- Atividades educativas - Ciclo da água
- Cliclo da água - Fonte: Cambito
- Ciclo da água - Fonte: Slideboom
- O ciclo da água - Fonte: Professor Faberbal de Oliveira Campos
- O ciclo da água - Fonte: Epal
- O ciclo da água - Fonte: Slideshare
- O que é o ciclo da água? - Fonte: Objetos educacionais ou Escolovar
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
Ciclo da água
Abaixo relaciono três atividades em flash e apresentações sobre o Ciclo da Água.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Escolarizando o mundo
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Fonte: Gilnei |
Matéria postada no facebook, página - Educação como prática da liberdade.
Filme: Escolarizando o Mundo (Legendado)
Para assistir: http://www.youtube.com/watch?v=6t_HN95-Urs
O filme examina o pressuposto escondido da superioridade cultural por trás dos projetos de ajuda educacionais, que, no discurso, procuram ajudar crianças a "escapar" para uma vida "melhor".
Aponta a falha da educação institucional em cumprir a promessa de retirar as pessoas da pobreza -- tanto nos Estados Unidos quanto no chamado mundo "em desenvolvimento".
E questiona nossas definições de riqueza e pobreza -- e de conhecimento e ignorância -- quando desmascara o papel das escolas na destruição do conhecimento tradicional sustentável agroecológico, no rompimento das famílias e comunidades, e na desvalorização das tradições espirituais ancestrais.
Finalmente, ESCOLARIZANDO O MUNDO faz um chamado por um "diálogo profundo" entre as culturas, sugerindo que nós temos, ao menos, tanto a aprender quanto a ensinar, e que essas sociedades sustentáveis ancestrais podem ser portadoras do conhecimento que é vital para nossa própria sobrevivência no próximo milênio.
Links com comentários:
Aproveite a dica de filme!
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
5 pontos positivos de usar o Google Drive
A revista Nova Escola publicou ontem uma reportagem com o título - 5 pontos positivos de usar o Google Drive.
Abaixo transcrevo o artigo publicado na revista.
Interessante!

Escrever documentos, montar planilhas e apresentações, organizar arquivos em pastas são atividades comuns no cotidiano dos professores – e de muitos outros profissionais. Para facilitá-las, existem diversas ferramentas, mas uma das mais úteis é o Google Drive. Trata-se de um serviço oferecido pelo Google, que inclui aplicativos de edição de texto, montagem de apresentações, criação de planilhas, entre outras funções.
Para quem ainda não o conhece, listamos abaixo cinco pontos positivos do serviço que provavelmente irão convencer a você a, pelo menos, testá-lo.
1) Os arquivos ficam seguros e acessíveis de qualquer lugar com internetTudo o que é feito no Google Docs fica armazenado online. Por isso, é possível acessá-los de qualquer computador, utilizando apenas seu nome de usuário e senha. Muito útil para quem varia entre o computador pessoal, da família, da escola…
Fonte: Nova Escola
Pacto Gaúcho pela Educação
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Foto: Andrey Santos |
O secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, participou nesta quinta-feira (19) de reunião da Câmara Temática do Pacto Gaúcho pela Educação, que integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Na reunião, que ocorreu no Centro Administrativo, o secretário apresentou dados da Educação no Estado e ações que já estão em desenvolvimento na Secretaria Estadual da Educação (Seduc), possibilitando um melhor conhecimento do cenário educacional para os conselheiros, assim contribuindo para as ações desenvolvidas pela câmara temática.
Azevedo iniciou sua apresentação abordando as necessidades de políticas de formação aos docentes, que criem possibilidades de atualização professores, explicando que aproximadamente 11 mil profissionais ainda não possuem formação superior. “Estamos implantando o Fórum Estadual de Formação de Professores com participação de universidades comunitárias, públicas e privadas, para trabalhar essa questão de certificação e licenciaturas, bem como formar professores nas disciplinas com maior carência na rede estadual, possibilitar especializações, extensões, mestrado e formação permanente dos trabalhadores em educação em serviço”, relatou.

