sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Seminário Integrado

No Castelinho, este ano, trabalharei com cinco turmas de Seminário Integrado - turmas 103, 104, 304, 305 e 306.
O Seminário Integrado vem com a ideia e com a proposta da inclusão, no dia a dia da escola, da iniciação científica.

"... a iniciação científica é uma oportunidade para o aluno obter muito mais que prêmios e reconhecimento (esses são apenas meios de incentivo): é a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades que lhe propiciarão mais espaço na sociedade." (Fábio Ribeiro Mendes, INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA JOVENS PESQUISADORES, p. 13)

"... sabe-se que o objetivo da iniciação científica é produzir e promover o conhecimento e as habilidades necessárias para divulgá-lo. O aluno que irá participar de um evento de iniciação científica deve estar certo de que há muito mais a ganhar do que a satisfação em atender às expectativas de pais e professores; o mérito do seu trabalho é um meio para garantir seu espaço na sociedade atual r também lhe dar o devido retorno. Não seria exagero dizer que é dever do aluno, ma qualidade de cidadão, aprovetar essa oportunidade de aprendizado (hoje, tão especial) como uma maneira de fazer do mundo em que vive o espaço para que o conhecimento - sua produção, divulgação e utilização - seja a ferramenta efetiva na evolução da sociedade." (páginas 14 e 15)


Bom trabalho a todas e todos nós!

Castelinho - Abertura do Ano Letivo (2)


Dando continuidade à formação inicial do início do ano letivo no Castelinho, participei, com o coletivo de colegas de palestra com os autores Fábio Ribeiro Mendes e Rafael Faermann Korman  sobre "A iniciação científica na escola".
A atividade ocorreu no turno da manhã das 8 às 11h30min.

O Fábio é autor dos livros: Iniciação Científica para jovens pesquisadores, Meu filho não quer estudar, A formação de hábito de estudo, Vestibular e ENEM 100% e A nova sala de aula. Já o Rafael é autor do livro Projetos para escolas na prática.

O trabalho com os dois autores foi muito interessante e proveitoso. Basicamente eles apresentaram o conteúdo do livro "Iniciação científica para jovens pesquisadores".
Muitos questionamentos foram feitos pelos professores presentes a partir da experiência com a proposta do Ensino Médio Politécnico e do Seminário Integrado.
A discussão e as trocas foram muito proveitosas e enriquecedoras.
Com certeza o trabalho auxiliará em muito nosso trabalho frente às turmas do Ensino Médio no Seminário Integrado.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Castelinho - Abertura do Ano Letivo




Na tarde/noite de hoje participei do início dos trabalhos do ano letivo de 2014 no CE Presidente Castelo Branco, de Lajeado/RS. As atividades iniciaram às 15 horas com a recepção na portaria da escola e segui no auditório, com as boas vindas da direção ao grupo de professores presente.
Depois da abertura inicial foi efetuada a apresentação de clip da música "Pra ser Feliz".

Após repetida a apresentação da música o coletivo de professores foi dividido em grupos e, a partir de palavras da letra da música, passou a refletir sobre e a elaborar pequeno cartaz para compor o painel colocado no alto do auditório, com o título - "Para ser feliz no Castelo ..." relacionando a palavra recebida com o título do mural. Posteriormente seguimos apresentando nossas reflexões. 
Após, a noite foi abrilhantada pela apresentação do "Grupo de Cordas" do SESI de Lajeado, com a apresentação de uma seleção de músicas interpretada por adolescentes de 12 a 17 anos do projeto. O grupo era composto por 7 violinos, um violoncelo e o professor Sinésio também no violino.
Após intervalo o grupo passou a discutir assuntos diversos relacionados ao funcionamento da escola.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O que é um trabalho científico?

