para garantir a gratuidade do transporte aos alunos. |
O projeto de Lei se aplicará apenas à região Metropolitana de Porto Alegre e aglomerados urbanos do Litoral Norte, Sul e Nordeste.Para os alunos das demais regiões o Governo destinará recursos para as prefeituras contratarem o transporte escolar.
Fonte: Site GAZ
Leia mais clicando no site da Agência de Notícias Assembléia Legislativa do RS.sábado, 14 de setembro de 2013
segunda-feira, 9 de setembro de 2013
Voluntários FIFA 2014
![]() |
Fonte: FIFA.com |
Até agora, 127 mil pessoas já se inscreveram. Para ser voluntário, basta ter idade mínima de 18 anos. Nessa segunda etapa, a Fifa busca mais idosos, moradores do interior, pessoas com deficiência e quem fala outros idiomas, como o inglês e espanhol.
Os interessados terão 15 dias para se inscrever na internet. Clique aqui e saiba como concorrer a uma vaga.
Fonte: Globo
Outros links:
domingo, 8 de setembro de 2013
MEC divulga guia de redação para o ENEM 2013
![]() |
Ministro da Educação apresentou as novas regras em coletiva Jorge William / Agência O Globo |
"O manual contém cinco exemplos de textos que receberam a nota máxima na edição do exame do ano passado. Um dos textos apresentados no guia contém um erro de acentuação. Trata-se da palavra “espanhóis” que aparece três vezes no texto, mas só está acentuada duas vezes. De acordo com Mercadante, a falta de acento agudo em uma única vez caracteriza uma situação limite, na medida em que a autora do texto demostrou conhecimento da norma culta ao escrever duas vezes a palavra corretamente." Fonte: Globo
Outros links:
- ENEM 2013
- Guia com dicas
- Guia do Participante - Redação no ENEM 2013
- Possíveis temas redação ENEM 2013
- Todas as disciplinas que você precisa
sábado, 31 de agosto de 2013
Produção de Vídeo
A produção de vídeos na sala de aula é uma prática muito presente em muitos momentos do cotidiano da escola.
O NTE de Caxias do Sul realizou uma oficina de Produção de vídeo, cujo texto do blog e publicação no slideshare transcrevo abaixo.
"A equipe do NTE está em fase de adaptação. Com a indicação da professora Sônia Inês Ferronatto para a Coordenação Pedagógica da 4ª CRE , assumiu a coordenação dos trabalhos a professora Jussara Balduíno Hoffmann.
O NTE de Caxias do Sul realizou uma oficina de Produção de vídeo, cujo texto do blog e publicação no slideshare transcrevo abaixo.
"A equipe do NTE está em fase de adaptação. Com a indicação da professora Sônia Inês Ferronatto para a Coordenação Pedagógica da 4ª CRE , assumiu a coordenação dos trabalhos a professora Jussara Balduíno Hoffmann.
Consideramos que a continuação das publicações e a interação nesse e em outros tantos espaços virtuais é de fundamental importância para o conhecimento, a colaboração e a cooperação entre os professores interessados em aderir a práticas que qualifiquem a educação, vamos dar continuidade.
Retomando ao dia 17 de julho a exemplo da oficina do professor Daniel Almeida Raber, postado anteriormente, a professora Greice De Barba, que possui Especialização em Artes Visuais e Licenciatura Plena em Ed. Artística , desenvolveu a oficina de produção de vídeos . Logicamente, em um turno a oficina não foi concluída.Sendo assim , nos dias 03, 10 e 17 de setembro das 14 às 17 horas haverá a continuação dos trabalhos.Por motivos de força maior não haverá continuação da oficina divulgada neste post.Contamos com vocês para uma próxima programação."
Fonte: Blob ntecaxiasdosul
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO (5)
![]() |
Fonte: grupoa |
Excertos do Capítulo 1 - De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos de Juana Maria Sancho.