Também foram explicadas as necessidades de integrar e construir em conjunto com os entes municipais, União e Estado uma Educação pública de qualidade. Azevedo citou que está sendo feito um trabalho para articular essa comunicação entre estes entes para que sejam feitas melhorias nesse diálogo e nas políticas públicas que os permeiam. O secretário também citou as necessidades estruturais da rede, como a recuperação física da rede, de bibliotecas, laboratórios e a ampliação da informatização administrativa e pedagógica.
Ainda foram apresentadas aos conselheiros a necessidade de uma centralização do trabalho pedagógico, e aprimorar as questões de ensino e aprendizagem, tendo em vista a função primordial da escola é ensinar. Para Azevedo, é necessário que a escola esgote suas opções pedagógicas para a busca da qualidade do Ensino. “Atualmente o aluno virou depósito de conteúdos prontos, e isso torna o ensino desinteressante. É necessário que se desenvolvam conhecimentos e não repetição de conteúdos, possibilitando que se forme cidadão plenos, críticos e produtores de novas idéias, dando um salto de qualidade no ensino”, concluiu.
Fonte: SEC/RS
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
6 passos para planejar aulas com Internet

Planejando Atividades com internet
“Não priorize seu planejamento, ao contrário ... planeje suas prioridades.” Covey
1
Vamos lá ... aos objetivos
- Quais os objetivos da aula, unidade, etapa ou projeto?
- Como e quanto o uso da internet ajudará o aluno a aprender?
- Como a tecnologia escolhida auxiliará os alunos a alcançarem os objetivos?
2
Preciso checar recursos e equipamentos
- De que recursos a escola dispõe?
- Sei usar estes recursos?
- Há algum assistente para me auxiliar?
- Há professores na escola que já usam efetivamente essa tecnologia com os alunos?
- Eles poderiam me ajudar?
- O que meus alunos já aprenderam com as aulas no laboratório com outros professores?
3
Vou começar com o que já sei
- Planejar atividades que exijam habilidades que os alunos já possuam. Depois, tento a aquisição de novas habilidades.
- Começar com o que é familiar para mim?
- Usar os recursos para alcançar meus objetivos educacionais.
- Escolher a metodologia mais adequada para cada conteúdo específico.
Preciso criar rotinas
Antes de fazer meu planejamento preciso chegar:
- Que normas regem o uso dos computadores na escola?
- Como e com quem a sala de informática é reservada?
- Há computadores/tablets/equipamentos para todos?
- Quem passa para o aluno essas regras, o agendamento, a proposta?
- Quais são os procedimentos necessários ao final de um período de uso da sala e no início de outro?
5
Preciso também de respostas para ...
- Quanto tempo vai durar a tarefa?
- Quantas vezes a sala será usada (aulas, dias)?
- Quantos alunos vão usar o mesmo computador/tablet?
- É necessário todos os alunos do grupo usarem computador, ou um dos dois alunos usam a máquina enquanto outros fazem outra tarefa?
- Se não houver máquinas para todos, que tarefas os demais poderiam fazer?
- Os alunos vão precisar planejar o tempo antes de iniciar a atividade?
- Uma aula será suficiente ou será preciso completar a tarefa em outro período?
- Que outros materiais os alunos deverão levar à sala de informática? CD, pendrive, caderno, caneta etc?
6
Lembrar sempre que ...
... planejar e organizar as atividades requer investir tempo em uma preparação. Só assim, terei tempo, durante a aula, para circular entre os alunos, agindo como um facilitador, respondendo às perguntas individuais ou do grupo.
... a meta é incorporar o uso de novas tecnologias à aula tão rápido quanto possível. Então, cou começar com atividades curtas e simples. O ideal é desenhar atividades que possam ser desenvolvidas entre 10 e 20 minutos. Não posso me esquecer também de que as atividades na sala de informática são uma etapa de um trabalho maior, de um projeto. Elas não se encerram em si mesmas.
Aqui no blog ainda apresentamos uma postagem da revista Nova Escola - Planejamento é fundamental e indispensável.
Confira!
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
O tanto de cabeça fria que temos que ter nessa hora

Vejam a confusão criada pela mídia e o tanto de cabeça fria que temos que ter nessa hora.