http://www.autonomiaedu.com.br/


Abaixo selecionei alguns excertos do livro, com relação ao item 1. O que é um trabalho científico?
          a) Ciência e opinião
          b) O formato científico
          c) As fontes
          d) O objetivo de um trabalho científico


a) Ciência e opinião "Se o conhecimento humano fosse inteiramente constituído de opiniões sobre o que é o mundo, o correto, o bonito, a discussão sobre o que é o conhecimento não teria valor algum. Todos teriam as suas opiniões e não existiria um conhecimento legítimo, ou um conhecimento em maior grau de legitimidade."
"Geralmente, aceita-se o conhecimento produzido pela Ciência, até que apareça uma prova em contrário. A Ciência produz um tipo de conhecimento mais sólido do que a opinião. Esse conhecimento adquire solidez por ser justificado por experimentos, demonstrações e fatos incontestáveis." (página 18)
"Ao se delimitar a diferença entre opinião e Ciência, surgem as características básicas dessas duas formas de conhecimento: a opinião varia de pessoa para pessoa, a ciência não; a opinião se conforma a quem a profere, a ciência se conforma ao que existe no mundo; a opinião não precisa ser justificada, o que não ocorre com a ciência."
"O método de Platão - o diálogo - nada mais é do que a contraposição de opiniões com objetivo de encontrar aquelas mais sólidas e justificadas." (página 19)

b) O formato científico
"Para que a opinião seja convertida em Ciência ela não pode ser trabalhada de qualquer forma. Ela precisa ser justificada e mostrar-se adequada à realidade." (página 20)
O formato científico é o que atende aos requisitos justificação, adequação, inteligibilidade, facilitando o entendimento do leitor acerca do que o pesquisador pretende provar. Para ser considerado na comunidade científica é necessário que o pesquisador apresente:
  •  as justificativas da escolha das hipóteses para explicação dos fenômenos, e as razões do descarte de outras;
  • os fatos que embasam as hipóteses e os que as rejeitam, ou seja, os fatores de adequação;
  • um texto dividido sm capítulos e seções, seguindo os padrões de citação de fontes;
  • as intenções do pesquisador, expressas de maneira compreensível, atendendo aos aspectos da inteligibilidade;
  • respeito aos aspectos formais que caracterizam um texto científico, decorrentes do método e da necessidade de atingir o padrão da Ciência, mesmo que o ponto de partida seja a opinião comum. (página 21)
c) As fontes
"As fontes são o recurso central ao se elaborar um trabalho científico."
"... na elaboração do texto científico, a fonte é sempre o outro; o autor pesquisado, ou seja, o que produz a informação de que o autor precisa."
"Há casos em que as pessoas são tentadas a fazer um trabalho rápido. O que há de melhor do que a internet para encontrar todo tipo de informação (todo tipo, boas e ruins)? Com alguns recortes e colagens o trabalho estaria feito e pronto. Pode-se, também copiar literalmente o texto de certos autores, transcrevê-los e não apresentar as fontes. Mas, se as fontes são copiadas, como indicar que elas foram lidas, compreendidas, selecionadas, ou seja, realmente proveitosas para o aluno? Esse é um caso em que a suposta malícia do aluno e a pressão das instituições e os familiares leva a uma produção sem valor. Mesmo que o texto tenha sido proveitoso para o aluno, o trabalho resultante não poderá servir para indicar o mérito da pesquisa." (p. 23)
"Se alguém está prestes a elaborar um trabalho de iniciação científica, deve ter em mente que não é preciso mostrar originalidade, mas apenas a capacidade instrumental, inovadora e correta de apresentar um tema científico. Se oi aluno conseguir encontrar bons autores, citar pequenos trechos, tirar suas conclusões, a partir dos dados apresentados, e chegar a uma conclusão, mesmo que não seja surpreendente, ele terá elaborado umótimo trabalho de iniciação científica."
"O resultado final do texto, contudo, deve ser de autoria do aluno." (p. 24)

d) O objetivo de um trabalho científico
"O objetivo do trabalho científico é separar o que é opinião e o que é verdadeiro conhecimento. Dito de outra forma, mesmo que nele se expressem diferentes opiniões e crenças, o objetivo é extrair um resultado justificado, claro e adequado à realidade."
"...o formato científico, mesmo que tenha padrões de execução bem definidos, não é rígido, pois os métodos podem ser revisados e mesmo alterados." (p. 25)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Érico Veríssimo - Abertura do Ano Letivo

Na tarde/noite de hoje participei da segunda etapa da formação inicial do ano letivo, promovida pela EEEB Érico Veríssimo, de Lajeado/RS.
Fachada da escola - Fonte: clicrbs

As atividades ocorreram, a partir das 17h30min, no auditório da escola com a participação da Direção e professores(as).