O VÁCUO PEDAGÓGICO DAS TIC
- "O computador oferece um conjunto extremamente diversificado de uso. Esta circunstância ajuda a explicar porque praticamente todas as perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem podem argumentar que encontraram no computador um aliado de valor inestimável."
- "Os que defendem que em cada disciplina se destacam certos conceitos-chave e uma sequência lógica ... LOGO, a atividade de programa desta linguagem se tornou uma nova forma de entender o ensino da Matemática, a partir de projetos informatizados, de uma perspectiva construtivista da aprendizagem ..."
- "... o estudo, a experimentação e a exploração da informação, em qualquer área do currículo escolar, melhora imediatamente a motivação, o rendimento e as capacidades cognitivas dos alunos."
- "Como mostra a história da educação, a administração e os professores costumam introduzir meios e técnicas adaptando-os à sua própria forma de entender o ensino, em vez de questionar suas crenças, muitas vezes implícitas e pouco refletidas, e tentar implantar outras formas de experiência docente."
- "Aí residem os principais obstáculos para que a escola e os professores tirem partido educativo das TIC. Porque explorar o potencial deste conjunto de tecnologias significa reconhecer e adotar as visões educativas que, desde o princípio do século XX, com o movimento da Escola Nova, contribuem com evidências sobre a importância de repensar o papel dos alunos, o conhecimento, a avaliação e a comunidade educativa na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem."
- "... dos principais obstáculos para desenvolver o potencial educativo das TIC são a organização e a cultura tradicionais da escola."
- "... os professores que utilizam computadores têm dificuldades em modificar suas práticas docentes e suas expectativas sobre os alunos. ... o uso das TIC por si mesmas não produz as megamudanças que muitas imaginavam."
- "As TIC são usadas muitas vezes para reforçar as crenças existentes sobre os ambientes de ensino em que ensinar é explicar, aprender é escutar e o conhecimento é o que contêm os livros texto (Cuban, 1993)."
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Educomunicação
O conceito de educomunicação se formou no início dos anos 1980, para designar a atividade educativa que se propunha a trabalhar a comunicação por meio de diferentes recursos tecnológicos, entre os quais o rádio, a TV, e os videocassetes.
Abaixo transcrevo uma apresentação do Gens Instituto de Educação e Cultura sobre Educomunicação, produzido pela professora Grácia Lopes Lima.
Abaixo transcrevo uma apresentação do Gens Instituto de Educação e Cultura sobre Educomunicação, produzido pela professora Grácia Lopes Lima.
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO (4)
![]() |
Fonte: grupoa |
Excertos do Capítulo 1 - De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos de Juana Maria Sancho.
AS TIC E A EDUCAÇÃO
- "O computador, assim como o cinema, a televisão e os videogames, atrai de forma especial a atenção dos mais jovens que desenvolvem uma grande habilidade para captar suas mensagens."
- "... a história recente da educação está cheia de promessas rompidas; de expectativas não-cumpridas, geradas ante cada nova onde de produção tecnológica..."
- "A principal dificuldade para transformar os contextos de ensino com a incorporação de tecnologias diversificadas de informação e comunicação parece se encontrar no fato de que a tipologia de ensino dominante na escola é a centrada no professor."
- "... em diversos países coexistem programas de uso das TIC com o desenvolvimento de uma política educativa baseada em uma concepção de níveis de êxito que pouco tem a ver com criatividade, expressão do próprio conhecimento e autonomia intelectual."
- "... no momento em que, em diferentes setores da sociedade são valorizadas a criatividade, na escola se fomenta a homogeneidade."
terça-feira, 27 de agosto de 2013
A geração digital não sabe navegar
![]() |
Fonte: nosgeeks |
No site Edutec - Tecnologia na Educação encontrei um artigo interessante que faz uma reflexão e sugere que os jovens não sabem pesquisar na internet e que oferece dicas para estudantes e educadores para ajudá-los a explorar esse importante fonte de informação e de como tirar o melhor da internet na hora de fazer os trabalhos escolares.