Toda a mídia vem querendo tocar fogo no Brasil para desestabilizar o governo Dilma e fazer a propaganda negativa do país na Copa.
Estão nesse jogo de joga a pedra e esconde a mão desde o ano passado.
Desestabilizar um governo legitimamente eleito e aprovado pelo povo brasileiro é crime contra a democracia.
Com um agravante importante, usam concessão pública de rádio e TV para essa sabotagem.
A justiça brasileira não funciona para a defesa da Democracia, não podemos esperar nada desse front.
Estão nesse jogo de joga a pedra e esconde a mão desde o ano passado.
Desestabilizar um governo legitimamente eleito e aprovado pelo povo brasileiro é crime contra a democracia.
Com um agravante importante, usam concessão pública de rádio e TV para essa sabotagem.
A justiça brasileira não funciona para a defesa da Democracia, não podemos esperar nada desse front.
domingo, 9 de fevereiro de 2014
Britannica Escola Online
Registro a dica da colega educadora Ana Virginia Brentano que, como eu, entende que o recurso é muito interessante para o Ensino Fundamental.
“A Britannica Escola Online” é um recurso encantador de aprendizagem online para alunos do Ensino Fundamental I. A plataforma brasileira foi desenvolvida junto ao Ministério da Educação através da CAPES. Britannica Escola Online enriquece o aprendizado do aluno com o ambiente virtual que tem jogos interativos, materiais de aprendizado, artigos, vídeos, multimídia, mapas e muitos outros recursos!
sábado, 8 de fevereiro de 2014
Gente livre significa ...
Não se deixe manipular!
Fonte: Imagem/reflexão retirada do facebook, página - Educação como prática da liberdade.
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014
Atividades e Jogos
Abaixo disponibilizo o endereço de um site construído para hospedar algumas atividades e jogos, separadas por assunto: Alfabetização, Ciências, Concentração e Lógica, Educação para o Trânsito, Folclore, Geografia, Halloween, Libras, Matemática, Natal, Páscoa, Português, São João, Semana Farroupilha e Sítio do Picapau Amarelo.
Os jogos estavam postados no bloguinho do castelinho e, quando da troca de servidor, foram retirados do blog.
Clique no link abaixo ou no desenho ao lado e acesse.
Façam bom uso!
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
CASTELINHO
Colégio Estadual Presidente Castelo Branco
Neste espaço registrarei minhas atividades de Educação Física e Seminário Integrado junto às turmas do Ensino Médio Politécnico da escola.
Da mesma forma registrarei nossas reuniões, formações, encontros e atividades de que participarei na escola.
Bom trabalho a todas e todos nós!
Neste espaço registrarei minhas atividades de Educação Física e Seminário Integrado junto às turmas do Ensino Médio Politécnico da escola.
Da mesma forma registrarei nossas reuniões, formações, encontros e atividades de que participarei na escola.
Bom trabalho a todas e todos nós!
Érico Veríssimo
Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo
Neste espaço registrarei minhas atividades junto ao Laboratório de Informática da EEEB Érico Veríssimo.
Bom trabalho a todas e todos!
Santo Antônio - CIEP
Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antonio - CIEP
Neste espaço registrarei minhas atividades junto à Supervisão Pedagógica do Ensino Médio e Pacto Gaúcho pela Educação da EEEM Santo Antônio.
Bom trabalho a todas e todos!
terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
INICIAÇÃO CIENTÍFICA para Jovens pesquisadores

Neste espaço registrarei os procedimentos inerentes à investigação científica de um projeto de pesquisa.
As orientações aqui apresentadas são de autoria do professor Fábio Ribeiro Mendes, apresentadas em seu livro "INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA JOVENS PESQUISADORES", publicado em 2012 em Porto Alegre pela Editora Autonomia, livro com orientações práticas e diretas sobre projetos de pesquisa.