Apresentados(as) os(as) novos(as) professores(as) a direção passou a tratar de assuntos referentes ao início das aulas que acontecerão dia 24 de fevereiro próximo, nos turnos da manhã, tarde e noite.

Procedimentos e regras foram acordadas e os(as) professores, nas quatro áreas do conhecimento, discutiram sobre as atividades de acolhida aos(às) estudantes na primeira semana, especialmente no primeiro dia.


Filosofia da Escola:
"Espaço da construção do saber, da cidadania e da solidariedade."

Faz Game

Fonte: fazgame
Na página do facebook - Tecnologias em Educação CCEAD PUC-RIO, a colega Carla Zeltzer apresenta um game para criar games educacionais.
"Estamos lançando o FazGame (www.fazgame.com.br) - o game para criar games educacionais!
Uma ferramenta colaborativa onde alunos e professores podem criar games sem precisar de conhecimentos de programação ou design. Desenvolvendo a escrita criativa, raciocínio lógico e a habilidade de resolução de problemas.
Para visitar, conhecer, usar, se divertir e aprender!"
"O FazGame – o game para criar games educacionais - é um software que apresenta ambiente lúdico e intuitivo para criação de games educacionais. A ferramenta está associada ao Portal FazGame, que possibilita a publicação e acesso aos games a qualquer hora e lugar.
Sem a necessidade do conhecimento de design e programação qualquer usuário pode criar games do gênero point and click.
Uma nova forma de aprender criando conhecimento! É só escolher seus cenários, personagens e objetos, e criar sua história, de forma simples e divertida!"
Fonte: fazgame

O site apresenta diferentes tutoriais, tem jogos de demosntração etc.
Faça seu cadastro e experimente!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Santo Antônio - Abertura Ano Letivo

Hoje, a partir das dezoito horas, iniciamos os trabalhos do ano letivo de 2014 na EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro Santo Antônio. 
No refeitória a diretora deu as boas vindas aos(às) professores(as) e funcionários(as).
Após, apresentou a equipe diretiva e entregou um kit e mensagem a cada um(a) dos(as) presentes.
 Apresentação da - Técnica do Elo.
Assistimos e comentamos um vídeo apresentado no telão, sobre trabalho coletivo, trabalho em equipe.
Seguimos com uma dinâmica de trabalho com o grande grupo - técnica do elo, discutimos sobre a programação da terça e quarta-feiras e depois confraternizamos com a degustação doces, salgados e muitas frutas.
A diretora encerrou os trabalhos pedindo a todos muita dedicação e compromisso no trabalho.
"Para uns, é um retorno. Para outros, o início. Há os que estão caminhando firmes e os que estão descobrindo. Muitos enxergam uma estrada, outros tantos, uma incógnita. Há quem busque respostas, há quem queira ainda mais perguntas. Mas uma coisa é certa: todos são bem vindos para fazer de sua estrada um novo caminho para o mundo."
O sucesso de 2014 está em nossas mãos!


Desafios (2)


É, de fato, o ano de 2014 está se apresentando para mim com novos desafios em minha caminhada junto ao magistério e agora, em especial, com a educação pública. Novos desafios, novas escolas, novos projetos.
Neste ano aturei nas três escolas públicas de Ensino Médio em Lajeado, no - Castelinho, Érico Veríssimo e Santo Antônio (CIEP).
  • Castelinho - Ensino Médio Politécnico, turmas de Seminário Integrado;
  • Érico Veríssimo - Pedagógico, Laboratório de Informática Educativa;
  • Santo Antônio - Pedagógico, Supervisão do Ensino Médio e Pacto Gaúcho pela Educação.
Hoje iniciamos as reuniões de planejamento e preparação dos anos letivos na Santo Antônio e Érico Veríssimo e, na quinta-feira, no Castelinho.
Bom trabalho a todas e todos nós!