O texto é interessante e aconselho sua leitura - A geração digital não sabe navegar.
segunda-feira, 26 de agosto de 2013
Ensino Médio Politécnico
![]() |
Fonte: Ensino Médio Politécnico |
Em tempos de questionamentos, certezas e dúvidas sobre o Seminário Integrado e sobre a implantação do Ensino Médio Politécnico nas escolas gaúchas, gostaria de ajudar na discussão reproduzindo um texto das educadoras Rosane Michelli de Castro e Silvia Regina Barboza Garrossino, no trabalho de reflexão que fazem sobre "O ensino médio no Brasil", trabalho com o título "O Ensino Médio no Brasil: Trajetória e perspectivas de uma organização politécnica entre educação e trabalho".
RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar uma breve análise e interpretação da trajetória do ensino médio no Brasil, de onde emerge a ideia da relação entre educação
e trabalho, entre teoria e prática, e sua organização nos moldes do ensino politécnico, este último que havia orientado a proposta preliminar para o ensino médio apresentada por Dermeval Saviani, em 1988. Nesse sentido, foram abordadas questões sobre educação e trabalho. Finalmente, foram feitas breves considerações sobre o tema no contexto educacional “para além do capital”.
Clique aqui e leia todo o artigo publicado pelas professoras.
Rosane Michelli de CASTRO - Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Didática, Campus de Marília. Marília, São Paulo, Brasil - e-mail rosanemichelli@marilia.unesp.br.
Silvia Regina Barboza GARROSSINO - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília. Marília, São Paulo, Brasil.
domingo, 25 de agosto de 2013
TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO (3)
![]() |
Fonte: grupoa |
Excertos do Capítulo 1 - De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos de Juana Maria Sancho.
O CARÁTER TRANSFORMADOR DAS TIC
- "... a fascinação exercida por essas tecnologias sobre muitos educadores, que julgam encontrar nelas a nova pedra filosofal que permitirá transformar a escola atual."
- "A mioria das pessoas que vive no mundo tecnologicamente desenvolvido tem um acesso sem precedentes à informação; isto não significa que disponha de habilidade e do saber necessários para convertê-los em conhecimento. A produção de bens e riquezas aumentou exponencialmente; mas sua distribuição entre a população mantém e agrava as desigualdades socioculturais."
- "As tecnologias da informação e comunicação não são neutras."
- finalizando pergunta: "O que precisa mudar na política educacional e nas escolas para que professores e alunos pudessem beneficiar-se das contribuições destas tecnologias?"
sábado, 24 de agosto de 2013
TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO (2)
![]() |
Fonte: grupoa |
Excertos do Capítulo 1 - De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos de Juana Maria Sancho.
DESCOBRINDO A FERRAMENTA QUE MUDARIA O MUNDO
- "... minha posição ante a formação dos professores do ensino médio e meu interesse na inovação educativa e na melhora do ensino ... me pediram que aprofundasse meu conhecimento sobre o uso do computador, ... E o fiz ... não apenas do ponto de vista prático da utilização de aplicações informáticas, mas também da perspectiva teórica, crítica, filosófica e social do que representa para a sociedade a incorporação de uma nova ferramenta."
- "Interessava-me descobrir como estes aparelhos podiam realmente contribuir para o encontro de soluções para os problemas da educação. Comecei a poerceber que a própria versatilidade deste novo objeto o tornava adaptável a qualquer perspectiva de ensino e aprendizagem; ... o avanço tecnológico ... não significava de imediato - como foi demonstrando-se - o avanço e a melhoria da educação."
- "... descobri que a introdução de uma tecnologia tão suave como o computador e, mais tarde, internet em uma estrutura tão dura como a escola (Sancho, 1996a) permitia refletir a partir de enfoques pouco explorados sobre uma forma de fazer a educação que, por tradição e costume, foi aceita naturalmente como a única possível."
- e por fim comenta que "...a dificuldade - quase impossibilidade - de tornar as TIC meios de ensino que melhorem os processos e resultados da aprendizagem se os professores, diretores, assessores pedagógicos, especialistas em educação e pessoal da administração não revisarem sua forma de entender como se ensina e como aprendem as crianças e jovens de hoje em dia; as concepções sobre currículo; o papel da avaliação; os espaços educativos e a gestão escolar."