"... a iniciação científica é uma oportunidade para o aluno obter muito mais que prêmios e reconhecimento (esses são apenas meios de incentivo): é a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades que lhe propiciarão mais espaço na sociedade." (p. 13 do livro - grifos meus)
"... sabe-se que o objetivo da iniciação científica é produzir e promover o conhecimento e as habilidades necessárias para divulgá-lo. O aluno que irá participar de um evento de iniciação científica deve estar certo de que há muito mais a ganhar do que a satisfação em atender às expectativas de pais e professores; o mérito do seu trabalho é um meio para garantir seu espaço na sociedade atual r também lhe dar o devido retorno. Não seria exagero dizer que é dever do aluno, ma qualidade de cidadão, aprovetar essa oportunidade de aprendizado (hoje, tão especial) como uma maneira de fazer do mundo em que vive o espaço para que o conhecimento - sua produção, divulgação e utilização - seja a ferramenta efetiva na evolução da sociedade." (páginas 14 e 15)
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
O ENSINO POLITÉCNICO NO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES
Abaixo transcrevo algumas considerações feitas por Cristiane de Almeida, Mestranda do Programa de Pós – Graduação em Educação nas Ciências/UNIJUÌ. Bolsista CAPES. cristianehdealmeida@gmail.com e que constam no trabalho resultante de pesquisa que está sendo
desenvolvida no Programa de Pós - Graduação – Mestrado em Educação nas Ciências Mestranda do Programa de Pós – Graduação em Educação nas Ciências/UNIJUÌ.
Bolsista.
Os destaques sublinhados, itálicos e negritados são meus.
"Essa mudança no currículo, têm como objetivo obter melhorias na qualidade de ensino, visto que o mesmo não tem produzido avanços significativos na educação, de modo a levar em conta a necessidade de preparar os jovens para enfrentar as exigências da sociedade atual, em que a velocidade dos avanços científicos e tecnológicos é muito rápida.
O currículo proposto pelo estado do RS foi dividido em dois blocos, um de formação geral e outro de formação diversificada, os quais devem se desenvolver por meio de projetos, pela transversalidade de eixos, que oportunizam a apropriação da vida e as possibilidades no mundo do trabalho. Os projetos de pesquisa dos estudantes são construídos na disciplina denominada de Seminário Integrado, que se encontra na parte diversificada. Estes projetos são coordenados por um professor orientador, mas orienta para ser de responsabilidade do coletivo dos professores que atuam na formação geral, com a coordenação e o acompanhamento rotativo, oportunizando a apropriação e a construção coletiva da organização curricular (SEC/RS, 2012).
"Segundo a Proposta (2011-2014) o Ensino Politécnico tem em sua concepção a base na dimensão politécnica, constituindo-se no aprofundamento da articulação das áreas de conhecimentos e suas tecnologias, com os eixos Cultura, Ciência, Tecnologia e Trabalho, na perspectiva de que a apropriação e a construção de conhecimento embasam e promovem a inserção social da cidadania. Para Saviani (2007), politecnia significa o domínio dos fundamentos científicos das diferentes técnicas utilizadas na produção moderna. A concepção de ensino politécnico, que tem relação em preparar o sujeito para o mundo do trabalho, é diferente da que propõe um ensino médio profissionalizante, que está mais relacionada em preparar o sujeito para o mercado de trabalho. A profissionalização é entendida como um adestramento em uma determinada habilidade, sem o conhecimento dos fundamentos dessa habilidade e da articulação com o conjunto do processo produtivo, enquanto que a perspectiva politécnica, concentra-se nas modalidades fundamentais que dão base à multiplicidade de processos e técnicas de produção existentes. Supõe-se que, dominando esses fundamentos, esses princípios, o trabalhador está em condições de desenvolver as diferentes modalidades de trabalho, com a compreensão do seu caráter, da sua essência, independentemente do tipo de ocupação que cada sujeito venha a exercer na sociedade.