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Popplet

Fonte: Blog professoraisabelzacarias
O pessoal do NTE de Estrela está ministrando diferentes cursos aos educadores aqui da 3ª Região Escolar. Um dos softwares que me chamou mais a atenção foi o popplet.
"O Popplet é um serviço gratuito de acesso online que permite a criação de mapas mentais. Por meio dessa ferramenta é possível organizar ideias, pensamentos, além de facilitar a compreensão de planejamentos complexos."
Fonte: em: baixaki

"Na sala de aula e em casa, os alunos usam Popplet para a aprendizagem. Usado como um mapa mental, Popplet ajuda os alunos a pensar e aprender visualmente. Os alunos podem captar fatos, pensamentos e imagens e aprender a criar relações entre eles."
Fonte: popplet


O software permite a construção coletiva de mapas mentais, coloquem seus pensamentos no papel e organize suas ideias de forma prática com esta ferramenta.

Confira, vale a pena.
Converse com o pessoal do NTE de Estrela - Liane ou Vyvian, ou consulte os links abaixo.
Abraços e bom trabalho a todas e todos nós!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Escolarizando o mundo

Fonte: Gilnei
Dica de vídeo.
Matéria postada no facebook, página - Educação como prática da liberdade.


Filme: Escolarizando o Mundo (Legendado)
Para assistir: http://www.youtube.com/watch?v=6t_HN95-Urs

O filme examina o pressuposto escondido da superioridade cultural por trás dos projetos de ajuda educacionais, que, no discurso, procuram ajudar crianças a "escapar" para uma vida "melhor".
Aponta a falha da educação institucional em cumprir a promessa de retirar as pessoas da pobreza -- tanto nos Estados Unidos quanto no chamado mundo "em desenvolvimento".
E questiona nossas definições de riqueza e pobreza -- e de conhecimento e ignorância -- quando desmascara o papel das escolas na destruição do conhecimento tradicional sustentável agroecológico, no rompimento das famílias e comunidades, e na desvalorização das tradições espirituais ancestrais.
Finalmente, ESCOLARIZANDO O MUNDO faz um chamado por um "diálogo profundo" entre as culturas, sugerindo que nós temos, ao menos, tanto a aprender quanto a ensinar, e que essas sociedades sustentáveis ancestrais podem ser portadoras do conhecimento que é vital para nossa própria sobrevivência no próximo milênio.


Links com comentários:

Aproveite a dica de filme!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

5 pontos positivos de usar o Google Drive

A revista Nova Escola publicou ontem uma reportagem com o título - 5 pontos positivos de usar o Google Drive.

Abaixo transcrevo o artigo publicado na revista.
Interessante!

Blog de Tecnologia. Aplicativos web do Google Drive. Crédito: Divulgação
Escrever documentos, montar planilhas e apresentações, organizar arquivos em pastas são atividades comuns no cotidiano dos professores – e de muitos outros profissionais. Para facilitá-las, existem diversas ferramentas, mas uma das mais úteis é o Google Drive. Trata-se de um serviço oferecido pelo Google, que inclui aplicativos de edição de texto, montagem de apresentações, criação de planilhas, entre outras funções.
Para quem ainda não o conhece, listamos abaixo cinco pontos positivos do serviço que provavelmente irão convencer a você a, pelo menos, testá-lo.
1) Os arquivos ficam seguros e acessíveis de qualquer lugar com internetTudo o que é feito no Google Docs fica armazenado online. Por isso, é possível acessá-los de qualquer computador, utilizando apenas seu nome de usuário e senha. Muito útil para quem varia entre o computador pessoal, da família, da escola…
Fonte: Nova Escola