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Nova escola - Navegue nas disciplinas
A revista Nova escola disponibiliza páginas especiais para alguns componentes curriculares.
Abaixo coloco os links destas páginas:
Ainda - 14 Perguntas e respostas sobre projetos didáticos.
Abaixo coloco os links destas páginas:
- Arte
- Biologia (Ensino Médio)
- Ciências
- Educação Física
- Espanhol
- Filosofia (Ensino Médio)
- Física (Ensino Médio)
- Geografia
- História
- Inglês
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Química (Ensino Médio)
- Sociologia (Ensino Médio)
Ainda - 14 Perguntas e respostas sobre projetos didáticos.
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
TECNOLOGIAS para transformar a EDUCAÇÃO
![]() |
Fonte: grupoa |
Abaixo e em outras postagens (sempre com o mesmo título), passarei a postar excertos do livro que mais chamaram minha atenção e que gostaria de compartilhar para reflexão dos colegas educadores.
O livro nasceu de um convite para a organização de um curso com o título "Tecnologias da Informação e a Comunicação e Prática Docente - Cenários da Escola do Amanhã".
- Os autores citam que "nem sempre é possível assegurar que a inovação tecnológica traga uma melhoria para o ensino" e que "a mera presença dos computadores nas escolas e salas de aula não significa, por si mesma, nenhuma mudança pedagógica se não são introduzidas, as idéias e ferramentas pedagógicas adequadas."
- Ángel San Martín aborda que "as TIC não representam a menor mudança na organização das escolas, que apesar de sua presença tudo continua igual".
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Estudo da água
ÁGUA: UM RECURSO PRECIOSO
![]() |
Fonte: Caranguejo |
A
água é uma das substâncias mais importantes em nosso planeta. Graças a
essa enorme importância na manutenção dos ciclos naturais e na manutenção da
vida na Terra, que água merece uma atenção especial, afinal a Terra é vista do
espaço como um planeta azul por ser praticamente 70% coberta por superfícies
aquosas.
Abaixo deixo alguns links e endereços com apresentações em flash sobre o ciclo da água, estação de tratamento etc.
- A água: do ciclo natural ao ciclo urbano
- Centro de aprendizagem sobre a água
- Ciclo da água
- Ciclo da água (2)
- Ciclo da água (3)
- Ciclo da água (4)
- Conteúdos multimídia sobre o ciclo da água
- De onde vem a água do rio
- Estudo da água - coleção de aulas no Portal do Professor
- O ciclo da água
- Terra planeta água
- Vamos fazer bem ao meio ambiente
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Xadrez na Escola
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria
produção ou sua construção." Paulo Freire
![]() |
Fonte: Dep. Xadrez |
Abaixo relacionamos alguns links de projetos de xadrez na escola:
- Colégio Bandeirantes - Curso Básico de Xadrez
- Elaboração de projetos de xadrez na escola
- Jogo de xadrez como instrumento de ensino
- Projeto xadrez
- Projeto xadrez escolar: uma nova perspectiva
- Projeto xadrez na Escola
- Projeto xadrez na Escola (2)
- Projetoxadrez na Escola (3)
- Projeto xadrez na escola é realizado em Almenara
- Xadrez na escola
- Xadrez na escola: um instrumento pluridisciplinar
sábado, 17 de agosto de 2013
Anos Iniciais - Atividades e sugestões
Abaixo transcrevo a página do bloguinho do castelinho, onde lincamos diferentes jogos e atividades, agrupadas por faixa etária - Matemática, Atividades para auxiliar na Alfabetização, Atividades para ajudar a contar, Pré e 1º Ano, 2º ao 5º Ano ..., Vamos treinar a escrita, Atividades para 1º, 2º e 3º Ano, Atividades para 4º e 5º ano entre outros.
Atividades com uso do computador
Galerinha.