O Ensino Politécnico, embora não profissionalize, deve estar enraizado no mundo do trabalho e das relações sociais, tendo em vista a compreensão e a transformação da realidade. Do ponto de vista da organização curricular, a Politecnia supõe novas formas de seleção e organização dos conteúdos, contemplando o diálogo entre as áreas de conhecimento, ou seja, o trabalho interdisciplinar. O caráter interdisciplinar não exclui o caráter disciplinar do conhecimento científico, mas completa-o, estimula a percepção dos fenômenos, possibilitando a construção e uma percepção dinâmica da nossa vivência, da convivência com o mundo da informação, das tecnologias, da vida social, ou seja, um aprendizado com aspectos práticos e críticos. A interdisciplinaridade permite reconhecer não só o diálogo entre as disciplinas, mas também a conscientização sobre o sentido da presença do homem no mundo (FAZENDA, 2008).
Na Proposta Pedagógica se destaca a pesquisa científica como forma de sistematizar, socializar e problematizar os conteúdos, articulando as áreas do conhecimento e dando um significado social ao conhecimento, incentivando o protagonismo dos estudantes. A perspectiva é de contribuir na formação de um sujeito que capta os significados do contexto social, internaliza e reconstrói com base em sua vivência e na mediação de outros (MALDANER, 2000)."
A proposta de currículo "é rica conceitualmente para diversos campos da ciência, parte da vivência cotidiana dos estudantes e é uma produção coletiva, rompe com a prática meramente disciplinar e mostra possibilidades de ligar os saberes e lhes dar sentido, orientada pelo pressuposto do educar pela pesquisa (MALDANER, 2000). O educar pela pesquisa visa um processo que, integrado ao cotidiano da escola, garante a apropriação adequada da realidade, assim como projeta possibilidades de intervenção, alia o caráter social ao protagonismo dos sujeitos, possibilitando a construção de novos conhecimentos e a formação de sujeitos pesquisadores, críticos e reflexivos (SEC/RS, 2012)."
"Conclusões
Esta pesquisa está em andamento, portanto, não tem conclusões definitivas, mas permite constatar que o Ensino Médio Politécnico, supõe um novo paradigma, que exige a formação de um professor com um novo perfil, que supere a fragmentação do ensino tradicional, desconectado da realidade dos estudantes, um professor aberto às novas propostas pedagógicas, pesquisador, inovador, que busca sempre novos saberes, novos desafios.
Pelas características inovadoras da SE, pode ser uma estratégia importante que vem ao encontro do proposto para o Ensino Politécnico."
Os destaques sublinhados, itálicos e negritados são meus.
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Fonte: Revistas Unijuí |
O currículo proposto pelo estado do RS foi dividido em dois blocos, um de formação geral e outro de formação diversificada, os quais devem se desenvolver por meio de projetos, pela transversalidade de eixos, que oportunizam a apropriação da vida e as possibilidades no mundo do trabalho. Os projetos de pesquisa dos estudantes são construídos na disciplina denominada de Seminário Integrado, que se encontra na parte diversificada. Estes projetos são coordenados por um professor orientador, mas orienta para ser de responsabilidade do coletivo dos professores que atuam na formação geral, com a coordenação e o acompanhamento rotativo, oportunizando a apropriação e a construção coletiva da organização curricular (SEC/RS, 2012).
"Segundo a Proposta (2011-2014) o Ensino Politécnico tem em sua concepção a base na dimensão politécnica, constituindo-se no aprofundamento da articulação das áreas de conhecimentos e suas tecnologias, com os eixos Cultura, Ciência, Tecnologia e Trabalho, na perspectiva de que a apropriação e a construção de conhecimento embasam e promovem a inserção social da cidadania. Para Saviani (2007), politecnia significa o domínio dos fundamentos científicos das diferentes técnicas utilizadas na produção moderna. A concepção de ensino politécnico, que tem relação em preparar o sujeito para o mundo do trabalho, é diferente da que propõe um ensino médio profissionalizante, que está mais relacionada em preparar o sujeito para o mercado de trabalho. A profissionalização é entendida como um adestramento em uma determinada habilidade, sem o conhecimento dos fundamentos dessa habilidade e da articulação com o conjunto do processo produtivo, enquanto que a perspectiva politécnica, concentra-se nas modalidades fundamentais que dão base à multiplicidade de processos e técnicas de produção existentes. Supõe-se que, dominando esses fundamentos, esses princípios, o trabalhador está em condições de desenvolver as diferentes modalidades de trabalho, com a compreensão do seu caráter, da sua essência, independentemente do tipo de ocupação que cada sujeito venha a exercer na sociedade.