Pacto Gaúcho pela Educação

Foto: Andrey Santos
O secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, participou nesta quinta-feira (19) de reunião da Câmara Temática do Pacto Gaúcho pela Educação, que integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Na reunião, que ocorreu no Centro Administrativo, o secretário apresentou dados da Educação no Estado e ações que já estão em desenvolvimento na Secretaria Estadual da Educação (Seduc), possibilitando um melhor conhecimento do cenário educacional para os conselheiros, assim contribuindo para as ações desenvolvidas pela câmara temática.
Azevedo iniciou sua apresentação abordando as necessidades de políticas de formação aos docentes, que criem possibilidades de atualização professores, explicando que aproximadamente 11 mil profissionais ainda não possuem formação superior. “Estamos implantando o Fórum Estadual de Formação de Professores com participação de universidades comunitárias, públicas e privadas, para trabalhar essa questão de certificação e licenciaturas, bem como formar professores nas disciplinas com maior carência na rede estadual, possibilitar especializações, extensões, mestrado e formação permanente dos trabalhadores em educação em serviço”, relatou.
O secretário também citou a busca do Governo do Estado de integralizar o pagamento do piso nacional para os professores durante os quatro anos como vencimento básico e a necessidade de concurso público na rede. “Temos uma grande distorção na rede, com cerca de 20 mil contratos temporários, e que são anuais. Por isso consideramos o concurso público para recompor o quadro de carreira é uma questão prioritária e uma necessidade”, explicou.
Também foram explicadas as necessidades de integrar e construir em conjunto com os entes municipais, União e Estado uma Educação pública de qualidade. Azevedo citou que está sendo feito um trabalho para articular essa comunicação entre estes entes para que sejam feitas melhorias nesse diálogo e nas políticas públicas que os permeiam. O secretário também citou as necessidades estruturais da rede, como a recuperação física da rede, de bibliotecas, laboratórios e a ampliação da informatização administrativa e pedagógica.
Ainda foram apresentadas aos conselheiros a necessidade de uma centralização do trabalho pedagógico, e aprimorar as questões de ensino e aprendizagem, tendo em vista a função primordial da escola é ensinar. Para Azevedo, é necessário que a escola esgote suas opções pedagógicas para a busca da qualidade do Ensino. “Atualmente o aluno virou depósito de conteúdos prontos, e isso torna o ensino desinteressante. É necessário que se desenvolvam conhecimentos e não repetição de conteúdos, possibilitando que se forme cidadão plenos, críticos e produtores de  novas idéias, dando um salto de qualidade no ensino”, concluiu.
Fonte: SEC/RS

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

6 passos para planejar aulas com Internet

Abaixo posto uma colaboração do site topictlearning onde apresentam uma postagem e um infográfico sobre o uso de computadores e da internet - 6 passos para planejar aulas com Internet.


Planejando Atividades com internet

“Não priorize seu planejamento, ao contrário ... planeje suas prioridades.” Covey


1
Vamos lá ... aos objetivos
- Quais os objetivos da aula, unidade, etapa ou projeto?
- Como e quanto o uso da internet ajudará o aluno a aprender?
- Como a tecnologia escolhida auxiliará os alunos a alcançarem os objetivos?

2
Preciso checar recursos e equipamentos
- De que recursos a escola dispõe?
- Sei usar estes recursos?
- Há algum assistente para me auxiliar?
- Há professores na escola que já usam efetivamente essa tecnologia com os alunos?
- Eles poderiam me ajudar?
- O que meus alunos já aprenderam com as aulas no laboratório com outros professores?

3
Vou começar com o que já sei
- Planejar atividades que exijam habilidades que os alunos já possuam. Depois, tento a aquisição de novas habilidades.
- Começar com o que é familiar para mim?
-  Usar os recursos para alcançar meus objetivos educacionais.
- Escolher a metodologia mais adequada para cada conteúdo específico.
Link -  Blackboard

4
Preciso criar rotinas
Antes de fazer meu planejamento preciso chegar:
- Que normas regem o uso dos computadores na escola?
- Como e com quem a sala de informática é reservada?
- Há computadores/tablets/equipamentos para todos?
- Quem passa para o aluno essas regras, o agendamento, a proposta?
- Quais são os procedimentos necessários ao final de um período de uso da sala e no início de outro?