Abaixo estão algumas atividades de matemática para vocês realizarem.
Máquina de Cálculos - Labirinto da matemática - Treinando as 4 operações
Treinando a soma - Treinando a multiplicação - Exercício
Problemas com multiplicação - Teste sua multiplicação
Atividades para ajudar na alfabetização.
Complete com sílabas - Ligar alfabeto - Formar palavras
Desembaralhar e formar palavras - Abecedário - Sopa de letras
Palavras com TA,TE,Ti,etc - Ortografin - Trabalhando Sílabas
Atividades com Sílabas - Encaixar as vogais (com som) - Memória com vogais
2º ao 5º ano
Jogo das diferenças - Textos pequenos com perguntas - Posicionar os sinais (+,-)

Olá galerinha!!
Atividades para 4º e 5º ano
Galera!!
Mais algumas atividades para realizar no Laboratório de Informática Educativa.
É só clicar nos links e praticar.
Praticando matemática
Vamos continuar trabalhando matemática.
É divertido e você aprende mais aquilo que faz, também, em sala de aula.
Bom trabalho!
Colorir ovos de Páscoa
Colorir Páscoa
Memória de Páscoa
Páscoa chegando
Pega ovos
Quebra-cabeça da Páscoa
Atividades para os Anos Iniciais

Atividades com uso do computador
Abaixo estão algumas atividades de matemática para vocês realizarem.
Bom trabalho.
Equipe do LIE
Máquina de Cálculos - Labirinto da matemática - Treinando as 4 operações
Treinando a soma - Treinando a multiplicação - Exercício
Problemas com multiplicação - Teste sua multiplicação
Atividades para ajudar na alfabetização.
Complete com sílabas - Ligar alfabeto - Formar palavras
Desembaralhar e formar palavras - Abecedário - Sopa de letras
Palavras com TA,TE,Ti,etc - Ortografin - Trabalhando Sílabas
Atividades com Sílabas - Encaixar as vogais (com som) - Memória com vogais
Atividades para ajudar a contar (com material dourado)
Pré e 1º ano
Colocando em Ordem Alfabética - Qual vogal inicia a palavra - Qual vogal falta
Complete com as vogais - Usando vogais - Alfabetização
Treinando teclado - Brincando com Ariê (letras,memória,pintar)
Complete com as vogais - Usando vogais - Alfabetização
Treinando teclado - Brincando com Ariê (letras,memória,pintar)
Brincando com Ariê 2 ( Um pouco mais avançado. Caça-palavras, contas,etc)
Atividades com alfabeto - Fazendo as receitas
Atividades com alfabeto - Fazendo as receitas
2º ao 5º ano
Fomar Palavras - Somar - Somar por casas - Coni faz compras
Organizar as frases - Completar as cantigas de roda - Completar com as palavras que faltam 1
Completar com as palavras que faltam 2 - Ditado (com som) - Formar números
Salve o mico - Caça-palavras (alfabetização) - Associação com vogais - 4 operações (dominó)
Organizar as frases - Completar as cantigas de roda - Completar com as palavras que faltam 1
Completar com as palavras que faltam 2 - Ditado (com som) - Formar números
Salve o mico - Caça-palavras (alfabetização) - Associação com vogais - 4 operações (dominó)

Olá galerinha!!
Vale a pena conferir este site.
Está cheio de ótimas atividades.
É só clicar na imagem e bom trabalho.

Logo começaremos a publicar novidades para vocês.
Enquanto isto...vocês podem aproveitar as atividades do ano passado.
Bom trabalho.
Equipe do LIE-Castelinho


Vamos treinar a escrita??
Atividades para 1º, 2º e 3º ano
Atividades para 4º e 5º ano


Mais algumas atividades para realizar no Laboratório de Informática Educativa.
É só clicar nos links e praticar.
4 operações com basquete
Bingo com base 10 |
Comparando frações |
Conhecendo o teclado |
Controle de mouse (com carrinhos) |
Lógica com cores e fases |
Subtração - Estourando balões |

Praticando matemática
Vamos continuar trabalhando matemática.