O Ensino Politécnico, embora não profissionalize, deve estar enraizado no mundo do trabalho e das relações sociais, tendo em vista a compreensão e a transformação da realidade. Do ponto de vista da organização curricular, a Politecnia supõe novas formas de seleção e organização dos conteúdos, contemplando o diálogo entre as áreas de conhecimento, ou seja, o trabalho interdisciplinar. O caráter interdisciplinar não exclui o caráter disciplinar do conhecimento científico, mas completa-o, estimula a percepção dos fenômenos, possibilitando a construção e uma percepção dinâmica da nossa vivência, da convivência com o mundo da informação, das tecnologias, da vida social, ou seja, um aprendizado com aspectos práticos e críticos. A interdisciplinaridade permite reconhecer não só o diálogo entre as disciplinas, mas também a conscientização sobre o sentido da presença do homem no mundo (FAZENDA, 2008).
Na Proposta Pedagógica se destaca a pesquisa científica como forma de sistematizar, socializar e problematizar os conteúdos, articulando as áreas do conhecimento e dando um significado social ao conhecimento, incentivando o protagonismo dos estudantes. A perspectiva é de contribuir na formação de um sujeito que capta os significados do contexto social, internaliza e reconstrói com base em sua vivência e na mediação de outros (MALDANER, 2000)."
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Fonte: NTE Caxias do Sul - Ensino Médio |
A proposta de currículo "é rica conceitualmente para diversos campos da ciência, parte da vivência cotidiana dos estudantes e é uma produção coletiva, rompe com a prática meramente disciplinar e mostra possibilidades de ligar os saberes e lhes dar sentido, orientada pelo pressuposto do educar pela pesquisa (MALDANER, 2000). O educar pela pesquisa visa um processo que, integrado ao cotidiano da escola, garante a apropriação adequada da realidade, assim como projeta possibilidades de intervenção, alia o caráter social ao protagonismo dos sujeitos, possibilitando a construção de novos conhecimentos e a formação de sujeitos pesquisadores, críticos e reflexivos (SEC/RS, 2012)."
"Conclusões
Esta pesquisa está em andamento, portanto, não tem conclusões definitivas, mas permite constatar que o Ensino Médio Politécnico, supõe um novo paradigma, que exige a formação de um professor com um novo perfil, que supere a fragmentação do ensino tradicional, desconectado da realidade dos estudantes, um professor aberto às novas propostas pedagógicas, pesquisador, inovador, que busca sempre novos saberes, novos desafios.
Pelas características inovadoras da SE, pode ser uma estratégia importante que vem ao encontro do proposto para o Ensino Politécnico."
Fonte: Revistas Unijuí
domingo, 2 de fevereiro de 2014
Desafios para 2014
Passo a criar páginas específicas com informações para o trabalho de Projetos de Pesquisa e Iniciação científica e para as escolas em que vou atuar este ano.
A página de projetos terá excertos do livro INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA JOVENS INICIANTES, do professor Fábio Ribeiro Mendes.
Quaisquer dúvidas sugestões e críticas podem ser feitas pelos espaços de interação do blog, em comentários ou mesmo por e-mail.
Bom trabalho a todas e todos nós!
sábado, 1 de fevereiro de 2014
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
Fonte: Folha Uol
quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
sábado, 18 de janeiro de 2014
Como estudar melhor
O mesmo site - como fazer - publicou outra reportagem sobre a criação de ambiente ideal para o estudo com o título "Como estudar melhor".
"Algumas pessoas têm um certo bloqueio quando o assunto é estudar.
Por certas dificuldades, como falta de concentração, preguiça, falta de
interesse, o horário, o ambiente, entre outros fatores que fazem com
que essa tarefa acabe se tornando difícil. Nesse artigo, estão algumas
dicas para você melhorar seus hábitos na hora de estudar e não fazer
dessa atividade um martírio. Estudando melhor seus resultados serão
sempre positivos."
sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
Como estudar
O site - como fazer - publica uma reportagem com o título "Como estudar".