5
Preciso também de respostas para ...
- Quanto tempo vai durar a tarefa?
- Quantas vezes a sala será usada (aulas, dias)?
- Quantos alunos vão usar o mesmo computador/tablet?
- É necessário todos os alunos do grupo usarem computador, ou um dos dois alunos usam a máquina enquanto outros fazem outra tarefa?
- Se não houver máquinas para todos, que tarefas os demais poderiam fazer?
- Os alunos vão precisar planejar o tempo antes de iniciar a atividade?
- Uma aula será suficiente ou será preciso completar a tarefa em outro período?
- Que outros materiais os alunos deverão levar à sala de informática? CD, pendrive, caderno, caneta etc?

6
Lembrar sempre que ...
... planejar e organizar as atividades requer investir tempo em uma preparação. Só assim, terei tempo, durante a aula, para circular entre os alunos, agindo como um facilitador, respondendo às perguntas individuais ou do grupo.
... a meta é incorporar o uso de novas tecnologias à aula tão rápido quanto possível. Então, cou começar com atividades curtas e simples. O ideal é desenhar atividades que possam ser desenvolvidas entre 10 e 20 minutos. Não posso me esquecer também de que as atividades na sala de informática são uma etapa de um trabalho maior, de um projeto. Elas não se encerram em si mesmas.


Aqui no blog ainda apresentamos uma postagem da revista Nova Escola - Planejamento é fundamental e indispensável.
Confira!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O tanto de cabeça fria que temos que ter nessa hora

BLOG DO SARAIVA: O tanto de cabeça fria que temos que ter nessa hora
Vejam a confusão criada pela mídia e o tanto de cabeça fria que temos que ter nessa hora.
Toda a mídia vem querendo tocar fogo no Brasil para desestabilizar o governo Dilma e fazer a propaganda negativa do país na Copa.
Estão nesse jogo de joga a pedra e esconde a mão desde o ano passado.
Desestabilizar um governo legitimamente eleito e aprovado pelo povo brasileiro é crime contra a democracia.
Com um agravante importante, usam concessão pública de rádio e TV para essa sabotagem.
A justiça brasileira não funciona para a defesa da Democracia, não podemos esperar nada desse front.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Britannica Escola Online

Registro a dica da colega educadora Ana Virginia Brentano que, como eu, entende que o recurso é muito interessante para o Ensino Fundamental.
A Britannica Escola Online” é um recurso encantador de aprendizagem online para alunos do Ensino Fundamental I. A plataforma brasileira foi desenvolvida junto ao Ministério da Educação através da CAPES. Britannica Escola Online enriquece o aprendizado do aluno com o ambiente virtual que tem jogos interativos, materiais de aprendizado, artigos, vídeos, multimídia, mapas e muitos outros recursos!

Acesse: http://capes.britannica.com

Confiram a dica da educadora Ana!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Atividades e Jogos


Abaixo disponibilizo o endereço de um site construído para hospedar algumas atividades e jogos, separadas por assunto: Alfabetização, Ciências, Concentração e Lógica, Educação para o Trânsito, Folclore, Geografia, Halloween, Libras, Matemática, Natal, Páscoa, Português, São João, Semana Farroupilha e Sítio do Picapau Amarelo.
Os jogos estavam postados no bloguinho do castelinho e, quando da troca de servidor, foram retirados do blog.
Clique no link abaixo ou no desenho ao lado e acesse.
Façam bom uso!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CASTELINHO

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco


Neste espaço registrarei minhas atividades de Educação Física e Seminário Integrado junto às turmas do Ensino Médio Politécnico da escola.

Da mesma forma registrarei nossas reuniões, formações, encontros e atividades de que participarei na escola.


Bom trabalho a todas e todos nós!

Érico Veríssimo

Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo


Neste espaço registrarei minhas atividades junto ao Laboratório de Informática da EEEB Érico Veríssimo.


Bom trabalho a todas e todos!