É divertido e você aprende mais aquilo que faz, também, em sala de aula.
Bom trabalho!
Desafio (somar 15 no quadrado)
Desafio - Somar rapidamente
Diversos cálculos, incluindo números maiores
Desafio - Somar rapidamente
Diversos cálculos, incluindo números maiores

Novos jogos e atividades.
Basta clicar no nome do jogo e explorar.
Bom trabalho!
Páscoa se aproximando.
Algumas sugestões de jogos.
Ano Letivo de 2012 começando e para iniciar o uso do laboratório de informática educativa separamos algumas atividades e jogos. Basta clicar no link e aproveitar.
Bom início para todos.
Atividades para os Anos Iniciais
![]() Aproveite e pratique as 4 operações. Basta acessar: http://math.cilenia.com/pt |
![]()
Divirtam-se, pratiquem e aprendam.
Basta acessar:
|
![]()
Tire fotografias dos animais e monte seu álbum.
Aproveite para aprender os que estão em extinção.
Basta clicar.
|
![]() Basta clicar no link: http://www.nestle.com.br/maisdivertido/Jogo.aspx?s=DESVENDANDOAPIRAMIDE |
FÁBRICA DE PALAVRAS
Venha trabalhar na fábrica de palavras, no setor de montagem de palavras. O serviço é bem simples: basta completar a palavra apresentada com a letra que está faltando. Após essa etapa, você vai controlar um robô, encontrar letras espalhadas pela fábrica montar outras palavras. |
![]() Para escrever as palavras que correspondem aos desenhos, ajude o índio a pescar as letras que passam pelo rio. Clique na imagem e faça muitas palavras. |
![]() |
Para isso, basta colocar as sílabas nas posições corretas.
Depois de completar a missão, relaxe curtindo o jogo da memória com as cartas que você recebeu!
|
Exercícios para os Anos Iniciais
Vários exercícios para os Anos Iniciais.
Cliquem na imagem e bom trabalho.
Atividades para os Anos Iniciais
Mais um espaço para praticar as aprendizagens dos Anos Iniciais.
Basta clicar na imagem e bom trabalho.
Localização
Jogo para ajudar a orientação.
Basta clicar na imagem.
Daqui pra cá...de lá pra cá!
Dicas da Oficina de Matemática no computador(Univates)
3º ano
http://miriamjuss.meusjogosonline.com/jogar.asp?id=1642996&jogo=jogar+Matem%E1tica+-+Adi%E7%E3o+online (montar figura resolvendo cálculos
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=256 (montar contas
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=251 (4 operações com macaco
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=307 (subtrair e pintar – porquinho
http://www.multiplication.com/flashgames/Bakery.htm (multiplicação com decomposição
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2139 (multiplicação com foquinha
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2141 (multiplicação gatinho)
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=256 (montar contas
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=251 (4 operações com macaco
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=307 (subtrair e pintar – porquinho
http://www.multiplication.com/flashgames/Bakery.htm (multiplicação com decomposição
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2139 (multiplicação com foquinha
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2141 (multiplicação gatinho)
4º ano
http://www.multiplication.com/flashgames/farmfreakout/FarmFreak.htm (multiplicação fazenda - ovelhas)
http://www.multiplication.com/flashgames/DiaperDerby.htm (multiplicação Bebê
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=77 (tabuadas com tambor
http://rachacuca.com.br/jogos/calculadora-quebrada/ (calculadora quebrada
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=520 (frações
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=522 (leitura de frações)
http://www.multiplication.com/flashgames/DiaperDerby.htm (multiplicação Bebê
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=77 (tabuadas com tambor
http://rachacuca.com.br/jogos/calculadora-quebrada/ (calculadora quebrada
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=520 (frações
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=522 (leitura de frações)
http://www.escolagames.com.br/jogos/procuraDasCartas/http://www.escolagames.com.br/jogos/procuraDasCartas/
Assinar:
Postagens (Atom)