"Uma das responsabilidades que nos acompanha por mais tempo em nossas
vidas é estudar. Porém, mesmo com tantos anos de dedicação a essa
atividade, muita gente acaba sentindo grande dificuldade nela. Se você
já se sentiu totalmente desorientado sobre qual a melhor maneira de
estudar, veja estas dicas que vão te ajudar a otimizar sua atividade de concentração."
quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
Teleaula, videoaula, webaula: que espaços são esses?
Abaixo reproduzo o vídeo de Patricia Rodrigues, que trata de espaços virtuais de aprendizagem em EAD.
Interessante!
Interessante!
Links: Teleaula EAD
quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
Planejando aulas para a Geração Y
terça-feira, 14 de janeiro de 2014
sexta-feira, 3 de janeiro de 2014
Gifs animados

Acesse e curta a dica clicando no link ou no logo do site!
quinta-feira, 2 de janeiro de 2014
Novo Ano, reinício da caminhada
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EDUCAÇÃO - TIC - POLÍTICA - FORMAÇÃO - ESCOLAS |
Me proponho a publicar matérias referentes a assuntos diversos envolvendo especialmente EDUCAÇÃO, TIC - Tecnologias da Informação e da Comunicação, POLÍTICA, FORMAÇÃO e ESCOLAS.
Assuntos do cotidiano das escolas em que atuo, turmas, projetos pensados e realizados; reflexões sobre educação, políticas públicas e práticas pedagógicas; introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação no cotidiano das escolas, novas propostas e ferramentas; formação docente e, sobre assuntos políticos e referentes à política.
Feliz Ano Novo a todas e todos nós!
quarta-feira, 1 de janeiro de 2014
terça-feira, 31 de dezembro de 2013
sábado, 28 de dezembro de 2013
Projeto PSE - Saúde e Prevenção nas Escolas - Atitude para curtir a vida.

O logo ao lado foi postado em todos os blogs do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco com o intuito de incentivar os adolescentes a acessarem os programas e terem as informações necessárias para os cuidados pertinentes à melhoria de sua saúde.
Abaixo listo alguns sites de campanhas e do projeto:
Links com Histórias em quadrinhos que abordam temáticas que interessam aos(às) adolescentes.
Confiram, vale a pena !!!
Acesse o link abaixo e assista o vídeo - "Muito Prazer: Um Olhar sobre a AIDS"..
- A Vida como está e as Coisas como São
- Balada
- Ficar ou não Ficar
- Perguntas e Respostas sobre Sexualidade
- Todas as Claudinhas do Mundo
Acesse o link abaixo e assista o vídeo - "Muito Prazer: Um Olhar sobre a AIDS"..
- EU PRECISO FAZER O TESTE DO HIV/AIDS ?
- Muito Prazer: Um Olhar sobre a AIDS
- Acesse também o site da Fiocruz Jovem - Fundação Osvaldo Cruz/RJ.
Cigarro não combina com a saúde do planeta
Links Importantes:
- Deixe de Fumar
- Dia Nacional de Combate ao Fumo
- Faz mal pra você, faz mal pro planeta
- Meio Ambiente e Tabaco
- Multimídia
- Participe da campanha
- Programação
Links, atividades e projetos muito bons, recomendo leitura e interação.
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Xadres na escola
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Fonte: Xadrez Martinense |
"Ver com clareza não significa apenas ter bons olhos, mas ter olhos que queiram ver...
Parece que um dos grandes problemas dos nossos tempos é a visão quase sempre parcial que temos das coisas à nossa volta. Isso normalmente ocorre porque valorizamos a especialização. Desde cedo somos condicionados a buscar na especialização uma resposta para todos os nossos problemas. Isso limita nossa visão do mundo, uma vez que passamos a ver tudo como fragmentos."
O site é muito interessante e deve ser acessado pelas escolas e grupos que se interessam pelo xadrez e mesmo pela montagem de projetos envolvendo o xadrez.