Santo Antônio - CIEP

Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antonio - CIEP


Neste espaço registrarei minhas atividades junto à Supervisão Pedagógica do Ensino Médio e Pacto Gaúcho pela Educação da EEEM Santo Antônio.

Bom trabalho a todas e todos!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

INICIAÇÃO CIENTÍFICA para Jovens pesquisadores

INICIAÇÃO CIENTÍFICA para Jovens pesquisadores


Neste espaço registrarei os procedimentos inerentes à investigação científica de um projeto de pesquisa.

As orientações aqui apresentadas são de autoria do professor Fábio Ribeiro Mendes, apresentadas em seu livro "INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA JOVENS PESQUISADORES", publicado em 2012 em Porto Alegre pela Editora Autonomia, livro com orientações práticas e diretas sobre projetos de pesquisa.


"... a iniciação científica é uma oportunidade para o aluno obter muito mais que prêmios e reconhecimento (esses são apenas meios de incentivo): é a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades que lhe propiciarão mais espaço na sociedade." (p. 13 do livro - grifos meus)

"... sabe-se que o objetivo da iniciação científica é produzir e promover o conhecimento e as habilidades necessárias para divulgá-lo. O aluno que irá participar de um evento de iniciação científica deve estar certo de que há muito mais a ganhar do que a satisfação em atender às expectativas de pais e professores; o mérito do seu trabalho é um meio para garantir seu espaço na sociedade atual r também lhe dar o devido retorno. Não seria exagero dizer que é dever do aluno, ma qualidade de cidadão, aprovetar essa oportunidade de aprendizado (hoje, tão especial) como uma maneira de fazer do mundo em que vive o espaço para que o conhecimento - sua produção, divulgação e utilização - seja a ferramenta efetiva na evolução da sociedade." (páginas 14 e 15)


http://www.autonomiaedu.com.br

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O ENSINO POLITÉCNICO NO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES

Abaixo transcrevo algumas considerações feitas por Cristiane de Almeida, Mestranda do Programa de Pós – Graduação em Educação nas Ciências/UNIJUÌ. Bolsista CAPES. cristianehdealmeida@gmail.com  e que constam no trabalho resultante de pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Pós - Graduação – Mestrado em Educação nas Ciências Mestranda do Programa de Pós – Graduação em Educação nas Ciências/UNIJUÌ. Bolsista.
Os destaques sublinhados, itálicos e negritados são meus.

Fonte:  Revistas Unijuí
"Essa mudança no currículo, têm como objetivo obter melhorias na qualidade de ensino, visto que o mesmo não tem produzido avanços significativos na educação, de modo a levar em conta a necessidade de preparar os jovens para enfrentar as exigências da sociedade atual, em que a velocidade dos avanços científicos e tecnológicos é muito rápida.
O currículo proposto pelo estado do RS foi dividido em dois blocos, um de formação geral e outro de formação diversificada, os quais devem se desenvolver por meio de projetos, pela transversalidade de eixos, que oportunizam a apropriação da vida e as possibilidades no mundo do trabalho. Os projetos de pesquisa dos estudantes são construídos na disciplina denominada de Seminário Integrado, que se encontra na parte diversificada. Estes projetos são coordenados por um professor orientador, mas orienta para ser de responsabilidade do coletivo dos professores que atuam na formação geral, com a coordenação e o acompanhamento rotativo, oportunizando a apropriação e a construção coletiva da organização curricular (SEC/RS, 2012).