Boa leitura a todos e todas!
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
Literatura online
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Fonte: Biblioteca virtual |
Abaixo apresentamos alguns destes endereços:
Aproveitem as dicas e sugiram e socializem outros endereços com obras online para consulta, leitura e mesmo download!
sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
20 livros clássicos que você pode baixar na internet
Em matéria publicada na revista SUPERInteressante, de 30 de novembro de 2011, Otavio Cohen relaciona 20 livros de literatura brasileira e portuguesa e da literatura mundial, disponíveis na internet. Menciona também o site brasileiro Domínio Público existem mais de 178 mil textos como o clássico do Cavaleiro da Triste Figura esperando o seu clique para integrarem esta rica prateleira que é o seu HD.
Literatura brasileira e portuguesa:
1. Aluísio
de Azevedo – O Cortiço
2. Álvares de Azevedo – Lira dos Vinte Anos
3. Bernardo Guimarães – A escrava Isaura
4. Eça de Queirós – Os Maias
5. Euclides da Cunha – Os Sertões
6. Fernando Pessoa – Livro de Desassossego
7. José de Alencar – Iracema
8. Machado de Assis – Dom Casmurro
9. Olavo Bilac – Via Láctea
10. Raul Pompéia – O Ateneu
11. Tomás Antônio Gonzaga – Marília de Dirceu
Literatura mundial:
12. Charles Dickens – Grandes Esperanças (em inglês)
13. Dante Alighieri – A Divina Comédia (em português)
14. Fiódor Dostoiévski – Crime e Castigo (em inglês)
15. Franz Kafka – A metamorfose (em português)
16. James Joyce – Ulisses (em inglês)
17. Leo Tolstoi – Guerra e Paz (em inglês)
18. Miguel de Cervantes – Dom Quixote (em português)
19. Victor Hugo – Os miseráveis (em inglês)
20. William Shakespeare – Hamlet (em inglês
Vale a pena conferir!
Literatura brasileira e portuguesa:
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Fonte: culturamix |
2. Álvares de Azevedo – Lira dos Vinte Anos
3. Bernardo Guimarães – A escrava Isaura
4. Eça de Queirós – Os Maias
5. Euclides da Cunha – Os Sertões
6. Fernando Pessoa – Livro de Desassossego
7. José de Alencar – Iracema
8. Machado de Assis – Dom Casmurro
9. Olavo Bilac – Via Láctea
10. Raul Pompéia – O Ateneu
11. Tomás Antônio Gonzaga – Marília de Dirceu
Literatura mundial:
12. Charles Dickens – Grandes Esperanças (em inglês)
13. Dante Alighieri – A Divina Comédia (em português)
14. Fiódor Dostoiévski – Crime e Castigo (em inglês)
15. Franz Kafka – A metamorfose (em português)
16. James Joyce – Ulisses (em inglês)
17. Leo Tolstoi – Guerra e Paz (em inglês)
18. Miguel de Cervantes – Dom Quixote (em português)
19. Victor Hugo – Os miseráveis (em inglês)
20. William Shakespeare – Hamlet (em inglês
Fonte: SUPERInteressante
Vale a pena conferir!
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Politecnia no Ensino Médio

Poli é realmente isso, várias, múltiplas. Quando utilizamos a
expressão ensino politécnico, estamos adjetivando a palavra ensino. É um ensino
que tem por objetivo permitir um processo amplo, de múltiplas construções; é um
ensino que permite formar o homem em múltiplas dimensões. Esse é o sentido mais
exato da palavra politécnico, é o ensino capaz de fazer com que o homem
desenvolva as suas potencialidades, que ele se construa na sua dimensão
intelectual, ativa, física, ética, artística etc." (grifos meus)
Fonte: Politecnia no Ensino Médio
O
texto foi extraído do livro "Cadernos SENEB 5 - Politecnia no Ensino
Médio" em publicação realizada dentro do Projeto BRA/86/002 sob o patrocínio do Convênio MEC/SENEB/PNUD, no governo do Presidente Fernando
Affonso Collor de Mello.
Textos muito bons, sugiro a leitura na íntegra.
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