"Segundo a Proposta (2011-2014) o Ensino Politécnico tem em sua concepção a base na dimensão politécnica, constituindo-se no aprofundamento da articulação das áreas de conhecimentos e suas tecnologias, com os eixos Cultura, Ciência, Tecnologia e Trabalho, na perspectiva de que a apropriação e a construção de conhecimento embasam e promovem a inserção social da cidadania. Para Saviani (2007), politecnia significa o domínio dos fundamentos científicos das diferentes técnicas utilizadas na produção moderna. A concepção de ensino politécnico, que tem relação em preparar o sujeito para o mundo do trabalho, é diferente da que propõe um ensino médio profissionalizante, que está mais relacionada em preparar o sujeito para o mercado de trabalho. A profissionalização é entendida como um adestramento em uma determinada habilidade, sem o conhecimento dos fundamentos dessa habilidade e da articulação com o conjunto do processo produtivo, enquanto que a perspectiva politécnica, concentra-se nas modalidades fundamentais que dão base à multiplicidade de processos e técnicas de produção existentes. Supõe-se que, dominando esses fundamentos, esses princípios, o trabalhador está em condições de desenvolver as diferentes modalidades de trabalho, com a compreensão do seu caráter, da sua essência, independentemente do tipo de ocupação que cada sujeito venha a exercer na sociedade.
O Ensino Politécnico, embora não profissionalize, deve estar enraizado no mundo do trabalho e das relações sociais, tendo em vista a compreensão e a transformação da realidade. Do ponto de vista da organização curricular, a Politecnia supõe novas formas de seleção e organização dos conteúdos, contemplando o diálogo entre as áreas de conhecimento, ou seja, o trabalho interdisciplinar. O caráter interdisciplinar não exclui o caráter disciplinar do conhecimento científico, mas completa-o, estimula a percepção dos fenômenos, possibilitando a construção e uma percepção dinâmica da nossa vivência, da convivência com o mundo da informação, das tecnologias, da vida social, ou seja, um aprendizado com aspectos práticos e críticos. A interdisciplinaridade permite reconhecer não só o diálogo entre as disciplinas, mas também a conscientização sobre o sentido da presença do homem no mundo (FAZENDA, 2008).
Na Proposta Pedagógica se destaca a pesquisa científica como forma de sistematizar, socializar e problematizar os conteúdos, articulando as áreas do conhecimento e dando um significado social ao conhecimento, incentivando o protagonismo dos estudantes. A perspectiva é de contribuir na formação de um sujeito que capta os significados do contexto social, internaliza e reconstrói com base em sua vivência e na mediação de outros (MALDANER, 2000)."
Fonte: NTE Caxias do Sul - Ensino Médio

A proposta de currículo "é rica conceitualmente para diversos campos da ciência, parte da vivência cotidiana dos estudantes e é uma produção coletiva, rompe com a prática meramente disciplinar e mostra possibilidades de ligar os saberes e lhes dar sentido, orientada pelo pressuposto do educar pela pesquisa (MALDANER, 2000). O educar pela pesquisa visa um processo que, integrado ao cotidiano da escola, garante a apropriação adequada da realidade, assim como projeta possibilidades de intervenção, alia o caráter social ao protagonismo dos sujeitos, possibilitando a construção de novos conhecimentos e a formação de sujeitos pesquisadores, críticos e reflexivos (SEC/RS, 2012)."

"Conclusões
Esta pesquisa está em andamento, portanto, não tem conclusões definitivas, mas permite constatar que o Ensino Médio Politécnico, supõe um novo paradigma, que exige a formação de um professor com um novo perfil, que supere a fragmentação do ensino tradicional, desconectado da realidade dos estudantes, um professor aberto às novas propostas pedagógicas, pesquisador, inovador, que busca sempre novos saberes, novos desafios.
Pelas características inovadoras da SE, pode ser uma estratégia importante que vem ao encontro do proposto para o Ensino Politécnico."

Fonte: Revistas Unijuí   

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Desafios para 2014


O ano de 2014 está se apresentando para mim com novos desafios em minha caminhada junto ao magistério e agora, em especial, com a educação pública. Novos desafios, novas escolas, novos projetos.
Passo a criar páginas específicas com informações para o trabalho de Projetos de Pesquisa e Iniciação científica e para as escolas em que vou atuar este ano.
A página de projetos terá excertos do livro INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA JOVENS INICIANTES, do professor Fábio Ribeiro Mendes.
Quaisquer dúvidas sugestões e críticas podem ser feitas pelos espaços de interação do blog, em comentários ou mesmo por e-mail.
Bom trabalho a todas e todos nós!